a regiao
26.Maio.2020

Pagamentos digitais são alternativa frente à pandemia do COVID-19 Entrevista com Sandro Camilleri, CEO da Matica Technologies

camilleri


A crise do novo coronavírus traz novos desafios para a economia global. Enquanto o comércio da maioria dos países encontra-se fechado, a alternativa mais utilizada tem sido a de compras online e pagamentos digitais. No Brasil, por exemplo, só nas duas primeiras semanas de abril de 2020, houve aumento de 30% nas vendas online, segundo a ABCOMM, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

O ‘boom’ de pagamentos digitais tem explicação lógica. Com as pessoas ficando mais em casa e com boa parte do comércio limitado, a tendência é realizar compras e pagamentos totalmente digitais.

Para Sandro Camilleri, CEO e fundador da Matica Technologies, empresa europeia com mais de 20 anos de atuação no ramo de tecnologia e sistemas de segurança, “pagamentos digitais e cartões que permitem fazer transações financeiras online são um dos fenômenos mais característicos da modernidade”.

Na visão de Camilleri, trata-se de uma “revolução inevitável”. “É uma revolução semelhante ao que a tecnologia tem causado e está a causar noutros setores, como o do transporte”, afirma.

No entanto, é preciso ter cautela em relação à segurança dos dados dos usuários, campo de especialização da Matica Technologies e de Camilleri. “A questão fundamental é, obviamente, a da segurança, para a qual devemos distinguir duas fases distintas: a primeira refere-se ao armazenamento de informações e dados pessoais, que é uma das grandes questões do nosso tempo, assim como um setor de mercado potencialmente gigantesco”, disse.

“O outro, menos discutido, mas igualmente importante, é aquele com o qual estamos a lidar e diz respeito ao momento em que a transição ocorre”, completa Camilleri sobre o tema pagamentos digitais.

Uma forma de combater a desconfiança em transações online é o uso da biometria. “A única maneira de nos defendermos é o uso de dados biométricos, que, é claro, devem ser cuidadosamente armazenados e usados apenas para fins estritamente necessários, mas dos quais se torna cada vez mais difícil prescindir”, aponta o CEO da Matica Technologies.

%nbsp;

Pagamentos digitais: tendência global

Não é só no Brasil que os números de pagamentos digitais crescem. Para o fundador da Matica Technologies, essa é uma tendência mundial, especialmente entre os mais jovens. “No nível geopolítico, a área mais promissora para os pagamentos digitais é, certamente, a Ásia. É uma população jovem, portanto, é capaz de captar as inovações que a tecnologia oferece continuamente e integrá-las na sua vida cotidiana, um pouco contrário ao que acontece na Europa, onde não é por acaso que o setor se desenvolve mais lentamente”, disse.

Sandro Camilleri considera que o atraso tecnológico da Europa em relação a outros países do mundo é um “colapso democrático” que “afeta a economia”. “De todos os problemas que a Europa tem, este é, sem dúvida, o principal”, completa.

Gostou? Repasse...