Itabuna retoma cadastro do CadÚnico
A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) de Itabuna retornou, nesta segunda-feira, o atendimento de atualização e inclusão de pessoas do Cadastro Único do MDS (CadÚnico). O atendimento havia sido interrompido em todo o país no dia 26 de fevereiro para implantar o Novo Portal de Gestão do CadÚnico.
Com o retorno dos serviços, na manhã de segunda-feira foi registrada uma grande demanda por atendimentos na Casa do Bolsa Família, bem como em todas as unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), mantidas pela SEMPS.
Além da busca por atualização e inclusão no CadÚnico, houve procura por orientações sobre os programas sociais do Governo Federal e atendimento técnico para pessoas já inscritas no CadÚnico, beneficiários de programas sociais de transferência de renda, a exemplo do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Acompanhando a situação, o titular da SEMPS, secretário José Carlos Trindade, esteve na Casa do Bolsa Família, onde foram registrados mais de 450 atendimentos. Deste total, 200 foram efetivados na segunda-feira e os demais agendados para a partir desta terça-feira.
“Essa grande demanda já era algo esperado, após 15 dias de interrupção do sistema. Entretanto, nos organizamos para assegurar que todas as pessoas sejam acolhidas e atendidas com a maior brevidade e dignidade possível, inclusive com data e horário agendados para a conclusão do atendimento”, disse Trindade.
A diretora de Combate à Pobreza da SEMPS, Rita Fraga, destacou que o atendimento na Casa do Bolsa Família acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas, mobilizando uma equipe técnica de 60 profissionais, entre digitadores, assistentes sociais e recepcionistas.
“O nosso propósito é oferecer um atendimento mais humanizado possível para que as pessoas se sintam de fato acolhidas e respeitadas na busca por seus direitos sociais”, frisou. Ela disse que o novo sistema trará mais agilidade e segurança, evitando erros na rede de atendimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
De acordo com o assistente social Eudes Santos o fato do Novo Portal do CadÚnico está sendo gerido pelo Sistema Dataprev, além de assegurar maior agilidade, também proporcionará uma sistematização das informações cadastrais e o cruzamento de dados mais automatizado e eficaz em tempo real.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
