a regiao
gamers
20.Janeiro.2020

O gamer do século XXI


Pensando em gamers, jogadores de videogame muito ativos, a maioria de nós traz à mente o famoso meme do "gordo granudo" que se tornou viral alguns anos atrás.

Muitos ainda acreditam que eles são obesos, doentes físicos e fazem tudo na frente de seus consoles. Mas a verdade é que o jogador médio passa despercebido em qualquer lugar. Nem todas as suas conversas se concentram no mundo dos nerds e eles definitivamente não se parecem com um nerd dos anos 90.

Perfil do gamer

A seguir, é apresentada uma compilação de diferentes dados sobre o jogador contemporâneo:

Apenas 10% dos jogadores jogam mais de 10 horas por semana (muito menos do que se acredita popularmente):

• 18% dos jogadores praticam esportes todos os dias; 30% dizem que fazem isso com frequência.

• Apenas 23% do jogador deixaria de ir a uma festa, reunião ou aniversário para continuar jugando.

• 50% dos jogadores dizem ter um amigo online.

• 40% dos jogadores dizem que sentem que os jogos exercitam sua mente.

Esses números derrubam completamente o estereótipo que existe sobre os jogadores, mas provavelmente os números mais chocantes se referem às mulheres.

Bem, cerca de 30% da audiência de Twich e vídeos de jogos no YouTube são mulheres.

Além disso, nos Estados Unidos, 45% da população ativa de jogadores são mulheres, 36% delas com idades entre 18 e 30 anos.

Enquanto o público masculino, na mesma faixa etária representa 30%. Mas sim, cerca de 25% dos jogadores masculinos em todo o mundo diz ter mais de 40 anos de idade.

Os jogos mais populares são FIFA (em consoles) e DOTA2 no computador. No entanto, o catálogo de jogos inclui títulos como Counter Strike, LOL, Call of Duty, Fortnite e Mortal Kombat.

Jogos de azar, uma divisão

Atualmente, há um grande debate sobre se os jogos de azar são realmente videogames ou não.

Muitos argumentam que o fato de haver dinheiro envolvido na maioria dos casos não deve ser excluído do catálogo de jogadores.

Basta dar uma olhada no mundo do poker ou jogos de tabuleiro online para entender que eles possuem todos os elementos para serem considerados jogos de jogadores: pode ser jogado online, possui ótimas características sociais, e os gráficos e a jogabilidade têm um papel importante no entretenimento dos jogadores.

Isso mesmo se aplica ao blackjack, roleta e até mesmo às máquinas caça-níqueis, especialmente às chamadas máquinas caça-níqueis baseadas em habilidades, que lembram muito os videogames.

• A indústria de jogos online (como são chamados jogos de azar) tem uma população de 81% de homens e 19% de mulheres.

• Estar em 64% dos jogadores do sexo masculino com 33 anos em média.

• O próximo grupo são jogadores com mais de 40 anos, o público ideal para o cassino.

• 58% dos jogadores ou jogadores têm estudos universitários.

O que revela que o nível acadêmico não é uma desculpa para não tentar o destino.

Em suma, o jogador médio, seja videogame ou jogo, contrasta fortemente com os estereótipos. Na maioria dos casos, ninguém poderia reconhecer um jogador se ele o visse fora de sua área de ação.

Gostou? Repasse...