SP leva PPP das Travessias à Noruega
Após dois dias de encontros com investidores e executivos na Holanda, o Governo de São Paulo deu sequência ao roadshow europeu em Oslo, na Noruega, nesta quinta-feira. A pauta central foi a apresentação do projeto de parceria pública-privada das Travessias Hídricas.
Liderada pelo governador Tarcísio de Freitas, a comitiva conheceu os modelos de balsas elétricas utilizados nas travessias marítimas de Nesoddtangen, Drøbak e Son. As embarcações são semelhantes às que poderão ser adotadas em São Paulo com a futura concessão do sistema de transporte hidroviário à iniciativa privada.
O projeto, sancionado na última quarta-feira, prevê a modernização de 14 linhas de travessias de passageiros e veículos. Com leilão previsto para o primeiro semestre, a proposta deve receber R$ 1 bilhão em investimentos e inclui a aquisição de mais de 40 embarcações, parte delas elétricas, além da modernização dos terminais.
“Mais um dia extremamente produtivo desta missão em que mostramos ao mercado internacional a nossa competência em estruturar projetos de grande impacto para a população. A cada encontro, constatamos que há muito interesse pelos nossos projetos," afirmou Tarcísio de Freitas.
O projeto de concessão das travessias, que atendem cerca de 40 mil pessoas por dia, foi detalhado a três grupos noruegueses especializados. O grupo paulista também fez uma visita técnica à companhia responsável pelo planejamento e coordenação do transporte público da região metropolitana de Oslo e do condado de Viken.
Na pauta também estava o projeto da ligação imersa entre Santos e Guarujá. A futura obra, com 1,5 km de extensão, terá faixa exclusiva para veículos e VLT, ciclovia e passagem para pedestres. A expectativa é que beneficie cerca de 1,2 milhão de pessoas por dia. O leilão será em 1º de agosto e deve gerar R$ 6 bilhões.
O roteiro europeu continua até sábado, com visitas técnicas e encontros com investidores na Dinamarca. Um dos destaques será a visita às obras do túnel submerso Fehmarnbelt, que ligará a Dinamarca à Alemanha. A estrutura de 18 km é considerada referência internacional e inspira o modelo proposto para o túnel Santos-Guarujá.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
