Governo do PT pode sabotar o Porto Sul
O Porto Sul é um projeto de alto interesse do governo da Bahia, mas pode ser sabotado pelo próprio governo da Bahia. Nesta semana, Edgard Porto, diretor de estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, defendeu uma mudança na malha ferroviária que inviabiliza o Porto Sul.
Ele é favorável à diminuição da bitola da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que vai entroncar com a Ferrovia de Integração Oeste Leste em Tanhaçú. Só que a Fiol tem bitola larga, de 1,6 metros, enquanto outra ferrovia, também de bitola estreita, liga a cidade aos portos que ficam na Bahia de Todos os Santos.
Com isso, as cargas vindas do Oeste baianao, ao invés de seguir pela Fiol até o Porto Sul, teriam que ser desviadas para os portos da RMS. Ilhéus ficaria limitada apenas ao minério da Bamin, insuficiente para justificar as operações do Porto Sul. Além disso, a Bahia deixaria de expandir sua rede com mais um porto profundo.
A Fiol foi concebida como uma ferrovia de bitola larga para permitir o escoamento de minério de ferro e produtos agrícolas para o Porto Sul. A mudança na bitola da FAC acabaria com o projeto de escoamento da produção do Oeste por Ilhéus antes mesmo do sistema estar construído. Pode inclusive levar à perda de interesse.
A mudança de bitola favorece interesses comerciais da VLI, concessionária da FCA, e de empresas que já operam nos portos da Bahia de Todos os Santos, como o de Aratu.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
