a regiao
booked.net
malha fina

22.Junho.2024

O paulista da AFI

Quem busca o perfil do deputado Fabrífio Pancadão no site da Assembleia encontra duas supresas. A primeira é que ele não é de Itabuna, nasceu em São Paulo. A outra, que não combina em nada com a imagem de "liderança de bairro carente", é que estudou na AFI, escola particular por onde passou a elite de Itabuna. De povão, só sua banda Tsunami.

Existem doguinhos e cães

Na disputa para prefeito em Itabuna, está na cara que ela será polarizada entre Augusto e Pancadão. Mas para vereador os votos são muito mais espalhados, por isso está cheio de candidato dizendo que "está forte" ou "a candidatura está crescendo". Essa conversa mole é igual aquela história do cachorro. Quem mais late é quem menos morde.

Metade vai arrumar a mala

De certo mesmo é que mais da metade dos atuais vereadores vão terminar o ano desempregados. Seja por passar os quatro anos "em branco", trair seus eleitores, falar besteira demais ou defender o que não devia, o certo é que vão perder o melhor emprego da cidade. Tem vereador tão apagado que a gente não lembra que está cumprindo mandato.

Mato alto e zero turismo

portal choco Ano de eleição serve para muita coisa. Como lembrar enganações e promessas que estavam esquecidas. Por exemplo, nesta semana o pré-candidato a prefeito de Ilhéus Valdemorte Jr lembrou a tal "Estrada do Chocolate", embromação eleitoreira lançada por Rui B. Osta na campanha do primeiro mandato. Até hoje ela não passa de um portal cercado de mato.

Eternamente na promessa

A promessa era formatar uma estrada turística como a Estrada Real, de Minas Gerais, com pacotes de visitação às fazendas de cacau, decoração temática e um calendário de eventos. O portal foi inaugurado com festa, buscando votos dos trouxas. Na reeleição, pintura do portal e nova promessa de deslanchar o projeto. É capaz de prometerem de novo...

Vergonha para o Nordeste

Entra São João, sai São João, as prefeituras e o governo do Estado continuam matando a marca São João, dando a maior parte do espaço para ritmos como sertanejo, axé e arrocha. O resultado é que o turista de São Paulo não vem mais para o Nordeste para ver forró de verdade. Para isso ele vai ao Centro de Tradições Nordestinas de Sampa, que faz festa só de forró. Todo ano.

Invicta entre as quadrihas

Junho é mês de fogueira, fogos e quadrilhas. No Concurso Nacional, a eterna campeã, mais uma vez , não terá concorrência. Toda vestida de xadrez vermelho, branco e preto, a Quadrilha do PT tem passistas de renome, como José Dirceu, Gleisi Hoffman, Rui B. Osta, Vaccari, Palocci, Pimenta, além de convidados como Randolph. O comando é do Ludrão.

Malandragem não cola no TRE

Candidatos a prefeito e vereador acham que o TRE está dormindo e só vai acordar quando começar a campanha. Por isso tem gente que vai acabar inelegível, ou sem dinheiro para concorrer depois de levar as multas pesadas do tribunal. Só até abril ele já condenou 55, que usaram outdoor, adesivagem de carro e santinhos, mesmo disfarçando.

Inelegível e devendo na praça

O advogado Alah Góes, no programa Conexão Morena, da Morena FM, conta que a multa por outdoor malandro sai por R$ 25 mil. "Por peça. Se usou quatro, só aí são R$ 100 mil e, se não quitar, fica impedido de ser candidato". A malandragem é dar parabéns a bairros, dizer que "está com voce", amigos "dando os parabéns" ao candidato e coisas do tipo.

Procurando um milagre

Perdido no meio do deserto sem cão nem amigos, o finado Gelado Limões continua sem saber como vai continuar assombrando a política. Seus poucos defuntos amigos defendem que ele imite Eduardo Suplicy e Waldir Pires que, depois de cargos altos, se elegeram vereador. Já os urubús que circulam sobre a carcaça dizem que ele não se elege nem a vereador...

Rico sem amigos é pobre

Uma saída para Gelado seria assumir um cargo no governo estadual ou no federal do "cumpadi" Ludrão. Só que Gelado dinamitou todas as pontes dentro do PT, irritando e se rebelando contra as orientações de Wagner, ofendendo Rui B. Osta quando foi escolhido, e Jerônimo, desprezando sua candidatura. Com Ludrão, nunca teve cargo nem nada.

Debandada começa em julho

Quem gosta e analisa política, ao andar em Ilhéus sente um forte cheiro de desistências. A aposta é em Bento 69 apoiando Ai Dela Dinheiro e Bebeto virando vice dela, por pressão de Rui B. Osta para unificar a turma. Do outro lado, Mangustão e Jeba Mole devem sair de cena para se juntar a Jabes Ribeirão ou a Valdemorte Junior, a depender de quem fica.

Ainda pode ter surpresa

No final, desse monte devem ficar só duas candidaturas periféricas, que têm como objetivo fazer crescer o partido na cidade, independente de ganhar eleições. É o caso de Wanessa Gedeon, do Novo; e de Coronel Resende, do PL de Bolsonaro, que pode até surpreender se os bolsonaristas da cidade resolverem reforçar a direita em Ilhéus. São maioria.

Fingindo que não viu

cego surdo mudo O conversador da Bahia GeraMico parece que encontrou a solução para a violência: fingir que não existe para ver se some sozinha. Ele não fez uma única declaração sobre o assunto depois que o Atlas da Violência deu, de novo, o título de estado mais violento do país à Bahia do PT. Ainda por cima tem 6 das 10 cidades com mais criminalidade em todo o Brasil.

Faz tudo menos trabalhar

GeraMico já tentou comparar a violência da Bahia com a da Europa, virando meme instantâneo. Já tentou alegar que o problema é nacional, mas a Bahia tem o dobro de homicídios que qualquer outro estado. Tentou acabar com a violência proibindo pistola de água no carnaval... Só não jogou a culpa em "governos anteriores" porque os últimos 4 são do PT.

Armação pode dar errado

Não é só em Ilhéus que o PT quer atropelar os aliados, principalmente o PSD de Otto. Em Bom Jesus da Lapa e Juazeiro acontece a mesma coisa. Por trás disso está o senador Jaques Wagner. Ele vem ignorando os acordos de GeraMico para armar sua rede para 2026. A pergunta que nenhum petista quer admitir é: e se PSD e PP saírem sem o PT em 2026?

PT é o lado fraco da aliança

Não é difícil de acontecer. O PT da Bahia reservou para Rui B. Osta uma das vagas do senado ou tentar voltar a ser governador. A outra vaga do senado é de Wagner, o que significa que Otto e Angelo Coronel ficam no sereno. Nenhum deles vai aceitar ser vice. Mas, se juntarem o Avante, podem fazer uma chapa com Otto na cabeça, Coronel e Carletto para o senado.

Não tem como dar certo

A alternativa para o PT seria limar GeraMico, lançar Rui para o governo, Wagner e Otto para o senado. Mas isso não resolve o que fazer com Ângelo Coronel, que já percebeu que pode pagar o pato e está montando um grupo de deputados para atrapalhar o PT na Assembleia. Outra seria dar a cabeça para Otto e as vagas do senado para Rui e Wagner. Vai dar m...

Nuvens negras pela frente

Tem partido que não vai segurar a mão do candidato até o final, e a gente não fala só dos menores. Tanto Capetão Azêdo quanto Isaac Nerys de Pitibiriba podem ser sacrificados para o partido se juntar a um dos favoritos e ajudar na eleição dos vereadores. Só Chico França está seguro, já que preside o PL em Itabuna e o nacional quer marcar território.

Botando a m... no ventilador

Em Canavieiras o vereador Lesceps, de olho na eleição, rompeu com o governo e disse que vai denunciar o colega Nizão Barraqueiro ao Ministério Público porque ele "bate em todo mundo" e "empregou todos os traficantes da cidade" na prefeitura. Junto com ele, Lesceps promete denunciar o presidente Caquinha de Doguinho como cúmplice.

Cena da época dos coroneis

Semana repassada, Nizão Barraqueiro, que anda armado, ficou retado porque seu povo andou reclamando de alguma coisa relacionada com a secretaria de finanças de Canes. Ele foi até a prefeitura, onde é dono de outra secretaria, e não se preocupou em marcar hora. Meteu o pé e arrebentou a porta da secretaria. O secretário teve que trocar as calças...

Vira-casaca de ocasião

Apesar das bravatas de oposição, Lesceps era governo até ontem, "dono" da secretaria de Transporte e Obras. Só rompeu porque o cabra que indicou para secretário, Nenzinho Nem Nada, foi pego extorquindo um funcionário, dizem as más e as boas línguas da cidade. Agora o vereador faz pose de defensor da honestidade. Em tempo: Lesceps é francês para "Os CEPs".

Vai sobrar o PT Nutella

Na eleição de Salvador, com Bruno Reis disparado na frente e Geraldo Cabeção comendo poeira quilômetros atrás, tem petista "dando seu jeito". Vários militantes e lideranças do PT raiz e de extrema esquerda, que não engolem o candidato do MDB, estão acertando fazer campanha para Kleber Rosinha, do Psol, uns abertamente, outros por baixo das saias.

Apelando para o tapetão

Depois que foi largado na chuva pelo partido, o finado Gelado Limões andou consultando alguns advogados em sessões espíritas para entrar com uma ação na Justiça contra o PT. Só não sabe ainda qual o argumento que vai usar. Pensou em apelar para o direito dos idosos ou acusar de "geladofobia". Mas parece que vai mesmo processar o PT por... abandono de incapaz.

Enterrando a má imagem

O que voce faz quando o nome da empresa está tão sujo que não tem mais jeito? Assim como a Odebrecht virou Novonor, o IBDAH, que administra muito mal o Hospital Regional Costa do Cacau, mudou seu nome para Instituto de Gestão Aliança, IGA. O nome é outro, mas a rotina de atrasar salários continua. Os de maio só foram pagos em 14 de junho.

Só acabando a terceirização

O problema está no Estado. Nos governos do PT, ele tira o dele da reta terceirizando a gestão de áreas que devia comandar diretamente, como a saúde. O resultado é que as empresas atrasam salários, deixam de pagar direitos dos funcionários, e fica por isso mesmo. O estado não pode ser culpado porque repassou, e as empresas culpam o atraso no repasse de verbas.

Muito esforço foi feito para produzir estas malhas. Se gostou, faça uma doação para que a gente possa continuar publicando. Qualquer valor é bem vindo.

     


morena fm