Projeto capacita jovens a empreender
O Negócio Raiz, iniciativa voltada para o fortalecimento de empreendedores nas regiões Norte e Nordeste, está com inscrições abertas para seu segundo ciclo de capacitação. Já foram beneficiados mais de 800 microempreendedores e o projeto busca ampliar ainda mais seu impacto em 2025.
O Negócio Raiz é promovido pela Aliança Empreendedora, com apoio da Youth Business International (YBI) e financiamento da Standard Chartered Foundation (SCF), como parte do programa Futuremakers do Standard Chartered.
Com previsão de mobilizar 1.000 jovens microempreendedores, o novo ciclo vai oferecer capacitação presencial e online. Das vagas, 240 serão para treinamentos presenciais em Ananindeua, Belém, Marituba e Moju, no Pará; e Salvador e Sobradinho, na Bahia, enquanto 760 participarão online, via WhatsApp.
"O empreendedorismo é uma ferramenta de transformação social e geração de renda, especialmente para jovens. Nossa missão é oferecer uma capacitação acessível e prática, conectando esses empreendedores a oportunidades”, afirma Lina Maria Useche, diretora de Relações Institucionais da Aliança Empreendedora.
As inscrições para os treinamentos presenciais ficam abertas até 18 de maio, com turmas previstas ainda para maio. Já para os treinamentos online, os interessados podem se inscrever entre até o dia 31 de maio, com as turmas ocorrendo entre maio e junho. As vagas são limitadas e as turmas serão montadas por ordem de inscrição.
Serão selecionadas 140 pessoas para uma fase de aceleração entre agosto e outubro. Em novembro, oito que se destacarem receberão um investimento financeiro, além de participar de uma imersão e um evento em Belém - cidade-sede da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).
Podem participar microempreendedores com idade entre 18 e 35 anos que possuam negócios atuantes, preferencialmente ligados à sociobioeconomia. O projeto está aberto para qualquer tipo de empreendimento, sendo que para as turmas online é necessário residir em qualquer estado do Norte e Nordeste.
Alguns exemplos de negócios sociobioeconômicos incluem a produção ou venda de alimentos regionais como açaí, castanha, cacau e mel; artesanato com matérias-primas naturais como palha, madeira e fibras; cosméticos e biojoias com ingredientes da floresta, turismo de experiência ligado à cultura local e moda sustentável.
Os interessados podem se inscrever no site www.negocioraiz.org.br.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
