Mulheres vítimas têm transporte em SP
As mulheres vítimas de violência doméstica têm à disposição um serviço inédito na cidade de São Paulo. Uma parceria do Governo do Estado com o aplicativo 99 oferece transporte gratuito e seguro até unidades de apoio, como a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Instituto Médico-Legal (IML), entre outras redes.
O serviço é acionado após a vítima entrar em contato com a Polícia Militar. As policiais que atendem as ocorrências na Cabine Lilás podem solicitar a corrida para a mulher, junto a motoristas parceiros da 99. As vítimas que estão em situação emergencial e de risco imediato são atendidas diretamente pela Polícia Militar.
“A falta de recursos, a distância ou mesmo o medo de se deslocar impede que mulheres em situação de risco busquem ajuda”, explica a policial Renata Alves. “Essa parceria vai facilitar o atendimento e a prestação de socorro para a mulher agredida. Muitas vezes, ela quer fazer o registro formal, mas não tem como chegar até a delegacia".
Uma dona de casa foi a primeira mulher a acionar o serviço. Ela ligou no 190 para denunciar uma agressão que tinha acontecido horas antes. A vítima demonstrou o desejo de registrar a ocorrência em uma Delegacia de Defesa da Mulher. Diante disso, a policial acionou o aplicativo por meio do voucher disponibilizado pela 99.
O motorista transportou a mulher da casa dela até a delegacia e todo o deslocamento foi acompanhado pela policial da Cabine Lilás. A vítima também recebeu informações sobre a placa do carro e nome do profissional por WhatsApp. Após o registro da ocorrência na delegacia, houve uma nova solicitação para que a mulher fosse levada ao Instituto Médico Legal e, posteriormente, de volta para casa.
“A primeira semana demonstra a efetividade do serviço e a urgência de garantir meios seguros para que as mulheres acessem a rede de proteção. Com o transporte gratuito, asseguramos que as vítimas tenham um caminho rápido e seguro para buscar apoio especializado”, afirmou a secretária Valéria Bolsonaro.
“99 reafirma seu compromisso com a segurança da Mulher com parcerias e iniciativas consistentes como o apoio a Cabine Lilás, amplificando suas capacidades e promovendo mobilidade às mulheres em situação de violência", afirma Tatiana Scatena, diretora de Segurança da 99.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
