Carnaval de SP tem receptivo trilíngue
A Divisão Especializada de Atendimento ao Turista da Polícia Civil de São Paulo intensificou o atendimento durante os desfiles das escolas de samba do Carnaval 2025. A divisão instalou uma Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) dentro do Sambódromo do Anhembi e mobilizou equipes para atuar nos dias de desfile.
A delegada Fernanda Herbella, que coordena o atendimento ao turista, informou que as equipes mobilizadas para a ação no Anhembi são preparadas para atender em inglês e espanhol, além do português, e também destacou a presença de policiais mulheres para atender denúncias e ocorrências envolvendo o público feminino.
“A Deatur está presente dentro do Sambódromo do Anhembi em todos os dias de eventos, e isso inclui os grupos Especial e os de Acesso”, disse. “Há uma delegacia completa instalada lá no portão 12 do Sambódromo e nessas equipes nós temos policiais fluentes em inglês e espanhol e mulheres para atender ocorrências femininas.”
Um diferencial da Deatur no Sambódromo para este ano está na prevenção. A divisão instalou dois totens informativos de LED com dicas de segurança para turistas. “É uma inovação para este Carnaval projetarmos dicas de segurança para os presentes no Sambódromo. Um recurso a mais para prevenção de crimes.”
Os totens vão relembrar dicas importantes para evitar transtornos em aglomerações, como manter o celular sempre à frente e por dentro das roupas, não aceitar bebidas de estranhos, manter o copo sempre no campo de visão, e não entregar cartão de crédito a vendedores em momentos de compra.
A Agência SP informou que as forças policiais do Estado de São Paulo ampliaram o policiamento na capital, grande São Paulo, interior e litoral durante o Carnaval 2025. Cerca de 20 mil policiais militares estão nas ruas diariamente para garantir a folia de 25 milhões de pessoas em todo o estado na Operação Carnaval.
A Polícia Civil também reforça os plantões de atendimento e conta com novas tecnologias para auxiliar na prevenção de crimes. Na cidade de São Paulo, segundo a PM, são esperados cerca de 16 milhões de foliões durante o Carnaval. O público vai aproveitar ao todo os 767 blocos cadastrados para a festa.
Em todos os circuitos tem havido reforço no policiamento. O atendimento começou com os blocos de pré-Carnaval. Para ampliar a segurança, são 160 postos de atendimento e 30 torres de observação, principalmente nos 14 megablocos, que têm previsão de atrair cerca de 500 mil pessoas por dia.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
