a regiao
booked.net
smartphone gamer
1.Março.2021

Smartphone gamer – imprescindível ou jogada de marketing?


Praticamente ninguém questiona a importância do celular nas suas vidas. Os dispositivos móveis, nomeadamente os smartphones, ganharam um enorme peso no mercado ao ponto de inúmeros setores passarem a trabalhar no desenvolvimento dos seus produtos e serviços para serem responsivos nestes equipamentos.

De simples aparelho que nos permitia realizar e receber chamadas, o celular rapidamente passou a ferramenta de trabalho e lazer que ninguém abre mão.

Atualmente é possível adquirir um smartphone com preço acessível, mas se deseja a última tecnologia, a marca topo e tudo o que é possível obter deste dispositivo pode ter que pagar verdadeiras fortunas que podem ir acima dos 12 mil reais.

Um dos aparelhos de nicho que tem ganhado destaque são os smartphones gamer, aparelhos que para além das funções habituais de um smartphone convencional, apresentam configurações para conseguir rodar qualquer jogo mobile e que visa a agradar à comunidade de gamers que vê neste aparelho um gênero de console.

O que torna um smartphone em um smartphone gamer?

Algumas pessoas podem entender que qualquer smartphone de topo é um dispositivo gamer, no entanto, isso não é verdade. Apesar dos smartphones de topo conseguirem rodar jogos, são determinadas funções e itens que se encontram exclusivamente nos smartphones gamer que o fazem ganhar este título.

A tela destes dispositivos necessita de ter uma boa taxa de atualização para conseguir que os jogos rodem de forma fluida, algo que é conseguido acima dos 60 hz. Também o hardware como a memória RAM e o processador devem ser potentes o suficiente para conseguirem rodar jogos sem problemas, ou devem, pelo menos, ser otimizados para jogos como acontece com o modelo da Xiaomi Redmi Note 9s.

Para além destes requisitos, um smartphone gamer tem de possuir uma bateria capaz de aguentar longas horas de diversão, caso contrário o fator mobilidade associada à diversão fica perdida.

Por fim, o design de um smartphone gamer costuma ser bem específico com a adoção de luzes chamativas, ou botões que possam ser configurados para funcionar como comandos de jogo, ou no caso do modelo Black Shark 2 da Xiaomi que possui um botão que bloqueia todas as funções do dispositivo de modo a não haver nada que interrompa a sua partida.

É imprescindível possuir um smartphone gamer para quem gosta de jogar?

A resposta é depende. Sendo um produto de nicho, um smartphone gamer não é desenvolvido para agradar à maioria dos consumidores e nem é esperado que a maioria dos consumidores veja necessidade em possuir este gênero de aparelho.

No entanto, para a comunidade de gamers, possuir este gênero de smartphone pode ser bastante interessante e pode permitir uma experiência de jogo melhor do que em um smartphone convencional, mesmo que de topo de linha.

As marcas que apostam no desenvolvimento deste gênero de aparelhos sabem que quem busca um celular para jogar procura determinadas especificações e lança produtos que de alguma forma se destacam dos restantes, como acontece, por exemplo, com o Lenovo Legion Phone Duel que se destacou no seu lançamento pela possibilidade de a experiência de jogo horizontal com a câmara frontal a ser posicionada na lateral do aparelho.

Por outro lado, é importante perceber que gênero de gamer você é, ou que vantagens poderá obter num aparelho com estas especificações.

Os jogos em versão mobile tem ganho cada vez mais adeptos o que faz com que o desenvolvimento destes dispositivos tenha suscitado um interesse crescente por parte dos desenvolvedores, mas, em simultâneo, cresce a popularidade de jogos leves que possam ser acedidos através de um smartphone mais simples.

O jogo Pocket Mortys é exemplo de um jogo com elevada popularidade e que, ao mesmo tempo é leve. Baseado na popular série animada Rick & Morty, o jogo é um RPG com uma pitada de humor que tem feito grande sucesso.

Também o jogo Among Us, foi o game mais baixado em todo o mundo em celulares Android e iOS no ano 2020, ganhando inclusive títulos como o melhor multiplayer e não requer um smartphone gamer para se poder divertir com ele.

Existe também uma comunidade de jogadores que não beneficia especialmente de um smartphone gamer. Os fãs de jogos de cassino que passam bastante tempo a jogar, por exemplo, nas populares máquinas de caça-niqueis precisam apenas de garantir que os jogos são responsivos para o smartphone e que este aparelho tenha uma bateria com boa duração.

Adquirir um smartphone gamer deverá, por isso, sempre ser uma escolha ponderada.

Gostou? Repasse...