260 mil baianos podem perder o título

Na Bahia, mais de 260 mil pessoas podem ter a inscrição eleitoral cancelada por não votar, não justificar a ausência e não quitar as multas referentes às três últimas eleições. O número está disponível no portal de estatísticas do TSE. Os eleitores devem procurar a Justiça Eleitoral até o dia 19 de maio para evitar o cancelamento do título.

Em Itabuna, são 4.110 eleitores nessa situação e em Ilhéus, 4.538. O maior contingente de pessoas com risco de perder o título está em Salvador, 62.128, seguido de Feira de Santana com 9.601, Vitória da Conquista com 7.503 e Camaçari, que tem 5.924 nomes na lista.

Os eleitores que tiverem o título cancelado não poderão se inscrever em concurso público, tomar posse em cargo público, receber salários de emprego público, participar de licitação ou concorrência pública, obter empréstimos em bancos públicos ou que tenham participação do governo, tirar passaporte ou identidade.

Os eleitores podem consultar se estão com pendências na Justiça Eleitoral pelo site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br), aplicativo e-Título (disponível gratuitamente para Android e iOS) ou pelo telefone (71) 3373-7000. A consulta também pode ser feita presencialmente em um cartório eleitoral ou nos postos da Justiça Eleitoral.

Após identificar alguma pendência, como débitos eleitorais decorrentes de multas por ausência nas urnas ou trabalhos eleitorais, o eleitor deve primeiro quitar as multas pelo Autoatendimento Eleitoral. Somente após o pagamento, será possível concluir a regularização e evitar o cancelamento definitivo do título.

8:31 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro