68 mil itens foram perdidos no transporte

A Central de Achados e Perdidos da CPTM, de São Paulo, recebeu 68.181 objetos perdidos no transporte no ano passado, um crescimento de 0,21% em relação aos 68.035 de 2023 e de 12,9% em comparação a 2022 (60.407).

Do total registrado no ano passado, 44.791 itens, ou 65,7%, correspondiam a documentos, enquanto 23.390, ou 34,3% eram objetos como celulares, guarda-chuvas ou outros itens comuns, mas também uma bicicleta, um aspirador de pó e uma cadeira de rodas infantil.

“A nossa taxa de devolução também permaneceu em níveis altos: no ano passado, a CPTM devolveu 22.409 itens, ou 33% do total”, afirma Viviane Vizioni, Chefe de Relacionamento com o Passageiro, responsável pelo recebimento, cadastramento, armazenamento e eventual devolução de tudo o que é perdido.

De acordo com ela, 82% das devoluções aconteceram após busca do dono pela própria CPTM em 2024. Essa tarefa investigativa envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário.

A equipe realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes. A busca ativa passa por etapas de procura em cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte, além de consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários.

Todos os objetos ficam armazenados por até 60 dias. É neste período que os empregados atuam para achar o dono e, quando não são localizados, os itens são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade, entidade social mantida pelo Governo do Estado.

No caso dos documentos, a maioria é devolvida aos órgãos expedidores, e os cartões de banco são destruídos. A Central de Achados e Perdidos da CPTM fica na estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto feriados. Atende ainda pelo 0800 055-0121 ou email passageiro@cptm.sp.gov.br.

5:54 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro