Itabuna fiscaliza a água de cisternas
A Vigilância Ambiental de Itabuna alerta a população sobre os cuidados no consumo de água bruta de cisternas, poços e de chuva. Ela faz monitoramento para prevenção de doenças como cólera, hepatite B, febre tifoide e doenças parasitárias, explica a supervisora Alana Matos.
A análise é feita através da coleta de amostras fornecidas pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) e da água bruta obtida por meio de cisternas, poços e chuva. A prefeitura obedece ao Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), do Ministério da Saúde.
"Ele visa garantir a saúde da população", lembra a coordenadora. Ela observa que, antes de consumir a água, as pessoas precisam tomar alguns cuidados. “A gente orienta que as pessoas observem se a água está suja, se apresenta alguma cor. Ela não pode ser utilizada se estiver turva, com lama ou com algum cheiro".
"Essa água precisa ser filtrada. Pode ser com filtro doméstico, com um coador de papel ou um pano limpo, e precisa também ser fervida” afirma. Alana conta que as coletas são feitas duas vezes por semana, de acordo com datas estabelecidas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN).
Em seguida, as amostras coletadas são enviadas para o Laboratório de Vigilância e Qualidade da Água (LVQA- Ilhéus), na Uesc. “Se alguma residência utiliza fonte alternativa de água como poço, cisterna, etc., deve buscar a Vigilância Ambiental se deseja conhecer a qualidade do que é consumido. Basta ligar 98118-0345".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
