Conexão ouviu secretário sobre feira
O secretário de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, Humberto Mattos, detalhou como a Feira do São Caetano será organizada para o retorno das suas atividades, previstas para o segundo semestre deste ano. Segundo o gestor, além dos 208 boxes, os feirantes vão ocupar o entorno da feira, mas de forma limitada.
“Tem locais onde os feirantes não vão poder ficar. Por exemplo, em cima daquela laje do canal”, informou. A Prefeitura dialoga com os comerciantes para esclarecer as limitações de ordem técnica e também busca compreender as necessidades do segmento. “É preciso diálogo, entendimento, compreensão”, resumiu.
Humberto falou sobre o assunto em entrevista ao Conexão Morena, da rádio Morena FM. O host Oziel Aragão questionou a demora para a entrega da reforma, que é feita pelo Governo da Bahia por meio da Conder. O jornalista lembrou que o atraso de quase dois anos prejudica os feirantes, que enfrentam dificuldades.
Dirigindo-se ao prefeito Augusto Castro, Oziel cobrou um esforço para que a feira seja inaugurada no menor tempo possível. De acordo com Humberto, o prefeito tem cobrado agilidade à Conder.
O titular da Sesop revelou que o Ministério Público da Bahia moveu Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Itabuna e proprietários de bares do São Caetano. O órgão solicitou à Justiça que o município seja obrigado a adotar providências para reprimir o uso de som alto e a perturbação do sossego dos moradores.
“Eu tentei resolver o conflito de interesses através do diálogo, durante quatro anos, e não consegui. Agora, o MP judicializou”, disse Humberto Mattos. Segundo ele, nesta semana a Prefeitura de Itabuna e as forças de segurança do estado vão retomar a Patrulha do Som, que combate a poluição sonora no município.
O secretário falou ainda do plano de requalificação do Centro Comercial. A primeira etapa do trabalho, segundo ele, é identificar quais espaços pertencem ao município e à iniciativa privada. Também apontou a invasão de áreas públicas. “Aquilo em frente ao Itão era área pública, que foi invadida".
"Aqueles boxes não existem na planta original. Nós temos vários problemas. Desses problemas, melhoramos o esgotamento sanitário, a limpeza, a readequação das pessoas. Melhoramos muito, mas há muito o que fazer”, admitiu.
Delegado licenciado da Polícia Civil e responsável pela Guarda Civil Municipal, Humberto Mattos comentou o assassinato do GCM Jeferson Alves de Jesus, de 63 anos, ocorrido na sexta-feira (24), no São Pedro, em Itabuna. Segundo o gestor, as autoridades policiais estão empenhadas em solucionar o crime e responsabilizar os autores.
“Alinhamos com a Polícia Militar e com a Polícia Civil. Posso garantir a todos vocês que vamos identificar os autores desse delito e vamos dar resposta à altura que merece. Não vai ficar, de forma nenhuma, impune. Isso vai ter desdobramentos”, assegurou.
De acordo com o secretário, a família da vítima recebe apoio da Prefeitura. "Acionamos a Secretaria de Assistência Social, garantimos toda assistência ao funeral, assistência psicológica à viúva”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
