Baixada Santista recebeu duas balsas
A Secretaria de Logística do Estado de São Paulo (Semil) entregou nesta sexta-feira (28), véspera de Carnaval, dois reforços para a travessia entre Santos e Guarujá, na Baixada Santista: a FB-10 e a FB-15. As duas embarcações retornam à operação depois de serem modernizadas com investimento total de R$ 14,4 milhões.
Nos últimos dois anos, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 200 milhões na modernização do sistema, com destaque para a reforma de embarcações e melhorias nos terminais. Destes recursos, R$ 79,6 milhões já foram para a reforma de 11 embarcações, entre 2023 e 2024, e outros R$ 93,5 milhões estão previstos para 2025.
Do tipo ferry-boat, a FB-10 tem capacidade para transportar simultaneamente 32 veículos e 200 pedestres e recebeu um investimento de R$ 9,1 milhões. Já a FB-15 comporta até 20 veículos e 96 pedestres e teve um investimento de R$ 5,3 milhões.
Com a chegada das novas embarcações, a Travessia Santos/Guarujá contará com oito balsas em serviço e uma reserva. O reforço desse sistema permitirá que uma outra balsa, a FB-14, seja deslocada para apoiar a Travessia de Cananéia/Ilha Comprida.
Considerada uma das maiores travessias do mundo em volume de demanda, a travessia Santos/Guarujá atravessa 450 metros do canal do maior porto da América Latina, o Porto de Santos. O sistema é composto por duas linhas de navegação: uma travessia mista (para pedestres, ciclistas e veículos) e outra exclusiva para veículos.
Segundo Denis Gerage, subsecretário de Logística e Transportes, “a incorporação das embarcações à frota da Travessia Santos/Guarujá reforça a capacidade operacional da infraestrutura, atendendo com mais eficiência a demanda crescente, principalmente em períodos de alta temporada, e fortalecendo a mobilidade".
O sistema de travessias litorâneas de São Paulo projeta um movimento intenso durante o feriado de Carnaval 2025. A previsão é de que mais de 145 mil veículos e cerca de 100 mil pedestres e ciclistas utilizem os serviços entre o sábado (1°) e a Quarta-Feira de Cinzas (5).
Para evitar congestionamentos e longas esperas, o DH recomenda que os usuários evitem os horários de pico, principalmente no início da manhã e no fim da tarde, e priorizem as travessias após as 20h, quando o fluxo tende a diminuir. A orientação inclui consultar o site oficial do departamento antes do deslocamento.
A plataforma oferece imagens de monitoramento ao vivo, tempo médio de espera nas filas e alertas sobre condições climáticas que possam afetar as operações.
A Semil busca mitigar os impactos do tradicional fluxo turístico no período, garantindo que o deslocamento entre as cidades litorâneas ocorra com segurança e organização. “Com o aumento da demanda no feriado, a Operação Verão tem como objetivo otimizar as travessias".
"Evitem os horários de pico, consultem nosso site para informações em tempo real e verifiquem as condições climáticas antes de se deslocar. São medidas simples e que tornam a viagem mais agradável. Além disso, orientamos que os passageiros sigam as instruções dos agentes nas balsas, contribuindo para a segurança".
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