Intercambistas de SP voltam mudados
João Pedro Vieira da Silva, de 16 anos, de Fartura, cidade a 360 km da capital paulista, desembarcou nesta quarta-feira (16) no aeroporto de Guarulhos, voltando do intercâmbio do programa Prontos Pro Mundo para o Canadá. Ele não é o único intercambista ansioso para voltar às aulas na Escola Estadual Coronel Marcos Ribeiro, onde está matriculado.
A unidade de ensino do interior tem um recorde estadual porque quatro de seus estudantes foram selecionados para a viagem internacional. Além de João Pedro, as alunas Laís Hikari Martins Kituki, Luíza Helena Villa e Maitê Lavínia Silva França, que estudam na escola, também passaram os últimos meses no Canadá, frequentaram o high school (etapa escolar semelhante ao Ensino Médio) e ficaram hospedados em casas de família.
O intercâmbio do Prontos Pro Mundo seleciona estudantes a partir de duas listas: um aluno por município e estudantes pela classificação geral. Foi neste segundo critério que as três alunas foram classificadas e junto com João Pedro garantiram o recorde à escola estadual de Fartura.
Na volta para casa, o estudante foi recebido no aeroporto por sua mãe, Carolina Vieira da Silva, e por seu irmão, Arthur, e trouxe na bagagem muitas novas experiências e mais conhecimento. “O meu inglês tá ótimo, eu tô conseguindo entender e falar muito melhor do que antes da viagem.
Também não tenho mais vergonha, não fico nervoso para falar inglês. Eu aprendi mais do que inglês durante o intercâmbio, tive a oportunidade de aprender um pouquinho de francês, aprendi design e melhorei minhas habilidades sociais. Antes eu era um menino muito tímido e consegui aprender a fazer amigos por conta própria”, conta João Pedro.
O estudante de 16 anos volta com mais orgulho de ser brasileiro: “Eu volto valorizando muito mais a nossa educação, valorizando muito mais alguns aspectos do Brasil. Quando a gente está fora, a gente começa a perceber que o nosso país não está abaixo.”
A diretora da Escola Estadual Coronel Marcos Ribeiro, professora Eliane Almeida, destacou o histórico de conquistas dos quatro estudantes que se tornaram “influenciadores” dos estudantes mais novos. “João Pedro, Laís, Luíza e Maitê são excelentes alunos, que abraçam a cultura de estudos e participação da escola em olimpíadas do conhecimento".
"Todos os quatro foram medalhistas no ano, por exemplo, na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais, a Omasp”, afirma a diretora. Mesmo durante a viagem de intercâmbio, os estudantes promoveram mudanças na escola de Fartura.
A diretora conta que seus familiares participaram, em fevereiro, da primeira reunião de pais e mestres da escola, com turmas desde os ingressantes no 6º ano do Ensino Fundamental. “As famílias vieram para inspirar outros estudantes e, quando os quatro voltarem para as aulas, com certeza faremos rodas de conversa para que a possibilidade dessa experiência continue a ser apresentada aos nossos alunos mais novos”, continua a diretora.
A Escola Estadual Coronel Marcos Ribeiro é uma unidade de tempo parcial na cidade de Fartura e atende a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. A cultura de grupos de estudos, o uso das plataformas da Educação como a SPeak, de língua inglesa.
O incentivo à participação de competições do conhecimento e a coesão entre equipe gestora e professores da unidade de ensino de todas as disciplinas estão entre os ingredientes para a receita de sucesso da unidade de ensino no Prontos pro Mundo, segundo a diretora.
Elaine é diretora da escola desde 2020, está na rede estadual há 20 anos e reconhece: “Nunca vi, em todo o tempo na Educação, um programa como o Prontos Pro Mundo, que consolida sonhos e traz aos nossos estudantes vontade, garra, reconhecimento e possibilidade. Quando eu era criança, existia um programa na escola estadual que eu frequentava que se chamava ‘Interior na Praia’ e eu fui selecionada aos 9 anos de idade".
"Foi a primeira vez que vi a praia e andei de escadas rolantes. Foi o mais longe que alunos de Fartura iam naquela época e faço a comparação com a grandeza do Prontos pro Mundo e o que temos hoje. Vejo uma melhora na escola de maneira geral, nossos alunos do Ensino Fundamental passaram a sonhar, a acreditar que isso pode acontecer.”
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
