Livros, games e cinema são preferidos
Livros, jogos eletrônicos e cinema são os gêneros culturais preferidos dos brasileiros nas capitais, segundo a pesquisa Cultura nas Capitais. O estudo mostra que 62% afirmam ter lido livros nos últimos 12 meses, 51% acessaram jogos eletrônicos e 48% foram ao cinema.
Já as atividades menos consumidas são concertos, saraus e feiras de livros. 71% dos entrevistados nunca assistiram a um concerto; 66% nunca foram a um sarau e 44% nunca frequentaram uma feira de livros. A pesquisa também apresenta dados importantes sobre as atividades culturais nas capitais.
Em Salvador, 58% leram livros, 46% jogaram videogames, 42% foram ao cinema, 46% a locais históricos, 37% a shows de música, 30% a festas populares, 16% a museus, 19% a bibliotecas, 20% ao teatro, 20% a shows de dança e 20% a feiras de livros.
As cidades do Sul, como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, lideram em diversos indicadores. Porto Alegre está na frente em leitura de livros (72%). Florianópolis na frequência a museus (37%) e shows de música (56%). O Rio de Janeiro aparece no topo do ranking, com 57% para cinema e 32% para teatro.
O secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, reforça a importância desses dados para a elaboração de políticas públicas. “Entender os hábitos da população, os lugares de cultura que se costuma frequentar, é fundamental na hora que a gente qualifica as políticas, faz os investimentos".
"Mas, sobretudo, é preciso também entender quantas pessoas não estão acessando e por que não estão acessando iniciativas de cultura no país. E buscar ainda, através das políticas de cultura, formas de trazer o conjunto da população para o hábito de consumir a cultura, consumir a arte”.
No que diz respeito à leitura, as mulheres demonstram maior engajamento: 65% afirmaram ter lido pelo menos um livro no ano anterior à pesquisa, em comparação com 59% dos homens. No universo dos games, a situação se inverte, com 54% dos homens jogando jogos eletrônicos contra 49% das mulheres. Com Brasil 61
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
