a regiao
Find more about Weather in Itabuna, BZ
morena fm
13.Julho.2017

Por que Morena?


Esta é uma das perguntas que mais ouço.

Afinal, por que a rádio se chama Morena FM? Ela poderia ser chamada Itabuna FM, em referência à cidade, ou FM Grapiúna, termo que abrange todo mundo que nasce na zona baiana do cacau. São dois otimos nomes.

Mas o destino era outro. A resposta sobre a origem do nome começa bem antes de a emissora existir, em 1985, quando fui morar um ano em Londres, na Inglaterra, onde dias de sol são muito raros. Logo, ver pessoas bronzeadas é como achar dedo em cobra.

Obviamente existem pessoas que são morenas por natureza, mas as bronzeadas são quase inexistentes. Durante os pouquíssimos dias de sol, inglesas e ingleses deitam no gramado dos inúmeros parques da cidade, de biquini e calção, para pegar um sol. É a praia de Londres.

Porém, mesmo com quase um mês “pegando sol” no parque, ninguém fica bronzeado, no máximo avermelhado. Aliás, como ficam depois de passar férias no Brasil. Cheguei bronzeado na Inglaterra, mas não consegui me manter assim.

Fui fazer um curso de direção e produção de TV na BBC e quase fiquei por lá.

No final do curso, fiz estágio em alguns programas e acabei recebendo uma ótima oferta de emprego. Passaria a dirigir seis programas de segunda linha da BBC e o salário era bem maior do que eu precisava.

Quando liguei para meu pai, para contar que ficaria mais alguns anos na Inglaterra, ele me contou que eu tinha vencido a concorrência da rádio em Itabuna. Do ponto de vista profissional, era melhor ficar em Londres, mas sempre fui apaixonado por rádio.

Por isso voltei, com a convicção de que poderia fazer em Itabuna uma rádio com nível de capital, de São Paulo, do Rio.

Logo antes de voltar, tinha tomado um choque ao me ver no espelho. Estava mais transparente que uma lagartixa.

Enquanto estava imerso na vida londrina, nem pensava no assunto. Foi a decisão de voltar ao Brasil que me fez lembrar do bronzeado que já tinha tido um dia.

Não reconhecia aquele cara que vivia na Praia de Batuba, na Olivença dos anos 80, quando era badalada e paraíso dos mineiros.

No avião, rumo ao Brasil, pensava em como seria bom ver gente bronzeada de novo, genteā€¦ morena. Assim que pensei nisso, o nome grudou na minha cabeça e ali, a 35 mil pés de altura sobre o oceano Atlântico, nascia a Morena FM, e a decisão de ser ousada no meio rádio.

Já quase chegando ao Brasil, tinha descoberto o slogan que ficaria famoso: “a cor da ousadia”. Restava montar uma programação que refletisse esta atitude. Passaria todo o ano de 1986 e o de 1987 pesquisando e planejando a melhor rádio possível.

Semana que vem: por onde começo?



A rádio Morena FM 98 completou 30 anos em dezembro de 2017, por isso seu fundador, Marcel Leal, conta aqui a história e as estórias da rádio mais ousada da Bahia.

|