Presos políticos do STF sofrem abusos

A Associação dos Familiares e Vítimas de 8 de Janeiro (Asfav) entregou à Câmara dos Deputados um dossiê relatando o que considera violações sistemáticas de direitos humanos contra os presos políticos. O documento, segundo a revista Veja, reúne 59 ofícios enviados nos últimos dois anos ao governo. A maioria sem resposta.

O relatório menciona problemas como a má qualidade da alimentação, fornecimento de água suja, falta de banheiro e material de limpeza, além de casos de tentativas de suicídio. Segundo a defensora pública Emmanuela Saboya, há dificuldades no atendimento aos presos, especialmente idosos com comorbidades.

Mulheres com filhos pequenos também sofrem no cativeiro. Saboya também listou que, no primeiro Dia das Mães após as prisões, houve forte preocupação com seis mulheres em depressão profunda. Policiais penais chegaram a fazer plantão para evitar suicídios.

Além disso, a Defensoria Pública do DF recebeu duas denúncias de tortura, encaminhadas para investigação na Vara de Execuções Penais. O gabinete do líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), está analisando os documentos, com a possibilidade de criar uma comissão externa para apurar as denúncias.

4:31 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro