a regiao
+24
°
C
+25°
+20°
Itabuna
Sexta-Feira, 04
Ver Previsão de 7 Dias
marcel leal
21.Maio.2021         |    Versão em PDF
 

Justiça divina queima a língua

Tempos atrás o ex-presidiário Lula criticou a prisão de um bandido "só porque roubou um celular", como se fosse bestreira. A justiça divina fez um menor roubar justamente o celular do filho do ex-presidiário. Um bandido "di menor", que a esquerda prega deixar livre e sem punição alguma... Esse vai ter 100 anos de perdão, garantido.


Muita grana por pouco serviço

Nós bancamos R$ 9,8 bilhões por ano com o custo da Justiça Eleitoral, com ou sem eleição. 80% paga salários super altos, com dezenas de penduricalhos. Fazendo as contas, o cidadão tem que pagar R$ 27 milhões por dia, todo dia, feriado ou não, para manter serviço que só existe no Brasil. Nos outros países a Justiça comum cuida das eleições.


Ricos tentam enganar Roma

O deputado João Roma, candidato a governador, caiu na lábia de meia dúzia de ricos de Itabuna, que querem a volta do aeroporto. Um aeroporto inútil para a população, útil apenas para quem tem avião particular ou voa de táxi aéreo e não quer "viajar" 26km até Ilhéus. É muito mais perto que o aero de Salvador ou de São Paulo.


Educação com o foco errado

professores Sempre que vejo um prefeito ou governador falar de melhoria na Educação, a promessa é sempre de construir ou reformar escolas, farda e merenda (coisas que geram "comissão"). Seria ótimo se fosse nos anos 50. Mas hoje a educação na Bahia é indigente porque falta mais capacitação e filtragem de bons professores, laboratórios, tecnologia na aula, matérias tradicionais, menos alunos por sala, mais leitura, desafiar o aluno a pensar, pesquisar, questionar, a buscar informações. Estudei no CEI nos anos 70, governo militar, e o foco era na qualidade dos professores. Ensino público nota 10.


Perseguindo quem não devia

O MP quer investigar Moro porque teria mudado o domicilio eleitoral sem ter morado 3 meses nele. Por acaso Sarney já morou um dia sequer no Amapá? Ele foi senador pelo estado de 1991 a 2015, mesmo morando no Maranhão, sem ter casa nem ir até o Amapá sequer durante a campanha, porque tinha curral garantido.


Uma geração com futuro ruim

Metade dos estudantes da rede pública abandonou a escola no ano passado, segundo o Censo Escolar do Inep. Também explodiu a reprovação de alunos. Essa é uma conta exclusiva dos governadores e prefeitos, que fecharam as escolas por dois anos, quando em outros países elas reabriram em dois meses. O prejuízo será para sempre.


São João não é festa de camisa

Para mim é bem simples. Eventos "juninos" que misturam o funk, breganejo, sofrência e outras titicas com o baião, o forró e o xote não são festas de São João e sim festas de camisa. Destroem a identidade da festa mais típica e tradicional do Nordeste por dinheiro, por ganância. Estão matando a gansa dos ovos de ouro.


Um marco da nossa aviação

ipanema Brasília, EMB, K-390, Super Tucano, todos aviões de sucesso da Embraer, um dos orgulhos nacionais. Mas tem uma aeronave especial, fabricada há 50 anos, que é ainda mais sucesso. O modesto, mas eficiente, Ipanema, usado em pulverização. Neste mês foi entregue o avião de número 1.500. Note o número, é muita coisa, ainda mais para uma aeronave de nicho. É um marco na aviação, com um orgulho extra: desde 2005 é movido a etanol e foi um dos primeiros do mundo a não usar querosene de aviação, gol de nossos engenheiros.


Alguém tem que investigar

Tenho uma grande dúvida: o que os prefeitos fizeram em 2020 e 2021, quando as escolas estavam fechadas, com as verbas federais de transporte escolar e merenda? Elas continuaram vindo do Governo Federal e alguns criaram uma ajuda mensal para as famílias, mas em valores muito abaixo do que receberam. Alguém vai preso?


Hora desse povo pedir desculpa

Quando Bolsonaro anunciou que a posse de armas (em casa, não na rua) seria facilitada e isso diminuiria os crimes, toda a imprensa berrou que eles iam explodir, com "especialistas" alertando do perigo, etc. Logo em 2019 houve a maior redução de crimes da história, seguida de novas quedas em 2020, 2021 e 2022. Não vi nenhum "especialista", jornal, site ou tevê pedir desculpa pelas mentiras...


Toda crise traz oportunidade

O McDonald’s está saindo da Russia, abandonando suas lojas depois de 32 anos em atividade. A Coca Cola já saiu e outras marcas ocidentais idem. Os empresários russos, que não têm nada a ver com os sonhos invasores de Putim, podem aproveitar a oportunidade de emplacar suas marcas no mercado, criar uma "Coca" de quallidade ou uma rede imitando o padrão do McDonalds. Em toda crise nascem oportunidades.


Minha dica de viagem

dublin Entre os lugares onde a Morena FM tem ouvintes está Dublin, na Irlanda. Cidade amigável, prenha de cultura e história, com ótimas músicas e pubs. É lugar onde brasileiro se sente em casa, seja nos museus, castelos, nas ruas de lojinhas ou nos bares, sempre cheios e animados. Ah, voce tem que tomar um pint de Guinness, a melhor cerveja do planeta, tirada por pressão. E a música nas ruas e pubs vale como um show mundial.


Meu amigo só mudou de casa

Eu não acredito em morte. Prefiro juntar o espiritismo com a ciência, sabendo que quem parte vai para outra dimensão e, mais cedo ou mais tarde, encontro com ele. É meu sentimento com Moisés Ribeiro, amigo de longas datas, com quem adorava bater papo quando ele morava em Itabuna. Uma hora a gente se encontra.


Não tem Messi nem Mbappe

A Bundesliga terminou com mais um título do Bayern de Munique e mais um show de Lewandowski. Ele marcou nada menos que 35 gols no Alemão e é o artilheiro não só da competição como de toda a Europa, com folga. Juntando as 7 principais ligas, ninguém chegou perto dele. Salah fez 22 pelo Liverpool, Immobile 27 pela Lazio, Benzema 27 pelo Real Madrid, Mbappe 25 pelo PSG, Haller 21 pelo Ajax e Darwin Nuñez 26 gols pelo Porto.


:: Por falar nisso... ::


* "Entregador do iFood é flagrado com 13 tabletes de maconha em Salvador". É o iConha. Quem deve ter gostado é o secretário de Segurança, Mandarino, que defende a liberação das drogas.

* Baseado na propaganda das marcas, fica combinado assim: Volks Polo é carro de gay e Chevrolet Onix é carro de lésbica. Prefiro um Peugeot...

* Quando aparece a lista de resultados, não pegue nenhum telefone dali. Clique no que voce quer e veja lá qual é o fone. Cansei de receber ligação de quem não sabe ler um resultado do Google.


:: Post-it virtual ::

No In Concert deste domingo, 19h, a rádio Morena FM apresenta o show ao vivo de uma das bandas mais incríveis do rock nacional, Capital Inicial * Será que só eu fico tentado a chamar o novo ministro de Minas e Energia de Adolfo Salsicha? * O Mesa Pra 2 desta semana foi muito bacana, com a nova liderança Thiago Martins, ótimo papo * Tá duro? Keep Calm & Carpe Dien.


# Coluna do jornalista Marcel Leal, CEO de A Região e da Morena FM.

Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


voz do brasil

 

#marcel #politica #opiniao