Sem estado, UPB pede socorro federal

Em dois dias intensos de agenda em Brasília, uma comitiva de prefeitos baianos, liderada pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) Wilson Cardoso, esteve com os ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e de Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, nesta semana.

Nas audiências, os gestores buscaram apoio para os municípios que sofrem os efeitos da seca no estado, a pior dos últimos 40 anos, já que o governo do estado tem ignorado os pedidos de socorro. Os prefeitos querem ações emergenciais para garantir comida e água para a população.

Na Bahia, 92 municípios estão em situação de emergência por conta da estiagem prolongada, dos quais 64 com reconhecimento federal homologado. Entre as ações articuladas com os ministérios estão o fornecimento de água por carro-pipa, limpeza de barreiros e aguadas, poços artesianos, cestas básicas e milho para alimentação animal.

O presidente da UPB, Wilson Cardoso, ressaltou que “temos municípios em situação crítica. Conseguimos postergar algumas ações e realocar recursos para evitar a perda de rebanhos, mas só conseguimos segurar por mais 30, 35 dias. Viemos em busca de apoio imediato e encontramos aqui a sensibilidade dos ministros".

"Nossa expectativa é sair com soluções práticas e rápidas para quem mais precisa”, disse o gestor. Ele foi respondido pelo ministro Góes. “O Governo Federal está adotando uma série de medidas com vários ministérios envolvidos, focando nas questões emergenciais como o acesso à água e a segurança alimentar”, afirmou.

“É fundamental que os municípios decretem emergência em tempo hábil, para garantir o acesso aos recursos. Também é importante o entendimento com os órgãos de controle, que devem compreender a complexidade do momento. Ninguém vai ficar para trás”, reforçou o ministro.

Waldez disponibilizou uma equipe técnica do ministério para dar uma oficina na UPB de orientação aos municípios sobre como solicitar o reconhecimento federal da situação de emergência. Junto com a entidade também será feito um levantamento para a ampliação da operação carro-pipa no estado.

No Ministério do Desenvolvimento Agrário, o ministro Paulo Teixeira determinou que a equipe técnica do MDA alinhe soluções com a UPB. Ela propôs a distribuição de sementes, recursos para um novo Programa Garantia Safra, compra de máquinas, abertura de crédito, distribuição de milho e sementes pela CONAB.

8:31 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro