5 dicas para criar anúncios de destaque no Twitter
As redes sociais deixaram de ser apenas uma plataforma de interação entre as pessoas e passaram a ser essenciais para os negócios. Desprezar esse canal de publicidade e focar apenas nos métodos tradicionais é sair atrás na corrida pela visibilidade das marcas. O Twitter, com seus milhões de usuários espalhados pelo mundo, é uma excelente opção para alavancar os negócios.
Além de estratégias eficientes de aumento de seguidores no Twitter, por exemplo, como serviço oferecido pela Subsly.com, é possível lançar mão de alternativas importantes. Um deles é a criação de anúncios no Twitter. Este texto explicará como funciona a publicidade no Twitter e mostrará vantagens e dicas de como criar os melhores anúncios na plataforma.
Twitter Ads
Diariamente, são criados e publicados milhões de tweets. Assim, é difícil que os tweets lançados por uma empresa atinjam um número satisfatório de usuários apenas de forma orgânica. Por esse motivo, o Twitter criou o Twitter Ads, que abrange as possibilidades de propagandas a serem feitas pelas empresas na plataforma.
Por meio do Twitter Ads as marcas podem investir em vários tipos de campanhas, como textos, imagens, gifs, enquetes e até mesmo contas promovidas.
Vantagens da criação de anúncios no Twitter
A veiculação de anúncios no Twitter traz uma série de vantagens para as empresas. Entre os principais benefícios desse tipo de publicidade estão:
Alta disponibilidade de usuários monetizáveis
Os dados mais recentes divulgados pelo Twitter mostram que a rede conta com 192 milhões de usuários ativos monetizáveis. Isso quer dizer que há milhões de usuários, ou potenciais clientes, habilitados para visualizar os anúncios publicados.
Múltiplas opções de publicidade
O Twitter oferece várias opções para que uma marca seja anunciada na plataforma. É possível escolher a alternativa que mais se adequa às necessidades de cada empresa, como público-alvo desejado, alcance pretendido e orçamento disponível.
Orçamento flexível
Para anunciar no Twitter não é necessário que se fixe um valor mínimo. É possível iniciar e também parar uma campanha a qualquer momento. Além disso, o pagamento só acontece quando há retorno, ou seja, quando a marca ganha novos seguidores ou quando o tweet é curtido, retweetado ou comentado.
Acompanhamento de resultados em tempo real
É possível acompanhar em tempo real a evolução do número de seguidores, o alcance do perfil e os níveis de engajamento de cada tweet. Assim, as estratégias utilizadas podem ser ajustadas em tempo real para o melhor aproveitamento dos serviços.
Atualização da marca em relação aos assuntos do momento
Apenas no Twitter é possível conectar uma marca com o que está acontecendo no mundo em tempo real. Assim, as marcas podem ser associadas aos assuntos mais comentados do momento, o que garante mais visibilidade.
5 dicas para criar anúncios de destaque no Twitter
1) Defina o público-alvo
Utilize as ferramentas de segmentação do Twitter para definir quais usuários têm mais chance de se interessar por um determinado anúncio e, consequentemente, gerar um maior engajamento com a marca.
Tipos de segmentação
Dados demográficos
A segmentação por dados demográficos permite que os anúncios apareçam para as pessoas ideais com base na localização geográfica, idioma, idade, sexo e dispositivo utilizado.
Audiência
A segmentação por audiência, por sua vez, auxilia na exibição do anúncio para determinadas pessoas com base em seguidores semelhantes, engajamento com palavras-chave específicas, conversas e interesses parecidos, como filmes, músicas e programas de televisão.
Seguidores e audiência personalizada
Além disso, é possível fazer a segmentação por audiências personalizadas ou por seguidores. O uso dessa estratégia permite que os anúncios sejam exibidos para os seguidores que realmente têm a maior probabilidade de engajamento.
2) Escolha a campanha mais adequada
De acordo com o Manual do Twitter Ads para agências, é possível escolher o tipo de campanha ideal para determinada meta a ser alcançada.
Principais campanhas
Tweets Promovidos
Essa opção transforma o que seria mais um tweet comum em algo especial, uma vez que dá mais visibilidade ao conteúdo. Assim, um tweet que anuncia uma novidade da marca, por exemplo, pode ser promovido a fim de alcançar mais pessoas.
Vídeos Promovidos
Os vídeos compartilhados são promovidos e, assim, podem receber dezenas ou centenas de visualizações a mais do que vídeos comuns.
App Cards
Para as situações em que o objetivo é divulgar o aplicativo de uma empresa, essa ferramenta permite o compartilhamento do app de forma versátil, o que atrai mais usuários ao aplicativo.
3) Defina o tipo de orçamento da campanha
Após escolher a campanha mais adequada a determinados objetivos é necessário definir o tipo de orçamento a ser utilizado. É possível escolher entre o orçamento diário e o total. Neste, existe a opção de definir o quanto se deseja gastar durante toda a campanha. Já no orçamento diário, é obrigatório que se defina o valor diário máximo que será gasto na campanha.
Está disponível, ainda, a opção de lance automático, na qual os anúncios são automaticamente otimizados pelo Twitter em opções que estejam dentro do orçamento contratado. Já com o lance chamado de oferta máxima, o criador do anúncio define um valor máximo a ser gasto.
É necessário também escolher se a campanha será rodada em ritmo normal ou acelerado. A última opção significa que os anúncios serão exibidos mais vezes, mas isso também fará com que o orçamento termine mais rapidamente.
4) Redija anúncios impactantes
Não basta que os anúncios tenham grande visibilidade. É necessário que eles sejam também chamativos e interessantes. Algumas dicas podem ser úteis nessa empreitada: anúncios que destacam a urgência ou o pequeno prazo disponível de uma promoção, por exemplo, fazem com que os usuários não deixem o engajamento com a marca para depois.
Anúncios com ofertas, descontos, brindes e a palavra ‘grátis’ também são ótimas pedidas. As hashtags podem ser bastante úteis, mas devem ser usadas com moderação, uma vez que podem distrair os usuários. Assim, apenas as hashtags diretamente relacionadas ao que propõe o anúncio devem ser utilizadas.
É importante também criar anúncios que gerem interação com os usuários e façam com que eles se sintam como parte de uma interação. Para isso, o uso de perguntas pode ser bastante eficiente.
5) Utilize as ferramentas de mensuração do Twitter Ads
Após tomar todas as decisões mostradas acima e implementar anúncios de destaque no Twitter, é essencial que se acompanhe os resultados. Apenas assim será possível descobrir se as campanhas foram bem-sucedidas e devem continuar ou se será necessário fazer ajustes nas estratégias utilizadas.
O Twitter permite o acompanhamento de métricas relacionadas à visualização dos anúncios, à percepção da marca pelos usuários, ao tráfego gerado pelo anúncio nos websites e às informações demográficas da audiência atingida pelo anúncio, entre outras.
Os dados coletados a partir dessas ferramentas são essenciais para que as empresas não trabalhem no escuro, ou seja, para que possam acompanhar toda a repercussão das campanhas escolhidas.
Quando colocadas em prática, as dicas deste texto fazem com que seja possível criar anúncios no Twitter que sejam relevantes e que gerem retorno financeiro para as marcas. Anúncios bem planejados no Twitter podem e devem, cada vez mais, fazer parte das estratégias publicitárias das empresas, uma vez que a rede social tem um alcance amplo e em tempo real.
Além disso, como o Twitter Ads ainda é uma ferramenta pouco utilizada pelas empresas, conhecê-lo e fazer bom uso dele já garante que as marcas tenham vantagem em relação aos concorrentes.
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