Protesto cobra casas de 2022 em Itabuna

Nesta quarta-feira, moradores da Rua de Palha, em Itabuna, voltaram a se manifestar pelo início da construção de moradias populares. Eles tocaram fogo em pneus e bloquearam a BR-415, na região do Nova Itabuna. O protesto começou de manhã cedo e durou mais de duas horas.

A Polícia Rodoviária Federal precisou intervir para a liberação da via. A comunidade cobra o início das obras das 696 casas prometidas pelo Governo Federal e pela Prefeitura de Itabuna. Os imóveis serão destinados às famílias que perderam tudo na enchente de dezembro de 2021.

A verba para as casas foi liberada pelo presidente Bolsonaro (PL) em agosto de 2022, a pedido do então minsitro João Roma. O dinheiro ficou parado esperando o projeto da Prefeitura, que só chegou em 2023. O prefeito Augusto Castro chegou a assinar a ordem de serviço para o início das obras há quase dois anos.

Feita no Teatro Candinha Doria, em abril de 2023, a solenidade contou com o ministro da Integração do regime de Lula da Silva (PT), Valdez Góes, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Os representantes do Governo Federal prometeram a liberação de R$ 83 milhões. O projeto previa casas nos bairros Jorge Amado e São Lourenço.

Quase três anos depois de Bolsonaro liberar a verba, nada saiu do papel. O Jornal das Sete, da Morena FM, entrou em contato com a Prefeitura. Ela afirma que o prefeito Augusto Castro e a secretária Sônia Fontes tentam destravar os investimentos junto ao Governo Federal e ao Tribunal de Contas da União.

O TCU identificou problemas no planejamento inicial das obras, a exemplo dos terrenos escolhidos para os imóveis, considerados inadequados. Um deles ficava numa área propensa a alagamentos, o que é inaceitável pelo decreto de Bolsonaro que liberou a verba. Ele exige área segura e urbanização completa.

4:14 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro