entrevista
6.Setembro.2014



Miguel Lima, professor de educação física

“Muita gente tem academia em casa mas não sabe usar”
miguel lima acabando por fazer exercícios errados que podem até prejudicar a saúde e trazer lesões. Quem explica é o professor Miguel Lima, um pioneiro das academias de ginástica em Itabuna, em entrevista ao jornalista Marcel Leal no programa Mesa Pra 2 (quartas, 15h), da Morena FM.
      Miguel, que também promove há vários anos a Clínica de Corrida na Praça Rio Cachoeira, com um público cada vez maior, conversou sobre exercícios, saúde, dietas e muitas coisas que se tornaram preocupação, principalmente das mulheres, nos últimos anos. Confira.

Marcel - O trabalho de academia varia de acordo com as estações do ano?
       Miguel - Sim, e este ano fez um pouco mais de frio em Itabuna. A população sentiu isso. Houve uma queda considerável nos exercícios ao ar livre e na academia também. Existe um processo fisiológico no organismo: quando o corpo acumula gordura o metabolismo cai. Quem for magro sofre no tempo frio. Muitas pessoas também acham que engordam e isso é fisiológico.

O que deve ser feito no inverno?
       No inverno prolongado não se deve deixar de fazer exercício de força, é bom para o coração. No exercício aeróbico o corpo usa a glicose, carboidrato e lipídios. Mas a partir daí começa a consumir as proteínas, responsáveis pela musculatura e articulações. Os exercícios mistos ou treinamento com exercícios aeróbicos e anaeróbicos são ideais.

Há diferença entre o homem do campo e o da cidade?
       O dia a dia do homem do campo é dinâmico. Ele dorme cedo, acorda cedo, e até o fato de pegar uma manga na árvore já é um exercício. Os homens do campo fazem filho com 80 anos de idade. ele tem menos estresse.
      O estresse é uma descarga violenta de adrenalina, há aumento de batimentos cardíacos, o cérebro começa a pensar mais rápido e isso faz com que ele se livre dos perigos. Mas pode matar.

Para quem não quer ou não pode sair de casa, o que você recomenda?
       A corrida estacionaria. Não pode usar muito a escada por causa das articulações. Pode correr em casa, até mesmo no quarto, com pequenas flexões que são feitas até com tarefas domesticas. Muitas pessoas montam verdadeiras academias em casa. E quando fazem exercício não sabem fazer.
      A academia está em extinção porque a indústria da máquina jogou no mercado a esteira. A esteira é um exercício que acaba tirando um pouquinho da psicomotocidade.

Voltando ao estresse, se o cara sedentário der um pique é perigoso?
       Muito. Há morte súbita no futebol por causa disso. No baba existem os piques. No dia a dia, o exercício equilibra o estresse através da produção de hormônio e endorfina, que cria e equilibra a adrenalina gerada pelo estresse.
      Se o individuo não se exercita e não produz os hormônios do prazer e da tranqulidade, quando vem o estresse, vem também o infarto súbito.

Tem mulheres que reclamam que fazem academia e não emagrecem.
       Eu não uso IMC como referencial para o percentual de gordura. O IMC foi criado para estudos epidemiológicos e se faz a leitura da seguinte forma: se tiver acima de 25% do percentual de gordura é um fator risco para problemas cardíacos.
      10% das pessoas que nos procuram visam a saúde e 90% a estética. As mulheres que nos procuram querem saber sobre a questão da altura e peso. Tento explicar a partir da analogia para que pense. Uma pessoa com a mesma altura e o mesmo peso pode ser gordinha e outra atleta.
      A balança não sabe ler uma coisa e outra. Daiane dos Santos é um exemplo. Se verificar o peso com a altura dela, seria obesa. Mas o que ela tem de massa muscular não é brincadeira. Nos exercícios físicos a gente procura eliminar a gordura em excesso e dar massa magra.

A pessoa pode perder dois 2kg de gordura, ganhar 2 de massa e ficar com o mesmo peso?
       É isso mesmo. A roupa tem que folgar na cintura, pois é onde existe a maior concentração de gordura. As pessoas ainda não conseguem compreender. A educação física é muito nova e ainda existe “academia de aluguel”.
      Pergunto quem é o coordenador, não tem. Professor responsável, também não. Só tem personal trainer. E e se acontecer um pepino, quem será o responsável?

O pilates tem crescido muito, não é?
       Saiu de um pragmatismo, que era para lesionados, e virou pilates fitness, pilates para esporte, inclusive para a hipertrofia. Participei de uma palestra de um doutor em educação física que falou o que o estudo comprova. Quando se ganha massa magra, aumenta-se o metabolismo brasal.
      Ou seja, eu queimo 2.700 calorias por dia, seja andando, parado ou até dormindo, pois é o que meu organismo necessita para a sobrevivência.
      Quando eu ganho 3 kg de músculo o metabolismo acelera. O pilates foi criado na década de 30 por Joseh Pilates, para reabilitação de soldados feridos na guerra. Hoje se sabe que é ótimo para reestruturação corporal e fortalecimento de grupos musculares.

E o pilates no esporte?
       É simples, se você é um atleta, mas não consegue baixar sua marca na natação porque você tem nível e flexibilidade pequena, usa Pilates. O pilates serve para emagrecer e para treinamento esportivo.
      Eu tive que desconstruir conhecimento e questionei sobre o uso da mola. O palestrante me disse que existe carga suficiente nas molas para gerar massa muscular.

Você comentou que a ginástica está acabando. Então qual o caminho das academias?
       A educação física como um todo tem que ser revista. Como é que uma pessoa pode gostar de esporte se não tem quadra e quando tem é descoberta? No clube não tem escolinha. Os clubes viraram condomínios, são apertados e mal ventilados.
      Varias academias são colocadas com playground na venda, mas são vazias, porque são apertadas e não tem quem oriente. O Conselho Regional de Educação Física entrou com uma ação no Ministério Público contra academia em prédio se não tem um responsável técnico.

A ginástica já passou por vários modismos, não?
       Sim, já tivemos step, jump, crossfunk e agora é funcional e crossfitness. Esse modismo é uma briga insana minha. Eu prefiro investir meu tempo em trabalho de rua, eu gosto de cuidar de pessoa.
      As pessoas entraram de cabeça no modismo, no caso do step. Os professores começaram a criar coreografias mirabolantes. O cara pegava um DVD e ficava o final de semana treinando em casa. Na segunda chegava na academia com o cérebro todo ajustado aos giros, subidas e variações.
      Mas o aluno, que não conhecia nada daquilo, ia para frente do espelho e mandava ver. Quando o aluno ia pegar o primeiro movimento o “professor” já estava no quinto. Ai começaram as lesões e as caminhadas para a Cotef (risos).

Um método tipo zumba, baseado em dança, pode emagrecer?
       Atividade física é uma coisa, exercício físico é outra. Para o mestre e doutor Francisco Pitanga, atividade física é qualquer atividade onde se envolva as articulações, como dançar, andar, dirigir, conversar. Nos estados unidos o governo incentiva a lavar o carro.
      Mas, seja zumba ou jazz, não deixa de ser atividade física, porque queima calorias. A OMS preconiza que 30 minutos de atividade física diária moderada já previne o infarto do miocárdio. Estudos recentes dizem também que esses 30 minutos podem ser também divididos durante o dia.

Então Itabuna ajuda a fazer atividade, já que não há vaga e muitas pessoas hoje deixam o carro em casa e vão à pé para o centro...
       Sem dúvida. Na Holanda, as pessoas usam muito bicicleta. No Rio existe até as bikes pra alugar. Na Grécia as pessoas arrastam as malas até chegar nos points. O problema é que o mundo virou dos veículos e o principal, a sociedade, é o pedestre.

Voce não acha que precisaríamos de uma politica cultural em Itabuna?
       Sem dúvida. Mas tem aquela coisa: a gente não procura. Os artistas são muito desagregados aqui. Tivemos reuniões para organizar os colegiados com apenas três pessoas e alguns poucos musicos...

A avenida Soares Lopes em Ilhéus é uma bela avenida para andar mas ninguém usa.
       Realmente não é utilizada. Acho que vou levar a Clinica de Corrida para lá, porque é ampla, segura, plana e larga. Acredito que falta uma política pública para incentivar.
      Quando eu coordenava a Raiz, ficava imaginando por que a gente usa a Beira Rio em Itabuna, com o cheiro do rio e na Bahia do Pontal ninguém caminha.

Como está a Clínica de Corrida?
       A clínica está ótima, inclusive no dia 18 vamos fazer um programa especial na House com o pessoal da Clinica de Corrrida e o Clube dos Poetas, para que as pessoas sintam o que eu sinto na Beira Rio quando vejo pessoas de todo tipo juntas na aula.
      Em Itapé, onde também levamos a Clinica de Corrida, é uma festa. E na primeira oportunidade que tivermos com Gilka Badaró, em Itajuipe, também estaremos como nosso trabalho. Até para aproveitar o lago, aquele belo cartão postal.


 
compre fazenda
Anuncie aqui: (73) 3043-8941


Copyright©1996-2014 A Região Editora Ltda, Praça Manoel Leal (adami), 34, 45600-023, Itabuna, BA, Brasil | Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.