HB faz captação de múltiplos órgãos
Nesta terça-feira, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), administrado pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), fez uma captação de múltiplos órgãos, a a primeira desse porte no sul da Bahia neste ano. A doação foipossível, graças a uma família que, mesmo em meio à dor, decidiu dar esperança para quem espera na fila.
Como reverência, os colaboradores do HBLem formaram um corredor humano na saída do CTI e aplaudiram o paciente doador. O procedimento foi realizado no Centro Cirúrgico do HBLem pela equipe da Central Estadual de Transplantes (CET), sob responsabilidade do médico Rodrigo Tiuba.
Ao todo, foram captados rins, fígado e córneas. O médico João Omar, presidente da FASI, declarou que a doação de múltiplos órgãos é um ato de amor que possibilita dar continuidade à vida de muitas pessoas e o Hospital de Base tem um papel fundamental nesse processo.
“Agradecemos, em nome de toda a nossa equipe, a essa família que trouxe esperança para os pacientes que aguardam por um transplante de um órgão na fila de espera do estado”, disse.
Já o Coordenador OPO Sul, o médico Paulo Medauar Reis, destacou que o Hospital de Base se tornou referência em transplantes no Sul da Bahia. “Estamos felizes e gratos com a primeira doação do ano que está favorecendo cinco pessoas que aguardam na fila de transplantes”, acrescentou.
Em 2024, três captações de múltiplos órgãos aconteceram no Hospital de Base de Itabuna, além de 19 doações de córneas. A doação de múltiplos órgãos não acontece com muita frequência e, quando pode acontecer, quase sempre existe uma negativa muito grande por parte das famílias na Bahia.
Nesse sentido, o trabalho de conscientização realizado pela OPO Sul no Hospital de Base é de grande relevância para levar esclarecimento acerca de todo o processo de doação de órgãos. Ao longo do ano, a equipe também faz um trabalho junto à comunidade, extensivo às universidades, faculdades e escolas técnicas.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
