Estação da Luz distribui 471 livros
Para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo, neste sábado (25), a Estação da Luz fará distribuição gratuita de 471 livros, um volume para cada ano da cidade da garoa. Esta é a terceira edição dessa ação de aniversário, realizada em parceria com a ONG Letraria para presentear os passageiros e estimular a leitura.
A ação acontece das 10h às 13h e é uma forma simbólica de homenagear a capital paulista, que abriga 26 das 57 estações da companhia e é cortada por 95 km de malha férrea, do total de 196 km. Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para as atividades.
A Estação da Luz atende as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e o serviço Expresso Aeroporto. Inaugurada em 1865, ela passou por três versões. A primeira era simples para acompanhar a nova ferrovia. Na década de 1870 foi ampliada, mas com o passar dos anos, começou a ficar abaixo da necessidade de carga e passageiros.
Entre 1895 e 1910, o prédio atual foi erguido pela São Paulo Railway, com projeto do arquiteto britânico Charles Henry Driver. A empresa era sediada em Londres e foi responsável por implantar o primeiro trecho de ferrovia do estado de São Paulo, ligando o porto de Santos a Jundiaí.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas.
Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
