Governo inicia proibição de celulares

O Governo da Bahia estabeleceu uma série de ações para implantar a Lei do Celular nas escolas. Em reunião no sábado, o governador Jerônimo Rodrigues, a secretária de Educação, Rowenna Brito, e os 27 Núcleos Territoriais de Educação definiram que, até o dia 10, as escolas avisarão os pais sobre a medida.

Além do comunicado, cada unidade deve instalar placas e distribuir panfletos sobre a proibição. As escolas precisam distribuir cartilhas às famílias até o dia 14 e fazer reuniões com o colegiado, estudantes e familiares para discutir a aplicação da lei até a mesma data.

Serão promovidos "espaços de sociabilidade" para envolver a comunidade escolar. Para orientar sobre o uso de dispositivos móveis, um documento estará disponível no site da Sec, www.educacao.ba.gov.br.

Os celulares serão permitidos nas atividades pedagógicas, sob orientação dos professores, na sala de aula ou nos intervalos. Também estão liberados em situações que envolvam perigo e por motivo de força maior para rápida resolução de problemas, na garantia da acessibilidade e no gerenciamento de situações de saúde.

Foram abordadas diferentes perspectivas sobre o uso de celulares dentro das escolas, com foco em equilibrar a tecnologia como ferramenta pedagógica e a necessidade de manter o ambiente escolar livre de distrações. A lei estabelece normas específicas para o uso de dispositivos móveis.

“Nós sabemos o quanto o celular é importante, mas a família também é muito importante, a educação é muito importante. Então, vou pedir ajuda às famílias para a gente poder ordenar o uso do celular, para não ficarmos com aquela criançada o tempo inteiro ali, desatenciosa da escola", disse o governador.

“Acredito que vamos conseguir usar a tecnologia de forma mais consciente e responsável, sem perder a essência da convivência e do aprendizado. Será um desafio no começo, mas, com o tempo, veremos que essa medida vai nos ajudar a melhorar a concentração," destaca a gestora do NTE de Bom Jesus da Lapa, Aline Lopes.

10:10 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro