Banda dos Amigos agita Barra da Tijuca
Renato da Rocinha, a Velha Guarda Musical da Vila Isabel e Cori Duarte vão comandar a festa da Banda dos Amigos, que acontece pelo nôno ano na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a partir das 13h. Pela primeira vez, um francês será atração em um trio elétrico cantando samba, Matthieu, o Francês do Samba.
A concentração será embalada pelo Samba da Quinzena, roda de samba que movimenta a praia. A Banda dos Amigos já contou com nomes como Arlindo Cruz, Império Serrano, Serjão Loroza, entre outros. Neste ano, presta homenagem ao Bar do Oswaldo ("79 anos na Batida do Amor").
O icônico boteco está completando 80 anos e é um patrimônio cultural do Rio. Localizado na Estrada do Joá (Barrinha), o Bar do Oswaldo é o mais antigo da Barra da Tijuca e ficou famoso por suas batidas de receita secreta. Ele já recebeu personalidades como Getúlio Vargas, Chacrinha, Mussum e Garrincha.
Frequentado por pessoas de todas as idades, é comum ver pais, filhos e até avós se divertindo juntos. Madeilene Carvalho, de 84 anos, é presença constante, sempre acompanhada da filha, de 50, e do neto, de 21. No verão, a casa lota ainda mais, atraindo turistas brasileiros e estrangeiros em busca das famosas batidas.
Mas não foi tão fácil assim, conta Abigail Cardoso, filha de Oswaldo, relembra. Quando seu pai abriu o bar, muitos o chamaram de louco porque "era só mato, um lugar isolado e sem movimento. No início, atendia apenas os poucos moradores da região," conta.
Confira o perfil das atrações.
Renato da Rocinha, criado na comunidade, cresceu no samba acompanhando o pai. Foi locutor de rádio e voz oficial da Acadêmicos da Rocinha. Suas composições, com forte crítica social, já foram interpretadas por Elza Soares e Clara Nunes. Com 46 anos e 16 de carreira, Renato já dividiu palco com grandes nomes do samba.
Matthieu – O Francês do Samba, aprendeu cavaco e banjo para se conectar com o ritmo brasileiro. Ex-modelo internacional e ex-campeão de rugby pela seleção francesa, sonhava conhecer Arlindo Cruz. Em 2016, mostrou a ele a versão francesa de O Show Tem Que Continuar. Encantado, Arlindo o convidou para gravar a música.
No dia da gravação, foi Zeca Pagodinho quem lhe deu o apelido de "Francês do Samba". Matthieu gravou um audiovisual no Brasil ao lado de Alcione, Fundo de Quintal, Xande de Pilares, Sombrinha, Arlindinho, entre outros bambas. No domingo, promete animar os foliões com marchinhas e sucessos do carnaval.
A Velha Guarda Musical da Vila, Com mais de 20 anos de história, traz um repertório de clássicos do carnaval e enredos inesquecíveis. Cori Duarte, destaque no pagode e no samba de raiz, foi integrante do grupo Arruda antes de seguir carreira solo.
O Samba da Quinzena foi formado há dez anos por profissionais de diferentes áreas, como médico, funcionário público, empresário e publicitário. Ogrupo atrai milhares de pessoas para seu pagode quinzenal aos sábados, também na Barra da Tijuca. No domingo, comandará a concentração dos foliões.
A Banda dos Amigos mantém a tradição de levar musas e uma corte ao desfile. Este ano, tem como musas Cinthia Vianna, Débora Barbosa, Renata Barbosa e Madeilene Carvalho (Musa da Melhor Idade, 84 anos), Gabriel Mamede, o muso; Marcilene Moraes, a madrinha, e a índia Lívia, a rainha.
Durante o desfile, um Esquadrão da Limpeza recolherá e separará os resíduos recicláveis deixados após a passagem do trio. Menores de idade só poderão participar acompanhados dos responsáveis. A organização recomenda que crianças usem pulseiras ou outro tipo de identificação.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
