Elétricos têm apoio em rodovias de SP

As concessionárias paulistas estão adotando medidas operacionais e tecnológicas para atender veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in em casos de incêndio e superaquecimento de bateria. O atendimento representa um desafio técnico que demanda equipamentos especializados e protocolos rigorosos de segurança.

O suporte operacional utiliza câmeras térmicas para controle de temperatura da bateria, tapete de isolamento, luva para neutralizar e desenergizar o veículo, e equipamento de proteção respiratório autônomo para proteção da equipe. Além disso, estão sendo testados dois novos equipamentos inovadores.

Um é E-Vehicle Isolation System, para resfriamento; e o outro Best, para combate a incêndio. O E-Vehicle é utilizado para o resfriamento do sistema de bateria em caso de incêndio ou superaquecimento, após verificação por meio de câmera térmica. “Ele funciona como uma bolsa especial, em que o veículo é posicionado".

"Posteriormente, ele é submerso em água para resfriamento. O sistema conta com fitas de içamento para remover o veículo para um local seguro”, explica o gerente executivo de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da CCR Rodovias, Juliano Roque Souza.

Já o Best, outro equipamento em teste pelas concessionárias do Grupo CCR, perfura a bateria com uma ponta de aço e, com o apoio de um caminhão de combate a incêndio, injeta água diretamente no dispositivo, fazendo o resfriamento das células de forma rápida e segura, tanto para os profissionais como para os clientes da rodovia.

As equipes da Via Colinas, concessionária do grupo Via Appia, também estão preparadas para combater incêndios em veículos elétricos e híbridos, além de superaquecimento de bateria. Para isso, contam com equipamentos de proteção respiratória autônoma, luvas de alta tensão, tapete isolante, câmera térmica e capacetes.

Nas concessionárias ViaPaulista e Intervias, do grupo Arteris, são realizados treinamentos de atendimento a ocorrências de veículos elétricos mas, em caso de incêndio, e dependendo da situação, o Corpo de Bombeiros é acionado. De modo geral, ao perceber qualquer sinal de fogo, o condutor deve parar o veículo em local seguro.

O acionamento da concessionária pode ser feito diretamente da rodovia; do Centro de Controle e Segurança Operacional, por meio do monitoramento das câmeras de segurança, telefones de emergência (callbox) e também pela central de atendimento 0800, que funciona 24 horas por dia.

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sao pedro