Professores ameaçam greve em Itabuna
Após a demissão de aposentados que ainda atuavam no quadro efetivo do município, a Prefeitura de Itabuna publicou portaria autorizando o aumento da carga horária de professores da rede municipal. Os educadores interessados podem dobrar a jornada semanal de 20 para 40 horas, com o aumento respectivo do salário.
De acordo com a Secretaria de Educação de Itabuna, a iniciativa é uma solução emergencial para garantir o fechamento do ano letivo de 2024 e assegurar o período de matrículas para 2025. Os professores interessados devem preencher o requerimento online disponível no site oficial da prefeitura.
Após o cadastramento, o Departamento de Acompanhamento e Gestão avaliará os pedidos com base em critérios como necessidade, conveniência e oportunidade administrativa. A medida enfrenta resistência de parte da comunidade docente, que aprovou indicativo de greve em assembleia na última sexta.
Os professores insatisfeitos ameaçam não preencher as atas e as notas dos alunos. Eles exigem a revogação da demissão dos aposentados. Segundo o prefeito Augusto Castro, a permanência desses servidores na ativa se baseava em uma brecha ilegal do Estatuto dos Servidores de Itabuna. Agora, a disputa deve parar na Justiça.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
