Como PMEs podem levar seus negócios para a internet
Levar a sua pequena empresa para a internet é um passo adiante nos seus negócios. Sair do offline para o online hoje em dia já nem é mais uma questão de opção. Na verdade, podemos dizer que se trata de adaptação.
Estamos na era digital onde os smartphones se tornaram acessórios imprescindíveis tanto na hora de pesquisar um produto ou serviço, quanto na hora de efetuar a compra deles.
Por isso, digitalizar o seu pequeno negócio é torná-lo mais acessível ao público e melhorar o atendimento. Além disso, há a questão dos custos, pois um negócio físico demanda custos elevados que abocanham boa parte do faturamento.
Ao digitalizar o seu negócio, muitos destes custos serão reduzidos e você garante uma boa economia para a sua pequena empresa.
Porém, levar os seus negócios para a internet não se resume a apenas ter um site e um registro de domínio, para isso precisa ter uma boa hospedagem de sites.
Esses recursos até são importantes, pois asseguram uma boa presença digital, credibilidade e seriedade para o seu negócio. Mas digitalizar vai além disso.
Como transformar o seu pequeno negócio em digital
Se o objetivo é levar a sua empresa para o meio online, é preciso conhecer o terreno, avaliar o seu segmento de mercado, as necessidades do seu público e ficar por dentro das tecnologias online.
Portanto, para digitalizar a sua empresa, você deve conhecer antes alguns modelos de negócio.
Sendo assim, as possibilidades que você possui para isso são várias. Todas elas vão depender do que você tem para oferecer ao público. Vamos conferir então?
E-commerce
Você pode vender os seus produtos por uma loja virtual. Nesse caso, o jeito é contar com uma plataforma, tais como o Magento ou o Shopify. Ambas disponibilizam recursos essenciais para o êxito da sua loja online.
Entre esses recursos estão o design responsivo, que é fundamental para proporcionar uma boa Experiência de Usuário para o seu cliente.
Elas também permitem integração com outras ferramentas como o Google Analytics. Com isso você vai ter condições de avaliar o êxito do seu negócio online, a quantidade de vendas, a origem do tráfego e mais outros detalhes relevantes.
Elas também possibilitam a integração com redes sociais, como, por exemplo, o Facebook e Instagram. Esse é um ponto muito importante e que vai auxiliar nas estratégias de divulgação do seu negócio.
Marketplace
Imagine um shopping center, porém esse shopping é online, composto por várias lojas virtuais. Pois então, quem tem uma loja online pode cadastrá-la em um Marketplace, pois o alcance de público será enorme.
Ou seja, você vai conseguir divulgar a marca do seu pequeno negócio para um público mais amplo, justamente por estar presente em um meio onde já conta com uma audiência já estabelecida. Quanto maior a exposição do seu produto, maior será a chance de vendas.
Nesse contexto de Marketplace, o Mercado Livre é um dos mais famosos. O iFood, por exemplo, também é um Markeplace, porém destinado para o segmento alimentício.
SaaS
Também conhecido como Software as a Service, ele é um sistema onde é disponibilizado vários serviços na nuvem com o objetivo de resolver algum problema do usuário. Esse modelo automatiza processos que geralmente são manuais.
Um exemplo disso é Conta Azul, que consiste em um SaaS de gestão financeira para empresas. A partir dele, o usuário tem condições de administrar as suas contas e fluxo de caixa de forma online e autônoma. Dependendo do tipo do seu negócio, você também pode investir em um SaaS.
Criação de Cursos Online
Hoje em dia, diante das várias ferramentas de compartilhamento na web, bem como de softwares próprios mesmo para o Ensino à Distância (o EaD), o investimento em Cursos Online aparece como uma viável alternativa para pequenos negócios.
Esse tipo de alternativa é vantajosa especialmente para quem gerencia um pequeno negócio que pode ser um curso de artesanato, jardinagem ou de música, por exemplo.
A vantagem do curso online é a versatilidade de formatos que ele proporciona. Você pode vender o conteúdo no formato de e-book, que são os famosos livros digitais, bem como pode vender videoaulas ou audiobooks.
Vale salientar ainda que hoje em dia é possível até fazer webinarios. Os webinarios consistem na transmissão de vídeos online em tempo real. Essa é uma boa alternativa para a transmissão de conteúdos ao vivo para o seu público.
Muitos negócios podem migrar para o universo online
Para conseguir essa transformação com êxito é necessário contar com as ferramentas certas e entender o mercado atual para saber quais são as dores e os desejos do seu público-alvo.
Utilizar as estratégias de marketing e divulgação mais adequadas também dá um “empurrãozinho” para a sua pequena empresa. Não se pode esquecer desse ponto.
E aí, o que você acha de aproveitar agora todas as vantagens que a internet oferece para quem quer digitalizar um pequeno negócio?
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