entrevista
11.Abril.2015



Rone Montenegro, Patria Amada Brasil

“Nós como cidadãos temos que reagir”
rone diz Rone Montenegro, do movimento Pátria Amada Brasil, um dos organizadores do protesto do dia 15 de março e do próximo, que acontece neste domingo em todo o país. Em Itabuna, ele terá concentração no Jardim do Ó, às 15h, depois percorrerá a Cinquentenário.
      “Somos motivos de chacota no exterior. O mundo está perplexo com o que está acontecendo em nosso país e parece que muitos ainda não conseguiram se conscientizar”, declarou em entrevista exclusiva ao jornalista Marcel Leal no programa Mesa Pra 2 (quartas, 15h), da Morena FM. Confira.

ML - Além do esquema da Petrobras, temos um na Eletrobrás e no BNDES, onde o escândalo pode ser ainda maior. O que você acha?
       Se fizéssemos uma auditoria em cada setor, iríamos descobrir coisas incríveis. No caso do BNDES, na nossa Constituição Federal existe o artigo 49, que diz que é necessário discussão no Parlamento para analisar esses empréstimos e aprová-los.
       Mas a presidente rasgou a Constituição. Não sabemos os juros, quando vai vir esse dinheiro nem se ele vai voltar.

Lula baixou um decreto de que todos esses empréstimos são segredos de estado. E ninguém contestou.
       Isso é inconstitucional. Não tem nenhum valor jurídico. O que se sabe é que os países beneficiados com nosso dinheiro foram os bolivarianos. Há uma série de irregularidades. Só quem pode entrar com uma ação é a Procuradoria Geral da República e a OAB. E não vimos nossas autoridades se manifestarem.

Quando você se envolveu com o 15 de março?
       Fiz um grupo no WhatsApp no dia 1º. de março, com o nome Pátria Amada Brasil, e com quatro dias não tinha mais vagas. Fizemos reuniões com outros grupos sociais, conseguimos arrecadar algum dinheiro para um mini trio-elétrico, fomos para as ruas e terminou com a adesão de muita gente.

Você se surpreendeu com essa adesão, inclusive de pessoas que nunca se envolvem?
       Olha, eu fiquei emocionado. Nunca pensei que fosse ver um movimento tão lindo como esse. Se via idosos, crianças, jovens. O governo costuma dizer que só vai para a rua protestar gente rica. Então esse país não tem crise, somos todos ricos.

Itabuna deu um show de cidadania, não teve um problema, não foi?
       Foi uma coisa muito bonita e até a policia elogiou. Esperamos que o dia 12 seja muito melhor do que o dia 15. As pessoas se sensibilizaram com o que está acontecendo com nosso país. E a expectativa é a melhor. Todo mundo está motivado, alegre e acompanhando as informações.
       O que mais me chama a atenção é que veio a campanha política e a presidente falou que “se faz o diabo para ganhar a eleição”. Ela disse que não tinha inflação, que a economia ia de vento em popa e que os candidatos da oposição iriam mexer com os direitos trabalhistas e usar medidas impopulares.
       Depois de eleita, lançou uma serie de medidas inacreditáveis. No dia das mulheres, ela veio com uma roupa verdinha, com um fundo musical suave e tentou de todas as formas explicar, com seu discurso mal ensaiado, que seu governo não tem corrupção, não tem culpa nenhum.

O aumento da energia elétrica, que chega a 56% em alguns estados, vai fechar muitas empresas. Voce também acha isso?
       O negocio é que a crise se arrasta nesse país, o desemprego e a miséria cresceram, a industria e o comércio sofrem. Os impostos desse país são os mais altos do planeta e ela nos faz pagar essa conta. A educação em nosso país tem custo europeu e qualidade africana.

Se houver uma impeachment, quem assume é o vice e, se ele for cassado, assume Cunha ou Renan. Ou seja, o PMDB assume. O que você acharia melhor?
       Se houvesse grandeza da presidente, ela renunciaria. Ficaria bonito, seria uma conduta moral que iríamos admirar. O inciso V do artigo 85 da CF fala de improbidade administrativa de origem dolosa ou culposa.
       Ela diz que nada sabia, mas o ex-presidente Lula vendeu a imagem de que Dilma é ótima administradora. Ela ocupou cargos de ministra das Minas e Energia, chefe da Casa Civil, presidente duas vezes, presidente do Conselho da Petrobras.
       Acontece tudo isso e diz que nada sabia. Alguns parlamentares queriam investigar e ela sempre negou.

Em 2009 ela disse que era impossível acontecer fraude na Petrobras porque ela tinha os melhores controles do mundo.
       Pois é, e depois de todo o escândalo ela mantém Graça Foster na presidência da Petrobras junto com os diretores. Ela entra no artigo 85 da CF por crime culposo. Temos um grande jurista brasileiro, José Noronha, que fez o parecer de que há elementos jurídicos para abrir processo de impeachment por crime culposo.
       É verdade que esses processos são políticos e é preciso que o parlamento fique contra a parede. É o que estamos tentando fazer. No dia 15 nossa proposta foi bem clara. Ai ela vem com “reforma política” que ninguém pediu.

Você já conhece o discurso da “elite branca” que quer a saída dela. Só que várias pesquisas mostram que 63% querem a saída. Teve algum eleitor dela na manifestação do dia 15?
       Sim, encontramos vários. Na verdade, o que aconteceu nas eleições foi uma fraude eleitoral. A presidente mentiu, deturpou e acusou os candidatos Marina e Aécio. Ela segue a teoria marxista e leninista “xingue-os e acuse-os com que você é”. Eles levam essa cartilha a sério.

Tem muita gente querendo saber onde e como participar...
       Olha, os “coxinhas” que trabalham, que pagam impostos e os escândalos do país, vão para a rua num domingo, com a concentração no Jardim do Ó a partir das 15 horas. Esperamos Itabuna em peso, todos os cidadãos. O Brasil clama e se você se importa, ama e quer ajudar seu país, participe.

Dilma ainda não entendeu o recado, não é?
       É por isso que chamamos toda a população das cidades vizinhas para participar. Não temos grupo político, somos cidadãos. Quem quiser a camisa pode ligar para 9177- 5544 e, adquirido-a, você estará ajudando seu país a fugir de uma ditadura sendo implantada mansamente.

Voce me disse que tem a ver com o Foro de São Paulo, pode explicar?
       O Foro de São Paulo há mais de 15 anos atua em silencio. O principal objetivo é criar um bloco como o da União Soviética e fazer toda a América Latina virar socialista. Começou em 1990, com a dissolução da União Soviética, quando Cuba perdeu apoio, proteção, verbas.
       Como Fidel Castro já conhecia Lula, o convidou para fazer parte de um grupo. A primeira reunião foi feita no Brasil, em São Paulo, daí o nome.

Quem faz parte desse grupo?
       Todos os partidos legais da esquerda e alguns movimentos criminosos como as Farcs, o exército de libertação da Colômbia, o MST e o Lula, que na época usou a expressão de Paulo Freire “unir os diferentes para vencer os antagônicos”. O objetivo de Fidel era recuperar o que havia perdido.

E o que foi perdido?
       As ditaduras comunistas. Por isso a ajuda mútua entre Brasil, Venezuela, Cuba e Bolívia e, só para lembrar, Bolívia e Venezuela roubaram todo o patrimônio que a Petrobras tinha lá. Lula não falou nada. Os partidos aliados dele não abriram a boca.
       Países como Venezuela, Bolivia e Equador solapam a democracia, colocam as milícias nas ruas, perseguem as pessoas, fecham jornais, tomam emissoras de rádio e TV. Foi o que Hugo Chaves fez.
       Quando Lula chegou à presidência encontrou um país mais sólido que aqueles, por isso iniciou o mensalão, como ação do Foro para anular o poder do congresso, comprando uma parte do parlamento e aparelhando o judiciário.
       No STF são 11 membros e eles indicaram 9. Só que encontraram uma pedra no sapato, o ministro Joaquim Barbosa, que julgou, condenou e prendeu. Depois vieram com a proposta dos “conselhos populares” por meio do decreto 8.243.
       Disseram que a sociedade civil estaria perto do governo. Isso não passa de uma falácia. Quem iria sentar nos conselhos seriam aMST, CUT, Via Campesina, a Fenaj, que é formada só por petistas.

Eles querem tomar o controle da mídia...
       Querem a “democratização” da mídia. Mas a constituição federal já defende a mídia. Querem censura sutil da mídia, calar a boca e selecionar as informações passadas à população. Não querem que sejam divulgadas as coisas como são. Se houvesse o controle ninguém saberia do Mensalão, Petrolão e outros escândalos envolvendo o PT.

Quais são as outras ações do Foro?
       Em 21 de março foi realizado o Conclave pela Democracia em Washington (EUA), formado pelo ex-primeiro ministro da Espanha, os ex-presidentes da Colômbia e do México, senadores e intelectuais. Eles denunciaram “a maior organização criminosa da America Ladina”, o Foro de São Paulo.
       Além disso, as urnas eletrônicas são de uma empresa da Venezuela, a Smart Matic, citada no foro como ferramenta para os ditadores bolivarianos se manter no poder. Também foram citadas as eleições de 2014 no Brasil. As comunidades internacionais disseram que houve fraude.
       As urnas foram apuradas em uma sala secreta. O ministro Dias Toffoli não permitiu que as autoridades estivessem presentes. O corregedor geral João Otávio Noronha disse que não houve transparência nem fiscalização.
       Olhe que Tóffoli era advogado do PT, chegou no STF sem condições para exercer o cargo, nunca passou numa banca e não tem um titulo. Eu gostaria que a população pesquise no Google sobre o Foro de São Paulo, a Smart Matic.
       Não queremos nada de Dilma, nem reforma política. Queremos a saída dela. Se você está insatisfeito, venha para a rua gritar fora Dilma, fora PT.


 
compre fazenda
Anuncie aqui: (73) 3043-8941


Copyright©1996-2014 A Região Editora Ltda, Praça Manoel Leal (adami), 34, 45600-023, Itabuna, BA, Brasil | Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.