88% do mercado reprova Lula do PT
A pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta (19) registra que a avaliação do regime de Lula da Silva (PT) no mercado financeiro é negativa para 88% dos agentes entrevistados. Apenas 4% consideram o governo petista positivo, com 8% de avaliação regular.
Os entrevistados ainda atribuem a queda de popularidade de Lula, principalmente, à alta nos preços dos alimentos (64%) e aos equívocos na política econômica (56%). O mercado ainda avalia que o aumento dos impostos (41%) e violência urbana e insegurança (36%) pesam negativamente na aceitação de Lula junto ao eleitor.
A Quaest ainda registra que 92% dos agentes financeiros apontam o caudilho Lula como principal responsável pelo rumo tomado pela política econômica. Somente 5% indicam o ministro da Fazenda Fernando Haddad como quem conduz a economia; 2% indicam o Congresso Nacional e 1% diz ser o Banco Central o culpado.
O mercado também duplicou, em apenas três meses, a avaliação negativa do ministro Fernando Haddad, cuja reprovação disparou dos 24% de dezembro para 58% neste mês. O ápice da rejeição a Haddad desde o começo do governo de Lula foi exposto na mesma pesquisa da Genial/Quaest.
Os integrantes do mercado financeiro pesquisados ainda derrubaram 31 pontos percentuais da aprovação do ministro que comanda a equipe econômica do governo petista, que passou de 41%, em dezembro, para pífios 10%, neste mês. E a avaliação regular perdeu três pontos, caindo de 35% para 32%.
A pesquisa ainda registrou que 85% dos agentes do mercado avaliam que a força de Haddad está menor do que no início do governo. É o pior patamar na série do levantamento, que em dezembro registrava 61% que avaliavam como menor a força do ministro. Somente 1% acha que ele esteja mais forte e 14% que mantém a mesma força.
A Quaest ouviu 106 fundos de investimentos com sede em SP e no RJ, via questionários online, entre os dias 12 e 17 de março. Entre os entrevistados estão economistas, analistas, gestores e tomadores de decisão do mercado financeiro. A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos tem margem de erro de 3,4 pontos percentuais. Com Diário do Poder
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
