SP anuncia mais 22.700 novas moradias

O Governo de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (14), no Palácio dos Bandeirantes, 22,7 mil novas moradias em 148 cidades por meio do programa Casa Paulista. Deste total, 9.599 serão licitadas pela CDHU, enquanto as outras 13.115 serão viabilizadas pela modalidade Carta de Crédito Imobiliário (CCI).

O investimento nas novas moradias é de R$ 2,1 bilhões. Durante a cerimônia também foi autorizado um chamamento ao mercado para contratação de mais de 10 mil unidades a serem financiadas por meio de Carta de Crédito Associativa.

Além disso, foram assinados convênios com 22 municípios para obras do Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, e de assinatura de autorizo para 62 novos convênios – totalizando 84 novas parcerias para projetos de melhorias urbanas. No total, os anúncios beneficiam 256 municípios.

“Temos cidades que têm déficit habitacional, com moradores em áreas de risco ou ainda que estão recebendo investimento industrial e empresas se instalando, mas com dificuldade para contratar mão de obra por falta de Habitação. As pessoas não querem trabalhar naqueles municípios porque não têm onde morar".

"O déficit habitacional tem várias dimensões e nós temos que enfrentar todas elas ao lado dos municípios. Estamos procurando atacar as carências principalmente daquelas pessoas que não suportam mais o aluguel ou que estão em áreas de riscos”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

A partir do autorizo para licitação das 9.599 unidades, começam a ser publicados os editais para a construção em 93 municípios pela CDHU, que serão divididas em lotes. A maior parte das moradias segue o modelo tradicional da Companhia, em parceria com municípios, que doam terrenos para a construção dos conjuntos.

No entanto, há 246 unidades que serão construídas para população indígena em seis municípios de Bertioga, Eldorado, Mongaguá, Peruíbe, São Paulo e Tapiraí. Também haverá 36 unidades destinadas à comunidade quilombola em Eldorado. Outros dois residenciais serão do Vida Longa, para idosos em Itapira e Jaguariúna.

Já as mais de 13 mil unidades viabilizadas pelo Casa Paulista – Carta de Crédito, serão distribuídas por 59 cidades. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) recebeu o cadastro de empreendimentos da iniciativa privada no período de 24 de março a 7 de abril.

A partir do recebimento dos pleitos por subsídios, a equipe da Casa Paulista realizou análise para definição da destinação dos recursos, seguindo parâmetros técnicos estabelecidos pelo programa, considerando-se, por exemplo, demandas municipais de maior vulnerabilidade social e critérios de eficiência e economicidade.

3:43 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro