30 Agosto 2018
Interior sem Horário Eleitoral
O Horário Eleitoral Obrigatório das eleições começou nesta sexta-feira, mas o programa não pode ser retransmitido em Itabuna e várias outras cidades do interior baiano. As emissoras não receberam nenhum tipo de orientação por parte do TRE.
Nas eleições anteriores para governador, senador, presidente e deputados, o TRE local fez reunião com os veículos da midia e os partidos para definir quem geraria o programa nas cidade. Desta vez, não houve reunião.
O Tribunal Regional Eleitoral só fez a reunião em Salvador, definindo quatro emissoras de tv e quatro de rádio para gerar o programa ao longo dos 35 dias de campanha. O problema é que é impossível para uma emissora do interior sintonizar uma da capital.
Sem uma definição do TRE, não foi indicada nenhuma fonte de onde as emissoras locais possam pegar o sinal para retransmitir. Por isso, as rádios náo têm alternativa a não ser tocar apenas música durante o horário, com a indicação obrigatória de que ele está reservado para o TRE.
A Morena FM procurou o cartório eleitoral de Itabuna, mas este não tinha nenhuma instrução de Salvador sobre o programa. A emissora ligou para o TRE em Salvador e não conseguiu ninguém que desse uma solução.
"O que nos disseram é que a transmissão do programa é coisa técnica de responsabilidade das emissoras. Mas elas não têm como sintonizar aqui uma FM de Salvador para pegar o sinal. Estamos sem opções," diz Marcel Leal, presidente da Morena FM.
Já as inserções obrigatória dos candidatos estão sendo feitas sem problemas. "Elas chegam por email, direto dos partidos, e no site do TRE existe uma planilha mostrando quantas cada candidato tem para usar. Esta parte é tranquila," explica Marcel.
No rádio, o Horário Eleitoral tem duas edições, uma das 7h00 às 7h25 e outra das 12h00 às 12h25, de segunda a sábado. Já as inserções acontecem todos os dias ao longo da programação, incluindo nos domingos.
PF cumpre 133 mandados na BA
O vereador Rodrigo Moreira, de Vitória da Conquista, já afastado do cargo, está sendo acusado pela Polícia Federal de liderar um esquema de crimes eleitorais cometidos em 2016. A operação foi deflagrada, nesta quinta-feira, em cidades da Bahia, Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Segundo a PF, os crimes foram cometidos pelo ex-vereador, um ex-presidente da Câmara de Conquista, o assessor de um deputado federal, um ex-deputado estadual da Bahia, assessores, o ex-diretor do 4º Ciretran de Vitória da Conquista.
Também estão envolvidos membros da empresa que administra o novo presídio de Conquista, sócios da zona azul e outras pessoas. Eles responderão por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, ativa e eleitoral, falsidade ideológica, patrocínio infiel e estelionato.
De acordo com a PF, a Operação Condottieri cumpriu 29 mandados de busca e apreensão, 23 de medidas cautelares e 61 de intimação em Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Wenceslau Guimarães e Lauro de Freitas, na Bahia.
Também foram cumpridos mandados no Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá (MT). De acordo com a PF, as investigações sobre os crimes eleitorais foram iniciadas em 2017 pela delegacia de Vitória da Conquista.
A PF diz que, quando candidato, o ex-vereador oferecia empregos no novo Presídio de Vitória da Conquista, em troca de apoio na campanha e de votos. As investigações apontam ainda que a organização criminosa utilizou a estrutura de outros órgãos públicos.
Avião pousa em rodovia na Bahia
Quem trafegava pela BR-110 na tarde de quinta-feira levou um enorme susto. O piloto de um avião monomotor fez um pouso de emergência em plena pista, no km 269, entre Inhambupe a Olindina.
A aeronave levava também o empresário André Oliveira, de Itabuna, dono da A&S, uma empresa de construção. O avião seguia de Paulo Afonso para Salvador quando teve problemas, ainda não revelados pelo piloto.
A Polícia Rodoviária Federal empurrou o avião para o acostamento para que a pista fosse liberada, mas muita gente passava devagar, impressionada com a vista de um avião no local. A PRF ainda não sabe por que o piloto fez o pouso forçado.
Ela já constatou que o piloto não estava sob efeito de alcool ou drogas, depois de fazer teste de alcoolemia. Os passageiros tiveram apenas ferimentos leves e foram atendidos em um hospital de Alagoinhas.
HRCC admite atraso nos salários
Uma nota oficial que tinha a intenção de desmentir as notícias de atrasos de salários no Hospital Regional Costa do Cacau acabou confirmando o problema. As notícias diziam que há atrasos no pagamento dos médicos que atuam na unidade de saúde.
O HRCC diz que "não procede a informação de que os médicos estão há 4 meses sem receber. Este fato é pontual, e refere-se apenas às duas equipes do ambulatório de cirurgia geral e ortopedia, que em decorrência de problemas burocráticos, tiveram esse atraso".
Depois de admitir o atraso nos salários, a nota diz que ele "não é de 4 meses e sim de 3", o que faz pouca diferença para os funcionários que estão sem receber. O Governo do Estado diz que os pagamentos para a Gerir estão em dia.
A Gerir é a empresa que venceu a licitação e administra o hospital. Ela diz que "a diretoria do HRCC tem desenvolvido esforços, dedicando total prioridade, no sentido de solucionar o quanto antes a questão e já nos próximos dias o pagamento de todos os profissionais médicos estará normalizado".
Cidades reforçam vacinação sábado
Diante do fracasso da Campanha Nacional de Vacinação contra a pólio e o sarampo, o Ministério da Saúde pediu aos municípios que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças que abram os postos de vacinação neste sábado.
A medida tem como objetivo vacinar 3,3 milhões de crianças, de um a 5 anos, que ainda não estão protegidas contra as duas doenças. A última atualização enviada pelos estados mostra que, até terça, 70% das crianças se vacinaram.
Em todo o país, foram aplicadas mais de 15,7 milhões de doses das vacinas (cerca de 7,8 milhões de cada). De acordo com com o Ministério da Saúde, a organização da mobilização é de responsabilidade de cada município.
Portanto é necessário verificar com as Secretarias Municipais de Saúde quais postos estarão abertos neste sábado para vacinar contra poliomielite e sarampo. Ilhéus e Itacaré já divulgaram que estarão vacinando em todos os postos.
Entre os estados com menor cobertura estão o Rio de Janeiro, com 51,2% do público-alvo vacinado para pólio e 52,4% para sarampo, e Distrito Federal, que tem 54% para pólio e 53,7% para sarampo.
Já entre as capitais, as piores são Boa Vista (RR), com 38,4% para pólio e 38,3% para sarampo, seguida por Salvador, com 38,8% de pólio e 38,4% de sarampo. As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha.
Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.
Operação desarticulou o tráfico
A operação realizada na quarta por policiais militares e civis, em vários bairros e no centro de Itabuna tenta colocar um freio nas ações da facção criminosa que aterroriza a cidade e a região. Pelo menos 14 acusados de fazer parte da quadrilha foram presos.
O bando é responsável por assassinatos, tráfico de drogas, assaltos, roubos e furtos. As prisões aconteceram no Conjunto Penal de Itabuna (de forma administrativa).
Os presos por determinação judicial foram Edson Fonseca Tavares, o “Tinguelo”; Danilo de Souza Góes, o “Arque”; William Wallas Alves dos Santos, o “Gordinho” ou “Jhon Jhon”; Robert Mendes de Jesus, o “Pica Pau”.
Mais Washington Luiz Campos da Silva; Genildo Souza dos Santos, o “Gil Bolinha”; José Ronaldo Rocha Reis, o Bola”, Wilson Celestino Nascimento Júnior, o “Juninho” e Edilson dos Santos, o “Zumbi”.
Durante a Operação Nebulosa, os policiais apreenderam, em dois endereços ligados a “Tinguelo”, quase R$ 6 mil, relógios, celulares, uma balança de precisão e 450 gramas de cocaína. As apreensões ocorreram na Rua da Bananeira e na rua Jorge Amado, no bairro Lomanto.
No bairro São Roque, os policiais apreenderam 39 papelotes de cocaína com “Juninho”. Os líderes da facção, segundo a Coordenadoria da Polícia Civil em Itabuna, foram transferidos para o presídio de Segurança Máxima de Serrinha.
Eles foram identificados como Fábio Santos Possidônio, o “Binho Possidônio”; Luís Santos Possidônio, o “Quinha Possidônio”, Diego Silva dos Santos, o “Diego Babão” e Diego Silva Souza, vulgo “Diego Cabeludo”. As prisões e as transferências foram em cumprimento de mandados expedidos pela justiça.
"Rui precisa explicar o Planserv"
A oposição baiana diz que, apesar de o Governo do estado negar que o Planserv tenha sido terceirizado, "mudanças provam que o convênio passou a gestão para uma empresa externa de Santa Catarina, fato que vem alterando a qualidade do atendimento".
As modificações têm sido notadas pelos usuários e prestadores de serviços. A reclamação é de que as cotas vem dificultando a assistência aos pacientes. Documentos e pulseiras de atendimento nos hospitais e clínicas credenciadas revelam o nome da Qualired.
“Como negar a terceirização? O governador precisa explicar o que está acontecendo com o Planserv. Os servidores do estado tem o pagamento descontado em folha, portanto não pode haver barreiras no atendimento”, cobrou o deputado Luciano Ribeiro (DEM).
Desde o ano passado, um limite orçamentário imposto pelo plano aos credenciadas tem recaído sobre os beneficiários. Há denúncias de que pacientes que sofreram cirurgia não conseguiram fazer a revisão dentro do prazo por falta de cotas.
“Servidores reclamam que, após o 10º dia do mês, é praticamente impossível marcar consulta com um médico especialista ou um tipo de exame para um prazo mais curto, restando ao paciente esperar dois meses ou mais para ser atendido".
"Todas essas limitações tem sido sentidas pelos usuários do Planserv nos últimos meses. Lembrando que estamos falando de um plano que não possui inadimplência.”, frisa Luciano. Ele é secundado pelo deputado Alan Sanches (DEM).
"É inadmissível, por exemplo, limitar cota para pacientes recém-operados. É o nosso dever fiscalizar essa situação. Os servidores públicos do estado precisam ter esclarecimentos sobre a mudança na gestão”, afirmou.
Os deputados lembram que o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais não pode ser visto como um plano de saúde privado, que objetiva lucros. “O plano tem que ser subsidiado, pois a assistência à saúde é um benefício que o estado precisa oferecer aos servidores".
Alan lembra que os salários dos servidores estão congelados há três anos, e isso reflete diretamente nas receitas do plano. Os parlamentares fazem um retrospecto das mudanças que começaram em 2015.
"Para se desobrigar de uma despesa, penalizando mais uma vez o servidor público, no final de 2015 o estado reduziu sua participação na contribuição, de 5% para 4% incidente sobre a folha global, impactando nas receitas".
“Entende-se portanto que com a contratação de uma empresa para gestão do plano gerou uma nova despesa, onerando mais ainda o plano de saúde”.
Mãe que enterrou bebê fez exame
Rosemare de Oliveira, suspeita de matar e enterrar o próprio filho, um bebê de um mês, na Volta da Cobra, em Itabuna, já passou pelo exame de sanidade mental ordenado pela Justiça. Mas o resultado da investigação, conduzida por um psiquiatra forense, não foi divulgado.
A acusada recebeu liberdade provisória depois de uma audiência de custódia na segunda-feira. A informação é da Polícia Civil e foi confirmada pela Justiça criminal. Ela estava presa desde sábado, depois que familiares dela denunciaram o desaparecimento da criança.
Segundo a Vara do Júri de Itabuna, Rosemare teve liberdade provisória concedida pela 2º Vara Crime, para que passasse por um exame de sanidade mental. Ela continuará a responder ao processo de infanticídio em liberdade.
De acordo com a Justiça, o resultado do exame de sanidade mental é que deve definir se Rosemare será presa ou encaminhada para o hospital de custódia, em Salvador, para tratamento. Ela é ré primária.
STF aprova a terceirização plena
Por 7x4, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta (30) pela constitucionalidade da terceirização da contratação de trabalhadores para a atividade-fim das empresas. O julgamento foi concluído após cinco sessões.
Os últimos dois votos foram proferidos pelo ministro Celso de Mello e a presidente Cármen Lúcia, ambos a favor da terceirização. O ministro entendeu que os empresários são livres para estabelecer o modo de contratação de seus funcionários.
Mello citou que o país tem atualmente 13 milhões de desempregados e que a terceirização, desde que se respeite os direitos dos trabalhadores, é uma forma de garantir o aumento dos empregos.
“Os atos do Poder Público, à guisa de proteger o trabalhador, poderão causar muitos prejuízos ao trabalhador, pois nas crises econômicas diminuem consideravelmente os postos de trabalho", argumentou o ministro.
Para a ministra Cármen Lúcia, a terceirização, por si só, não viola a dignidade do trabalho, e os abusos contra os trabalhadores devem ser combatidos. A Lei da Terceirização já tinha liberado a terceirização para todas as atividades das empresas.
O problema é que a Súmula 331, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), editada em 2011, que proíbe a terceirização das atividades-fim, continuava com validade e vinha sendo aplicada pela Justiça trabalhista nos contratos encerrados antes da lei.
Aluna de Itabuna é destaque em SP
A estudante Ana Carolina Souza Neris, de 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio, que estuda no Colégio Estadual Félix Mendonça, em Itabuna, virou personagem de um vídeo do Google Education, graças à criação de um aplicativo voltado para o acesso a postos de saúde.
Nesta semana, ela viajou para São Paulo, onde apresentou o app Hack Saúde durante o Google for Education no Inovar para Brasil, realizado na terça e quarta-feira (28 e 29). No vídeo, no YouTube (https://youtu.be/vZgfibCYJDI) ela explica como idealizou o app.
Ele foi criado com alguns colegas e professores a partir do programa e-Nova Educação, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com o Google. O e-Nova está sendo implantado em mais de 500 escolas da rede estadual.
Nele, os estudantes utilizam ferramentas do Google em sala de aula, em chromebooks. Os computadores foram criados pelo Google e funcionam totalmente baseado na web. O seu uso pedagógico dinamiza o processo de aprendizagem a partir de conteúdo interativo.
O app Hack Saúde visa otimizar o atendimento nos postos de saúde, contendo informações sobre o perfil do usuário, como tipagem sanguínea, patologias e cartão de vacina virtual. O usuário também acessa informações do posto, para que faça agendamento de consulta online.
Ana Caroline falou sobre o e-Nova e a repercussão alcançada pelo App. “O e-Nova mudou a minha relação com a tecnologia e é uma ferramenta que auxilia no meu estudo. Hoje não uso apenas a tecnologia para as redes sociais, mas também para obter conhecimento".
29 Agosto 2018
Itabuna e Ilhéus estão encolhendo
Se já sofriam para arcar com a maior parte dos custos financeiros da Saúde, as Prefeituras terão de correr para não perder ainda mais receita. O IBGE divulgou no Diário Oficial da União a mais recente estimativa de população dos 5.570 municípios.
A maioria perdeu contingente populacional. No caso da Bahia, a perda é estimada em 530 mil habitantes. Ilhéus e Itabuna encolheram e viram sumir, de uma hora para outra, 21 mil pessoas. A terra da Gabriela caiu de 178.210 habitantes para 164.844, uma perda de 13.366 pessoas.
Já Itabuna passou de 221.046 para 212.740, perdendo 8.300 moradores. Outros municípios também viram murchar sua população: Itapé para 9.008; Buerarema, 18.391; Itajuípe, 20.587; Itacaré, 27.891; Uruçuca, 20.630; Itaju do Colônia, 6.770; São José da Vitória, 5.710; Aurelino Leal, 11.774; Ubatã, 26.795; Ubaitaba, 19.275.
Os prefeitos terão 30 dias de prazo para contestar os dados do IBGE para não peder Fundo de Participação dos Municípios.
Salvador, que também teve crescimento negativo, tem 2.857.329 habitantes. Feira de Santana possui 609.913, Vitória da Conquista 338.885 e Camaçari 293.723 e Juazeiro 215.183 habitantes.
Servidores de Itabuna farão greve
Uma assembleia nesta quarta (29) decidiu que os professores de Itabuna entrarão em greve por tempo indeterminado na segunda-feira, em protesto contra a mudança do regime jurídico da Prefeitura, de celetista para estatutário, além do atraso constante de salários.
A presidente do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna, Maria do Carmo Oliveira, garante que os servidores já deixaram claro a insatisfação com a mudança, mas "o prefeito Fernando Gomes tem insistido na aprovação".
Ela conta que houve uma reunião mediada pelo Ministério Público Estadual, onde a categoria fez alguns pedidos, entre eles uma audiência na Caixa sobre a individualização do FGTS, mas nenhum foi atendido.
Nesta quarta à tarde os servidores fizeram um novo protesto no estacionamento da Câmara, que começou a votar a mudança do regime jurídico. A quase totalidade mantém cargos na Prefeitura, o que indica uma aprovação sólida do que o prefeito quer.
Outra queixa dos servidores é com os constantes atrasos do salário dos professores em desvio de função. Faltando um dia para o fim de agosto, eles ainda não receberam o pagamento referente a julho.
“Além disso, a classe pede celeridade nas negociações que tratam da implantação do novo Plano de Carreira da Categoria, bem como do reajuste salarial de 6,81% para professores de níveis II e III, que é devido desde abril”.
Parte dos servidores, como os da Sedur, Adei, agentes de trânsito e da Saúde ainda não receberam os salários de julho e, segundo o Sindserv, isso já causa efeitos psicológicos nos servidores, como ansiedade e stress.
Vigilante é indiciado por roubo
Houve uma reviravolta no caso do roubo com reféns que agitou a Avenida do Cinquentenário por volta das 18 horas de terça, causando pânico entre comerciantes e comerciários. A prisão do vigilante da loja, Denisson Soares do Nascimento levou a Polícia Civil a autuá-lo em flagrante.
Ele foi indiciado por participar do roubo. No final da tarde de terça, dois assaltantes, Luis Carlos Eurides Santos e um menor, de 17 anos, invadiram uma loja de produtos importados e anunciaram o assalto. A dupla saqueou produtos e guardou em duas mochilas.
Momentos depois, a Polícia Militar foi acionada e em tempo recorde chegou ao local, mas um dos bandidos fez o funcionário refém, apontando uma arma para sua cabeça. Os PMs conseguiram libertar o refém e levaram os criminosos para a Polícia Civil.
Nas mochilas foram apreendidos 60 relógios, 15 caixas de som JBL, fones de ouvido, pendrives e um revólver calibre 38. O acusado Luis Carlos contou que usou o funcionário como refém na esperança de entregar sem ser morto pela PM.
Durante o assalto, também estava presente um bebê de 1 ano, que foi agredido por um dos assaltantes. A criança é filha da dona do estabelecimento. Os funcionários da loja relatam que foi um momento de pânico e muito desespero.
Mulher dá a luz dentro de ônibus
Durante um policiamento de rotina, por volta das 5h30 desta quarta, dois policiais militares do 8º Batalhão foram surpreendidos com uma mulher em trabalho de parto dentro de um ônibus em Porto Seguro.
Os policiais militares da 1ª Companhia faziam o policiamento ostensivo na Avenida 22 de Abril, quando foram solicitados pelos passageiros que estavam dentro do eículo para prestar socorro à gestante, com fortes dores.
Os dois militares integrantes da guarnição, soldados Dias e Uarlei, auxiliaram o nascimento do bebê, sendo que um deles é formado em enfermagem e com especialização em urgência e emergência, o que facilitou o atendimento.
Em seguida, os PMs levaram o bebê e a mãe, moradora do Distrito do Santo André, em Santa Cruz Cabrália, na viatura, até o Hospital Luiz Eduardo Magalhães. “Fazer esse parto foi uma sensação única".
"Eu já tinha participado de cesarianas, mas essa foi a primeira vez que acompanhei um parto normal e, ainda por cima, em via pública. Meu colega de farda e eu ficamos muito emocionados, ainda mais porque o bebê nasceu saudável e os dois passam bem”, revela o soldado Dias, 43 anos, PM há 15 anos.
Polícia fez uma operação sigilosa
Pelo menos sete pessoas tinham sido presas até o meio-dia desta quarta na operação deflagrada pela Polícia Civil de Itabuna em diversas partes da cidade. Os policiais foram cedo às ruas para cumprir os mandados de prisão, mas os nomes dos presos não foram divulgados.
Pela manhã, havia rumores de que policiais do Grupo Especial de Operações em Presídios (GEOP) estava atuando no Conjunto Penal de Itabuna para por fim às regalias e inibir que de, dentro das celas, os detentos comandem o crime do lado de fora.
Há informações de que presidiários podem ser transferidos para outras unidades. Tanto a Polícia Civil quanto a direção do Conjunto Penal não deram mais informações sobre a operação em andamento.
TSE nega cobertura de "agenda"
Por 6 votos a 1, os ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negaram na terça-feira (28) um pedido da defesa do corrupto condenado Luis Inácio Lula da Silva (PT) para que as redes de televisão façam a "cobertura" diária de seus "atos de campanha".
O petista está preso em Curitiba desde abril e, por isso, não faz atos de campanha enm tem agenda. O pedido para as TVs fazerem a cobertura já havia sido negado pelo ministro Sergio Banhos, relator do caso.
Durante o julgamento, ele destacou que a lei não garante tratamento isonômico dos veículos de imprensa a todos os candidatos, mas sim que cabe às empresas decidir o que é interesse jornalístico.
Banhos ressaltou que os riscos foram assumidos pelo próprio PT ao lançar Lula candidato nas atuais condições. “Ele não tem agenda para ser divulgada”, afirmou. Os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Jorge Mussi, Tarcísio Vieira e Rosa Weber tiveram entendimento semelhante.
Esquartejou bebê e já está solta
A mulher suspeita de matar e enterrar o próprio filho, um bebê de um mês, recebeu liberdade provisória depois de uma audiência de custódia na segunda-feira. A informação é da Polícia Civil e confirmada pela Justiça criminal de Itabuna.
Rosemare de Oliveira estava presa desde sábado, depois que familiares dela denunciaram o desaparecimento da criança. Segundo a direção da Vara do Júri de Itabuna, Rosemare teve liberdade provisória concedida pela 2º Vara Crime, pois ainda vai passar por um exame de sanidade mental.
Até o procedimento médico, ela continua a responder ao processo de infanticídio em liberdade. De acordo com a Justiça, o resultado do exame vai definir se Rosemare será presa ou encaminhada para o hospital de custódia, em Salvador, para tratamento. Ela é ré primária.
Rosemare de Oliveira, de 39 anos, foi presa suspeita de matar o filho de um mês e depois enterrar o corpo da criança embaixo de uma árvore, em Itabuna. À polícia, a suspeita contou que enterrou o filho depois que ele passou mal e morreu.
No entanto, após desenterrar a criança, policiais do Departamento de Polícia Técnica (DPT) descobriram que o menino havia sido esquartejado.
MP dá um basta em som abusivo
O Ministério Público da Bahia recomendou e a Prefeitura de Buerarema está fiscalizando as casas de show e comerciais, igrejas e outros locais que emitem sonorização com decibéis acima do permitido em lei.
Com a medida, o MP-BA quer dar um basta aos "paredões" que infernizam a vida dos cidadãos a qualquer hora do dia ou da noite. De acordo com o promotor Inocêncio Carvalho, a Prefeitura está autorizada a fiscalizar o setor.
Ela pode apreender a aparelhagem de pessoas que insistam em importunar os cidadãos com som em volume excessivo, inclusive usando a Polícia Militar. A ação pode ser feita inclusive contra igrejas. Em caso de desumprimento, a Prefeitura sofrerá ação civil pública.
A partir da medida, será necessária a apresentação de pedido de fiscalização e autorização municipal, inclusive com laudo pelo Corpo de Bombeiros. Inocêncio Carvalho disso que foram muitas as reclamações que o MP-BA recebeu.
Juerana terá oficina de cordel
A comunidade da Vila Juerana, em Aritaguá, participa nesta semana de uma oficina de literatura de cordel, patrocinada pelo edital Cultura Livre, da Prefeitura de Ilhéus. A atividade acontece até sexta-feira (31), na escola municipal local, entre 9 horas e 11h30.
As aulas são ministradas por Gilton Thomaz e Franklin Costa, cordelistas de reconhecida produção literária e poetas. A proposta é incentivar a criação literária de cordel na região e apresentar o universo desta linguagem dotada de técnicas específicas.
O conteúdo inclui técnicas de cordel, estrutura de rimas, métrica, contexto histórico e ramificações desta linguagem. “A valorização da cultura popular, através da divulgação das técnicas de cordel, também é o foco deste projeto”, explica Pedro.
O coordenador da oficina, Pedro Albuquerque, informa que a comunidade de Vila Juerana foi escolhida por ser uma região com a confluência de muitos jovens em idade escolar. “Como boa parte das áreas distantes do centro, poucas referências culturais são ofertadas a esses jovens".
Ferrovia terá audiência em Ilhéus
A subconcessão à iniciativa privada do trecho entre Ilhéus e Caetité da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) será debatida com a população em audiência pública marcada para o dia 21 de setembro, pela manhã, em Ilhéus.
O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial da União. Além da audiência presencial, haverá uma segunda, em Brasília, no dia 25 de setembro.
Quem não puder ir às sessões poderá enviar contribuições para o plano de concessão, até 15 de outubro. Todas as informações e orientações sobre os procedimentos relacionados à participação estão disponíveis no site dawww.antt.gov.br.
Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail ap010_2018@antt.gov.br ou pelo telefone (61) 3410-1887. A Fiol está parada há vários anos, com cerca de 20% do trajeto em conclusão.
Saúde pode ter colapso no Brasil
Mesmo vivendo uma difícil situação fiscal, os municípios têm assumindo uma parcela cada vez maior dos gastos com saúde, o que pode configurar, em breve, um quadro de séria crise no setor, agravada pelas medidas de austeridade fiscal.
O comprometimento federal com serviços de saúde passou de 50,47% dos recursos em 2003 para 41,45%, em 2016. Já a parcela que recai sobre municípios cresceu de 25,57% para 33,04%, nesse mesmo período.
O aumento dos valores nominais ocorreu para as três esferas de poder, mas proporcionalmente maior para municípios, seguidos de Estados. A análise está no estudo "O sistema de saúde brasileiro em encruzilhada: progresso, crise e resiliência".
Ele foi publicado na revista científica BMJ Saúde Global e produzido como alerta por especialistas da Universidade Harvard e do Imperial College London, com consultoria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O estudo mostra que, de 2003 para 2014, o gasto municipal per capita com saúde (recursos próprios, receitas federais e verbas estaduais) cresceu 126% - passando de R$ 315,70 para R$ 716,50 ajustados pela inflação. No entanto, desde 2015 essas despesas diminuíram 6,3%, para R$ 671,1, em 2016.
A consequência é o aumento da mortalidade por causas preveníveis e doenças crônicas. em todas as faixas de idade, sendo mais pronunciadas em regiões vulneráveis e pobres, com populações em risco", diz Adriano Massuda, pesquisador na Harvard T.H. Chan School of Public Health.
Homicídios na Bahia: sem controle
A Bahia é o estado mais violento do país. Mas o número de homicídios pode ser ainda maior do que o oficial, divulgado pelo governo; É o que aponta o Atlas da Violência 2018, produzido pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
“O governo da Bahia vem registrando homicídios como mortes violentas por causa indeterminada (MVCI) e isso acaba maquiando os dados sobre homicídios”, diz Zé Ronaldo, prefeito de Feira de Santana por quatro vezes e candidato a governador.
“Isso é muito grave para um estado que já lidera o número de homicídios no Brasil. Estamos vivendo uma verdadeira guerra civil e o atual governo permanece omisso", afirma. Segundo o Atlas, as taxas de molrtes por 100 mil habitantes atingiram níveis preocupantes em 9 estados em 2016.
O caso mais grave se refere à Bahia, cuja taxa de MVCI é de 9,7, seguida por Pernambuco (9,1), Rio de Janeiro (7,9), Minas Gerais (7,4), Ceará (6,7), Espírito Santo (6,0), Roraima (5,8), Rio Grande do Norte (5,6) e São Paulo (5,1), segundo o estudo.
Segundo a 10ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), adotada pelo Brasil desde 1996, as mortes violentas podem ser divididas em acidentes, lesões autoprovocadas intencionalmente, agressões, intervenções legais e operações de guerra; além da intenção indeterminada.
As quatro primeiras causas básicas de mortalidade são os acidentes fatais, inclusive mortes no trânsito, suicídios, homicídios (acrescido de latrocínios e lesão corporal dolosa seguida de morte) e mortes decorrentes de intervenção policial.
“As mortes violentas com causa indeterminada são assim classificadas quando o óbito se deu por causa não natural, bem como quando os médicos legistas, gestores da saúde, policiais e peritos criminais não conseguiram informar a motivação”, informa o estudo.
A proporção de mortes violentas não esclarecidas em relação ao total de mortes violentas é um dos principais indicadores de qualidade dos sistemas de informação da Segurança. Nos países desenvolvidos, as mortes deste tipo representam menos de 2% do total.
“A banalidade da violência na Bahia se tornou assustadora, demonstrando a face de um estado que investe pouco em educação e segurança pública”, disse o deputado Luciano Ribeiro (DEM), sobre os números de homicídios no estado.
O índice nacional, criado pelo G1, ferramenta que permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês, aponta que na Bahia, em junho 540 pessoas foram assassinadas. O dado é superior ao de São Paulo e do Rio de Janeiro.
TJ-BA alcançou um índice honroso
Em meio às muitas reclamações por causa da morosidade no tratamento dos processos, o Tribunal de Justiça da Bahia fez boa figura no ranking do Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-JUS) entre as 10 Cortes de médio porte do país.
Com 98% no IPC-JUS, item que calcula uma média da produtividade entre as instâncias do tribunal, a Corte baiana fica à frente dos tribunais do Mato Grosso (94%) e Maranhão (85%).
O Justiça em Números aponta que o TJ-BA alcançou 100% de produtividade na primeira instância, justamente a área que reúne a maior quantidade de queixas de advogados e clientes e que historicamente apresenta os piores resultados com déficit de servidores e acúmulo de demandas.
O resultado do relatório divulgado pelo CNJ segue na contramão da decisão do próprio órgão na segunda-feira passada, quando acatou um pedido da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) e barrou a nomeação de novos 9 desembargadores pelo TJ-BA.
O argumento da OAB-BA, que foi endossado pelo Conselho Federal da OAB, se baseia na necessidade do TJ-BA priorizar a Justiça de 1º grau, área responsável por recepcionar e dar tratamento a todas as demandas que chegam à corte.
Policlínicas abrem vagas médicas
As Policlínicas Regionais de Saúde de Valença, Feira de Santana, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus estão com inscrições abertas para a contratação de médicos, com salários de até R$ 10.190. Os profissionais vão cumprir carga horária semanal de 8h, 12h, 16h ou 20h, divididas em turnos de 4h.
Os salários são de R$ 2 mil, R$ 3 mil, R$ 4 mil, e R$ 5 mil, respectivamente, acrescidos de 20% de insalubridade com base no salário mínimo e de até 100% de desempenho sobre o salário base.
São oferecidas vagas para Angiologia, Anestesiologia, Cardiologia, Cardiologia Ergometria, Cardiologia Ecocardiograma, Cirurgia Geral, Ultrassonografia – Doppler, Endocrinologia, Endoscopia, Gastroenterologia.
Mais Ginecologia, Mastologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Radiologia e Urologia. Interessados deverão enviar currículo para o e-mail selecao.consorcio@saude.ba.gov.br ou entregar na policlínica.
Prefeituras "caçam" para vacinar
As Prefeituras onde os índices de vacinação contra pólio e sarampo ainda estão abaixo de 50% estão mudando a estratégia para atingir o percentual preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.
Em Ilhéus, onde cerca de 49% das crianças foram vacinadas, a estratégia tem sido reforçar as unidades de saúde. Já em Ubaitaba, a Prefeitura está fazendo varredura de casa em casa para identificar e vacinar contra poliomielite e sarampo.
As equipes de vacinadores e técnicos estão pedindo aos pais e responsáveis por crianças entre 1 e 5 anos que apresentem o cartão de vacinação. O município alcançou 67,02% de imunização do público-alvo.
Outras Prefeituras como Itajuípe, Coaraci, Itapé e Ibicaraí também lutam para alcançar os índices da vacinação. Imunizar as crianças é fundamental para que novos casos sejam evitados a partir reintrodução do vírus da polio, bem como a circulação do sarampo.
Correio cobra nova taxa postal
Desde segunda-feira, todas as encomendas internacionais que chegam pelos Correios estão sujeitas à cobrança do "despacho postal", que antes só era cobrado nos pacotes tributados pela Receita Federal. O Correio m udou isso, unilateralmente.
O despacho postal se refere às atividades de suporte no tratamento aduaneiro, como o recebimento dos objetos e inspeção por raio X, formalização da importação no sistema da Receita Federal (quando for o caso).
Mais tratamento de eventuais inconformidades (objetos proibidos, perigosos ou com exigências específicas), recolhimento e repasse dos impostos, disponibilização de informações ao importador para desembaraço via internet, etc.
O serviço cobrado pelos Correios é de R$ 15, segundo ele "quatro vezes menor que a média praticada por outros operadores logísticos para realizar procedimentos similares".
Os destinatários que estão aguardando encomendas do exterior devem acessar o rastreamento de objetos no link http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/ e fazer o pagamento do despacho postal por boleto ou cartão de crédito.
O prazo de entrega do objeto passa a contar somente a partir da confirmação do pagamento.
Câmara deve aprovar o estatutário
A Câmara de Vereadores de Itabuna volta a ser o centro das atenções nesta semana. Está marcada para esta quarta-feira a sessão em que será apreciado o projeto para mudança no regime de servidores de celetista para estatutário.
Representantes sindicais participam de reunião com os vereadores nesta tarde. A presidente do Sindicato do Magistério Público Municipal, Carminha Oliveira, é uma das que lutam mais arduamente contra a alteração.
Na segunda, por meio de mensagens em uma rede social, ela distribuiu uma imagem com fotos de vereadores que pretendem votar pela mudança de regime, com os respectivos partidos. Nesta terça, tornou público o áudio de um deles dizendo-se contrário à alteração.
A sindicalista também fez um chamamento aos servidores, para comparecer ao plenário da Câmara. Segundo ela, é “para impedir a aprovação do regime estatutário”. Apesar desse jogo de contra e a favor, a sessão está garantida.
Desde que o assunto voltou à discussão, uma série de manifestações se desenrolou no Centro Administrativo Firmino Alves, culminando com a ocupação na Câmara, discussões, desgaste e mediação da Justiça.
No dia 17, a atual secretária de Governo assegurou em entrevista que já tinha apoio suficiente no Legislativo para ser aprovada a mudança de regime. Pelo que sugere a imagem divulgada pelo próprio SIMPI, há pelo menos 12 edis dispostos a concordar com a mudança.
UFSB tem cursos para diplomados
Quem já concluiu um curso de graduação tem a oportunidade de estudar uma nova área na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Ela oferece as vagas remanescentes d de 2º Ciclo e 1º Ciclo para quem já tem diploma.
O quadro de vagas por curso será divulgado no dia 3 de setembro. Enquanto isso, os interessados podem preparar a documentação e conhecer mais detalhes do processo seletivo.
Além do diploma, é preciso ter prestado o Enem entre 2013 e 2017. Caso o candidato tenha prestado o Enem em mais de um ano, a maior nota final será considerada para efeito de classificação. Quem teve zero na redação está desclassificado.
Para se inscrever, basta acessar o formulário eletrônico (https://goo.gl/forms/54pIDEGGYZlqlpij1) nos dias 4 e 5 de setembro. É possível indicar duas opções de curso e fazer mais de uma inscrição, sendo que a mais recente será considerada válida.
Ilhéus entrega cartões do Bolsa
Para garantir os direitos dos assistidos do Bolsa Família em Ilhéus, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e gestores da Caixa Econômica vão entregar cerca de 500 cartões para beneficiários nesta quinta-feira (30), a partir das 8 horas, no Centro de Convenções.
O benefício teve um reajuste de 5,67% do Governo Federal e deve passar de R$ 177,71 para R$ 187,79. Géssica Miranda, coordenadora do Bolsa Família no município, diz que os cartões retornaram para a CEF devido a falhas nos endereços.
“A SDS faz busca ativa através de ligações telefônicas e visitas domiciliares para encontrar as famílias, e muitas pessoas não estão sendo encontradas”, explica. "O benefício pode ser suspenso para quem não pegar o cartão nesta quinta".
O nome dos beneficiários ainda estará disponível na nova sede da SDS, situada na Rua Almiro Vinhais, 45, Bairro Boa Vista e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Norte, Sul, Oeste, bairro Teotônio Vilela ou Olivença.
Governo convoca 3.050 professores
O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (28), a convocação de 2.414 novos professores e 636 coordenadores pedagógicos aprovados em concurso público. Eles devem entregar a documentação nos locais indicados nos editais.
O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), situados em Salvador e em outros 26 municípios. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE).
Realizado conjuntamente pelas secretarias da Administração (Saeb) e Educação (Sec), as provas ocorreram em fevereiro. Os candidatos passaram por três etapas, entre habilitatórias e classificatórias, como provas objetivas, discursivas e de títulos.
A Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso, divulgou o resultado final e a homologação do no dia 19 de junho. Após a nomeação, os servidores terão salário de R$ 2.814 se professores, ou de R$ 2.890, se coordenadores.
27 Agosto 2018
Ronaldo abrirá Regional de Ilhéus
Ao participar de uma caminhada em Ilhéus, o candidato a governador Zé Ronaldo, quatro vezes prefeito de Feira de Santana, conversou com vários moradores e ouviu suas queixas, entre elas as dificuldades de atendimento na saúde.
O governo do PT inaugurou o Hospital do Cacau, mas fechou o Hospital Regional de Ilhéus, considerado de extrema importância para a região. Segundo o bancário Gilmar Bonfim, a substituição piorou a qualidade do serviço na cidade.
“Não esperávamos que o governo do PT fosse abrir um e fechar o outro. Houve muita propaganda, mas a gente que vive aqui sabe que não melhorou, pois a população tem que se deslocar quilômetros para chegar à nova unidade".
"Além disso, o número de leitos não é suficiente para atender o nosso povo. Muitas pessoas já morreram e não queremos que isso continue a acontecer”. O Hospital Regional tinha 150 leitos, que foram eliminados.
Zé Ronaldo garantiu que reveria o fechamento do Hospital Regional como uma das primeiras medidas de sua administração. “A saúde será prioridade e o povo baiano será respeitado com tratamento de qualidade e mais humano”.
O ex-prefeito de Feira de Santana foi apoiado pelo prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, e pela candidata a vice-governadora, a médica Mônica Bahia, que também firmou compromisso pela melhoria do atendimento na saúde.
“Que acolhimento, que carinho. Obrigado, Ilhéus. Saio com a certeza de que a mudança começa no interior e com mais vontade de trabalhar para devolver a vocês o Hospital Regional”, assegurou Zé Ronaldo.
Cortou, queimou e enterrou o bebe
Rosimare de Oliveira, 39 anos, confessou ter esquartejado e enterrado o próprio filho, um recém-nascido de um mês. O fato ocorreu na localidade conhecida como Volta da Cobra, próximo ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.
No sábado, a mulher levou a Polícia Técnica ao local onde enterrou os restos da vítima, cada parte em uma cova, embaixo de árvores: cabeça, mãos, pés e pernas. Policiais militares acompanharam os peritos no local. A mulher parece ter problemas mentais, mas planejou tudo.
Ela disse que sentiu sintomas de doença na criança e então resolveu levá-la ao hospital para atendimento. No caminho, percebeu que o filho havia morrido. Por isso, decidiu sepultá-la. Antes, Rosimare queimou as partes para não deixar provas, como confessou aos policiais.
Ela ainda disse a um policial que queimou o bebê depois de morto, já que não iria fazer isso com próprio filho vivo..Rosimare, que está presa no Complexo Policial de Itabuna, disse que fez tudo com medo de ter problemas com a família.
O crime de ocultação de cadáver foi descoberto através de um irmão da mulher, a quem ela contara tudo.
Isaquias fatura medalha de novo
Depois de ser tricampeão mundial no C1, Isaquias Queiroz se juntou ao colega Erlon de Souza para ganhar a medalha de ouro na prova de duplas, C2 500m, do Campeonato Mundial de Canoagem, neste domingo, em Montemor-o-Velho, Portugal.
Esse foi o quarto título mundial de Isaquias na carreira e a décima medalha. Em Portugal, o baiano Isaquias Queiroz já havia sido ouro no C1 500m, na sexta-feira, e bronze no C1 1000m, no sábado. O canoísta agradeceu ao professor Jésus Morlán.
Ele disse que, no ano que vem, "vai brocar" no C2 1000m. O projeto é focar em classes que estarão em disputa na Olimpíada de Tóquio, em 2020. O título foi o primeiro de Erlon de Souza em Campeonatos Mundiais.
Os brasileiros terminaram a prova com o tempo de 1'40"043. A marca da dupla brasileira foi 1s547 melhor do que a da dupla da prata, da Rússia (Melantev/Chebotar). Em terceiro lugar ficou a Polônia (Sliwinski/Lubniewski), 01s744 mais lenta do que os campeões.
INSS paga 1ª parcela do seu 13º
O INSS começou a pagar nesta segunda-feira a primeira parcela do 13º salário dos aposentados, 50% do valor do benefício. Ao todo, serão 30 milhões de pagamentos. Os depósitos serão feitos até 10 de setembro, junto com a folha mensal do INSS.
Já a segunda parcela do 13º será paga junto com os benefícios de novembro e corresponderá à segunda metade. Segundo o governo, o dinheiro da primeira parcela deve injetar R$ 21 bilhões na economia em agosto e setembro.
No ano passado, o valor da 1ª parcela também foi pago em agosto. Tem direito ao 13º quem, ao longo do ano, recebeu benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.
A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente. Já para quem recebe auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do 13º será proporcional ao período recebido.
Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre 8 meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor.
PT pagou por elogios na internet
A jornalista Paula Holanda, militante de esquerda e influenciadora digital com mais de 6.700 seguidores no Twitter, disse em uma “thread” (sequência de tuítes), no sábado à noite (25), que foi convidada, em troca de dinheiro, por uma agência de marketing digital mineira chamada Lajoy.
Paula diz que aceitou escrever tuítes favoráveis a candidatos do PT – Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional da sigla e candidata a deputada federal, e Luiz Marinho, que disputa o governo de São Paulo.
Mas, ao receber o terceiro trabalho, desta vez sobre o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), candidato a reeleição, ela diz ter percebido que não atuava pelas pautas de esquerda em geral, mas especificamente em favor de candidaturas do PT.
Paula diz que isso não tinha ficado claro nos contatos com a agência e que se recusou a escrever sobre o piauiense. Os tuítes não informavam aos seguidores que eram pagos nem exibiam qualquer informação sobre a empresa ou político que contratou.
A prática é proibida pela legislação, que prevê a propaganda eleitoral em redes sociais apenas no modelo de impulsionamento, em que candidatos, siglas e coligações contratam diretamente a rede social.
A propaganda em redes sociais deve mencionar, explicitamente, qual partido, candidato ou coligação, com CNPJ, a pagou, “não devendo empregar meios destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais”.
“O que me passaram é que seria uma ação de esquerda, com pautas feministas, negras e LGBT, quando, na verdade, sinto estar fazendo uma campanha sem ter sido avisada.” Paula não explicou como confundiu agenda feminista com posts a favor de candidatos.
Após as declarações da jornalista, outros perfis no Twitter apagaram publicações ou admitiram que foram contratados para fazer comentários positivos sobre os candidatos (sem avisar seus seguidores).
Paula disse que nunca assinou contrato e não faz ideia de quem está pagando a ação da Lajoy. A dona da Lajoy, Joyce Moreira Falete Mota, afirmou ter sido contratada por uma empresa chamada Be Connected.
Ela pertence a Rodrigo Queles Teixeira Cardoso, que aparece no site do diretório do PT de Belo Horizonte como membro do colegiado e foi nomeado, em julho, secretário do deputado federal Miguel Corrêa (PT-MG). Com Diário do Poder.
Ainda falta vacinar 4 milhões
Restam poucos dias para pais e responsáveis levarem as crianças de um a 5 anos a uma unidade de saúde para que sejam imunizadas contra a pólio e sarampo. A Campanha Nacional de Vacinação termina no dia 31. Até o momento, 4,1 milhões de crianças ainda não receberam a vacina.
A última atualização enviada pelos estados mostra que, até sexta-feira, 62% das crianças se vacinaram. Foram aplicadas mais de 14 milhões de doses das vacinas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças.
Entre os estados com menor cobertura estão o Rio de Janeiro, com 40,15% para pólio e 41,45% para sarampo, e Roraima, que tem 44,61% para pólio e 41,09% para sarampo. Os estados com as melhores coberturas são Amapá (90,33% e 90,14% e Rondônia (89,86% e 88,44%).
Ibama apura desmate no sul da BA
Equipes do Ibama fizeram, de junho a agosto, uma apuração do desmatamento por sensoriamento remoto (imagens de satélite), em Alcobaça, Guaratinga, Jucuruçu, Itamaraju e Medeiros Neto, no extremo Sul, e em Canavieiras, Santa Luzia e Una, na Costa do Cacau.
De acordo com o Ibama, os alvos foram estabelecidos a partir de levantamento preliminar de desmatamento feitos por satélite, realizado pelo núcleo de Geoprocessamento da unidade em Eunápolis, além de denúncias recebidas.
Segundo o chefe da Unidade Técnica-I do IBAMA em Eunápolis, Henrique Jabur, foram vistoriados 49 polígonos com indicativo de desmatamento. Foi constatado que houve supressão de Mata Atlântica em diversos estágios de regeneração.
Nos demais polígonos, a cobertura vegetal era ‘cabruca’ - área de cultivo de cacau sombreado com espécies nativas - e em alguns casos a vegetação foi danificada por incêndios, mas estava se regenerando naturalmente.
Até o momento, foram emitidos 21 autos de infração, totalizando R$ 1,4 milhão, sendo que quatro foram lavrados por infração relacionada à fauna (cativeiro e armazenamento de animais silvestres).
Durante a operação houve ainda a apreensão de 32 aves e cinco carcaças de animais silvestres (tatus, porco-do-mato e paca).
Novo limite para boletos atrasados
Começou a valer, desde sábado, um novo limite para o pagamento de boletos vencidos em qualquer banco. Está liberado também o pagamento de contas atrasadas acima de R$ 400. A nova plataforma tem sido implantada de forma gradual.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) pretende liberar esse tipo de pagamento para qualquer valor de boleto até novembro. O sistema anterior só permite fazer o pagamento em atraso no banco que emitiu a cobrança.
A primeira etapa começou em julho do ano passado, com os boletos acima de R$ 50 mil e, gradualmente, os montantes inferiores a esse valor estão sendo incorporados à base de dados da nova plataforma de liquidação e compensação.
Desde março, já estava liberado o pagamento das contas atrasadas iguais ou acima de R$ 800. Segundo a entidade, além disso, a nova plataforma permitirá a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento das cobranças.
Quando o consumidor fizer o pagamento, será feita uma consulta à nova plataforma para checar as informações. Se os dados do boleto coincidirem com os que estão no sistema, a operação é validada.
Se houver divergência, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, que tem condições de fazer as checagens necessárias.
Canoistas BA disputam Brasileiro
A delegação de canoagem de Itacaré já seguiu para Curitiba, no Paraná, para o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que acontece de 30 de agosto a 2 de setembro no Parque Náutico do Iguaçu.
Parte da equipe embarcou na noite deste domingo e um segundo grupo seguiu no início da tarde desta segunda. O evento vai reunir mais de 500 atletas de todo o Brasil e será válido como seletiva para o Sul-americano Menor, Cadete, Júnior, Sub 23 e Máster 2018.
Campeã por equipe no ano passado, Itacaré segue disposta a conquistar o bicampeonato. São 36 atletas, de diferentes categorias, que disputarão os títulos e a classificação para o Campeonato Sul Americano.
No ano passado mais de 470 atletas movimentaram o evento, com provas de 1000m, 500m e 200m nas categorias Infantil, Menor, Cadete, Junior, Sênior, Master, além da Paracanoagem. De Itacaré participaram 30 atletas.
Neste ano a Bahia terá 85 atletas na competição, sendo 38 atletas da ACC de Ubaitaba, 32 da ACI de Itacaré, 9 de Maraú e 6 de Ubatã.
ILNM vai fazer mutirão de saúde
No próximo sábado, o Instituto Luz do Novo Mundo realiza o III Mutirão da Saúde e Bem Estar, com atendimento de saúde e cidadania. Ele começa às 9 horas, no Centro Espírita Bezerra de Menezes (próximo ao Albergue Bezerra de Menezes e da sede do ILNM), no bairro Antique.
Haverá aferição de pressão e da taxa de glicose no sangue; testes de acuidade visual, atendimentos de nutrição, psicologia e fisioterapia; orientação jurídica e palestras sobre DST/AIDS, saúde bucal, atendimento odontológico e médico para crianças, entre outros.
Também serão promovidas atividades para o público infantil e de beleza pessoal. O mutirão conta com muitos voluntários, incluindo universitários, professores, profissionais de diversas áreas, além da equipe do ILNM.
25 Agosto 2018
Isaquias é tricampeão mundial C1
O medalhista olímpico Isaquias Queiroz superou o alemão Martin Fuksa e o tcheco Sebastian Brendel na categoria C1 500 metros em Portugal e sagrou-se tricampeão mundial. O alemão era o favorito na atual temporada, pelos resultados alcançados.
Mas ele assistiu de perto o duelo entre o atleta de Ubaitaba e Brendel. O brasileiro levou a melhor na disputa pela terceira vez. Isaquias Queiroz se valeu do duro trabalho de preparação para a competição com o exigente técnico Jesus Mórlan.
Prova disso foi o excelente resultado no Campeonato Mundial de Canoagem de Velocidade de Montermor-o -Velho, Portugal, disputado na quinta-feira. Isaquias vai disputar mais medalhas e conta com a torcida dos seus conterrâneos.
Aliás, uma equipe de canoagem de Ubaitaba segue neste fim de semana para o Paraná para participar de mais uma competição em Curitiba.
TJ solta suspeito de 2 homicídios
O comerciante Magno Rodrigues Silva, acusado de participação no assassinato dos colombianos Diana Paola Zuluaga Grisales e Yorleth Andres Alban Tenório, em maio, em Ilhéus, já está solto. Acatatando argumentos da defesa, o Tribunal de Justiça da Bahia determinou sua libertação.
O suspeito teve o pedido de soltura negado pela Vara Crime da Comarca de Ilhéus, mas na quarta-feira foi atendido pelo TJ-BA. Ele estava detido no Conjunto Penal de Itabuna. Os colombianos, segundo a investigação, teriam ido até Magno para cobrar uma dívida e acabaram mortos.
De acordo com a polícia, o acusado fugiu de um cerco na mesma noite do crime e se entregou 19 dias depois, em 6 de junho. Durante depoimento à polícia, o comerciante disse que os tiros foram disparados por um funcionário seu, identificado como Cosme Santana Nunes.
O acusado alegou ainda que Cosme "reagiu" ao ver que o casal estava armado. Segundo a polícia, Magno tramou o sequestro e a morte de Diana e Andres para eliminar um débito de R$ 50 mil com um cigano de prenome Aldo.
O comerciante teria atraído os colombianos com a promessa que saldar uma dívida de R$ 7 mil que tinha com eles.
Impunidade marca ano da tragédia
Há exatamente um ano o destino de 116 passageiros e quatro tripulantes da embarcação Cavalo Marinho I ficaria marcado para sempre. A maior tragédia da história da travessia marítima Mar Grande-Salvador afetou não só as 19 pessoas que jamais retornaram às suas casas.
Afetou também seus familiares e os sobreviventes, que convivem com a dor da perda e o trauma do naufrágio. Foram 365 dias de saudade e de dor tentando voltar à rotina e seguir o fluxo normal da vida.
A maioria dos parentes guardam na memória os mínimos detalhes da tragédia na Baía de Todos os Santos, sem que tenha havido a punição dos culpados pelo acidente ou qualquer reparação, apesar da intensa luta.
Nesse um ano que se passou, as batalhas têm sido diárias, inclusive com o fato mais recente. A Justiça sequestrou cotas em empresas de um dos donos da embarcação. Para a maioria das famílias das vítimas, a luta não pode parar, neste país onde reina a impunidade.
Dantas diz que continua candidato
O médico e ex-vereador de Itabuna Edson Dantas disse ao Jornal das Sete, da rádio Morena FM, que continua candidato a deputado federal, apesar da notícia de que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) indeferiu, na quinta, sua candidatura.
O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna teve o registro barrado por não prestar contas de sua candidatura em 2014 ao TRE-BA, mas disse que "tudo não passou de equívoco" do Ministério Público Eleitoral e que a situação "já foi resolvida".
A Corte atendeu pedido feito pelo procurador-regional Eleitoral Cláudio Gusmão, que argumentou que a falta de prestação de contas impossibilita a obtenção da certidão de quitação eleitoral, umas das condições de elegibilidade de um candidato.
Mas Edson Dantas, que tem até 7 dias para contestar a decisão, disse que seus advogados vão apresentar certidão de ocorrência de perda de uma nota fiscal, extraviada na prestação de contas da campanha passada. “Dei queixa na Polícia Civil, tenho a certidão e tudo será esclarecido”, afirmou.
Sai lista de aprovados da Educação
A Secretaria da Educação do Estado enviou, na quinta-feira (23), para a Secretaria da Administração (Saeb), a lista dos aprovados no concurso público para 3.760 vagas na rede estadual, sendo 3.096 para professores e 664 para coordenadores pedagógicos.
O concurso foi realizado em fevereiro, nos 27 Núcleos Territoriais de Educação. Na Saeb, a lista passará por uma conferência na Diretoria de Recursos Humanos (DRH), que vai analisar a lista por Núcleo Territorial e Disciplina.
O objetivo é saber se os candidatos estão rigorosamente na ordem de classificação. A publicação do nome dos convocados no Diário Oficial deve ocorrer até o dia 29. A primeira etapa do certame ocorreu no dia 25 de fevereiro.
Dos 103.592 inscritos, 41.404 foram habilitados. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE). Do total de vagas, 30% são reservadas para negros e 5% para pessoas com deficiência.
A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi contratada para a organização do certame, que tem validade de um ano, prorrogável por igual período.
Menino ferido por espeto tem alta
O menino Rian Santos Silva, 8 anos, que no mês passado foi atingido por um espeto de churrasco no olho e parte do cérebro enquanto brincava com um amigo no quintal de casa, já voltou para Santa Luzia. O garoto recebeu alta do Hospital Manoel Novaes na quinta-feira.
A família relata que Rian tropeçou e caiu por cima do espeto. Apesar da gravidade de acidente, a criança foi submetida a uma cirurgia de alta complexidade no Centro Cirúrgico do Hospital Calixto Midlej Filho para a retirada, depois ficou internado no Manoel Novaes.
De acordo com os neurocirurgiões Henrique de Oliveira Araújo e Jean Cloud Bomfim, o menino voltará a enxergar, porém continuará sendo acompanhado pelos médicos. A família e os amigos de Rian dizem que ele conseguiu sobreviver "graças a um milagre".
PM acha crack em cima do sofá
Um quilo de drogas foi apreendido por policiais militares na noite de quinta-feira, depois de atender a um chamado de populares da Rua do Mosquito, em frente ao Terminal Rodoviário de Ilhéus. As pedras de crack estavam com um criminoso que não teve o nome divulgado.
A equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) conseguiu capturar um dos suspeitos, que delatou a casa onde os comparsas estavam escondidos. Depois de chegar ao local, após pedir reforço, os PMs perseguiram homens que tentaram se esconder no imóvel.
Com a chegada de mais viaturas, a Polícia Militar apreendeu os homens e, sobre o sofá, encontram um quilo da droga. A sacola plástica continha 19 pedras de crack, quatro tabletes de maconha, 336 kits de maconha pronta para consumo e R$ 96.
O dono do imóvel e um adolescente de 15 anos foram apresentados, juntamente com a droga, no Plantão Central da 7ª Coordenadoria de Polícia Civil em Ilhéus.
Salvador incentiva o aleitamento
No domingo (26), às 9 horas, centenas de mamães se reunirão no Parque da Cidade de Salvador para um grande ‘Mamaço’, como parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada na capital até 31 de agosto.
O #SMAM18 é uma parceria da Prefeitura de Salvador com o Unicef e tem como objetivo reforçar a mensagem de que a amamentação pode ser a chave para prevenir todas as formas de desnutrição, garantir a segurança alimentar e quebrar o ciclo de pobreza.
“O leite materno é o alimento mais completo que existe para o recém-nascido. Protege de doenças respiratórias e imunológicas, além de prevenir alergias. O leite, ainda, é um forte aliado no combate à mortalidade infantil” explica a Técnica de Saúde da Criança, Adriana Ferreira.
Durante o evento Mamando no Parque, rodas de conversas serão promovidas no intuito de esclarecer dúvidas sobre o aleitamento materno. Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar palestras e distribuição de material educativo nos postos de Salvador.
Vacinação será feita nas escolas
A Prefeitura de Salvador quer ampliar o alcance da vacinação contra sarampo e a poliomielite em crianças entre 1 e 5 anos, por isso a Secretaria Municipal da Saúde levará a imunização para escolas e creches, públicas e privadas.
A medida foi adotada por conta da baixa cobertura no município. Iniciada em 6 de agosto, até o momento foram aplicadas cerca de 90 mil doses em crianças da cidade, número que representa apenas 36% do público elegível em Salvador.
“Nossas equipes estão mobilizadas para garantir que a meta de proteger pelo menos 95% da população alvo da campanha. Aliado à vacinação nos 125 postos de saúde, vamos adotar a busca ativa nas instituições de ensino para ampliar significativamente a cobertura”, explica o secretário Luiz Galvão.
A meta em Salvador é proteger pelo menos 95% das 134 mil crianças elegíveis. Neste ano foram confirmados mais de mil casos de sarampo no Brasil. Já em relação à paralisia infantil, apesar de não haver registros desde 1988, a queda no número de crianças vacinadas é uma ameaça.
61% das crianças não têm ensino
Apesar dos discursos dos governantes dos últimos 15 anos, a educação está entre os principais direitos negados a 61% dos 18 milhões de crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos que vivem na pobreza no Brasil.
Segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o equivalente a 8,8 milhões dessa população (20,3%) está na escola, mas são analfabetos / estão em atraso escolar (13,8%) ou estão fora da escola (6,5%).
Segundo o Observatório do Plano Nacional de Educação (PNE), as matrículas nos ensinos fundamental e médio aumentaram, chegando a 97,7% e 62,7%. Mas aproximadamente 1,5 milhão de jovens de 15 a 17 anos, que deveriam estar cursando o ensino médio, estão fora da escola.
Isso corresponde a cerca de 15% dessa faixa etária. A baixa qualidade de ensino, a falta de atratividade e os obstáculos sociais são os fatores responsáveis por 25% dos alunos desistirem da escola ou serem reprovados logo no início do ensino médio.
Saneamento, acesso à informação e moradia também estão entre os diretos negados às crianças e jovens.
24 Agosto 2018
MP pode dar condições ao cacau
Com dívidas superiores a R$ 2 bilhões, acumuladas há cerca de 20 anos, os produtores de cacau da Bahia se articulam para conseguir os mesmos benefícios que os pequenos produtores do semiárido do Nordeste devem usufruir se a MP- 842 não for vetada pelo governo.
O objetivo é tirar muitos dos cacauicultores da inadimplência, para que consigam voltar a ter financiamento e invistam nas lavouras, cuja produtividade está estagnada há anos.
O relatório da MP, aprovado na semana passada em comissão mista, excluiu emenda da senadora Lídice da Mata que estendia os descontos aos cacauicultores baianos que se endividaram na década de 1990 para combater a vassoura-de-bruxa.
Com isso, o setor está se movimentando para que, quando a MP com as modificações chegar ao plenário da Câmara e do Senado, já como projeto de lei de conversão-, as bancadas ruralista e do Nordeste aliem-se para reapresentar a proposta.
A Confederação Nacional da Agricultura e da Pecuária e as associações das indústrias que processam cacau e produzem chocolate reuniram-se na terça com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para angariar apoio do governo. O ministro concordou em dar o apoio técnico necessário.
Se as condições previstas na emenda forem incluídas no PL, os cacauicultores que tomaram emprestado até R$ 200 mil na origem poderão quitar suas dívidas com descontos de até 95%. O presidente da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Eduardo Bastos, aprova.
Para ele, retirar esses produtores da inadimplência teria efeito imediato na produção. "São muitos anos de produção extrativista. Com pouco investimento, o cacau responde rápido". Com novos empréstimos, os cacauicultores poderiam investir em insumos básicos.
Jovem do acidente tinha depressão
Eliaquim Soares, 19 anos, que morreu na tarde de quarta em um grave acidente na BR-415, próximo a um povoado conhecido como "Os 41", entre Itapé e Ibicaraí, tinha um quadro depressivo, segundo informações de familiares.
O jovem dirigia um carro de passeio que colidiu contra um caminhão baú que vinha em sentido contrário. Eliaquim morava em Ibicaraí e trabalhava em uma casa lotérica. Parentes da vítima estiveram na cena do acidente e relataram que o jovem estava com depressão.
Eliaquim não tinha ido para o trabalho e "sumiu o dia todo". Horas antes do desastre, o rapaz teria mandado uma mensagem para a mãe, via aplicativo de conversa, se despedindo, dizendo que ia embora.
O fato deve ser investigado pela Polícia Civil de Ibicaraí, que abriu inquérito para apurar as causas do acidente. O motorista do caminhão nada sofreu. Ele informou para a polícia que o veículo estava em alta velocidade.
O motorista disse ainda que tentou evitar o choque, mas perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira.
Camacan viveu "noite de terror"
Camacan viveu, na quarta-feira, uma noite de terror. Por volta das 22 horas uma facção rival invadiu o bairro Montes Claros e baleou vários moradores. Segundo informações da Polícia Militar, Gilenildo Santos Silva, 23 anos, morreu no ataque.
Também foram atingidos Givanildo Santos da Silva, 21 anos, e Aélisson Ataíde dos Santos. Givanildo e Aélisson foram levados ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Não há informações sobre o estado de saúde dos homens baleados.
Testemunhas contaram que foi grande o desespero das pessoas durante o tiroteio, que dispararam mensagens de socorro por meio de áudio via redes sociais.
De acordo com as autoridades, as três vítimas tinham envolvimento com tráfico de drogas e serão investigadas pela Polícia Civil. Após o crime, os dois bandidos fugiram e não foram até agora identificados. Mas as investigações prosseguem.
Quase toda a Bahia está irregular
Somente um quinto dos municípios baianos, 85, ficou de fora da auditoria dos tribunais de contas do Estado (TCE) e dos municípios (TCM). As irregularidades relativas ao acúmulo ilegal de cargos foram identificadas em 332 dos 417 municípios do estado, com perda de R$ 19,4 milhões por ano.
De acordo com o TCE, 1.548 servidores constam tanto da folha de pagamento do Estado, quanto de prefeituras e câmaras de vereadores, o que é proibido. Os nomes das cidades não foram divulgados. O TCE detalhou que o levantamento foi feito a partir do cruzamento das bases de dados.
Além de encontrar evidências de irregularidades na área de pessoal, também localizou problemas em contratos celebrados por prefeituras e outros órgãos públicos. Foram utilizadas as bases dos sistemas Mirante, do TCE, e do SIGA, do TCM.
Conforme o Tribunal de Contas do Estado, durante a análise, foram encontrados os nomes de 20 servidores já falecidos em folhas de pagamentos, em 11 municípios, que representam uma despesa anual de R$ 684 mil.
O estudo ainda apontou que entes públicos baianos fizeram contratações com fornecedores considerados inidôneos envolvendo recursos de R$ 123 milhões. Há 88 contratos nesta situação, em 47 municípios.
Varejo conseguiu subir em julho
O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo, subiu 0,4% em julho na avaliação mensal dessazonalizada, de acordo com os dados do Boa Vista SCPC. No acumulado em 12 meses, o indicador avançou 4,4%.
Já na avaliação contra julho do ano anterior o varejo permaneceu estável. O resultado de julho aponta leve melhora na atividade do varejo após as turbulências causadas pela greve dos caminhoneiros.
Ainda assim, o mercado de trabalho fragilizado e o baixo desempenho dos grupos de “alimentos” e “combustíveis” desde as paralizações seguem sendo os principais motivos para o resultado tímido do indicador.
Espera-se que nos próximos meses, com a gradual diminuição da desocupação e melhores condições de crédito, o varejo volte a apresentar um crescimento mais robusto. Na análise mensal, dentre os principais setores, “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou alta de 0,6% em julho.
Nos dados sem ajuste sazonal, a variação acumulada em 12 meses foi de 5,7%. A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 2,2% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Na comparação da série sazonal, nos dados acumulados em 12 meses houve avanço de 1,4%.
A atividade de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” ficou estável no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, subiu 4,0%. Por fim, “Combustíveis e Lubrificantes” diminuiu 0,1% em julho considerando dados dessazonalizados e, na série sem ajuste, -1,2%.
?Rui Costa tem ódio do servidor?
O candidato Zé Ronaldo, da Coligação Coragem para Mudar a Bahia, disse nesta quinta que o governador Rui Costa trata o servidor público de forma perversa e até mesmo sádica. “Eu não sei por que o governo do PT tem tanto ódio do servidor público. São 6 anos sem conceder um reajuste. Isto é lamentável”.
Segundo o candidato, desde 2006 a Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab) vem denunciando que 12 mil trabalhadores no estado sequer recebem o valor do salário mínimo, que atualmente é de R$ 954,00.
“Essa situação vexatória não vai acontecer em meu governo”, diz Zé Ronaldo, lembrando que, em quatro mandatos como prefeito de Feira de Santana, nunca deixou de dar reajuste anual. “Eu tenho enorme respeito pela categoria e sei que, realizando uma gestão eficiente, é possível reajustar os salários todos os anos”.
Segundo Zé Ronaldo, a desculpa dada pelo atual governo é de que o Estado está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Mas um estudo realizado pelo Dieese já revelou o contrário, "que em 2017 havia uma margem grande a ser usada sem atingir esse limite".
Itabuna tenta vacinar até a meta
As unidades de saúde de todos os municípios estão mobilizadas para imunizar as crianças de um a 5 anos contra a pólio e o sarampo. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. Também é importante apresentar o cartão de vacinação da criança.
Em Itabuna, a campanha está sendo executada pela Rede de Frio e segue até o dia 31. A meta, de acordo com a coordenadora Camila Silva Brito, é imunizar 11.360 crianças contra a polio e dar a tríplice viral, que inclue sarampo, rubéola e caxumba.
Por conta do registro de casos de sarampo em alguns estados, é importante que os pais não deixem de imunizar seus filhos, para que se evite o avanço da doença. Segundo boletim do Ministério da Saúde, o país teve 1.237 casos de sarampo desde o início do ano.
Ele enfrenta dois surtos, 910 casos confirmados, com duas mortes, no Amazonas e 296 casos, com quatro mortes, em Roraima. Há ainda casos isolados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio, Rondônia, Pará e Pernambuco.
Salvador tem alerta para viroses
O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), entre 3 e 7 de julho, revelou que a capital baiana segue em alerta para uma possível epidemia das arboviroses (dengue, zika vírus e chikungunya).
O estudo apontou que o Índice de Infestação Predial (IIP) no município é de 2,6%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, aproximadamente três apresentaram focos Aedes. No levantamento anterior (abril/2018) o indicador era de 2,7%.
Apesar do índice de infestação permanecer estável em relação ao último estudo, o novo LIRAa apontou que Salvador ampliou o número de bairros com índice de infestação igual ou menor a 1,0%, indicador recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Agora são 28 localidades que não correm risco de uma epidemia das arboviroses, enquanto no levantamento anterior, em abril, eram 26. O quantitativo de bairros com alto risco endêmico também reduziu, de 33 para 23 localidades com indicador acima de 4%.
"É um resultado muito tímido levando em conta todos os esforços da gestão em manter a cidade livre das doenças que são causadas pelo mosquito. É importante que a população também faça o seu papel e nos ajude nesse trabalho ininterrupto".
"Se a população não fizer a sua parte, fragiliza o nosso trabalho” diz Isolina Miguez, gerente das arboviroes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A Lagoa da Paixão foi o bairro que apresentou maior índice de infestação (9,7%).
Depois, Mata Escura (6,5%), Fazenda Coutos (6,0%), Vista Alegre (5,5%), São João do Cabrito e Lobato (5,0%). Já as localidades da Engomadeira, Cosme de Farias, Matatu, Brotas, Vila Laura e Cajazeiras apresentaram baixos indicadores entre 0% e 0,7%.
Paróquia em ação faz novo mutirão
O mutirão da saúde promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Itabuna, em parceria com o ex vereador Glaby Carvalho, morador do bairro, entra em sua segunda etapa no próximo sábado, dia 25.
Nesse dia, a turma da terceira idade que já realizou exames deve retornar para o atendimento com médicos que estarão de plantão a partir das 7h30 no Centro Pastoral, ao lado da igreja, no bairro da Conceição.
Os organizadores adiantaram que só depois da avaliação médica os inscritos poderão participar das atividades físicas, que começam a partir de 11 de setembro, as 7 horas. Os exercícios físicos acontecerão duas vezes por semana no próprio Centro Pastoral, com professores de educação física.
Na primeira etapa do projeto, no mês passado, o mutirão atendeu um grande público, com exames de sangue, eletrocardiograma, glicemia, aferição da pressão arterial, entre outros. Eles também foram cadastrados para receber camiseta padronizada para as atividades físicas.
Padre Adriano Fernandes explica que o projeto pretende levar assistência médica e lazer aos moradores de bairros como Conceição, Vila Zara e São Pedro e tem o objetivo de promover saúde e uma melhor qualidade de vida das pessoas.
Aposentados terão adicional 25%
Em decisão tomada na quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), por 5x4, determinou que todos os aposentados que necessitam de auxílio permanente têm direito a acréscimo de 25% no benefício mensal pago pela Previdência Social.
A decisão foi tomada pela Primeira Seção da Corte, mas ainda cabe recurso pela Advocacia Geral da União. Antes da decisão, o acréscimo era garantido somente para aposentados por invalidez que precisavam pagar um cuidador, por exemplo.
Conforme o entendimento do STJ, o adicional será pago mesmo nos casos em que o aposentado recebe o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), definido em R$ 5.645,80 para 2018. A decisão da Primeira Seção deve servir de base para outros processos que estão em tramitação.
22 Agosto 2018
Protesto fechou a BA-001 por 10h
Depois de quase 10 horas de protesto, um grupo de manifestantes liberou, por volta das 11h de segunda-feira, o trânsito de veículos da BA-001, no município de Belmonte. Desde a madrugada eles pediam agilidade nas obras de recuperação da rodovia.
Segundo informações da Polícia Militar, houve um acordo com os manifestantes para que eles liberassem a estrada. Patrulheiros rodoviários estaduais explicaram às pessoas que o processo de licitação para recuperação da BA-001 já está em curso e que a manifestação não se justificava.
Depois de a pista ser liberada, o grupo se dirigiu em passeata ao centro de Belmonte. Está é a segunda vez, em menos de um mês, que a rodovia é interditada como forma de pressionar o governo estadual para o início das obras de revitalização.
O governo estadual já divulgou a empresa vencedora da licitação. As obras de recuperação de cerca de 50,4 km da rodovia terão um investimento de mais de R$ 13 milhões.
Blitz do IPVA é suspensa na Bahia
O desembargador João Augusto Pinto, da quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia , concedeu uma liminar favorável à ação civil pública que requer a suspensão provisória das 'Blitzen do IPVA', realizadas em Eunápolis pelo Detran e Polícia Militar.
O objetivo das blitzen é pressionar pelo pagamento do IPVA. Na decisão, o desembargador ressalta que o Detran, a Polícia Militar e o Governo do Estado “devem abster-se de apreender os veículos dos contribuintes, em razão da falta de pagamento do IPVA ou falta de porte do CRLV".
A medida vale até que o Estado da Bahia disponibilize o pagamento isolado do CRLV, independente do pagamento do IPVA, multas e quaisquer outras taxas, sob pena de multa de R$ 50 mil por blitz realizada.
A ação popular foi proposta em junho pelo vereador Jorge Maécio (PP), contra o Governo do Estado e o Detran, visando barrar as conhecidas “Blitzen do IPVA”, que resultam na apreensão de veículos com o imposto atrasado.
De acordo com o vereador, “a prática é proibida pela Constituição Federal, cujo inciso IV, do artigo 150, é bem claro ao prescrever que sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios utilizar tributo com efeito de confisco”.
MPT envia acordo da Ebal ao TRT
O Ministério Público do Trabalho na Bahia enviou para o Tribunal Regional do Trabalho, na terça, o acordo assinado na segunda-feira entre representantes da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) e os ex-empregados da Cesta do Povo, dispensados em massa.
Pelo acordo, os demitidos terão compensações financeiras e opção de continuar com o plano de saúde. A negociação coletiva foi uma determinação judicial feita em resposta a ação civil pública movida pelo MPT contra a empresa.
A Ebal não negociou com os empregados antes de demiti-los coletivamente, o que é uma exigência legal. Segundo o MPT, o acordo beneficia os cerca de 1.700 empregados dispensados no ano passado para viabilizar a venda dos ativos.
A ação foi conduzida pela procuradora Rosineide Moura e o acordo foi negociado sob a mediação da procuradora Adriana Campelo.Os ex-empregados demitidos a partir da Lei Estadual nº 13.204, de 2014, terão acesso ao Planserv.
Para isso, será necessário que façam a opção pelo Planserv e passem a recolher a contribuição mensal. Além disso, o Governo do Estado tem 30 dias, a contar da data da homologação do acordo, para enviar um novo projeto de lei alterando a anterior.
Ainda no acordo, ficou definido que a multa paga por danos morais coletivos pela Ebal, em outra ação movida pelo MPT, de R$ 3 milhões, será revertida em indenização para os ex-empregados demitidos.
País vacinou metade das crianças
O Ministério da Saúde revisou os números da Campanha Nacional Contra a Poliomielite e Sarampo. Agora, os dados apontam que metade do público-alvo foi atingido (crianças de um a 5 anos. A vacinação vai até o dia 31 de agosto.
Mais de 11,4 milhões de doses das vacinas contra a pólio e sarampo (cerca de 5,7 milhões de cada) foram aplicadas até segunda-feira. A meta é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças, independente da situação vacinal.
Na Bahia, a vacinação alcançou 49%. Com a mobilização da população e parceiros do Ministério da Saúde na última semana, finalizando com o dia D, o país avançou significativamente para atingir a meta até 31 de agosto.
Deve ser observado que os dados ainda estão sendo enviados para o Ministério da Saúde pelos estados e municípios. O esforço do país é impedir que doenças já eliminadas e erradicadas retornem ao Brasil.
Homem dirigia Hilux com CRLV falsa
Um homem de 46 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante na tarde de terça-feira por dirigir uma caminhonete com documento falsificado na BR-101, próximo a Camacan.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os agentes faziam fiscalização no KM 594 da rodovia por volta das 16h30 quando abordaram a Hilux. Durante a abordagem, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), que estava sem licenciamento desde 2016, apresentava sinais de falsificação.
Os policiais fizeram uma consulta ao banco de dados e confirmaram a fraude. O último licenciamento real era de 2015. O condutor, que é de Ilhéus e residente em Camacan, foi levado para a delegacia local, onde responderá pelo crime de uso de documento falso.
Joesley terá que indenizar Temer
A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios,(TJDFT) por maioria, 3 a 2, condenou o empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, a pagar a indenização de R$ 300 mil ao presidente Michel Temer, por dano morais.
Em junho do ano passado, a defesa do presidente Temer protocolou na Justiça duas ações contra Joesley, após a declaração do empresário, em entrevista à revista Época, de que Michel Temer chefia “a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil”.
Na reportagem, o empresário também afirma que o presidente não fazia “cerimônia” ao pedir dinheiro para o PMDB. O Presidente ajuizou ação na qual narrou que teve sua honra e imagem maculadas por entrevista do empresário.
O empresário fez acusações mentirosas e infundadas e atribuiu a ele a prática de crimes do quais não cometeu. Por fim, solicitou a condenação do réu a pagar R$ 600 mil a título de indenização por danos morais. Com diário do Poder.
Preso o latrocida do aposentado
Luciano de Jesus Patrocínio, vulgo “Neguinho”, era investigado pelo latrocínio do aposentado Josué Santos Araújo, de 64 anos, morto a pauladas em 23 de junho em uma estrada vicinal do Assentamento Nova Vitória, na Rodovia Ilhéus-Uruçuca, km 13.
Ele foi preso por Policiais Civis do Núcleo de Homicídios nesta quarta. A Justiça tinha expedido o mandado de prisão preventiva na segunda-feira. De acordo com a polícia, depois de sair de um bar onde era comemorado o São João, Luciano seguiu a vítima.
Ao chegar a um local isolado, desferiu golpes em sua cabeça para roubar a carteira e uma pequena quantia em dinheiro. A vítima não resistiu aos ferimentos. Depois do crime, Neguinho tentou ocultar o corpo arrastando-o para o mato, e fugiu a pé.
Ele foi para o Distrito de São José, onde tomou um mototáxi para retornar à Avenida Princesa Isabel, em Ilhéus.
TCE identifica acumulos de cargo
Auditores do Tribunal de Contas do Estado e do Tribunal de Contas dos Municípios identificaram 1.548 servidores que acumulam ilegalmente cargos públicos e estão simultaneamente nas folhas de pagamentos do Estado, prefeituras e câmaras em 332 municípios.
As despesas com eles chegam a R$ 19,4 milhões por ano. O levantamento foi feito a partir do cruzamento das bases de dados, que encontrou evidências de irregularidades não apenas na área de pessoal como de contratos administrativos.
Segundo o superintendente técnico do TCE, José Raimundo Bastos de Aguiar, além da acumulação ilegal de cargos, foram encontrados 20 servidores já falecidos em folhas de pagamentos de 11 municípios, com custo de R$ 684 mil.
“Além disso, e tão grave quanto, o estudo constatou que entes públicos baianos fizeram contratações com fornecedores considerados inidôneos segundo o Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) envolvendo R$ 123 milhões”. Foram 88 contratos em 47 municípios.
No estudo foram localizados dois contratos celebrados por municípios com fornecedor suspenso pela Receita Federal, “além de um contrato municipal celebrado com empresa que possui servidor público do próprio município como sócio”.
“Neste caso, foram identificados contratos celebrados com empresa criada poucos dias antes da contratação – o que por si só é muito estranho. Foram 238 contratos em 128 municípios e câmaras de vereadores, envolvendo R$ 7,4 milhões".
Zé Ronaldo quer força contra crime
Participando de um ato em Itinga, localidade de Lauro de Freitas, o candidato a governador Zé Ronaldo criticou a forma como o governo do PT analisa a violência na Bahia, sempre culpando o crescimento da insegurança no país e o tráfico.
“Está mais que comprovado que o atual governo não soube gerir a Segurança Pública da Bahia. É preciso ter coragem e determinação para mudar o quadro e não colocar a culpa nas drogas”. A Bahia lidera os casos de crimes violentos no Brasil com o dobro dos registros de São Paulo.
Zé Ronaldo conversou com moradores sobre o crescimento da violência na Região Metropolitana do Salvador. “Nosso Estado ocupa o quinto lugar no ranking das cidades mais violentas do país, segundo o Atlas da Violência".
"Esse dado é de entristecer. A única forma de mudar esse quadro é agir e não ficar colocando a responsabilidade em ‘a’ ou ‘b’. A segurança pública precisa ser gerida com inteligência. O modelo atual está falido”.
Festival de Dança divulga programa
A Cia Dita, de Fortaleza, abre a programação do 7º Festival de Dança Itacaré com o espetáculo “A Morte do Cisne”, no dia 10 de setembro, às 19 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus. Logo depois, sobe ao palco A-rrisca Cia. de Dança, com “Mariana, a História que se Perdeu”.
No dia 11, o Balé do Teatro Castro Alves, convidado especial da curadoria, apresenta “Tamanho Único”, também no TMI, às 19 horas, com entrada gratuita. Depois, acontecem oficinas, espetáculos e palestras em Itacaré, de 12 a 16, no Centro Cultural Porto de Trás.
A programação completa está no site festivaldedancaitacare.com.br. O 7º Festival de Dança Itacaré oferece, além dos espetáculos, oficinas, palestras e encontros em Ilhéus e Itacaré durante toda a programação.
Na etapa de Ilhéus, o público poderá participar da oficina “Percussão e Movimento Consciente através da Dança”, com Sueli Guerra, nos dias 10 e 11 pela manhã, na sede da A-rrisca Cia. de Dança, no Jardim Pontal. As inscrições já estão disponíveis no site.
De quarta-feira a domingo (12 a 16), as atividades serão realizadas em espaços de Itacaré. O Estúdio Armondes recebe o Coletivo Ponto Art, que ministra a palestra “Resiliência do Corpo-História”, dia 11, às 16 horas e o documentário “Voz sem Medo”, dia 12, às 16h.
Ainda sedia o encontro “Parceria, Continuidade, Circulação e Dança”, com Jacson Santos, Janahina Cavalcante e Matias Santiago, dia 13, às 16 horas.
Na quadra da Pituba acontece a oficina “Dança e Bicicletas”, com João Rafael, de quinta a domingo (12 a 16), sempre às 14 horas, e no domingo apresentação aberta ao público, às 16 horas.
Na Pousada Ilha Verde, o Balé Jovem de Salvador conduz a oficina “Dança Popular”, dias 12 e 13, das 14 às 16 horas e o coreógrafo Joubert Arrais ministra as palestras “Como Existir Dançando?”, dia 13 e “Toda Dança para Toda Crítica?”, no dia 14, das 9 às 12 horas.
A programação do Centro Cultural Porto de Trás, de 12 a 16, será divulgada nos próximos dias. O Festival de Dança Itacaré é realizado pela Comunidade Tia Marita, com o apoio da Casa Ver Arte e Estado da Bahia.
PF cumpre mandatos em 6 cidades
Dezenove mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e dois de afastamento do cargo de prefeito no interior da Bahia foram cumpridos numa operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta terça-feira.
O objetivo da operação Offerus foi desarticular esquema criminoso de fraude a licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro envolvendo a contratação de serviços de transporte escolar.
Com a participação de 90 policiais federais e 21 auditores federais da Controladoria Geral da União (CGU), a operação também acontece em residências, empresas privadas e órgãos públicos de Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado.
Nos municípios de Pilão Arcado e Ipirá, além de busca e apreensão, foram afastados do cargo os prefeitos Afonso Mangueira (PP) e Marcelo Brandão (DEM), respectivamente. Em Salvador, a ação começou às 6h, em uma loja de artigos para escritório na Avenida Lucaia, no Rio Vermelho.
Duas viaturas e cerca de seis agentes da PF foram ao local para recolher computadores e documentos que comprovem a fraude. Uma residência no Horto Florestal também foi alvo dos agentes, que revistaram o imóvel em busca de provas.
No final do dia, a PF tinha apreendido R$ 850.630 em espécie e dois carros de luxo, guardados pelos acusados.
PGR é contra a soltura de Geddel
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), na segunda-feira, contra o pedido de revogação da prisão preventiva do ex-ministro Geddel Vieira Lima.
Segundo a defesa, surgiu um fato novo: a absolvição de Geddel, pelo juiz da 10ª Vara Federal de Brasília, no caso em que ele era investigado por obstrução da justiça, em caso sem qualquer ligação com o outro.
A defesa argumenta que a absolvição ocorreu após o julgamento de agravo regimental no qual era pedida a revogação da prisão preventiva e que este fato é relevante para a reavaliação dos pressupostos e requisitos da prisão preventiva.
Outro argumento é de que a absolvição também quebraria o perigo da reiteração delitiva. Para a PGR, a petição não deve ser conhecida porque, por unanimidade, os 5 ministros da Segunda Turma do STF reafirmaram, recentemente, a prisão preventiva de Geddel.
Na manifestação, a PGR cita ainda várias ocorrências elencadas no processo que reafirmam a necessidade da prisão preventiva de Vieira Lima. Um deles foi o fato de o ex-ministro não cumprir as determinações da prisão domiciliar.
Concedida em julho do ano passado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ela foi burlada e Geddel continuou a prática de delitos, sendo um deles a ocultação, em um apartamento de Salvador, de mais de R$ 51 milhões em espécie.
Cita também a apropriação de salários de secretários parlamentares (crime de peculato) e o uso deles para a destruição de provas da investigação. “A prisão foi e é necessária por uma miríade de atos gravíssimos que colocaram em risco a ordem pública e aplicação da lei penal”.
Canavieiras protesta contra Resex
A população de Canavieiras, no Litoral Sul da Bahia, foi às ruas protestar contra a implantação da Reserva Extrativista (Resex), que pode comprometer seriamente a economia do município. A Resex foi criada durante o Governo do ex-presidente Lula, através de um decreto.
Ela é considerada a razão da fuga dos investidores nas áreas de turismo, de cultivo e beneficiamento de camarões e peixes em cativeiro. Cansada da situação de penúria e atraso no desenvolvimento local, a população fez uma passeata de protesto.
Ela pede a transformação da Resex em Área de Preservação Ambiental (APA). A caminhada teve início na praça Maçônica, percorrendo toda a Avenida Octávio Mangabeira. Políticos de vários partidos e os prefeito de Belmonte, Janival Natal, e de Canavieiras, Almeida estão mobilizados.
A bancada da Bahia vem atuando na Câmara Federal no sentido de dar encaminhamento ao projeto de transformação da Resex em APA. Além disso, estão visitando os ministérios para relatar os desmandos praticados em Canavieiras em nome da proteção ambiental.
O prefeito de Canavieiras, Almeida, lembrou que "não é possível que uma região se dobre a uma farsa como a Resex, criada de forma fraudulenta e que vem prejudicando toda a população de Una, Belmonte e Canavieiras".
Ele disse ainda que "somente um grupelho que nunca trabalhou pescando ou mariscando está sendo beneficiado, em detrimento de toda uma sociedade".
Graer leva bebê para o hospital
Uma recém-nascida recebeu o transporte aeromédico de uma equipe do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, na tarde de segunda-feira (20), de Ilhéus para Feira de Santana. A bebê, com apenas 3 dias de nascida, apresentava quadro clínico grave.
O quadro exigia remoção imediata para uma unidade hospitalar capaz de prover atendimento especializado e mantê-la viva. O Graer chegou em Ilhéus 50 minutos após ter sido acionado e utilizou uma aeronave Grand Caravan com aparato médico a bordo.
A babê viajou numa incubadora, necessária para manter os sinais vitais da criança. Além do médico e do tripulante, o voo levou a mãe e a avó da bebê. Após uma hora de voo e desembarcar com segurança, a menina foi transferida para o Hospital Santa Emília.
“O deslocamento por via terrestre, estimado em pelo menos 5 horas, elevaria os riscos da transferência, e o avião da Polícia Militar foi fundamental para uma prestação de socorro ágil e segura para a recém-nascida”, destaca o comandante do Graer, tenente coronel Renato.
Assassinos de Tigrezza são presos
Isaías Andrade de Souza Júnior, o "Quenã", de 24 anos, e Josenilton Ferreira Sousa, o "Jota", 26 anos, foram presos pela Polícia Civil de Itororó. Com a prisão, as autoridades elucidaram a morte do ativista gay Marcos Cruz Santana, conhecido como "Marcos Tigrezza".
Ele foi assassinado a facadas na madrugada de domingo, próximo ao Terminal Rodoviário daquela cidade. As investigações revelaram que Marcos e Jota mantinham um relacionamento e o crime foi motivado pela decisão de Jota, casado com uma mulher, de romper a relação.
Segundo ele, o ativista ameaçou expor a relação dos dois num programa de rádio e por isso teria sido morto por vingança. A vítima e os dois assassinos estavam juntos numa festa na praça principal de Itororó e dali seguiram para o local onde o crime ocorreu.
Quenã segurou a vítima pelos cabelos e Jota desferiu um golpe em seu pescoço. Depois que Marcos caiu, Jota o esfaqueou novamente na perna e na genitália. A dupla seguirá para o sistema prisional.
Equipes da Delegacia Territorial de Itororó e da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Itapetinga, participaram da investigação que resultou na elucidação do crime e na prisão dos assassinos.
Assassino de Arraial está preso
Em cumprimento a mandado de prisão expedido pelo pelo juiz da 1ª Vara Crime de Porto Seguro, André Marcelo Strogenski, policiais civis prenderam, na segunda-feira, em Jequitinhonha (MG), o pedreiro acusado de cometer feminicídio em Porto Seguro.
Na madrugada da quinta passada, Admilson Pereira da Silva, 33 anos, estava escondido na zona rural do município mineiro, para onde fugiu após matar a esposa, Michelle Leite.
Após a prisão preventiva contra Admilson, decretada pelo juiz da 1ª Vara Crime de Porto Seguro, o acusado será transferido para Porto Seguro. O homem é acusado de atropelar Michelle Leite, com quem vivia há mais de dois anos, duas vezes, após uma discussão.
O crime foi praticado em Arraial D´Ajuda, em Porto Seguro, por volta das 3h30. A vítima chegou a ser levada para a Unidade Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) do município, mas não resistiu. O corpo de Michelle foi sepultado na sexta, em Arraial D´ajuda.
A previsão da Polícia Civil baiana é de que o acusado pelo crime seja transferido para Porto Seguro ainda nesta semana. O delegado Sinézio Vieira preside o inquérito do caso.
Mundial de surf abriu inscrições
As inscrições para a etapa do Mundial QS1.000 de Surf Masculino e Feminino em Itacaré já estão abertas e podem ser feitas através do site www.worldsurfleague.com. O evento acontecerá de 18 a 21 de outubro, na Praia da Tiririca.
Ele vai reunir atletas de diversos países e terá paralelo o Itacaré Surf Music, nos dias 19 e 20, com grandes atrações nacionais, a exemplo de Maneva, Ponto de Equilíbrio e outras bandas que serão anunciadas nos próximos dias.
Realizado pela World Surf League (WSL), a etapa do mundial de surf terá como diferencial o apelo para a preservação ambiental, com entidades ambientais e a Associação de Surf de Itacaré, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Educação.
Elas vão desenvolver ações educativas com estudantes e os próprios participantes do evento, mostrando a importância da preservação do meio ambiente com palestras, atividades de coletas, exposições artísticas e plantio de mudas.
Jeferson pega 19 anos de prisão
Jeferson Amaral de Carvalho, 46 anos, acusado de matar a ex-mulher a facadas e depois enterrar o corpo dela com concreto no quintal de casa, foi condenado a 19 anos de prisão na segunda-feira, de acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia.
O crime ocorreu no Bairro Nossa Senhora da Vitória, zona sul de Ilhéus, no ano passado. O suspeito foi levado a júri popular. O caso cabe recurso. Segundo o TJ-BA, a defesa de Jeferson Amaral de Carvalho pediu a redução da pena.
A acusação, no entanto, solicitou o aumento da pena do réu. O juiz recebeu os recursos e as partes apresentarão as razões de apelação para que o processo seja encaminhado novamente ao Tribunal de Justiça.
Conforme a Justiça, Jeferson foi condenado a 16 anos de prisão pelo homicídio e mais três pela ocultação do cadáver de Sandra Oliveira, que tinha 43 anos. A pena será cumprida em regime fechado. O réu está preso desde que o crime foi descoberto.
Coité pede hospital a Zé Ronaldo
Participando de um evento em Conceição do Coité, o ex-prefeito de Feira de Santana e candidato a Governador da Bahia Zé Ronaldo ouviu dos moradores que sua maior demanda é a construção de um hospital regional que atenda a região do Sisal.
Ele prometeu entregar o equipamento equipado para garantir a saúde da população local. “Quando chego em Conceiçao do Coité me sinto em casa. Sempre sou bem recebido pelos moradores e hoje não foi diferente. O povo sofre há muito tempo com a falta de um hospital regional".
"Muito foi prometido pelo governo atual, mas nada foi feito. Eu não faço promessas, faço compromissos. Como governador da Bahia, irei construir o hospital regional da região sisaleira, completamente equipado, evitando que o povo tenha que buscar transferência”.
O prefeito de Salvador, ACM Neto, falou sobre a importância de eleger políticos comprometidos com suas regiões e ressaltou as qualidades de gestor de Zé Ronaldo. “Vim no interior buscar Zé Ronaldo porque tenho certeza que está preparado para mudar a Bahia".
"Os baianos precisam de um governador que olhe com carinho para todas as regiões, administrando com o povo e transformando a realidade do povo”.
Baiano é vencedor recional do RPA
O professor Robson Almeida da Silva, do CEEP do Campo Milton Santos, em Arataca (a 500 km de Salvador), no Sul da Bahia, é um dos 25 vencedores regionais da quinta edição do “Respostas para o amanhã”, com o projeto “Embalagens sustentáveis de banana verde”.
Com a proposta de dar um novo destino à banana verde produzida e abundante na região, nasceu a ideia de fabricar embalagens sustentáveis como copos, bandejas e outras vasilhas, que têm grande capacidade de decomposição quando descartadas na natureza.
“A necessidade de encontrar alternativas viáveis e sustentáveis para agregar valor às bananas gerou uma discussão sobre a diversidade de matéria-prima. A turma que se mostrou mais interessada e disposta a buscar novas formas de descarte do lixo plástico foi a escolhida”, conta o professor.
O prêmio recebeu 1.128 inscrições de todo o país, envolvendo 807 escolas, 887 professores e cerca de 46 mil estudantes. A Bahia foi representada por 70 inscrições de 56 escolas. Os 25 vencedores regionais foram divulgados no site www.respostasparaoamanha.com.br.
Cada instituição de ensino foi contemplada com um notebook e um selo digital de Vencedor Regional. Em setembro, esses projetos terão seus vídeos publicados no site para votação do público, que elegerá os cinco vencedores pelo júri popular, um de cada região.
Cada uma das 5 escolas receberá um troféu e selo digital de Vencedor pelo Júri Popular. Os projetos também serão avaliados por uma comissão, que escolherá 3 vencedores nacionais. Os professores e alunos serão contemplados com um intercâmbio científico-cultural em São Paulo.
Já as três instituições receberão troféus e selo digital.
20 Agosto 2018
UPA 24h atende só parcialmente
A UPA 24 Horas do Monte Cristo está atendendo apenas urgências e emergências médicas. Médicos e funcionários estão com salários em atrasos, os primeiros cerca de quatro meses enquanto os outros, de junho e julho.
O secretário municipal de Saúde, Isaac Nery, disse que a demora nos respasses para o Instituto Bom Jesus é consequência de atrasos do Ministério da Saúde. Mas a informação é contestada pelos funcionários da UPA 24 Horas e os sindicatos da área.
O coordenador do Sintesi, João Evangelista, disse que uma ação civil pública será aberta na Justiça do Trabalho cobrando os salários e o cumprimento da convenção coletiva. “A gente vai esperar até quarta ou quinta-feira para tomar uma posição”.
O Sintesi diz que funcionários foram demitidos nos últimos meses. João Evangelista afirma que o pessoal de enfermagem que atende os pacientes nos plantões era formado por 6 técnicos, hoje são apenas dois. “O pessoal está em estado de greve".
Fim de semana violento em Itabuna
Dez pessoas que se divertiam em um bar, na Avenida Manoel Chaves, no São Caetano, em Itabuna, foram baleadas em um ataque criminoso na madrugada de domingo. As vítimas foram levadas para o Hospital de Base por equipes do Samu-192.
Horas antes do ataque, dois homens entraram no bar, que fica em frente à Vila Olímpica, ameaçando algumas pessoas. Em seguida, foram embora em um carro. Cerca de 10 minutos depois, retornaram armados.
Um dos bandidos entrou e começou a atirar. O comparsa ficou do lado de fora disparando para dentro do bar. Segundo informações de policiais, havia entre 30 e 50 pessoas no local. Após o crime, a dupla fugiu.
Os feridos foram levados pelo Samu para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e seu estado de saúde não foi informado. As vítimas são Andrea Alves Pereira, 43 anos; Joador Jesus do Nascimento, 33 anos e Asclepíade Sá dos Santos, 40 anos.
Também foram atingidos Agnaldo Felice Silva Aguiar, 22 anos; José Carlos Fernandes dos Santos, 35 anos; Manoel Fernandes dos Santos, 57 anos; Marcos Santiago dos Reis, 38 anos; Jackson Marques Santos, 32 anos e Maria de Fátima Alves dos Santos.
A décima pessoa ferida ainda não foi identificada. A Polícia Civil já tem as imagens de uma câmera de segurança que registrou o momento do crime. O caso é investigado pela 2ª Delegacia Territorial, que identificou o principal acusado. Teve mais violência no fim de semana.
Adria Santos da Silva, 18 anos, e Laís Rodrigues Góes, de 24, foram mortas a tiros por homens que passaram em dois carros, atiraram e fugiram. As duas mulheres foram mortas no sábado à noite, depois de sair de um bar no bairro Urbis IV, em Itabuna.
No bar, uma delas foi ameaçada de morte por um dos bandidos, segundo a Polícia, por isso fugiu de carona na moto da amiga. O crime aconteceu por volta das 23 horas, no bairro Sinval Palmeira. Testemunhas contaram que um grupo de homens seguiu as vítimas após a discussão.
No entanto, a motivação e autoria ainda serão apuradas pela Polícia Civil. Até agora ninguém foi preso.
Vacinação está fraca em Itabuna
O Dia D da vacinação contra a poliomielite e o sarampo foi fraco em Itabuna, com apenas 41% do público alvo vacinado. A baixa procura no sábado (18) nas unidades de saúde tem preocupado as autoridades.
A coordenadora da Rede de Frio de Itabuna, Camila Brito, diz que a preocupação tem fundamento porque, no caso do sarampo, a doença voltou ao Brasil neste ano por conta da entrada dos imigrantes da Venezuela. Ela explica que o sarampo é contagioso.
"Ele pode ser transmitido por meio de tosse, espirros, fala ou respiração". As secreções respiratórias e a dispersão de gotículas no ar podem permanecer por um período relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados”.
Itabuna está longe de atingir a meta do Ministério da Saúde que prevê a imunização de pelo menos 95% do público alvo infantil.
Ilhéus vacinou só 33% do público
Diante da baixa procura da população durante o Dia D da vacinação contra o sarampo e polio, a Secretaria de Saúde de Ilhéus faz novo alerta para a necessidade dos pais levarem as crianças de um até 5 anos aos postos de vacinação.
Dados oficiais mostram que apenas 33,29% das crianças foram imunizadas contra poliomielite e 33,20% contra o sarampo. A supervisora de Imunização, Walkíria Cardeal, diz que a campanha segue em Ilhéus até o dia 30 deste mês.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. Walkíria observa que no ‘Dia D’ todos os postos de saúde de Ilhéus estavam abertos.
“Mesmo com a mobilização de profissionais, permanente divulgação e atendimentos direcionados aos distritos, vilas e povoados, que cobriram todas essas localidades das áreas urbana e rural, faltou a participação efetiva dos pais ou responsáveis”.
Itabuna imita a seleção no placar
A segunda rodada do Campeonato Intermunicipal, disputada no domingo, teve 86 gols marcados com uma média de 2,6 por partida. Um dos jogos que contribuiu para essa chuva de gols foi Uruçuca 7x1 Itabuna, como no histórico vexame da seleção nacional em 2014.
Outro jogo com muitos gols foi Biritinga 4x0 Ichu. Itabuna é um dos piores times do Campeonato Intermunicipal de Futebol, com zero ponto ganho, saldo negativo de 7 gols, ao lado de Teixeira de Freitas e de Ichu, também com zero ponto e saldo negativo de 5 gols.
Outros times de condições semelhantes são Paulo Afonso e Camaçari (zero ponto e -4 de saldo) e Floresta Azul (zero ponto e -3 de saldo). O próximo jogo da Seleção de Itabuna será contra Ubatã, no Estádio Luiz Viana Filho.
Índice REE mostra BA ineficiente
O Ranking de Eficiência dos Estados, do Instituto Datafolha, situa a Bahia entre os piores do Brasil na aplicação de recursos. Por isso, o candidato a governador, Zé Ronaldo disse que vai colocar a casa em ordem, utilizando bem os recursos.
"Aliás, como sempre fiz durante quatro mandatos na prefeitura de Feira de Santana ou como faz ACM Neto em Salvador. A desculpa do atual governador é ficar reclamando da falta de repasses do governo federal. Eu e ACM Neto sempre fizemos mais do que podíamos com poucos recursos”.
Zé Ronaldo acrescenta que vai governar "com autoridade e competência para colocar os bandidos na cadeia. Vamos devolver a paz aos municípios. Nenhum cidadão será obrigado a dormir cedo por causa desse poder paralelo que se implantou no estado".
O aplicativo do Datafolha mostra quais estados fazem mais pela educação, saúde, infraestrutura e segurança usando o menor volume de recursos financeiros. São analisadas 17 variáveis agrupadas em seis componentes para calcular a eficiência na gestão dos 26 estados.
Numa escala de 0 a 1, cinco estados ultrapassaram 0,50 e foram considerados eficientes no uso dos recursos, enquanto os demais 15 foram classificados como pouco eficientes ou ineficientes. Em 16º lugar, a Bahia (pouco eficiente, com 0,362) ficou atrás de vários estados do Nordeste.
É o caso do Ceará, Piauí, Paraíba e Pernambuco, este último classificado como eficiente, com 0,517. Semelhante ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), da ONU, o REE-F revela que altas taxas de mortalidade infantil e homicídios são sinais da ineficiência do estado.
Zé Ronaldo (Democratas) e o candidato a senador Jutahy Junior (PSDB) participaram de um Encontro com Policiais Militares e Bombeiros em Feira de Santana e discutiram questões relacionadas à segurança.
“A falta de segurança é um dos grandes problemas que o estado enfrenta hoje. Há 12 anos a polícia está com o efetivo baixo e falta de equipamentos, os servidores estão desmotivados. Os índices de violência só aumentam e o atual governo está de braços cruzados", resumiu Zé Ronaldo.
MEC inscreve para bolsas do ProUni
O Ministério da Educação abriu, nesta segunda-feira (20), o período de inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) referentes ao segundo semestre. Os alunos devem se inscrever até 28 de setembro se estiverem matriculados.
Já para os estudantes não matriculados, o prazo é menor, terminando nesta sexta-feira (24). O ProUni oferece bolsas integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de faculdades privadas. 106.252 bolsas não foram preenchidas na seleção regular.
Destas, 18.070 são integrais e 88.182 parciais de 50% do valor do curso. As bolsas integrais se destinam aos estudantes com renda per capita de até 1,5 salários mínimos. Já as parciais para candidatos que têm renda familiar per capita de até 3 salários.
Podem concorrer às bolsas brasileiros sem curso superior que tenham participado do Enem em 2017, com nota superior a 450 pontos e sem ter zerado a redação. As inscrições devem ser feitas pela internet, na página do programa.
Conselho Tutelar Ilhéus é roubado
O Conselho Tutelar de Ilhéus, situado na antiga sede onde funcionava a secretaria de assistência social, foi roubado na madrugada de segunda-feira (20), mesmo tendo um guarda municipal responsável pela segurança.
Segundo a polícia, quando os funcionários chegaram para trabalhar pela manhã encontraram a porta aberta e marcas de sandálias nas cadeiras e paredes. Os marginais roubaram dois televisores, uma caixa de som amplificada e um estabilizador.
Um boletim de ocorrência foi registrado e a polícia começa a investigar o caso. A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Ilhéus deve fazer uma perícia no local e ouvir o guarda que estava de serviço.
Marinha abre inscrições para CAP
Estão abertas as inscrições para o concurso de nível médio técnico da Marinha do Brasil (MB). As inscrições para o Corpo Auxiliar de Praças (CAP) começaram nesta segunda, 20, e vão até 10 de setembro. O candidato deve ter nível médio técnico, sem a exigência de experiência.
A taxa de inscrição é de R$ 70 e o pagamento pode ser feito até 18 de setembro. Entre as exigências, ser brasileiro ou naturalizado, maior de 18 e menor de 25 anos, em dia com as obrigações civis e militares.
Os interessados devem acessar o site Ingresso na Marinha. Quem preferir, pode se inscrever nos Postos de Atendimento ao Candidato distribuídos por todo o país. O horário de atendimento é das 8h30 às 16h30.
Neste ano, são oferecidas 90 vagas para Administração (4), Administração Hospitalar (4), Contabilidade (8), Edificações (4), Eletrônica (4), Enfermagem (4), Estatística (3), Estruturas Navais (3), Gráfica (5), Marcenaria (4).
Mais Mecânica (6), Metalurgia (6), Motores (4), Processamento de Dados (16), Química (3), Radiologia Médica (4), Secretariado (4) e Telecomunicações (4). Os candidatos ingressarão na Marinha como Praças na graduação de Cabo.
Caminhão tombou e foi saqueado
Uma carreta carregada de peixes perdeu o controle e tombou na BR-101, no trecho entre Itamaraju e Teixeira de Freitas. O acidente ocorreu no sábado, segundo o site Teixeira News. O lado ruim das pessoas se manifestou logo em seguida.
Antes mesmo que o motorista ferido fosse socorrido, dezenas de populares e motoristas que trafegavam pela rodovia no momento saquearam a carga de peixes. O valor do prejuízo não foi informado pela transportadora.
A carreta ficou atravessada na pista e a Polícia Rodoviária Federal interditou parcialmente a via. O motorista foi socorrido e encaminhado para o Hospital Municipal de Itamaraju. Ele passa bem, apesar do susto. Não há informações se a Polícia Civil vai apurar o saque.
18 Agosto 2018
PC caça assassino do pró-reitor
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já identificou e está à procura do autor da morte do pró-reitor do Instituto Federal da Bahia (Ifba) Anilson Roberto Cerqueira Gomes, ocorrida na noite de segunda-feira (13), em Brotas.
Anilson foi morto a facadas, no seu apartamento, na Rua Professor Guiomar Florense, por um adolescente de 17 anos, que fugiu levando o veículo da vítima, o Toyota Corolla branco de placas PKZ-0230.
Imagens do circuito de segurança do prédio onde o pró-reitor morava e depoimentos de testemunhas ajudaram a polícia na identificação do adolescente. As câmeras mostram que vítima e autor chegaram juntos no carro de Anilson, por volta das 18 horas.
Meia hora depois as câmeras registraram a saída do adolescente no carro da vítima. Ao lado do corpo de Aniilson, encontrado por um morador do prédio, o autor deixou a faca usada no crime, que já foi encaminhada para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Hoje é o Dia D contra o sarampo
As crianças de um a 5 anos devem ser levadas neste sábado aos postos de saúde de todo o país, das 8 às 17 horas, para o Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. Todas as crianças devem receber as doses, independente de sua situação vacinal.
Os pais devem levar o cartão de vacinação. A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
Os índices estão muito baixos no país, apesar da publicidade e mobilizações. Até terça-feira, 84% das crianças que integram o público-alvo ainda não haviam recebido as doses. Neste ano, mesmo crianças que estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde.
No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses, a vacina oral. Para o sarampo, todas vão receber uma dose da Tríplice Viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Já foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 outros estão em investigação. Já em Roraima são 296 casos confirmados e 101 em investigação. Com Agência Brasil.
PF resgata trabalhador "escravo"
Uma operação realizada pelo Ministério do Trabalho, com o apoio da Polícia Federal, resgatou na tarde de quinta-feira um trabalhador em condições análogas à escravidão em uma garagem de ônibus da empresa Campo Verde.
A garagem fica dentro de uma propriedade rural, na rodovia entre Ilhéus e Itabuna, a poucos metros do Banco da Vitória, em Ilhéus. A partir de uma denúncia registrada na Gerência do Trabalho, em Ilhéus, auditores fiscais foram ao local.
Eles fizeram a inspeção e constataram que o trabalhador estava alojado em uma casa, ao lado da garagem, sem condições de habitação. Não havia água para consumo ou higiene. O trabalhador tinha que drenar a água da chuva por meio de uma calha no telhado.
O homem informou que trabalhava para a empresa há 18 anos sem carteira assinada. Relatou, também, que o documento foi retido pelo dono. Além de vigiar a garagem, o trabalhador fazia a limpeza e manutenção.
Ele ainda controlava a abertura e o fechamento dos portões e a retirada dos ônibus pelos motoristas a qualquer hora do dia ou da noite, sempre que houvesse demanda.
A Campo Verde foi notificada pelos auditores fiscais a comparecer à Gerência do Trabalho para o cálculo e pagamento das verbas rescisórias. A Polícia Federal vai abrir inquérito e o Ministério Público do Trabalho prepara uma ação civil.
MP exige censura durante eleição
O Ministério Público (MP) Eleitoral, por meio da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) na Bahia, emitiu recomendação, no dia 8, a todas as emissoras de rádio e TV do estado.
O documento recomenda a não veiculação, por parte das emissoras, de programas, propagandas e opiniões favoráveis ou contrárias a candidatos, partidos e coligações durante o período de campanha das eleições.
De acordo com o procurador Regional Eleitoral na Bahia, Cláudio Gusmão, esses ilícitos, que têm ocorrido com frequência nas últimas campanhas, "afetam o equilíbrio na disputa e a legitimidade das eleições".
A Lei nº 9.504 proíbe veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos.
Além da não veiculação de informações favoráveis a respeito de candidatos ou partidos em sua programação, a PRE/BA recomenda que as emissoras mantenham, devidamente arquivados, textos e gravações dos programas transmitidos.
Audiência do Satélite será dia 20
Nesta segunda-feira, 20, acontece a primeira audiência do caso Satélite Esporte Clube. O Ministério Público do Trabalho instaurou inquérito para investigar o processo trabalhista que resultou na adjudicação da sede do clube em 2006.
Os sócios travam uma disputa judicial pela posse do terreno contra os atuais proprietários, o casal Maria do Carmo Farias e José Bispo, pais do ex-vereador Dero Farias, que presidia o clube na época do problema.
O vice-presidente, Eduardo Carvalho, diz que houve conflito de interesses, já que a presidência do clube era ocupada por Dero quando seus pais moveram o processo. “Como presidente, o ex-vereador não defendeu os interesses do nosso clube".
A diretoria iniciou um movimento de arrecadação de fundos para fazer frente às despesas financeiras do resgate. A campanha “Resgata Ilhéus - Eu apoio esta causa” ganhou vários adeptos e está fazendo sucesso.
As camisas em apoio ao resgate do clube estão sendo vendidas pelo valor simbólico de R$ 30, na loja Chiquita Bacana, Rua Dom Pedro II,102, Centro (próximo a Insinuante).
Conselho suspendeu procurador
O procurador do Ministério Público da Bahia Rômulo Moreira foi suspenso por 10 dias pelo Plenário do Conselho Nacional do MP. Além disso, o Plenário aplicou a pena de censura. A decisão foi tomada durante a 12ª Sessão Ordinária de 2018.
Rômulo foi julgado em dois processos administrativos disciplinares (PAD). Um deles é por publicar mensagem ofensiva ao CNJ, juízes e ministro do Supremo Tribunal Federal em rede social. No segundo, por ofender o CNMP em rede social.
Segundo o Conselho, “novamente ele cometeu falta funcional e foi punido com pena de suspensão, tendo em vista a reincidência na prática de infração com penalidade de advertência e que a gravidade decorrente da reiteração da prática da infração”.
Sebrae explica eSocial em Itabuna
O Sebrae em Itabuna vai promover, nesta segunda-feira, 20, das 19h às 21h, no auditório do Tarik Fontes Plaza Hotel, a palestra gratuita “Desvendando o eSocial, uma abordagem teórica e prática”, ministrada por Heleno Rocha.
Ele é o contador e consultor de empresas, especializado nas áreas Trabalhistas e Previdenciárias. O evento tem a parceria do Sesi e as inscrições podem ser feitas na Loja Virtual do Sebrae. O gerente adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, conta detalhes.
"Ele vai orientar os microempreendedores individuais que têm funcionário e os donos de micro e pequenas empresas sobre as novas regras do Programa eSocial. O evento visa orientá-los sobre a importância de estarem atentos a declaração dos dados".
O sistema informatizado visa alinhar informações passadas pelos empregadores sobre seus empregados, relacionados a contribuições previdenciárias, vínculos, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, FGTS, entre outros.
As regras do eSocial passaram a valer no dia 1º de julho, em uma iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal. A mudança visa reduzir a burocracia e aumentar o controle.
Polícia caça assassino da esposa
A Polícia Civil de Porto Seguro tenta localizar e prender o pedreiro Admílson Pereira da Silva, 33 anos, acusado de atropelar e esmagar, internacionalmente, a mulher dele, a vendedora autônoma Michelle Leite Dias, 32 anos, na madrugada de quinta-feira, em Arraial D'Ajuda.
O suspeito e a vítima moravam juntos há três anos. De acordo com testemunhas, o crime ocorreu por volta das 3h30, depois de uma crise de ciúmes do acusado. A polícia encontrou eletrônicos e móveis destruídos no imóvel onde o casal morava.
Michelle Leite ainda foi levada para uma UPA-24 Horas, mas não resistiu. Admílson é acusado de empurrar a mulher e passar por cima dela com o carro duas vezes, na rua Evaldo Clímaco, no Bairro Santiago, onde o casal morava com duas crianças.
Em seguida, segundo testemunhas, o homem pegou roupas e documentos e fugiu no mesmo veículo usado no atropelamento. Quem tiver informações que leve à prisão do acusado deve ligar para a Polícia no 190.
PM foi preso por matar vendedor
Investigadores do Núcleo de Homicídios da 7ª Coorpin em Ilhéus, numa ação conjunta com a Corregedoria da Polícia Militar da Bahia, prenderam, num sítio, em Olivença, o primeiro sargento da PM João Batista de Oliveira.
Ele é acusado de assassinar o vendedor de mariscos Luciano Neves Santos, de 43 anos, no dia 15 de julho, no dentro de um bar, sem qualquer motivação aparente. Segundo a chefe do Núcleo, Andréa Oliveira, o crime ocorreu no bairro Nossa Senhora da Vitória.
A prisão do PM foi determinada pela Vara do Júri de Ilhéus depois que a Polícia Civil ouviu testemunhas do crime. Durante o cumprimento do mandado, foram encontradas com o acusado três armas não registradas.
De cordo com as investigações, o sargento, que é lotado na 69ª Cia Independente da Polícia Militar em Ilhéus, estava fora de serviço, fazendo uso de bebidas alcoólicas minutos antes de atirar no vendedor, que não teve chance de defesa. Os disparos teriam atingido também outra pessoa.
O policial foi ouvido em audiência de custodia nesta sexta-feira (17) e deve ficar detido na Corregedoria da PM em Salvador. Com Blog Pimenta.
Começam as gravações de Juacas
As gravações de Juacas, uma das maiores séries da televisão produzida pelo Disney Channel Brasil, já começaram em Itacaré. Atores de diversas partes do Brasil e da cidade estão participando das gravações numa estrutura montada na Praia da Tiririca.
As gravações devem durar cerca de 8 semanas e a produção conta com o apoio da Prefeitura. Juacas é uma das séries de maior sucesso no mundo e Itacaré foi escolhida mais uma vez para ser cenário dessa produção.
A série estreou no dia 3 de julho de 2017 no Brasil e na América Latina, pelos canais fechados Disney Channel e Disney XD. E desde 21 de julho do ano passado faz parte do bloco Mundo Disney no SBT. Em Portugal, estreou no dia 14 de maio pelo canal fechado SIC K.
Juacas é a segunda série original nacional produzida pelo Disney Channel no Brasil. Além de unir comédia, ação e romance, a série divulga as belezas naturais de Itacaré, atraindo turistas de várias partes do mundo para a cidade.
17 Agosto 2018
Servidores desocupam a Câmara
Na manhã desta quinta-feira, durante audiência de conciliação convocada pelo juiz Ulysses Maynard Salgado da 1ª Vara da Fazenda Pública, os servidores da Prefeitura de Itabuna que ocuparam na segunda-feira o prédio da Câmara fecharam um acordo.
Ele adia para 29 de agosto a votação do projeto que muda o regime jurídico no Município de celetista para estatutário. Pelo acordo, o diálogo será reaberto com a Mesa Diretora, liderança do governo e a Prefeitura. O Ministério Público intermediará as conversas.
Os sindicalistas desocuparam o prédio. Na quarta, eles foram notificados por um oficial de Justiça mas se recusaram a deixar o prédio. As categorias e sindicatos são contra a mudança de regime jurídico de celetista para estatutário.
A ocupação começou quando a Câmara de Vereadores começava a votar, nas Comissões Técnicas, parecer favorável à mudança do regime jurídico. Na avaliação dos sindicatos, os servidores perderão direitos adquiridos ao mudar do regime.
Campanha eleitoral já começou
Desde esta quinta-feira começou oficialmente a propaganda eleitoral. Pela legislação, as regras são rígidas e claras - exigem menos barulho e obediência a horários e normas. A propaganda eleitoral na internet é permitida desde que não seja paga.
Os diretórios partidários devem instalar nas sedes serviços telefônicos para atender os eleitores. Os partidos e as coligações só poderão utilizar alto-falantes ou amplificadores de som, nas sedes ou em veículos, das 8 às 22 horas. O horário para sonorização fixa é mais flexível. das 8 à meia-noite.
Ele ainda pode ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha. Os horários devem causar irritação nos vizinhos, que terão seu direito ao descanso arruinado por som alto até 22h.
Até 6 de outubro, os partidos e coligações poderão distribuir material gráfico, promover caminhada, carreata, passeata ou utilizar carro de som pelas ruas. Até 5 de outubro é permitido colocar anúncio na imprensa escrita e na reprodução, na internet, do jornal impresso;
Existe uma limitação de 10 anúncios de propaganda eleitoral por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de revista ou tabloide.
Pedreiro virou empregado de CLT
Pelo menos foi isso o que decidiu o desembargador Marcos Gurgel, da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), que baseou sua decisão na relação entre trabalhador e contratante.
Para ele, por não ter intermediários, é emprego fixo. Ou seja, a partir de hoje você não deve contratar um pedreiro para alguma reforma em sua casa. Vai ter que fazer contrato com alguma empreiteira.
A relação tinha sido negada na primeira instância e ainda cabe recurso. O juiz da 3ª Vara do Trabalho de Ilhéus, José Cairo Junior, ponderou que a jurisprudência não reconhece vínculo empregatício nesses casos.
O juiz afirmou ser incontroverso que ele foi contratado para prestar serviço para uma pessoa física, e não para ser empregado dela. Agora a dona da obra terá que fazer as anotações na Carteira de Trabalho do pedreiro.
Ela deve pagar aviso-prévio, salários retidos e saldo, férias simples e proporcionais mais 1/3, 13º salário de 2014 e 2015, FGTS com multa de 40% e indenização compensatória pelo seguro-desemprego.
Apesar da reforma trabalhista ser uma lei em vigor, alguns juízes e tribunais têm se recusado a aplicar a nova lei, ou melhor, desobedecem a lei que deveriam defender. A atitude ilegal pode provocar a extinção da justiça do trabalho, já estudada no Congresso.
PCdoB ameça vereador do partido
Depois de fechar com os servidores municipais contra a mudança no regime jurídico na Prefeitura de Itabuna, a direção municipal do PCdoB emitiu nota pública na qual pede coerência política ao vereador Aldenes Meira.
O partido se coloca no campo oposto ao da gestão do prefeito Fernando Gomes, apesar da parceria deste com Davidson Magalhães, presidente estadual, em articulação com o governador Rui Costa, do PT.
O diretório municipal alerta que poderá adotar medidas contra o vereador Aldenes, hoje próximo do governo e em rota de colisão com o PCdoB desde o primeiro mandato, quando se aliou a José Nilton Azevedo.
“Com relação à luta dos servidores públicos municipais de Itabuna contra a alteração do regime jurídico, reafirmamos que a posição do PCdoB é de total apoio à luta dos trabalhadores e trabalhadoras, conforme já expressado pelo líder da nossa bancada, o vereador Jairo Araújo”, diz a nota.
“Reiteramos que desde o início do mandato do prefeito Fernando Gomes assumimos oficialmente a oposição a este governo na câmara de vereadores, nas ruas e praças da nossa cidade. Quanto ao vereador Aldenes Meira, esclarecemos que vem agindo em desacordo com a direção municipal".
"Caso o vereador não reveja suas atitudes e persista a dissonância política, as devidas providências serão adotadas, conforme estabelecido no estatuto do partido”, finaliza o PC do B.
Aldenes rebateu em entrevista ao blog Pimenta, dizendo ter estranhado e que o presidente estadual "nem estava sabendo" da nota publicada pelo diretório local.
PGR quer acelerar a impugnação
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entrou nesta quinta (16) com um novo pedido no processo de registro de Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência da República.
Ela quer que o prazo de 7 dias para a manifestação da defesa contra a impugnação (questionamento) do pedido de registro seja adiantado e passe a contar a partir desta quinta-feira, numa tentativa de acelerar o julgamento.
Na quarta, menos de uma hora depois de o ministro Luís Roberto Barroso ter sido sorteado relator do pedido de registro, Raquel Dodge, que é também a procuradora-geral eleitoral, entrou com a impugnação, porque Lula está inelegível de acordo com os critérios da Lei da Ficha Limpa.
Outras duas impugnações, movidas pelos candidatos a deputado federal Alexandre Frota (PSL) e Kim Kataguiri (DEM), também foram protocoladas na tarde de quarta-feira, mas ainda antes de o pedido de registro de Lula ter sido incluído no sistema do TSE.
Assim, tais questionamentos acabaram sendo distribuídos a outro relator, o ministro Admar Gonzaga. Em seguida, o PT entrou então com uma petição no TSE, colocando em dúvida o fato de as impugnações de Frota e Kataguiri terem sido distribuídas a Gonzaga, e não a Barroso.
Com base na petição do PT, Raquel Dodge argumentou que a defesa já tomou ciência da impugnação, sem que seja necessário aguardar a notificação dos advogados, motivo pelo qual o prazo para a manifestação da defesa deve começar a contar a partir desta quinta.
Lula “compareceu espontaneamente aos autos, teve ciência da impugnação ministerial, passando, portanto, a fluir dessa data o prazo para apresentação de contestação”. Em tese, seria necessário aguardar que o TSE publicasse, em 5 dias, o edital com todos os pedidos de registro.
Um novo pedido de impugnação foi impetrado pelo candidato Jair Bolsonado nesta quinta. A Justiça Eleitoral tem até 17 de setembro para deferir ou indeferir todos os registros de candidatura, prazo final também para que candidatos sejam substituídos. (Abr)
Itabunense ganhou Nota Premiada
Um contribuinte de Itabuna está entre os 10 sorteados na campanha Nota Premiada Bahia de agosto, cujo sorteio tem como base a Loteria Federal. Dos 10 ganhadores, quatro são de Salvador e os demais de Itabuna, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Milagres, São Gonçalo dos Campos, Serrinha, Vitória da Conquista.
Os números dos bilhetes com os quais as pessoas concorrem são divulgados no notapremiadabahia.ba.gov.br. Para acompanhar o processo, basta acessar o site, fazer o login e, no menu “Minha Conta”, escolher a opção “Bilhetes”.
Os nomes de todos os sorteados podem ser conferidos no site da campanha, junto com parte da numeração do CPF. Os ganhadores de agosto são Élia Ramos Vieira dos Reis, Rafael Queiroz Mendes de Oliveira, Ilderico do Sacramento Borges.
Mais Suelen de Almeida Pereira Araújo, José Carlos Cerqueira Santos, Sandra Moreira Reis, Pedro Burgos Sande e Oliveira, Rubens José Portela de Oliveira Júnior, Ubirajara Ferreira dos Santos e Fabiana Gonçalves dos Santos.
Das 71 pessoas já contempladas pela Nota Premiada Bahia desde o início da campanha, em fevereiro, 49 são da capital e 22 do interior. De acordo com a secretaria estadual da Fazenda, são mais de 340 mil participantes inscritos.
TRE suspendeu ação de Coronel
O PSDB-BA conseguiu uma liminar do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para suspender uma propaganda eleitoral antecipada do presidente da Assembleia Legislativa Ângelo Coronel (PSD), candidato ao Senado.
Segundo o PSDB, Coronel “desenvolveu e propagou mensagens através de aplicativos eletrônicos, com o objetivo de promover propaganda eleitoral antecipada contendo pedido expresso de voto e divulgação de número de campanha antes mesmo de realizado o seu registro”.
O partido lembra que a ação é vedada pela Lei nº 9.504/97. “As informações compartilhadas por listas de transmissão via aplicativo Whatsapp incluem o nome do candidato, o cargo para o qual pretende candidatar-se e o número eleitoral".
Coim isso, afirma o partido, se visava "influenciar de forma desleal na opinião pública e desequilibrar as eleições vindouras”. A juíza Carmem Lúcia Santos Pinheiro acatou o argumento e deu 24 horas para que Ângelo Coronel pare de enviar a mensagem.
Em caso de desobediência, a multa é de R$ 1 mil por dia, além de medidas legais.
Temer assina ajuda a Santas Casas
As santas casas e hospitais filantrópicos vão ter à disposição uma linha de crédito com recursos do FGTS e taxas de juros de 8,66% ao ano. A medida provisória que cria a linha de crédito foi assinada nesta quinta pelo presidente Michel Temer.
Segundo o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, a linha disponibiliza o limite de 5% do orçamento anual do FGTS, o que em 2018 corresponde a cerca de R$ 4 bilhões. O prazo para pagamento é de 10 anos, sem carência. Os operadores serão o Banco do Brasil, CEF e BNDES.
Atualmente, os juros dos financiamentos a essas entidades variam entre 19% e 22% ao ano. Com os recursos, as entidades poderão refinanciar dívidas tomando o dinheiro a juros menores, viabilizar novos investimentos, adquirir equipamentos e usar no custeio.
O presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Edson Rogatti, disse que as instituições enfrentam atualmente um endividamento de cerca de R$ 20 bilhões. Ele considerou a possibilidade de buscar recursos a juros mais baixos.
Afirmou que, embora o empréstimo bancário não resolva todos os problemas, ajuda os hospitais a terem um respiro financeiro. “Com os baixos recursos pagos pelo SUS, nossas entidades são obrigadas a recorrer a empréstimos bancários a juros altos”.
Segundo ele, atualmente as santas casas e hospitais filantrópicos respondem por mais de 50% dos atendimentos ambulatoriais e de internação do SUS. (Abr)
OPO promove ciclismo por doação
A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, já está com uma programação definida para o “Setembro Verde”, que pretende conscientizar sobre a importância da doação de órgãos.
Em antecipação às comemorações da campanha, instituída no dia 27 de setembro, a OPO Sul promove o 3º Passeio Ciclístico do Setembro Verde no dia 1º, com inscrições abertas pelo site www.doity.com.br/passeiociclisticohblem.
A concentração será na Alameda da Juventude. O passeio ciclístico terá inicio às 8h30 e seguirá em direção ao Shopping Jequitibá, avenidas Princesa Isabel e Kennedy e Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro São Caetano.
Na volta, os participantes saem da avenida Princesa Isabel, seguem até o Jardim do Ó, avenidas Cinquentenário e Amélia Amado, até o Hospital de Base. “Temos certeza que repetiremos o mesmo sucesso dos anos anteriores".
"Os adeptos do ciclismo atenderam ao chamado e se juntaram aos trabalhadores que buscam diariamente conscientizar as pessoas sobre a importância de ser um doador de órgãos”, destaca Naama.
Itacaré faz Dia D contra sarampo
A Prefeitura de Itacaré realiza neste sábado, 18, o Dia D de mobilização da vacinação contra a poliomielite e o sarampo. com a imunização de crianças de 0 a 5 anos. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão realizando ações de vacinação em diversos postos.
Neste sábado estarão funcionando os postos de vacinação na unidade de saúde do bairro da Passagem, UBS do Centro, Posto de Saúde do bairro Santo Antônio, PSF da comunidade da Marambaia e ainda no distrito de Taboquinhas, no posto Maria de Lourdes.
Também serão colocados pontos extras de vacinação na Praça dos Cachorros, Praça do Fórum, na Rua da Linha em frente a barbearia de Luís e na Praça do Marimbondo. A campanha de vacinação vai até o dia 31 de agosto.
O secretário Ricardo Lins destaca a importância dos pais levarem os filhos para vacinar, garantindo a imunização contra essas doenças. "A preocupação o sarampo é grande, diante de novos casos devido a migração dos venezuelanos para o Brasil".
De acordo com ele, a campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal nos municípios, evitando a reintrodução do vírus.
15 Agosto 2018
Servidores têm ordem de desocupar
Os servidores da Prefeitura de Itabuna que ocuparam, na segunda-feira, o prédio da Câmara de Vereadores foram notificados por oficial de justiça, na manhã desta quarta, da liminar que manda que deixem o imóvel.
Por volta das 14 horas houve um ato unificado, de todas as categorias e sindicatos, contra a mudança de regime jurídico de celetista para estatutário. Representantes do funcionalismo ocupam, há 48 horas, o plenário da Câmara.
O mandado de intimação e a liminar judicial dá prazo de 12 horas para que o Legislativo seja desocupado, sob pena de multa diária de R$ 1 mil para cada ocupante. A liminar foi solicitada pela presidência da Câmara e o prazo se encerra às 2h30 desta quinta.
Viaturas da PM estavam a postos para que tudo transcorresse dentro da normalidade, com o cumprimento da decisão. Porém, os servidores se recuraram a assinar o recebimento da ordem judicial. O oficial deixou o documento no local e saiu.
A ocupação começou quando a Câmara começava a votar, nas Comissões Técnicas, parecer favorável à mudança do regime jurídico. Na avaliação dos sindicatos, os servidores perderão direitos adquiridos ao mudar para estatutário.
Geddel quer ficar "preso" em casa
A defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso na cela de segurança máxima do Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, pediu ao Supremo Tribunal Federal a conversão da prisão preventiva em domiciliar. O pedido foi enviado ao ministro Edson Fachin na segunda-feira.
Segundo os advogados do emedebista, a transferência para a ala de segurança, determinada pela Vara de Execuções Penais do DF, aconteceu em razão de uma situação de “vulnerabilidade” do político na convivência com os demais detentos.
A defesa argumenta que a medida representa “a aplicação de regime disciplinar diferenciado, ainda que não expressa na sentença e sem que ele tenha cometido falta grave”. A petição diz que Geddel foi colocado em “cela individual, com restrição absoluta de acesso à cantina e biblioteca”.
E que não foram garantidas “visitas semanais de duas pessoas”, uma vez que os familiares de Geddel teriam medo da permanência dele no pavilhão de segurança máxima, por causa da presença de “presos efetivamente violentos”.
A Procuradoria Geral da República tem o prazo de cinco dias para se manifestar sobre o pedido de conversão de prisão. São réus na ação, além de Geddel, o irmão dele, deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB) e a mãe Marluce Vieira Lima.
Mais o assessor Job Ribeiro Brandão e o executivo da construtora Cosbat Luiz Fernando Machado da Costa Filho. Eles são acusados de lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso dos R$ 51 milhões encontrados em um apartamento de Salvador.
Aeroporto de Ilhéus é da Socicam
Foi publicado no Diário Oficial do Estado, na terça-feira, que a empresa Socicam Administração Projetos e Representações Ltda é a vencedora da licitação para administrar o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, pelos próximos 30 anos.
A Socicam já administra aeroportos na Bahia, Ceará, Minas Gerais e Goiás, sendo o maior terminal administrado o de Goiânia, com 34 mil m² de área construída e capacidade de movimentação de 6,3 milhões de passageiros por ano.
São estimados investimentos de R$ 100 milhões ao longo dos anos da concessão. Nos cinco primeiros anos do contrato estão previstos R$ 30 milhões para ampliação do terminal de passageiros e o estacionamento de veículos.
Também estão incluídos nesta primeira fase a restauração do pavimento da pista de pouso e decolagem, pátios, taxiways e vias de serviço, alám, da reforma e ampliação da Seção de Combate a Incêndio.
Construído na década de 30, o aeroporto Jorge Amado é um dos mais antigos do estado e o terceiro maior em número de passageiros. Além de ampliar o terminal, a empresa terá que recuperar a pista, fazer estudo de localização, projeto e licenciamento ambiental para o novo aeroporto.
Oposição cobra nova maternidade
"Gestantes sem atendimento e dando à luz no chão, nos corredores dos hospitais e até mesmo na rua, como foi o caso de uma paciente que teve que fazer o seu parto em uma praça, a poucos metros de uma unidade de saúde revelam o descaso do estado".
Essa é a avaliação feita pelos deputados da Oposição na Assembleia Legislativa, que lembram a promessa do governador Rui Costa (PT), em seu plano de governo, em 2014, de que construiria uma nova maternidade na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Em 2015, o governo apresentou uma dispensa de licitação para realizar a obra de R$ 23,4 milhões, mas a construção não saiu do papel. Em março do ano passado, o governador voltou a dizer que entregaria neste ano a nova maternidade, ao lado do Hospital Geral de Camaçari.
Uma nova contratação, com valor dobrado, foi feita recentemente. O governo do estado publicou no Diário Oficial do Estado o contrato para a construção da maternidade, de R$ 34 milhões e prazo de 540 dias. "Ou seja, caso a obra inicie, será entregue somente em 2020", diz a Oposição.
“O que está acontecendo com as gestantes que precisam do atendimento público do estado é desumano. Faltou sensibilidade ao governo em priorizar a obra da maternidade que atenderia a toda a região. Além disso, falta responsabilidade e transparência com os recursos".
"Uma obra é contratada por dispensa de licitação e não é cumprida, sendo o valor dobrado três anos depois e ainda sem a confirmação de que realmente será executada. Não é possível que o governo leve 12 anos no poder e não consiga resolver carências tão importantes", condena o líder da Oposição, Luciano Ribeiro (DEM).
Saldo do PT é trágico na infância
Um estudo inédito apresentado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, mostra que seis em cada dez crianças no Brasil vivem na pobreza. Depois de 13 anos de governos de Lula e Dilma (PT), que alegavam ser "sociais", a situação só piorou.
Com dados de 2015, o levantamento mostra que entre as crianças brasileiras que vivem na pobreza, seja por privação de renda ou de direitos, 13,9 mil não têm acesso a nenhum dos 6 direitos analisados pelo estudo e estão completamente à margem de políticas públicas.
Segundo o coordenador de Políticas de Qualidade para a Infância do Unicef no Brasil, Mário Volpi, essas crianças e adolescentes têm até 17 anos e são monetariamente pobres ou estão privadas de direitos, como educação, saneamento e moradia.
“A pobreza, na infância, é mais ampla do que simplesmente renda. O Unicef analisou a situação da educação, da informação, da moradia, do trabalho infantil, do saneamento e da água. E constatou que seis em cada dez crianças vivem no país algum tipo de privação.”
O estudo foi feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad, e mostra que 18 milhões de meninas e meninos, ou seja, 34,3% do total, vivem com menos de R$ 346 por mês na zona urbana e R$ 269 na zona rural.
Os dados apontam que o acesso aos direitos varia, entre outros fatores, com o local onde moram e a cor da pele. As regiões Norte e Nordeste aparecem com os maiores índices de privação de direitos, com exceção de moradia, em que a região Sudeste lidera.
Por conta disso, o porta-voz do Unicef faz um pedido público para as autoridades. “O Unicef faz um apelo às autoridades para que invistam em políticas, programas, serviços e benefícios que vão além da transferência de renda.”
Os resultados mostram que dos 61% de crianças e adolescentes brasileiros que vivem na pobreza, 49,7% têm um ou mais direitos negados. O saneamento é a privação que afeta o maior número, 13,3 milhões, seguido por educação (8,8 milhões) e água (7,6 milhões).
Em seguida vêm o direito à informação (6,8 milhões), moradia (5,9 milhões) e proteção contra o trabalho infantil (2,5 milhões).
Zé Ronaldo lança plano de governo
O candidato Zé Ronaldo divulgou nesta quarta-feira (15) seu programa de governo, cujas principais diretrizes são a retomada do desenvolvimento da Bahia e recuperação emergencial de setores como Segurança, Saúde e Educação.
“Divulgamos o programa no momento em que se anuncia que mais uma fábrica de grande porte (Heineken) está deixando a Bahia nos próximos meses. O símbolo do governo petista é um carro vermelho da JAC Motors enterrado na fábrica de Camaçari".
"A fábrica nunca chegou a ser implantada devido à incompetência do governo petista. Assim como a JAC Motors, outras empresas estão deixando a Bahia, enquanto o desemprego e a pobreza chegam a números alarmantes”, diz José Ronaldo.
Ele pretende montar uma equipe capacitada para atrair a iniciativa privada e estimular o setor produtivo. “É preciso restabelecer essa parceria e recuperar a confiança dos investidores que, no passado, foi responsável por atrair grandes empreendimentos".
"Não nos esqueçamos que a Ford veio para a Bahia porque um governo petista no Rio Grande do Sul a afugentou e o nosso estado a acolheu. Do mesmo modo, no Oeste, a Bahia sempre deu atenção especial aos produtores que vieram do Sul”.
Prefeito de Feira de Santana por quatro vezes, Zé Ronaldo é reconhecido por ter transformado em metrópole a segunda cidade mais populosa da Bahia. “Conheço de perto as dificuldades e limitações que os gestores municipais enfrentam".
"Fui presidente da UPB, União das Prefeituras da Bahia, sei do sofrimento dos prefeitos e as necessidades das prefeituras. Por isso governarei em parceria com os municípios, em todos os setores de atuação do governo do estado”, afirma.
O programa prevê também a expansão dos principais polos industriais, agroindustriais e turísticos do estado, inclusive pela resolução de gargalos de logística que influem negativamente na sua competitividade.
PMI já demoliu parte do shopping
Foi concluída na terça-feira o trabalho de demolição do terceiro andar e das varandas do prédio onde funcionaria o Shopping Popular de Itabuna. Com isso, o tráfego de veículos pela avenida Inácio Tosta Filho, no centro, foi liberado.
Toda a parte que oferecia risco foi removida, assegura Yuri Bandeira, coordenador da Defesa Civil. A ação, iniciada na tarde de segunda, envolveu equipes da própria Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Sesttran, Administração e Guarda Civil.
A derrubada parcial foi autorizada pelo juiz Ulisses Maynard Salgado, da 1ª Vara da Fazenda Pública, que agora aguarda o resultado da perícia para determinar se haverá a demolição do primeiro piso ou não.
MP exige empenho na vacinação
O Ministério Público da Bahia recomendou que a Prefeitura de Ilhéus chame os pais para que as crianças sejam imunizadas na Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo. Para o MP-BA, o município deve usar os meios de comunicação maciçamente.
Segundo os promotores Pedro Nogueira Coelho, Maria Amélia Sampaio Góes e Frank Ferrari, o objetivo é garantir a imunização das crianças e o controle de doenças contagiosas que são preveníveis.
Foi recomendado ainda que a prefeitura exija a apresentação do Cartão de Vacina atualizado no ato da matrícula nas escolas municipais. Além disso, os responsáveis devem assinar termo de autorização para atualização da caderneta vacinal no decorrer do ano letivo.
Os promotores pediram que a secretaria de Educação comunique aos Conselhos Tutelares eventuais omissões ou negligência dos pais. O MP-BA entende que os dias e horários de vacinação nas escolas e creches devem ser articulados em conjunto com a coordenação de Imunização.
As recomendações são dirigidas também ao Sindicato das Escolas Privadas, para que oriente os proprietários das escolas a disponibilizar espaço físico para vacinação e para cobrar os cartões de vacina no ato da matrícula.
As orientações levam em conta dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que estabelecem relação direta entre a redução da mortalidade infantil no Brasil e os planos de vacinação mais efetivos, além do decréscimo na adesão às campanhas de vacinação detectado pelo SUS.
Moro evita "exploração" pró-Lula
O juiz federal Sérgio Moro adiou para depois das eleições o depoimento do ex-presidente Lula na ação que apura se obras realizadas pelas empreiteiras Odebrecht e OAS no sítio de Atibaia foram contrapartidas de favorecimento em contratos com a Petrobras.
Segundo o despacho do magistrado, o objetivo é “evitar a exploração eleitoral dos interrogatórios”. As audiências sobre o caso serão retomadas a partir do dia 5 de novembro, incluindo o depoimento do petista.
Além de Lula, falta o depoimento do empresário José Carlos Bumlai, dos empreiteiros Emílio e Marcelo Odebrecht e do ex-executivo da Odebrecht Alexandrino Alencar. Da OAS, vão depor Léo Pinheiro e Agenor Franklin Magalhães Medeiros.
Alunos de medicina terão Código
A partir de setembro, mais de 320 escolas de medicina vão receber o primeiro Código de Ética do Estudante de Medicina, aprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que oferece um conjunto de princípios para balizar as relações.
Organização de trotes responsáveis, respeito ao sigilo, uso ético de cadáveres durante o ensino, prevenção do assédio moral e de relações abusivas nas escolas são alguns dos temas abordados no primeiro Código de Ética do Estudante de Medicina.
“Anteriormente, no Brasil, algumas instituições de ensino e conselhos regionais de medicina haviam elaborado textos com o mesmo objetivo, mas com abrangência local”, destacou a entidade por meio de nota.
O documento tem 45 artigos organizados em seis eixos que ressaltam atitudes, práticas, princípios morais e éticos, e se inspira em experiências de códigos semelhantes editados em países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.
O trabalho de elaboração do código de ética, segundo o CFM, teve início há dois anos e foi concluído durante fórum específico com a participação de representantes de várias entidades que mantêm interface com o tema.
Médicos, estudantes, academias e outras organizações da sociedade também puderam contribuir com as formulações, encaminhando sugestões por meio de uma plataforma eletrônica. Ao todo, foram recebidas 272 contribuições.
Justiça manda desocupar Câmara
A Justiça concedeu, na tarde de terça-feira (14) uma liminar de reintegração de posse do imóvel da Câmara Municipal de Itabuna e fixou o prazo de 12h para o cumprimento da medida de forma voluntária. Caso não aconteça, haverá multa de R$ 1 mil por ocupante, limitada a R$ 30 mil.
O expediente foi suspenso no Legislativo após ocupação do prédio da Câmara de Vereadores, na tarde de segunda-feira (13) pelos servidores do Município. Eles promovem manifestação contra a mudança do regime jurídico de celetista para estatutário, que seria votado em sessão plenária.
O presidente da Câmara, Francisco Reis (PSDB), suspendeu o expediente na terça por conta da ocupação da Casa pelos servidores públicos municipais, que protestam contra a mudança de regime jurídico na Prefeitura.
A ocupação começou na segunda-feira à tarde, como forma de impedir que o regime jurídico dos servidores municipais mude sem as garantias necessárias aos trabalhadores, de acordo com sindicatos que representam o funcionalismo.
A proposta do prefeito Fernando Gomes é mudar regime de celetista para estatutário. A mudança pode causar problemas ao funcionalismo relativo ao FGTS e regime de previdência, já que o Município teria que criar seus instituto.
Na lista de devedores do INSS a Prefeitura de Itabuna ocupa lugar de destaque, desde os primeiros mandatos do atual prefeito que, pela quinta vez, ocupa a cadeira.
“A greve continua e nossa trincheira de luta agora é na Câmara de Vereadores, pois a base que dá sustentação ao Governo da Marreta quer votar o projeto a toque de caixa, prejudicando o funcionalismo para sempre, e isso não vamos permitir”, afirma Wilmaci Oliveira, presidente do Sindserv.
João Carneiro deve ser inelegível
Nesta quarta termina o prazo para o registro na Justiça Eleitoral de chapas à presidente da República, Governos estaduais, Senado, Câmara Federal e assembleias legislativas. Na Bahia, o candidato ao governo e ex-prefeito de Salvador João Henrique Carneiro (PRTB), pode ficar inelegível.
João Henrique possui quatro processos na lista de gestores e ex-gestores com contas reprovadas pelo TCM, entregue na segunda-feira pelo Tribunal de Contas dos Municípios ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), José Edivaldo Rotondano.
Tanto o presidente do TCM, conselheiro João Andrade Netto, quanto o do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Gildásio Penedo, entregaram a lista dos gestores com contas reprovadas à Justiça Eleitoral baiana na segunda.
A reprovação de contas pelos tribunais é um dos critérios considerados pela Justiça Eleitoral para fins de inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa. Entre os políticos do sul da Bahia com nome na lista estão Jabes Ribeiro, Claudevane Leite, Aldenes Meira e Asclepíades Almeida, o Beda.
Pró-reitor do Ifba foi assassinado
Foi morto a facadas, por volta das 22h30 de segunda-feira, em Salvador, segundo informações da Polícia Militar, o professor e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifba, Anilson Roberto Cerqueira Gomes.
Ele foi visto pela última vez entrando no prédio onde morava, em Brotas, acompanhado de um homem ainda não identificado. Anilson morava no edifício Bela Vista Modern Life, na rua Professora Guiomar Florence. Após ser acionada, a PM enviou duas viaturas para o local.
Os policiais militares encontraram, dentro do apartamento, o “corpo de um homem de 45 anos, que estava caído no chão com marcas de violência”. A polícia trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).
O corpo foi removido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O crime será investigado pela Polícia Civil. Em função da morte do professor, o IFBA decretou luto oficial de três dias e a suspensão das aulas durante este período.
Em nota, a instituição lamentou a situação e relembrou a trajetória do profissional. “Anilson foi estudante da Instituição, professor do Campus Salvador e, como pró-reitor, atuou no projeto de expansão I, II, III, IV e V do IFBA, cujo objetivo foi implantar, no interior da Bahia, novas unidades".
Mais dois acidentes com motos
Na rodovia BR-101, na região de Gandu, um acidente envolvendo uma moto e um carro resultou na morte de duas pessoas na manhã de terça-feira. As vítimas foram identificadas como Luís Alves dos Santos e sua mulher Irene.
O motorista do carro, o Pálio de placas JPM-1121, de Salvador, sofreu apenas ferimentos leves. O acidente ocorreu nas proximidades do restaurante Canto do Lazer. Irene, segundo a Polícia Rodoviária, morreu na hora.
Socorrido pelo Samu-192, Luís morreu no hospital. O casal, que estava na moto, deixa dois filhos. A família morava em Gandu. Outro acidente, este na BR-330, deixou quatro feridos na segunda-feira, numa colisão entre duas motos.
O acidente ocorreu por volta das 9h20 na curva do Engenho, perto de Ipiaú. As vítimas foram socorridas por unidades do Samu-192 e encaminhadas ao Hospital Geral do município. A criança foi transferida para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, para tomografia.
Uma das vítimas, identificada como Antônio, que viajava com a sogra e a criança, alegou que o acidente foi causado pelo outro piloto, Alessandro Souza Nascimento, que viajava sozinho e colidiu no fundo de sua moto.
Assassino acabou preso em Ilhéus
Fagner Santana dos Santos, o "Pino", acusado de assassinar o desafeto Jeferson dos Santos de Souza, no dia 23 de junho, em Ilhéus, teve o mandado de prisão preventiva cumprido na terça-feira (14), por investigadores da 7ª Coorpin.
Jeferson foi morto a tiros, na Rua da Felicidade, bairro Nossa Senhora da Vitória, por conta de uma dívida que tinha com o autor do crime, que integra uma quadrilha de traficantes.
Fagner seguiu para o sistema prisional e está à disposição da Justiça. Os comparsas do traficante, que participaram do homicídio, já foram identificados e estão com as prisões preventivas decretadas.
Zé Ronaldo lamenta crimes na BA
O candidato ao governo do estado pelo Democratas, José Ronaldo, lamentou os números divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018 que colocam, mais uma vez, a Bahia na liderança dos casos de violência no país.
“Temos uma população de 15 milhões de habitantes, 30% da de São Paulo, mas temos praticamente o dobro de casos de homicídios dolosos. Isso demostra que a falta de ações mais ostensivas dá a sensação de impunidade para os criminosos. Precisamos mudar essa realidade”.
Segundo o estudo, a Bahia concentrou 11% dos homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte do país. “Os dados são impressionantes e somente reforçam o que especialistas vinham dizendo, que há um grande desajuste na forma como está estruturada a segurança pública no estado".
"O governo do PT gasta milhões em propaganda para divulgar que está contratando policiais e adquirindo viaturas quando, na verdade, o máximo que faz é substituir os policiais que vão para a reserva e os veículos sem condições. É preciso, de imediato, aumentar o contingente e dar condições de trabalho”.
José Ronaldo lembra que o governo do PT nada faz para melhorar as condições de segurança e reclama de que os dados de outros estados são “mascarados”. “É um discurso de defesa sem apresentar nada que tente mudar a realidade".
"Continuamos liderando o número de mortes violentas. Em 2017, foram 6.635 casos. Superamos estados com maior população e que são apontados como violentos, casos do Rio de Janeiro e São Paulo”. O democrata disse que sua primeira medida, caso seja eleito, será reestruturar a segurança.
Ilhéus já teve 18 mortes por Aids
Ilhéus, Camacan, Itabuna e Una estão no topo da lista de municípios baianos em casos e mortes por Aids, segundo os últimos boletins da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde. Ilhéus só perde para Salvador.
Neste ano, Ilhéus já registrou 18 mortes de adultos por Aids, enquanto a capital teve 48 óbitos de adultos. O terceiro município é Jequié, com 6 mortes, seguido de Itabuna e Camacan, com 4 cada, e Una, com outras 3.
O total do estado estava em 113 mortes, entre adultos e crianças, no final de julho, além de 2.114 notificações de casos de Aids, liderados por Salvador (1.069), Feira de Santana (121), Itabuna (100), Camaçari e Vitória da Conquista (56).
Ilhéus já se prepara para o verão
A Secretaria de Turismo e Esportes de Ilhéus definiu o planejamento dos serviços essenciais para o verão 18/19 e divulgou o calendário oficial de eventos. As ações envolvem outros setores da administração municipal, nas áreas de segurança, limpeza, iluminação e trânsito.
A integração entre os órgãos municipais tem como objetivo preparar a cidade para atender o aumento do fluxo de turistas. O planejamento inclui o reforço no transporte, especialmente aos finais de semana e horários extras da coleta do lixo.
Segundo o secretário de Turismo Alcides Kruschewsky, "a equipe identificou os pontos fracos que precisam ser melhorados para entregar a cidade ao turista em pleno funcionamento, com atrativos e eventos como ele espera".
“O turismo agrega valor à cidade, fortalece a economia, gera emprego e renda direta e indiretamente para o município”, destaca. Alcides confirmou a chegada do primeiro cruzeiro marítimo para o dia 20 de novembro.
Os eventos previstos são o Réveillon, Vem Louvar Verão (1º de janeiro), Puxada do Mastro em Olivença (12 e 13), Lavagem da Escadaria da Catedral (18), Festa de Iemanjá (2 de fevereiro), Carnaval dos bairros no Malhado e Hernani Sá (23 e 24).
Em março, estão programados o Bloco Carnavalesco do Zé Pereira, no Pontal (1º) e o Carnaval oficial da cidade (1º a 5). Entre os eventos privados estão o Festival Batuba Beach Sound, de 28 a 31 de dezembro e 5 de janeiro.
Mais a Feira de Moda Verão e o parque de diversões, de 2 de dezembro a 27 de janeiro; e o Festival Chocosummer, de 15 de dezembro a 15 de março, na Avenida Soares Lopes.
84% das crianças sem vacinação
O Ministério da Saúde alerta os pais e responsáveis que a vacina ainda é a forma mais eficaz de inibir o reaparecimento da poliomielite e do sarampo, já eliminadas no país. A campanha nacional de vacinação termina em 31 de agosto.
Até esta terça-feira (14), só 3,6 milhões de doses das vacinas contra a pólio e sarampo foram aplicadas em crianças de todo o país. Foram 1,808 milhão de crianças vacinadas contra a pólio e 1,801 milhão contra o sarampo.
Isso corresponde a apenas 16,13% do público-alvo para a pólio e 16,07% para o sarampo. O Ministério da Saúde precisa vacinar mais de 11 milhões de crianças de um a 5 anos. A Campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar.
Não importa se já tinham recebido a vacina em outros anos. A vacinação ocorre até o dia 31 de agosto e o dia D de mobilização nacional será no próximo sábado, 18, quando mais de 36 mil postos estarão abertos.
Inscrição do Fies termina sexta
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição de estudantes do Financiamento Estudantil (FIES) para o segundo semestre, após o sistema apresentar um erro que impedia que os usuários completassem seus dados.
Os interessados têm até sexta, 17, para garantir uma vaga na universidade através do programa federal. O prazo seria encerrado na sexta-feira passada. A falha atingiu uma leva de beneficiados pelo Fies que tiveram inscrições transferidas do primeiro para o segundo semestre.
Para não perder o financiamento, é necessário atualizar os dados cadastrais na página do programa. Ao finalizar a etapa de cadastro, os dados do estudante seguem para análise na universidade.
13 Agosto 2018
Defesa começa a demolir shopping
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil e servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano iniciaram, nesta segunda-feira, às 13h, a demolição parcial do prédio onde funcionaria o Shopping Popular de Itabuna. A previsão é de que o trabalho seja concluído até esta terça.
Para a execução do serviço, foi interditado um trecho da Avenida Inácio Tosta Filho, nas imediações da praça José Bastos, no Centro.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Yuri Bandeira, o destino do restante do prédio deve ser decidido pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna nos próximos 30 dias, quando o resultado do laudo técnico será concluído. Por enquanto serão demolidos o terceiro andar e uma parte do segundo.
O prédio começou a ser construído pela Prefeitura em 2014, tendo como meta abrigar mais de 140 vendedores ambulantes em três andares. Ele foi interditado em 2016, após o desabamento de uma parte do beiral. O segundo acidente ocorreu na madrugada do dia 26 de julho deste ano.
Foram gastos mais de R$ 2 milhões em recursos do próprio município. A justiça decidirá quem vai arcar com os prejuízos. Desde a primeira interdição, a obra ficou mais de um ano e meio exposto às ações do sol e da chuva sem qualquer anteparo.
Para o ex-prefeito Claudevane Leite, o Vane do Renascer, o atual prefeito Fernando Gomes, desde o início de sua quinta gestão, jamais teve interesse em concluir a obra do shopping popular. O próprio prefeito afirmou isso em várias ocasiões.
PM da Cipe morreu em Itacaré
O policial militar Marcos Vinicios Caldas Charmite, da CIPE Cacaueira, morreu em Itacaré na madrugada desta segunda-feira, vítima de infarto agudo do miocárdio. Ele trabalhou na Micareta de Taboquinhas, distrito de Itacaré, no final de semana.
O policial estava hospedado numa pousada de Itacaré. Por volta das 4h, sentiu fortes dores no tórax e foi levado para o hospital local. Ele teve duas paradas cardíacas, foi constatado que Marcos Vinícios sofreu infarto agudo do miocárdio e não resistiu.
O policial militar estava lotado em Ituberá e estava em Itacaré prestando apoio à sua equipe. O Comandante da CIPE Cacaueira, Major Ricardo Silva, emitiu Nota de Pesar lamentando o falecimento do profissional e informou que todas as providências do velório estão sendo executadas pela unidade.
A notícia pegou de surpresa os amigos e familiares. O PM Marcos Vinicios era uma pessoa muito querida por todos em sua comunidade e na CIPE Cacaueira.
Itabuna festeja "pais" com sangue
Não há tréguas para a violência em Itabuna. No dia dedicado aos pais, três homicídios foram registrados na cidade. O primeiro aconteceu por volta das 17h, no Jardim Grapiúna, onde um homem ainda sem identificação foi assassinado quando estava dormindo, dentro do banheiro de uma serralheria abandonada.
Meia hora depois foi registrado o segundo homicídio. Desta vez no bairro São Roque, tendo como vítima Felipe Nascimento de Souza, 24 anos, assassinado na Rua José Alves Franco. Ele tinha 24 anos.
Já no final da noite do domingo, por volta das 23h40, a Polícia Militar foi acionada após moradores e trabalhadores da área da "sombrinha" do Centro Comercial ouvirem disparos de arma de fogo. O DPT foi acionado já por volta de meia-noite da segunda-feira para fazer o levantamento cadavérico.
Ao chegar no local do crime, foi confirmado que a vítima levou pelo menos seis tiros em diversas partes do corpo, inclusive na cabeça. O homem de 38 anos, identificado como Abdias Marques de Jesus, era natural de Jussari.
Abdias morava na Roça do Povo, mas estava trabalhando na feira como caminhoneiro. Recentemente, ele se envolveu em uma briga familiar e respondia a um inquérito na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Itabuna.
Instituto procura ajuda para ação
O Instituto Luz do Novo Mundo, instituição sem fins lucrativos que atua em Itabuna com ações e projetos voltados para a melhoria das condições dos pobres, está em fase de estruturação e elaboração de projetos. Por isso, procura parcerias para suas atividades.
Anualmente, ele realiza o Mutirão da Saúde e Bem Estar, que neste ano estará na terceira edição. Este evento é voltado para o atendimento gratuito da população dos bairros Antique, Pedro Fontes, São Roque, Santa Inês e da comunidade em geral.
São oferecidos atendimentos de Saúde (enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, clínica, odontologia, entre outros) e de bem estar (atendimento Jurídico, atividades voltadas à beleza, técnicas de artesanato em grupo) durante um dia.
Neste ano, o Mutirão será realizado no dia 1 de setembro, a partir das 9h, na Avenida Bionor Rebouças Brandão, 720, bairro Antique. Quem quiser ser parceiro, voluntário ou doador, pode ligar para (73) 99147-3588 ou enviar email para institutoluzdonovomundo@gmail.com
PIS/Pasep está liberado para todos
A partir desta terça-feira, trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão sacar seus recursos. O prazo fica aberto até 28 de setembro.
Desde o dia 8 o crédito para correntistas da Caixa e do Banco do Brasil está sendo feito automaticamente. A partir desta terça, todas as pessoas poderão sacar os recursos, corrigidos. A partir de 29 de setembro só será possível receber o valor nos casos previstos na Lei 13.677/2018.
Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. Para os cotistas do PIS, também é possível consultar a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-726-0207 ou nos caixas eletrônicos da instituição.
No caso do Pasep, a consulta é feita no Banco do Brasil, pelos telefones 4004-0001 ou 0800-729-0001. Têm direito ao saque as pessoas que trabalharam com carteira assinada antes da Constituição de 1988. As cotas são os recursos anuais depositados nas contas de trabalhadores criadas entre 1971, ano da criação do PIS/Pasep, e 1988.
Jovem morre em acidente de moto
Um acidente na tarde de domingo, na BA-120 próximo a Barro Preto, resultou na morte de Jamile dos Reis dos Santos, 27 anos, e ferimentos em duas crianças. Jamile conduzia a moto Honda Bros de placa NZV 1518 com as duas crianças na garupa, e perdeu o controle nas proximidades da Fazenda Santa Helena.
A moto saiu da pista e se chocou contra uma cerca de arame da fazenda. A mulher que, segundo fotos do local, estava sem capacete, morreu na hora. Já as crianças, de 10 e 4 anos, foram encaminhadas para um hospital de Itabuna. O estado de saúde das crianças não foi informado.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o acidente pode ter acontecido por alta velocidade, já que a condutora perdeu o controle da moto na curva e invadiu a mão contrária, chegando a se chocar com a cerca da Fazenda. Levar duas crianças na garupa pode ter contribuído para o acidente.
Amigos e familiares lamentaram a morte precoce da jovem. Jamile era moradora de Barro Preto. Seu corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna para exame de necropsia. O horário do sepultamento também não foi informado.
Vacinação na Bahia está devagar
De acordo com o Ministério da Saúde, somente 43.094 crianças, o equivalente a 5% da faixa etária indicada, foram vacinadas na Bahia contra a poliomielite (paralisia infantil) na primeira semana da Campanha Nacional de Imunização.
A quantidade de vacinados contra o sarampo é ainda menor, com 42.300 doses aplicadas em meninos e meninas, o que representa 4,98% do público alvo no estado. O percentual está muito abaixo do desempenho nacional, que registra 1 milhão e 16 mil crianças vacinadas contra a pólio.
Outras 1 milhão e 51 mil já estão imunizadas contra o sarampo. O quantitativo corresponde a 10,36% do público-alvo para a pólio e 10,27% para o sarampo. Mais de 11 milhões de crianças de um a 5 anos devem ser vacinadas.
A Campanha Nacional de Vacinação ocorre até o dia 31 e o dia D será neste sábado, 18, quando os mais de 36 mil postos estarão abertos em todo o país. No total, 2,3 milhões de doses foram aplicadas. Os pais, padrinhos e responsáveis devem levá-las aos postos de saúde, sem esquecer o Cartão de Vacinação.
Vendas do Dia dos Pais cresceram
As vendas do comércio para o Dia dos Pais cresceram 2,8% em 2018, quando comparadas a 2017, segundo dados da Boa Vista SCPC. O crescimento nas vendas nesta data ocorre após três anos de quedas, observadas em 2017, 2016 e 2015.
Nestes anos, elas recuaram 0,5%, 5,2% e 0,8%, respectivamente. As vendas varejistas no Dia dos Pais acabaram seguindo a tendência apresentada pela pesquisa de hábitos de compras realizada pela Boa Vista SCPC para esta data.
O estudo tinha apontado aumento na intenção de compra dos consumidores para o Dia dos Pais. O resultado também mostra que a data acompanha a tendência de recuperação das vendas varejistas em 2018, fenômeno observado em todas as datas comemorativas até aqui.
ABMP promove evento de criativos
A Associação Baiana do Mercado Publicitário foi convidada pela Saltur para promover, juntas, o primeiro Scream - Salvador Creativity and Media Festival, voltado para profissionais e estudantes das áreas de mídia e criatividade.
A abertura será em 22 de novembro e o evento segue nos dias 23 e 24 em hubs do Centro Histórico, contando como a principal celebração da ABMP pelos 20 anos de fundação, completados em 5 de agosto.
“Salvador é o berço da criatividade, referência na música, na arte, na gastronomia, na propaganda, no online. Tudo aqui nos inspira, por isso, é o melhor lugar para o evento, abraçando variadas áreas de atuação, experiências e diversidade”, diz a presidente da ABMP, Ana Coelho.
“A Bahia sempre produziu mentes brilhantes na criatividade em diversas áreas do conhecimento, Glauber Rocha, João Ubaldo Ribeiro e tantos outros. Gerou grandes publicitários como Nizan Guanaes, Duda Mendonça, Geraldo Walter".
"A ideia do Scream é estimular a classe empreendedora e os jovens a ter esse aspecto da criatividade como um instrumento de desenvolvimento para Salvador. Esperamos um festival muito especial”, declara o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
Já estão confirmados nomes de peso como Nizan Guanaes, um dos mais premiados publicitários do país; e Sílvio Meira, provocador-chefe da rede de business designers do grupo Ikewaii, empresa baseada no Porto Digital, parque tecnológico de Pernambuco.
A programação terá palestras, workshops, painéis, shows e exposições simultâneas, distribuídas entre o Teatro Gregório de Mattos e Espaço Itaú de Cinema, na Praça Castro Alves, Espaço Cultural da Barroquinha, Hotel Fera Palace e Casa Salvador.
Itabunão dá vergonha para cidade
Os torcedores que foram ao Estádio Luiz Viana Filho no domingo viram o Itabuna perder para a seleção de Itajuípe por 0x1, em partida válida pelo Intermunicipal deste ano. Mas esta não foi a maior fonte de irritação e sim o estado do equipamento.
Diversas postagerns em redes sociais comentaram, com muitas fotos, o abandono do estádio na gestão de Fernando Gomes, que tem ignorado o equipamento neste um ano e meio de administração. Não há condições mínimas de higiene e conforto.
As fotos e videos mostram o estado insalubre dos banheiros, onde vários vasos sanitários estão quebrados e os que ainda estão inteiros são imundos. Há infiltrações e mofo nas paredes e no teto, a iluminação é precária e o local parece não ser limpo há anos.
Os torcedores, que pagaram ingresso mas não encontraram um serviço adequado, também reclamam do amontoado de moradores de rua na frente do estádio, que é usado como dormitório e banheiro. "O cheiro é horrível, de mijo, fezes, comida estragada e lixo," diz um fiel do Itabuna.
"Parece que ninguém entra nesse estádio há muitos anos, parece obra abandonada," comenta um torcedor de Itajuípe, apontando para a ferrugem e os ferros tortos dos portões de acesso. A gestão do estádio é da Prefeitura de Itabuna.
12 Agosto 2018
Servidores de Itabuna fazem greve
Os servidores públicos municipais de Itabuna estão em greve desde sexta. Eles ficaram sem respostas da administração de Fernando Gomes sobre o pagamento de férias e salários atrasados, além do assédio moral. Eles também rejeitam o projeto de mudar de celetista para estatutário o regime jurídico da Prefeitura.
Desde segunda-feira os servidores, incluindo professores, estavam em estado de greve. A proposta, aprovada em assembleia, é de que o retorno às atividades se dê apenas com o atendimento da pauta, principalmente o pagamento de salários, férias e vale-transporte.
Já na Câmara, o parecer sobre o projeto de lei que trata da troca do regime jurídico dos servidores foi apresentado na sessão de quinta-feira. Na reunião de Comissões Técnicas, o relator Beto Dourado (PSDB) apresentou parecer favorável à aprovação.
A votação do parecer, porém, foi adiada, depois de pedido de vista pelo vereador Jairo Araújo (PCdoB). Servidores pressionam por mudanças no projeto encaminhado pelo Executivo. A sessão foi acompanhada por sindicatos de servidores, guardas municipais, agentes comunitários e professores.
O projeto de lei visa a mudança do regime celetista pelo estatutário e promete instituir ainda o Estatuto dos servidores públicos municipais. A previsão é de que a votação aconteça nesta semana.
Debate teve momentos divertidos
A TV Bandeirantes promoveu na noite de quinta-feira (9) o primeiro debate entre os candidatos a presidente da República. Participaram Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Ciro Gomes (PDT).
O debate não teve grandes embates. Apenas no primeiro bloco o ex-líder do MST e candidato do PSOL, Guilherme Boulos, perguntou a Jair Bolsonaro sobre o auxílio-moradia e sobre uma suposta funcionária fantasma do deputado, classificando como “imoral”.
O candidato do PSL se explicou e proclamou uma das frases da noite: “Imoral é invadir a propriedade dos outros”, e concluiu: “Me orgulho da minha honestidade. Não vou debater com um desqualificado como esse aí. Pode passar para o outro, Boechat”, se referindo ao mediador.
No segundo bloco, os candidatos responderam a perguntas de jornalistas do Grupo Bandeirantes. Tanto Guilherme Boulos quanto Ciro Gomes passaram a maior parte do bloco em silêncio, ignorados pelos outros candidatos.
Geraldo Alckmin respondeu a duas perguntas, assim como Jair Bolsonaro. Marina respondeu apenas uma. Duas “dobradinhas” concentraram a atenção nos candidatos Bolsonaro e Alvaro Dias, Alckmin e Marina Silva.
No terceiro bloco, os postulantes se soltaram, em mais uma rodada de perguntas de candidato para candidato. Um dos destaques foi Jair Bolsonaro se dizer o único candidato “contra o establishment”, numa discussão com Cabo Daciolo.
Foi a primeira vez que a plateia se manifestou. Em outro momento, Ciro Gomes prometeu “zerar as dívidas do SPC” de toda a população e afirmou a Bolsonaro: “vou tirar seu nome do SPC”.
Assassino de Mar Ramos confessou
A Polícia Civil prendeu na sexta-feira, no Terminal Rodoviário de Itabuna, Brayan Vitor, 18 anos, acusado da morte do estilista Mar Ramos, de 51 anos, assassinado no centro de Itabuna, na madrugada de quarta-feira. Ele teria vindo de Ilhéus para comprar passagens para São Paulo.
Na quinta, a policia havia pedido a prisão preventiva do acusado, que sumiu antes do corpo da vítima ser encontrado, no quarto de casa, pela empregada. A polícia apurou que Bryan Vitor morava na casa de Mar Ramos há 15 dias e teria usado, sem autorização, o cartão de crédito do estilista.
A descoberta acabou em discussão durante a noite e no crime. Os dois teriam se conhecido, conforme a polícia, por meio das redes sociais. De acordo com a delegada Magda Figueiredo, Bryan Vitor confessou que matou Mar Ramos depois da discussão.
A delegada informou que o acusado contou que deu pelo menos quatro golpes de pá na vítima, que estava dormindo no momento do ataque. Bryan Vitor confirmou que usou, sem autorização, o cartão de crédito do estilista, morto sem chance de defesa.
A pá, suja de saque, foi levada para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna para ser periciada. O corpo do estilista foi achado na cama dele, com sinais de agressões no rosto e em outras partes da cabeça, além das mãos.
Bryan também é suspeito de levar roupas de marca, celular e o anel de formatura da vítima. O corpo de Mar Ramos foi sepultado no Cemitério Campo Santo, em Itabuna, na manhã de quinta-feira. O enterro foi acompanhado por centenas de pessoas, entre familiares e amigos.
Depoimento de assessor foi adiado
O depoimento de Job Ribeiro Brandão, ex-assessor do deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), previsto para a próxima terça-feira, foi adiado pelo presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento. O parlamentar alegou receio de "baixo quórum" em razão das campanhas eleitorais.
Job Ribeiro deve ser ouvido como testemunha no processo que pede a cassação de Lúcio Vieira Lima no caso dos R$ 51 milhões apreendidos pela Polícia Federal dentro de malas e caixas de papelão em um apartamento de Salvador. Lúcio é réu no Supremo Tribunal Federal por lavagem de dinheiro e associação criminosa.
O ex-assessor legislativo teve as digitais encontradas em parte do dinheiro. A polícia investiga se as malas pertenciam ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA), irmão de Lúcio. Os investigadores também identificaram digitais de Geddel no dinheiro.
Segundo Elmar Nascimento, é um processo importante que não pode ser feito com baixo quórum. “Vamos ouvi-lo só eu e o relator? Não tem como instruir um processo complicado sem os deputados presentes. Fica parecendo que estamos fazendo as coisas às escondidas”.
CIPv completa 15 anos com festa
A Companhia de Policiamento Rodoviário de Itabuna (CPIRv) comemorou, na sexta-feira, 15 anos de sua implantação. Para marcar a data, foi realizada uma solenidade com os comandantes Geral da PM, coronel Anselmo Alves Brandão e da CPE, coronel Humberto Sturaro Filho, entre outras autoridades.
Na solenidade, o Comando Geral fez a entrega de novas viaturas. Em todo o estado, 48 viaturas foram entregues ao Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, na quarta-feira, em solenidade realizada no estacionamento do Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
A entrega resulta de um convênio firmado entre as secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Infraestrutura do Estado (Seinfra), de R$ 4 milhões. A CIPRv é responsável pela fiscalização das rodovias estaduais nas regiões sul, extremo-sul, sudoeste e parte do oeste. É comandada pelo major Edson José Ferreira de Brito Junior.
Juiz suspende doação em Juazeiro
A 1ª Vara da Fazenda Pública suspendeu, em caráter liminar, na sexta-feira (10), a doação do patrimônio público de Juazeiro para o Instituto de Previdência dos Servidores (IPJ) da cidade. A ação popular foi movida pelo deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA).
A operação ilegal havia sido apresentada na Câmara de Vereadores como um ato de "dação", na qual a entrega do imóvel serviria para abater a dívida milionária criada nas gestões de Paulo Bonfim e Isaac Carvalho, que não repassavam a contribuição paga pelos servidores para o instituto.
Após tramitar, o ato foi modificado, se tornando uma "doação" do patrimônio de Juazeiro, localizado em plena Praça do Vaporzinho. Na ação, o deputado Aleluia acusa Bonfim de crime de responsabilidade e apropriação indébita previdenciária, com previsão de pena de 2 a 5 anos e multa.
"Eu denunciei a ilegalidade e o prefeito preferiu me atacar em vez de se explicar. Agora a Justiça comprova o abuso cometido contra o patrimônio de Juazeiro para pagar a dívida de Paulo Bonfim e seu chefe, Isaac Carvalho. Estavam mal acostumados a governar sem contraditório".
A liminar é assinada pelo juiz José Goes e pede que sejam suspensos todos os atos de doação e ou transferência do imóvel sob pena de multa de R$ 150.000, crime de desobediência e responsabilidade, além de multa de até 20% do valor da causa.
A liminar é justificada "diante do evidente desvio do patrimônio público do Município para práticas de atos de disposição que não encontram guarida na ilegalidade administrativa estrita".
Casa tinha muamba até no banheiro
A Polícia Federal e a Receita Federal realizaram uma operação em conjunto que resultou na apreensão de quase um milhão de óculos que teriam sido importados irregularmente, sem pagamento de imposto nem autorização. Os produtos foram localizados em duas casas em Feira de Santana.
De acordo com a Polícia Federal, os óculos estavam espalhados por todos os cômodos, até no banheiro. A polícia suspeita que os produtos tenham sido importados por um chinês que tem negócios na região. Os dois endereços pertencem ao comerciante, que não teve o nome divulgado.
A PF e Receita Federal informaram que há indícios de que as casas eram usadas como depósito de mercadorias importadas, que eram revendidas irregularmente na Bahia. Os óculos, incluindo de sol e infantil, de vários modelos e marcas, foram apreendidos em cumprimento de mandado judicial.
Até agora ninguém foi preso, mas as investigações prosseguem.
PRF apreende drogas, armas e balas
Durante uma fiscalização Km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, a Polícia Rodoviária Federal abordou o Chevy 500 SL de placas ABF-9946/MS, conduzido por Antonio Carlos de Arruda e tendo como passageiro Carlos Eduardo de Souza Figueiredo.
Durante a abordagem, perceberam que os ocupantes apresentavam nervosismo e respostas contraditórias, por isso a equipe da PRF fez uma vistoria minuciosa no veículo. Ela acabou descobrindo uma boa quantidade de materiais ilegais sob o assoalho.
A dupla levava 45 tabletes de maconha pesando 60 kg, 17 tabletes de cocaína pesando 17 kg, um tablete de crack com 1 kg, 1.122 cartuchos calibre 9 mm marca Winchester Luger, 100 de calibre 357 Magnum marca Winchester, 100 de calibre .38 SPL Aguila.
Mais uma pistola calibre 9mm marca Bersa e número de série 13-F27147 e um revólver calibre 44 marca Taurus modelo Magnum. Tudo estava sendo levado de Campo Grande (MS) para Eunápolis pela dupla, que receberia R$ 5 mil pelo trasnporte.
A PRF apurou que a pistola 9mm Bersa era de propriedade da Polícia de Buenos Aires, na Argentina. Após a voz de prisão em flagrante, os contrabandistas foram levados para a Polícia Civil.
Câmara muda idade de renovar CNH
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 8216/17, que aumenta de 65 para 70 anos a idade a partir da qual se torna obrigatória a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a cada três anos, com exame de aptidão física e mental.
Apresentado pelo deputado Simão Sessim (PP-RJ), o projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). Para o relator, deputado Mauro Lopes (MDB-MG), não se justifica continuar exigindo dos condutores com mais de 65 anos que enfrentem burocracia e desembolsem dinheiro a cada três anos para renovar os exames.
“Um grande contingente de pessoas chega aos 65 anos absolutamente saudáveis. São ativas e levam uma vida independente”, resume.
Preso do "saidão" causa 2 mortes
Um presidiário beneficiado pelo “Saidão do Dia dos Pais” manteve duas pessoas reféns após roubar um relógio, foi perseguido pela Polícia Militar e provocou a morte de duas pessoas, em um acidente que envolveu três veículos e deixou mais sete feridos, na tarde de sábado (11), em Brasília.
Paulo Brás de Oliveira Júnior, de 23 anos, cumpre pena de mais de 8 anos por assalto a mão armada e associação criminosa em uma quadrilha especializada em roubar relógios.
O Mitsubishi TR4 branco foi tomado pelo presidiário de Ilza Nogueira de Souza, 62 anos, que foi rendida e feita refém com seu sobrinho de 6 anos. O homem já havia abandonado uma moto, quando fugia após roubar um relógio Rolex na quadra 505, da Asa Sul, próximo ao prédio do Sesc.
A PM afirma que o criminoso chegou a atirar em policiais que o abordaram, antes de se fazer uma manobra brusca no veículo. Ele invadiu outra faixa e atingiu uma Kombi. A Kombi bateu em um terceiro veículo, um EcoSport, quando sua motorista perdeu o controle ao ser atingida.
As pessoas que morreram estavam na Kombi. Uma delas foi identificada como Márcio Barbosa de Oliveira. Em 8 de março, o juiz Valter André de Lima Bueno Araújo, substituto da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, deferiu pedido de transferência de Paulo Brás para o regime Semiaberto.
E concedeu ao sentenciado autorizações para trabalho externo e saídas temporárias.
10 Agosto 2018
Caso Geddel tem oitivas marcadas
O episódio do caso envolvendo a família Vieira Lima e os R$ 51 milhões encontrados em um apartamento de Salvador tem desdobramento. O ministro do Supremo Tribunal Federal e relator do caso, Luiz Edson Fachin, depois de receber as defesas dos cinco réus, determinou as datas e locais dos depoimentos das testemunhas.
De acordo com despacho publicado na quarta-feira, o doleiro Lúcio Funaro, que faz parte do rol de acusação, vai ser ouvido no dia 30, às 10h, na Seção Judiciária de São Paulo. Outras duas testemunhas de acusação vão ser ouvidas no dia 3 de setembro, às 14h30, na sede da Seção Judiciária da Bahia.
As testemunhas de defesa começam a ser ouvidas no dia 4 de setembro, também na Bahia. Neste primeiro momento, vão prestar depoimento 11 pessoas, sendo que uma delas, por morar em Feira de Santana, pode fazer a oitiva por videoconferência.
No dia 10 de setembro, prestam depoimento mais 10 testemunhas de defesa, todas elas residentes em Salvador. Outras 10 pessoas vão passar por oitiva na Seção Judiciária da Bahia no dia 11. Os depoimentos retornam a São Paulo em 18 de setembro, quando vão ser ouvidas mais duas testemunhas de defesa.
Já no dia 24, dois servidores do Senado Federal estão intimados a comparecer ao STF. Edson Fachin também intimou o ex-ministro Geddel, apontado como um dos donos dos malotes de dinheiro encontrados pela Polícia Federal.
O ex-ministro, o irmão deputado federal Lúcio, a mãe dos dois Marluce Vieira Lima, além de Job Ribeiro Brandão e do sócio da Cosbat, Luiz Fernando da Costa Filho, respondem à ação penal por associação criminosa e lavagem de dinheiro.
PIS é "sequestrado" pela Caixa
Desde quarta os trabalhadores com menos de 60 anos que têm direito ao PIS/Pasep podem receber o benefício. No total, 6,3 milhões de pessoas receberão R$ 5,5 bilhões, segundo o Ministério do Planejamento. Os cotistas que possuírem conta corrente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil recebem na conta.
Devido à compensação noturna, os correntistas desses bancos puderam verificar os valores em suas contas nesta quinta-feira. Mas, considerando o alto volume e por segurança, os pagamentos automáticos serão realizados gradualmente no período de uma semana.
O problema é que, se o correntista tem qualquer pendência na conta, seja parcela atrasada de empréstimo ou saldo negativo no cheque especial, a Caixa sequestra o valor e abate as pendências, sem alternativa para o cliente. O problema não existe para os outros beneficiários.
Quem não tem conta na CEF nem no BB pode entrar em qualquer agência destes bancos, apresentar o CPF e retirar na hora o benefício, em espécie. O processo é bem rápido e sem burocracia.
A média para cada beneficiário é de R$ 1.375, a depender do prazo de contribuição. No total, 23,8 milhões de pessoas de todas as idades, que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988, têm direito a acessar os recursos até 28 de setembro.
Nesta data se encerra a janela do novo cronograma. Depois, o benefício volta a ser concedido exclusivamente para o público habitual, formado por cotistas maiores de 60 anos, aposentados, inválidos, doentes de enfermidades específicas, participantes do Bolsa Família e herdeiros de cotistas.
A partir de terça, o saque estará liberado para todos os cotistas, que devem se dirigir às agências da Caixa (trabalhadores da iniciativa privada) ou do Banco do Brasil (trabalhadores do serviço público).
Mototaxistas terão curso gratuito
Representantes da Prefeitura de Ilhéus se reuniram com o diretor da 13ª Ciretran, José Rodrigues Nascimento Filho, para tratar de um curso de capacitação destinado a 350 mototaxistas. A ação é uma parceria entre a administração municipal e o Detran, que será responsável pelas aulas gratuitas.
O diretor de Transporte e Trânsito do Município, Gilson Nascimento, participou do encontro e explica que o curso proporcionará qualificação dos pilotos e usuários, aumentando a segurança de todos. “Com a qualificação, melhora o serviço, o trânsito, a acessibilidade e o atendimento à população”.
Gilson Nascimento diz que o treinamento é pré-requisito para a regulamentação da atividade de mototaxista, cujo processo tramita na Câmara de Vereadores. O projeto já foi aprovado no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Ilhéus.
“O curso, que será obrigatório para os profissionais do setor, é disponibilizado pelo Senac e custa entre R$ 300 e R$ 400. Mas será oferecido gratuitamente, graças a essa parceria com o Detran”, enfatiza.
José Rodrigues destacou também a prioridade do projeto da Primeira Habilitação para o Transporte (CNH Social) pela Escola Pública de Trânsito do Detran (EPTRAN). “Hoje, o custo da primeira CNH fica em torno de R$ 3 mil, entre exames, documentação e autoescola".
"Por isso o Detran criou esse projeto, a fim de atender as pessoas que não possuem condições de tirar a carteira”. A CNH Social é destinada, prioritariamente, aos beneficiários do Bolsa Família e demais programas acompanhados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).
Hotelaria de Porto Seguro vai a SP
Com o objetivo de divulgar o destino Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, os empreendimentos voltados para o turismo local, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, CVC, Sebrae e 37 empresas do setor hoteleiro embarcaram para uma Mega Blitz em São Paulo.
A iniciativa inclui visitas coordenadas e estratégicas a diversas agências de viagens da Capital e ABC Paulista. As visitas acontecem até este sábado e, além de divulgar Porto Seguro, os empresários convidarão os representantes das agências para participar de capacitação sobre o destino.
A Mega Blitz fará visitas às lojas CVC/Matriz, agências multimarcas, e realizará eventos visuais, trend e com influenciadores digitais. De acordo com o presidente da ABIH regional, Wilson Spagnol, cerca de mil agências de viagem serão impactadas com a ação.
“Será um marco no turismo brasileiro e vamos estar com as mídias especializadas no turismo e uma turma de 37 hotéis que estão vindo de forma vigorosa para investir e divulgar o destino”. Ainda de acordo com Spagnol, o papel da ABIH é unir a hotelaria, fortalecer o setor e contribuir com o destino.
OPO homenageia motoristas da AB
Representantes da Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia (OPO Sul), que tem sede no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, prestaram uma justa homenagem na manhã desta quinta-feira (9) aos motoristas da empresa Águia Branca.
Eles são os responsáveis por transportar as córneas que são usadas para transplantes em Salvador. “Hoje foi o dia de agradecer a parceria da Águia Branca, por sempre está disponível neste tão importante trabalho”, comentou a coordenadora da OPO Sul, Naama Ramos.
A ação que contou com as enfermeiras Naama Ramos, Luciana Alves, Lívia Jácome e Adriana Malta integra a abertura da Campanha Nacional de Incentivo, Consciência e Sensibilização da Doação de Órgãos, comemorada em Setembro e intitulada “Setembro Verde”.
“Somente na Bahia são 726 pessoas aguardando na fila de espera por um transplante de córnea, daí a importância de homenagear nossos parceiros, que são peças fundamentais para que as córneas cheguem em tempo hábil ao destino final”, explica Naama Ramos.
Ela completa ressaltando a importância não só das pessoas serem doadoras, mas de também comunicarem aos familiares. “A vontade é das pessoas, mas a decisão é da família”.
STF melhora combate a corruptos
Parece que ficou para trás o tempo em que o gasto com dinheiro público não tinha consequências. Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o prazo para ressarcimento em casos de improbidade administrativa dolosamente comprovada é imprescritível.
O resultado seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República. A PGR estabeleceu que o prazo para esse ressarcimento contraria a Constituição. “A decisão evita retrocesso na defesa do patrimônio público, garante a segurança jurídica e a integridade”, afirmou a procuradora-geral Raquel Dodge.
O recurso questionava acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que declarou a prescrição de ação civil pública movida contra funcionários da Prefeitura de Palmares Paulista (SP) envolvidos em processo de licitação considerado irregular, e extinguiu a ação.
Ao retomar a análise, os ministros Luiz Fux e Roberto Barroso, que haviam votado na sessão anterior pela fixação de prazo, reajustaram seus votos para garantir que não há prazo para o ressarcimento dos danos causados aos cofres públicos.
Semana teve lançamento de livros
Os escritores grapiúnas Cyro de Mattos, Gérson dos Anjos, Gustavo Felicíssimo, José Maria Soares e Geraldo Magela participaram do lançamento coletivo de livros promovido pela Secretaria da Cultura de Ilhéus em parceria com a editora Mondrongo, nesta quinta-feira (9).
As obras lançadas foram “Todo o peso terrestre”, de Cyro de Mattos; “Carta a Rubem Braga”, de Gustavo Felicíssimo; “Natalino, o homem que jogou na loteria”, de José Maria Soares; “Imagens”, de Gerson dos Anjos; e “Igreja Nossa Senhora da Escada”, de Geraldo Magela.
A programação em homenagem a Jorge Amado, no dia 10 de agosto, data de aniversário de nascimento do escritor, incluiu a entrega do prêmio do concurso de crônicas de Gabriela e a Tenda de Jorge, espaço destinado à divulgação da sua obra, instalado em frente à Casa de Cultura.
Também foi aberto o Espaço Zélia e Jorge, com sarau na Academia de Letras de Ilhéus. Já na Galeria do Teatro Municipal está aberta a exposição da artista plástica Manu Pessoa, até o dia 31, das 9 às 18 horas, com trabalhos em pintura naif e acrílica, numa releitura da obra de Jorge Amado.
Brasil vive um massacre diário
Estudo divulgado hoje demonstra que sociedade e autoridades devem trabalhar mais pela paz social. Apenas em 2017, o Brasil registrou 63.880 mortes violentas, o maior número de homicídios da história recente. Os dados indicam que foram assassinadas 175 pessoas por dia, alta de 2,9% em relação a 2016.
A taxa é de 30,8 mortes para cada 100 mil habitantes. Os dados fazem parte do 12º Anuário de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira, em São Paulo, durante o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O Rio Grande do Norte (68) registrou a maior taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes, seguido por Acre (63,9) e Ceará (59,1). As menores taxas estão em São Paulo (10,7), seguido de Santa Catarina (16,5) e Distrito Federal (18,2).
De acordo com o levantamento, o número de homicídios dolosos cresceu 2,1%, ao atingir os 55.900. As lesões corporais seguidas de morte totalizaram 955, com crescimento de 12,3%. Já os latrocínios caíram 8,2% para 2.460. Já o número de policiais mortos reduziu 4,9%, chegando a 367.
Na contramão, o número de pessoas mortas em intervenções policiais registrou aumento de 20%, com 5.144 casos em 2017. Os indicadores mostram ainda que os estupros aumentaram 8,4%, chegando a 60.018. Os casos de feminicídio totalizaram 1.133. Em 2017 foram registrados 221.238 casos de violência doméstica, uma média de 606 por dia.
Também houve crescimento no número de mulheres vítimas de homicídio (6,1%), chegando a 4.539. No ano passado, foram apreendidas 119.484 armas de fogo. Dessas, 94,9% não eram cadastradas no sistema da Polícia Federal.
Fies está aberto para renovação
Estudantes que aderiram ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 31 de dezembro do ano passado já podem renovar seus contratos por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o prazo ficará aberto até 31 de outubro.
Já para requerer transferência de curso ou instituição ou solicitar aumento do prazo do financiamento, a data-limite é 30 de setembro. Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido é inicialmente feito pelas instituições de ensino, para depois as informações serem validadas pelos estudantes.
Neste semestre, cerca de 890 mil contratos devem ser renovados. Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro para finalizar a renovação.
Itacaré já reforça sua vacinação
A Prefeitura de Itacaré está realizando, até o dia 31, a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo com a imunização de crianças de 0 a 5 anos. Para garantir um alcance maior, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão fazendo ações nas escolas e nas creches.
Foi montado um cronograma de visita às escolas, mas também estão sendo disponibilizadas as vacinas em todos os postos de saúde da cidade e da zona rural, além de Taboquinhas. O secretário Ricardo Lins destaca a importância dos pais levarem os filhos para vacinar.
"A preocupação com o sarampo é grande, diante de novos casos devido a migração dos venezuelanos para o Brasil. A campanha de vacinação tem como objetivo manter elevada a cobertura vacinal e evitar a reintrodução do vírus da polio e a volta do sarampo".
A campanha é uma oportunidade para captar indivíduos não vacinados ou aqueles que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de doenças e os bolsões de não vacinados, garantindo a manutenção da eliminação da poliomielite e do sarampo no país.
09 Agosto 2018
Estilista foi morto com crueldade
Com requintes de crueldade, foi encontrado morto na manhã de quarta-feira, em sua residência no centro de Itabuna, o estilista Mar Ramos. Ele residia na Rua Eduardo Fontes, onde o corpo foi encontrado por sua doméstica, ao chegar à residência. Mar Ramos foi morto com golpes de pá e o corpo estava bastante machucado.
Mar Ramos, 51 anos, foi encontrado em cima de sua cama. De acordo com os peritos Carlos Eduardo e Robson Lincoln, a cena do crime não mostrava sinais de luta, porém os braços do estilista estavam enrijecidos e em direção para cima, o que pode significar uma provável tentativa de defesa.
Os peritos também constataram que, pela rigidez do cadáver, o crime ocorreu pelo menos 6 horas antes de descoberto, por volta das 9 horas. O companheiro da vítima, que não teve a identidade divulgada, é o principal suspeito. O homem morava com o estilista há 30 dias, segundo testemunhas e é procurado pela polícia.
A arma do crime, a pá, estava com vestígios de sangue e ao lado do corpo, ensanguentada nas pontas e na parte traseira. O irmão de Mar, Gilvan Ramos, revelou que há um ano houve uma tentativa de homicídio contra uma pessoa que estava com o estilista, porém acredita não ter nenhuma relação com o caso atual.
"Ele era uma pessoa muito boa, sempre ao lado da família", disse Gilvan. O presidente do Grupo Humanos, Itamar Santos, esteve no local e lamentou o ocorrido, afirmando que Mar Ramos era uma pessoa maravilhosa e não merecia um fim tão trágico. A família de Mar reside em Pau Brasil.
Senado aprova melhoria do cacau
Vai à sanção presidencial, depois de aprovado pelo Senado Federal na terça-feira, projeto que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade. A intenção do projeto é aumentar a qualidade do cacau estimulando a produção do produto em categoria superior.
De autoria do deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES), o projeto teve o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) como relator. Segundo Raupp, o projeto pode incentivar um produto de maior qualidade, além de contribuir com medidas que podem dar mais dinâmica à economia nacional.
Raupp ainda destacou que Bahia, Pará, Espírito Santo e Rondônia são os maiores produtores de cacau no Brasil. "O mundo hoje está precisando de cacau e os nossos estados poderão agora, a partir desse projeto, produzir cacau com novas tecnologias, com mais qualidade".
Entre as diretrizes da política pública estão o desenvolvimento tecnológico da cacauicultura, a colaboração entre entes públicos e privados, a valorização do cacau do Brasil e o acesso a mercados que demandam maior qualidade.
O texto estabelece que as características físicas, químicas e sensoriais do cacau, de acordo com processos de análise e certificação reconhecidos pelo poder público, devem ser observadas para que se considere a categoria superior.
12 tartarugas apareceram mortas
Pelo menos 12 tartarugas marinhas já foram encontradas mortas na região de Serra Grande, em Uruçuca, nestes últimos 7 dias. Na manhã de terça-feira, mais um animal foi encontrado morto em uma praia de Ilhéus, avistado por uma mulher que caminhava pela areia durante a manhã.
Uma bióloga do projeto A-Mar, ONG que trabalha na conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, informou que o número de tartarugas mortas na região sul, neste ano, é considerado alto, principalmente no litoral de Serra Grande.
Segundo o A-Mar, nos 12 casos de Uruçuca as tartarugas morreram presas em redes de pesca. A bióloga disse que os próprios pescadores acionaram a ONG para informar que havia muitos barcos na região, onde existe uma área de alimentação das tartarugas da espécie verde.
União acata emergência em Itabuna
Cerca de 40 dias depois, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência enfrentada por Itabuna durante as fortes chuvas de junho. A situação foi reconhecida por meio de Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, de 6 de agosto, publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com o Decreto elaborado pela Prefeitura de Itabuna, em 21 de junho muitos bairros, entre eles Califórnia, Daniel Gomes, Maria Pinheiro, Lomanto, Novo Fonseca e Ferradas, tiveram ruas e encostas destruídas, deixando cerca de 30 famílias em situação de perigo.
As famílias foram notificadas e aconselhadas a abandonar seus imóveis, mas infelizmente saíram por alguns dias e logo retornaram. "Daí a urgência de reconstruirmos as encostas atingidas na época das chuvas, além, é claro, de outras áreas, entre elas canais e ruas," explica o coordenador municipal da Defesa Civil, Yuri Bandeira.
Ele disse que, após este reconhecimento, o município torna-se apto a elaborar Plano de Trabalho sobre o que precisa ser reconstruído e enviar ao Ministério da Integração. “Só depois desse trâmite, a verba deverá ser liberada”.
Veto de Temer decepciona empresas
Vai depender do novo Congresso Nacional, a ser eleito em outubro, a derrubada do veto do presidente Michel Temer ao Refis do Supersimples. O Projeto de Lei permitiria o retorno ao Simples Nacional dos MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte excluídos do regime especial em 1º de janeiro, por dívidas tributárias.
Segundo o governo, o veto integral ocorreu em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que haveria renúncia de receita. O prazo para sanção do projeto havia terminado na segunda. Segundo o ministro Carlos Marun, embora fosse um projeto justo, na análise descobriu-se que agrediria a LRF.
Ele explicou que o governo pedirá ao Ministério da Fazenda uma análise do impacto desse refinanciamento. Em seguida, mandará ao Congresso Nacional um Projeto de Lei com tema semelhante, ajustado à lei fiscal. O Refis do Supersimples beneficiaria 386.108 empresas.
De acordo com o texto aprovado no Congresso e vetado no Planalto, as empresas poderiam ser beneficiadas com até 90% de desconto e renegociação da inadimplência. Em nota, o Sebrae lamentou o veto e se disse “surpreendido”.
A medida vai prejudicar centenas de milhares de empresas antes beneficiadas pelo Simples Nacional. De acordo com o Sebrae, das cerca de 470 mil firmas, mais de 300 mil vão ficar fora do Simples.
Mulher assaltada é jogada no rio
A ousadia dos bandidos não tem limites. Uma mulher foi atirada nas águas do Rio Cachoeira da ponte Miguel Calmon, que liga o bairro Conceição ao centro de Itabuna. Ela foi assaltada quando passava pela ponte, atualmente usada apenas por pedestres e ciclistas.
De acordo com relatos de testemunhas, depois de tomar objetos da vítima o bandido jogou a mulher no Rio Cachoeira. Ela foi socorrida por uma equipe do Samu-192 e viaturas da PM, e levada para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Policiais militares fizeram buscas nas imediações de onde o ataque ocorreu para tentar prender o bandido, sem sucesso. A ponte está com um trecho totalmente no escuro e o resto com iluminação deficiente. O medo faz os usuários atravessarem em grupos.
Por causa da escuridão, as pessoas estão evitando passar sozinhas pelo local depois das 20 horas, temendo sofrer ataques de bandidos e usuários de drogas que circulam pelo local. Isso, apesar de existir um posto da PM no lado a entrada da ponte, no Conceição.
Os moradores criticam a PM por não patrulhar a ponte ou sequer observar o movimento. "Basta ficar na ponta para ver qualquer tentativa de assalto, mas nem isso eles fazem," diz uma estudante. "Servem para que?" arremata.
Itabuna intensifica a vacinação
Para atingir a meta de 11 mil crianças com idade entre 12 meses e 5 anos, imunizadas contra a poliomielite e a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), a Secretaria de Saúde de Itabuna começou a intensificar, desde a segunda-feira (6), a vacinação.
A vacinação em Itabuna é coordenada pela Rede de Frio da SMS e está sendo realizada diariamente em todas as unidades de saúde. A coordenadora Camila Brito conta que uma equipe técnica está mobilizada para imunizar o público-alvo da campanha.
“A vacinação se estenderá até o dia 31 deste mês, mas os pais não precisam esperar ate esta data”. Camila diz que é importante os pais ou responsáveis apresentarem o cartão de vacinação da criança, considerado um documento imprescindível.
“É por meio dele que se pode acompanhar a saúde, o desenvolvimento e o crescimento das crianças”. Ela destaca que o documento ajuda não apenas a família, mas também os profissionais de saúde no acompanhamento e no cuidado com a criança desde o nascimento.
Ela informa que nesse período não será feita a vacinação de adultos. "A prioridade é atender um maior número de crianças contra doenças, em especial o sarampo, que é uma doença grave e que tem se espalhado por vários estados".
Ilhéus pode ter um novo presídio
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, reuniu-se com o major Gustavo Henrique Rebouças, da Secretaria de Administração Penitenciária, para discutrir o projeto de construção de uma nova unidade penal no município. O major é o diretor do Presídio Ariston Cardoso.
Ele destacou que existe uma verba do Governo Federal destinada à obra e Ilhéus tem prioridade. O prefeito disse que o município tem interesse no projeto, que representa uma modernização do que já existe. “Ou seja, no lugar de uma ruína, ganharemos um presídio mais qualificado".
O Presídio Ariston Cardoso funciona há 24 anos na zona urbana. Para o prefeito, a localização é muito central. Com a transferência, o prédio passará a ser gerido pelo Município, que pode usá-lo como escola, unidade de saúde ou dar outra finalidade.
Para isso, a administração municipal precisará providenciar a cessão de uma nova área, com brevidade, já que o prazo de validade dos recursos se expira em 2019. O major informou que a unidade de Ilhéus está ultrapassada e deteriorada pela ação do tempo.
“Uma unidade nova, com uma estrutura física e de equipamentos modernos é uma certeza de que os presos terão muito mais oportunidades de ressocialização e retorno à sociedade com outra mentalidade, aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho”, salientou.
Seis e Meia divulgou os escolhidos
A Secretaria da Cultura de Ilhéus divulgou o resultado da seleção para a segunda fase do Projeto Seis e Meia. Nesta etapa foram escolhidos 12 artistas, das categorias Novos talentos, Destaque e Renome. Na categoria Renome, como o Espetáculo Musical Amor, Política e Ozadia, de Elielton Isidoro Santos.
Mais Ayam Ubrais Barco & O Bando do Mar na Peleja da Navegança, de Ismeraldo Santos Sousa; Laís Marques – “Tem Assunto”, de Laís Chaves Marques e Quente – Novo Concerto, de Eloah Monteiro.
Na categoria Destaque, foram selecionadas Jah Bless – Reggae no Teatro, de Luciano Sales Cerqueira; Mulheres em Domínio Público, de Cristiane Davi Souza Passos; Adson Jejê Show Musical “Vozes Da África”, de Adson Oliveira dos Santos e Sem Título, de Jacqueline Barreto Farias.
Na categoria Novos Talentos, os projetos Pri Luparelli, de Casa Nova, de Priscilla Cordeiro Luparelli; Grupo de Rap Intuito Neutro, de Sandro Maia de Castro; Mc Billyfat, de Aloísio Soares Lopes Neto e MPB Show Filhos da Terra – Léo Abelha e Banda, de Leonardo Nunes dos Reis Santos.
O secretário da Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade, disse que o próximo passo será a fase de habilitação, que consistirá na abertura dos envelopes de habilitação, análise e verificação da documentação nele contida, conforme os termos do anexo II, do edital número 002/2018, publicado no Diário Oficial de terça-feira (7).
Pawlo Cidade adiantou ainda que, caso os selecionados não cumpram as exigências, serão convocados os suplentes de cada categoria. “Não foi uma escolha fácil. Há muitos talentos na música ilheense, mas tínhamos que escolher apenas 12".
Senado acaba com uma exploração
O Senado acaba de proibir as companhias aéreas de cobrar pela marcação de assentos. O projeto do senador Reguffe (sem partido-DF) prevê marcação antecipada e gratuita para todos os voos nacionais e foi aprovado por unanimidade.
Para Reguffe, é “inaceitável” que as empresas cobrem a mais por isso. “Quando o consumidor compra uma passagem, ele deve ter direito à marcação gratuita de assento”.
Sem qualquer atuação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as empresas começaram a cobrar por assentos nas saídas de emergência, em seguida criaram fileiras especiais e algumas passaram a cobrar de quem quisesse garantir um assento de corredor ou de janela.
O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.
07 Agosto 2018
"Prefeito" de Ilhéus ameaça blog
O secretário de Administração de Ilhéus, Bento Lima, chamado por muitos de "prefeito de fato" pelo poder que detém na Prefeitura, ameaçou o blogueiro Emílio Gusmão quando este tentou obeter informações sobre uma compra suspeita feita pela gestão.
Sem deixar que Gusmão sequer fizesse uma pergunda, Bento reagiu xingando e ameaçando. Bento diz que o blogueiro tenta "criar um fato" e "politizar" as notícias. Em seguida, de forma brusca, manda ele "tomar" e desliga. A conversa telefônica está gravada.
Gusmão tenta de novo, liga mas não consegue fazer a pergunta. Bento fala to tempo todo sem parar, diz que ele está "passando dos limites" e que “não conheço nenhuma história assim que tenha terminado bem”. Perguntado se isso era uma ameaça, atacou.
“Eu não sou homem de ameaçar. se te encontrar te dou um monte de murro e te quebro no pau". O secretário desliga o telefone, logo depois de dizer que Gusmão "tem que me respeitar, sua puta". O nervosismo do secretário tem relaçao com uma compra de quentinhas.
Em janeiro, a Prefeitura de Ilhéus comprou 2.675 quantinhas no Restaurante Casa Branca pagando R$ 15 por cada uma. Gusmão ligou para o restaurante e encomendou 50 quentinhas iguais. O preço cobrado foi R$ 9, ou 40% mais barato mesmo sendo uma quantidade pequena.
A prefeitura de Ilhéus emitiu uma nota onde o secretário Bento Lima alega que o preço pago pelas quentinhas fica abaixo do nacional. "Segundo o site Banco de Preços, maior base de consulta disponível no mercado, a média dos valores cotados para o mesmo item é de R$ 18,26 por unidade."
A explicação de Bento Lima é "malandra", já que o questionamento não foi em relação à média nacional e sim aos preços cobrados pelo mesmo restaurante que venceu a licitação quando vende para outros clientes. Além disso, o secretário sabe que comer fora em Ilhéus é muito mais barato que, por exemplo, no Rio ou São Paulo.
Bento Lima também não dá qualquer justificativa, ou se desculpa, pelas ameaças a Gusmão e seus xingamentos, atitudes inaceitáveis em um agente público.
UDB "premiou" Cuma e um jegue
Não foi a toa que o Tribunal de Contas dos Municípios resolveu investigar o esquema de venda de títulos e honrarias para políticos pelo Instituto Tiradentes e a União Brasileira de Divulgação (UDB). As entidades alegam "fazer pesquisa" mas não é verdade.
Qualquer um pode pagar e ter seu nome divulgado como "melhor" vereador ou prefeito, com direito a diploma, medalha e declarações de falso "orgulho pelo trabalho feito". Fernando Gomes, por exemplo, foi "eleito" um dos 100 Melhores Prefeitos do país mesmo com uma gestão caótica.
Ele foi "premiado" pela UDP, junto com Precioso, prefeito de Paulista (PE). só que Precioso é um jegue. A equipe do Fantástico, da Rede Globo, comprou o diploma de "melhor prefeito" para ele, com a UDP achando que se tratava de um político real.
Já o Instituto Tiradentes vendeu medalhas para vários políticos no sul da Bahia, incluindo Jamil Ocké (veja a outra matéria nesta edição), os vereadores Lukas Paiva, de Ilhéus; Roseli, de Buerarema e Luciano Barbosa Lessa, de Coaraci; os prefeitos de Itapé Naeliton Rosa Pinto e Ibicaraí, Lula Brandão.
O TCM levantou que estas "homenagens" e "prêmios" são pagos com dinheiro público, assim como passagens, hospedagens e alimentação dos "agraciados" para receber o diploma ou medalha em eventos fora da cidade.
Os prefeitos e vereadores sofrerão processo judicial para devolver todo o dinheiro. Por enquanto, o TCM já detectou "honrarias" compradas por políticos de 26 prefeituras e 30 câmaras municipais baianas.
?Medalha? de Jamil virou piada
A "medalha de melhor vereador" foi divulgada no site de Jamil Ocké. O ex-vereador Jamil Ocké, que ficou o ano todo preso no Presídio Ariston Cardoso, divulgou que “foi eleito o segundo vereador mais atuante em 2017”.
Segundo Jamil, a comenda, uma “Medalha de Tiradentes” dada por um “instituto” que nem site consegue manter (está suspenso pelo provedor), foi dada por ele “atender diariamente a população, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta feira,” em 2017. Mesmo estando no presídio...
O instituto diz que Jamil, que foi condenado por corrupção e fraude em licitações, teve uma atuação que “marcou a consciência cívica dos ilheenses que reconheceram o verdadeiro significado de gestão pública movida nos princípios da ética, moralidade, eficiência e legalidade”.
O ex-vereador foi condenado por roubo de dinheiro público de quando era secretário de Desenvolvimento Social em Ilhéus. Jamil foi preso em 21 de março, no início da legislatura, e teve o mandato cassado. Só trabalhou pouco mais de um mês como vereador.
TRF bloqueia bens de Rosemberg
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou o bloqueio de bens do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e outros envolvidos na restauração do Convento de Santo Antônio de Cairu, num total de R$ 2,5 milhões. O bloqueio atinge o Grupo Ecológico Papamel e a empresa Patrimoni Restauração de Obras Civis Patrimoniais.
Também inclui os ex-diretores do Papamel, José Renato Santana Souza e José Renildo Xavier, e os diretores da Patrimoni Manoel José Telles Neto e Eduardo Dantas de Cerqueira Filho; os então funcionários da Petrobras Luiz Simonetti, Wilson Santarosa e Rosemberg.
Santarosa era o diretor nacional e Rosemberg o regional do Nordeste da Comunicação Institucional, responsáveis pelo patrocínio do projeto de restauração. O Ministério Público revela que a Petrobras fechou contratos de patrocínio com o Papamel de mais de R$ 7 milhões.
O objeto era a restauração do Convento de Cairu, atividade na qual o grupo não tinha qualquer experiência. A Papamel subcontratou sem licitação a Patrimoni, mas ela não fez nada, mesmo recebendo o repasse integral dos recursos.
A ação quer a responsabilização dos réus, o ressarcimento do total atualizado de mais de R$ 6,8 milhões, relativos a danos materiais e morais, e a aplicação das demais sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa.
Em janeiro, o Ministério Público Federal ingressou com ação de improbidade administrativa contra os agentes públicos e as instituições. A Justiça de Ilhéus deferiu o bloqueio de bens somente para empresas e seus sócios, o que levou o MPF a entrar com este agravo de instrumento aprovado no TRF1.
Lula (PT) admite que é inelegível
Numa demonstração de que ele próprio considera estar inelegível, o ex-presidente Lula decidiu retirar do Supremo Tribunal Federal seu pedido de soltura temendo ser embutida a discussão sobre sua elegibilidade, segundo informaram seu vice, Fernando Haddad, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Após 78 recursos à Justiça somente no caso pelo qual cumpre pena de 12 anos e 1 mês de prisão, a senadora agora afirma que Lula “não aceita a ‘chicana’ representada pela ‘antecipação da discussão sobre a legitimidade de sua candidatura à Presidência.”
O colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder, diz que ela ainda contou outra lorota, afirmando que o político presidiário “abriu mão de sua liberdade em nome do compromisso com o país e de sua dignidade”, sem explicitar esse compromisso ou de que maneira a dignidade do petista foi preservada.
Lula não quer ser declarado inelegível agora porque a estratégia é manter a expectativa de sua improvável candidatura, como forma de ajudar a mobilizar votos para a eleição de uma bancada expressiva do PT no Congresso Nacional.
A solicitação traz tanto a desistência do pedido para Lula esperar em liberdade, o julgamento de recurso contra sua condenação, no caso do tríplex do Guarujá nas instâncias superiores, como a suspensão da análise da sua inelegibilidade pela corte.
Os advogados buscam evitar que a inelegibilidade seja julgada pela Suprema Corte, pois se o STF decidir que Lula está inelegível, esse é o fim de todas as chances de recursos, que eles acreditam ter.
Ato de sindicato tem confusão
Um protesto do sindicato dos professores de Salvador acabou em muita confusão e acusações de lado a lado. Os sindicalistas faziam um piquete, impedindo a entrada dos professores que queriam trabalhar e eram acompanhados pela Guarda Municipal.
A GM tentava liberar espaço apra a entrada dos professores e funcionários na Secretaria Municipal da Educação, na Avenida Anita Garibaldi, Ondina, na manhã desta terça-feira (7). A confusão começou quando os 150 militantes da APLB aumentaram a pressão.
Num vídeo postado no Bocão News é possível ver um dos militantes tentando invadir o prédio e empurrando um GM. O nervosismo aumentou e um guarda chegou a apontar uma espingarda de grosso calibre na direção dso manifestantes. Gás lacrimogênio também foi usado.
A diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Elza Melo, atacou a GM falando ao BNews. “Aconteceu um absurdo aqui. Estamos fazendo um movimento ordeiro, democrático. A tropa da Guarda Municipal jogou bomba de gás, apontou arma. Um absurdo".
A prefeitura, em nota oficial, afirma que “uma guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM) foi hostilizada e agredida por mais de 150 manifestantes da APLB ao tentar garantir o acesso de servidores à sede da secretaria".
"O diretor da GCM, Maurício Lima, negociava com um representante do sindicato dos professores a sua entrada à Smed, cujos portões estavam acorrentados e trancados com cadeados. Nesse momento, manifestantes começaram um tumulto impedindo o diálogo e hostilizando a guarnição”.
“A situação se agravou quando os manifestantes acirraram os ânimos, ameaçando a integridade física do diretor da GCM e dos 8 guardas que o acompanhavam”. A prefeitura garante que houve empurra-empurra e arremesso de objetos à guarnição, "que reagiu com técnicas de dispersão".
Itabuna pode ter greve na PMI
Os servidores municipais de Itabuna, além dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias e professores, vão realizar assembleia conjunta nesta quarta-feira no Instituto de Cultura Espírita, as 15 horas.
Eles vão avaliar a deflagração de uma greve geral, diante do risco de votação pela Câmara de Vereadores do projeto que altera o Regime Jurídico das categorias. Os servidores veem prejuízo na mudança de regime celetista para estatutário.
Há temor de perda de direitos. O governo não acatou as reivindicações das categorias, que desconfiam da implantação do Plano de Cargos Carreira e Salários e do recolhimento do FGTS. O projeto final apresenta outras questões desaprovadas pelos sindicatos.
Infestação em Itabuna é altíssima
Embora a Secretaria de Saúde de Itabuna tenha comemorado a queda no índice de infestação predial em 2,5%, em relação ao último Levantamento Rápido Amostral do Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Prefeitura em maio, ainda há risco. Na época, foi registrado 13,1%, considerado alto pelo Ministério da Saúde.
O chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Roberto Góes, acredita que a redução no índice de infestação se deve às ações executadas pelo município, porém é mais provável que o clima tenha ajudado na redução. O trabalho é feito em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde da Bahia e Núcleo Regional Sul.
Goes acha que a comunidade tem se conscientizado da importância do combate às larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, dentro de casa. O índice de infestação de Itabuna, de 10,6% é um dos mais altos do estado.
Ilhéus premia alunos por crônicas
A Secretaria Municipal da Cultura de Ilhéus (Secult) divulgou, nesta terça (7), os vencedores do concurso Crônicas de Gabriela. Realizado em parceria com a Academia de Letras de Ilhéus e Livraria Papirus, ele escolheu três trabalhos, por conter originalidade, criatividade e ineditismo.
Rafhael Andrade Gonçalves, de Jitaúna, conquistou o primeiro lugar com “Nem cravo, nem canela, flor de graxa do Malhado”. O segundo foi Gabriel Sales Macedo, de Itabuna, com “Especiarias para uma janta diuturna”. A terceira foi Gracielle Sales Macedo, de Ilhéus, com “Cravo, canela e passas”.
Os vencedores receberão um kit de livros de Jorge Amado, incluindo "Gabriela, cravo e canela", patrocinado pela Livraria Papirus. O primeiro lugar recebe um smartphone e todos receberão certificado de participação fornecido pela Secult.
Segundo o secretário de Cultura, Pawlo Cidade, o concurso teve como objetivo recordar os 60 anos do romance "Gabriela, Cravo e Canela," do escritor Jorge Amado, e possibilitar uma reflexão do papel da mulher na sociedade.
A solenidade de premiação está marcada para sexta-feira (10), a partir das 17 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, durante as festividades do aniversário do escritor. Pawlo Cidade afirma que “concursos que estimulem a criatividade literária e enalteçam nossos principais escritores fortaleçam nossa memória serão sempre incentivados".
Irmãos bandidos "perdem" para a PM
Os irmãos Alisson José de Santana Ribeiro, 24 anos e Josenildo de Santana Ribeiro, 19, acusados de uma série de assassinatos em Porto Seguro, morreram na madrugada de segunda-feira durante uma troca de tiros com policiais militares, em Arraial d'Ajuda.
Segundo o 8º Batalhão, Alisson e Josenildo, que possuíam diversos mandados de prisão em aberto, resistiram a uma abordagem. Com os irmãos foram apreendidas duas pistolas ponto 40, uma de fabricação tcheca, e um Hyundai HB20 roubado em Eunápolis, cuja placa já estava adulterada.
Os acusados já haviam conseguido fugir de diversos cercos policiais, como o realizado no início de julho, quando o comparsa deles, Nicolas Pinheiro de Jesus, 19 anos, o ‘Batata’, acabou detido.
Segundo o major Anacleto França, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, os dois irmãos participaram diretamente, somente neste ano, de sete homicídios e duas tentativas, todas em Trancoso e ligadas ao tráfico de drogas.
O oficial destaca que os crimes que mais repercutiram na região foram as mortes de dois jovens de 16 anos, de Eunápolis, na noite do réveillon deste ano, na Praia dos Nativos; a do suíço Luca Bruno di Giorgi, 54 anos, dono da boate Caverna Mágica, em fevereiro, e de três pessoas em uma casa de caldos no bairro Maria Viúva, em abril.
As informações foram recolhidas pelo Portal Radar64.com.
06 Agosto 2018
Votação polêmica adiada em Itabuna
A sessão para votar, em primeira discussão nas Comissões Técnicas, o projeto que muda de celetista para estatutário o regime jurídico dos servidores municipais de Itabuna foi adiada. Somente 7 vereadores compareceram, frustrando a manifestação convocada pelos sindicatos.
Até às 14h50 tinham marcado presença nas Comissões os vereadores Antonio Cavalcanti, Chicão, Pastor Francisco, Milton Gramacho, Robinho, o relator Beto Dourado e o seu colega Jairo Araújo, que havia pedido vistas.
O projeto, proposto pelo prefeito de Itabuna, tem a rejeição unânime dos sindicatos dos servidores, professores, guardas e agentes comunitários de saúde e de endemias, que temem a perda de direitos. O texto final não corresponde às expectativas das categorias.
"Por isso, precisamos ocupar a Câmara e impedir a aprovação do projeto como ele está, pois nos trará grandes prejuízos," disse Wilmaci Oliveira, presidente do Sindserv. A intenção do sindicato é sensibilizar os vereadores visando a rejeição do projeto.
A sessão foi remarcada para terça-feira. Por sua vez, os servidores aprovaram indicativo de greve a partir de sexta-feira, na Prefeitura de Itabuna, para barrar o projeto.
Laudo definirá demolição de obra
Um perito nomeado pela justiça avaliou, na sexta-feira e no sábado, a estrutura do prédio em construção do Shopping Popular de Itabuna. O resultado da análise deve sair em até 30 dias.
Adriano Oliveira, de Salvador, junto com dois engenheiros civis, fez um levantamento detalhado dos três andares do imóvel, que abrigaria 140 boxes, mas foi interditado por causa de desabamentos. O segundo desabamento ocorreu na madrugada do dia 26 de julho.
O trabalho de vistoria foi acompanhado pelo titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna, juiz Ulisses Maynard Salgado, e pelo chefe da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, Yuri Bandeira. Só a partir do laudo pericial é que a Justiça determinará se o município deve demolir ou não o que restou.
Até ser tomada uma decisão sobre o quê fazer com o Shopping Popular, devem continuar as alterações no trânsito do centro. Pela Avenida Inácio Tosta Filho, onde fica a construção inacabada, podem passar apenas motos e automóveis pequenos. Caminhões e ônibus seguem pela Avenida Amélia Amado.
Toda criança deve receber a vacina
A partir desta semana, todas as crianças com idade entre 1 e 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde para receber a vacina contra a pólio e contra o sarampo. O Dia D de mobilização nacional foi agendado para sábado, 18, mas a campanha segue até 31 de agosto.
A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, foram adquiridas 28,3 milhões de doses de ambas as vacinas, por R$ 160,7 milhões.
Todos os estados já estão abastecidos com 871.300 doses da Vacina Inativadas Poliomielite, 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite e 13,4 milhões da Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A campanha é indiscriminada, ou seja, pretende imunizar todas as crianças.
Isso significa que mesmo as que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para o reforço. No caso da pólio, crianças que não tomaram nenhuma dose devem receber a vacina. As que já tomaram uma ou mais doses, devem receber novamente.
Para o sarampo, todas devem receber uma dose da Tríplice Viral – desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. Os pais devem levar o cartão de vacina aos postos.
Itabuna pode sofrer greve na sexta
Os servidores de Itabuna aprovaram estado de greve, na tarde desta segunda-feira (6), durante assembleia no pátio da Câmara de Vereadores. Os trabalhadores deram até quinta-feira (9) para que a Prefeitura pague os salários atrasados, as férias vencidas e o vale-transporte.
Os funcionários municipais informaram que, caso as revindicações não sejam atendidas, uma greve por tempo indeterminado será iniciada na sexta-feira. Eles também cobram a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários.
Ainda querem o recuo da Prefeitura com relação ao projeto de lei que altera o regime jurídico da categoria, em tramitação na Câmara de Vereadores.
Jovem se afogou no Rio Salgado
O corpo de João Otávio de Jesus Muniz dos Santos, 17 anos, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros com ajuda de moradores no domingo, no Rio Salgado, no município de Ibicaraí. O adolescente desapareceu no final da tarde de sábado após mergulhar no rio, na região da Fazenda Pancada Formosa.
João Otávio estava acompanhado de dois amigos e um deles ainda tentou resgatá-lo, sem sucesso. Os amigos relatam que João Otávio teria pulado de uma pedra numa cachoeira, no ponto de maior profundidade do rio, e não conseguiu retornar à superfície.
O rio está com um volume maior de água por causa das chuvas que caíram nos últimos dias. Além disso, o adolescente não sabia nadar. Os moradores da região da Fazenda Pancada Formosa se mobilizaram para tentar localizar o corpo do rapaz, que somente foi encontrado no domingo.
Gacc recebe doação da Alphabeto
No dia 13, segunda-feira, a campanha Aproximando Sorrisos, parceria da Alphabeto e Instituto Ronald McDonalds, fará uma entrega em Itabuna, ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC Sul Bahia), que atende crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.
Ela foi a Instituição escolhida para receber 1.179 peças de roupas que serão doadas pelas empresas. A campanha, que tem como mecânica a venda de camisetas temáticas Alphabeto, nos tamanhos de 0 a 10 anos, por R$ 49,95, reverte parte da verba para o IRM. Além disso, a cada peça vendida, três outras são doadas para a causa.
“A Alphabeto acredita na alegria e na delicadeza da infância e, por isso, a marca assume a missão de contribuir com causas sociais que façam a diferença na vida dessas crianças. Para nós é um enorme orgulho poder contribuir com uma causa tão nobre”, diz a gerente de marketing Cecília Maia.
A gerente geral do IRM, Helen Pedroso, também acredita no poder transformador da união do terceiro setor e iniciativa privada. “O Instituto Ronald McDonald acredita que juntos, setor privado e terceiro setor, podem realizar uma grande transformação social e beneficiar milhares de crianças e adolescentes em todo o país”.
Recursos de campanhas como a “Aproximando Sorrisos” permitem que o Instituto possa proporcionar a cada ano cerca de 50.000 atendimentos a crianças e seus familiares, através dos mais de 80 projetos de 60 instituições pelo país.
As camisetas estão à venda em todas as unidades da rede, inclusive no site www.alphabeto.com. A expectativa é comercializar 5.500 camisetas temáticas e ajudar milhões de crianças e adolescentes ao longo deste ano.
Esta é a quarta entrega de roupas da campanha, que acontece nacionalmente. As primeiras doações aconteceram nas cidades de Campinas, no interior de São Paulo, em Brasília, no Distrito Federal e em Londrina, no Paraná.
Empresário aplicou golpe de 100 mil
Com um mandado de prisão preventiva em aberto por estelionato, o empresário Rodrigo Soares Gois, de 41 anos, foi preso no sábado (4) por equipes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).
Rodrigo é dono da empresa Sirigueijo Delivery, de pratos com frutos do mar, e contra ele existem dois processos judiciais e um inquérito policial, além de 21 registros de ocorrências em diversas unidades da Polícia Civil.
O estelionatário, que vinha sendo acompanhado há dois meses, prometia a venda de equipamentos eletrônicos de lotes de leilões, com preços abaixo do valor de mercado. Ele conseguiu arrecadar mais de R$ 100 mil de várias vítimas, entre elas médicos e advogados.
As investigações coordenadas pela equipe da DRFR revelaram que somente de uma das vítimas do golpe, um escritório de advocacia, Rodrigo conseguiu tomar R$ 90 mil. O mandado de prisão foi expedido pela 12ª Vara Crime de Salvador, e o falsário será encaminhado ao sistema prisional.
TCM vai punir homenagens pagas
O Tribunal de Contas dos Municípios vai lavrar Termo de Ocorrência para apurar a compra de diplomas e medalhas por parte de prefeitos e vereadores, vendidos por empresários, a título de honraria, por suposto destaque na administração municipal ou nas câmaras.
O TCM vai instaurar processo para que eles devolvam aos cofres públicos os recursos gastos com a taxa de inscrição para a “cerimônia de entrega da honraria”, assim como os valores gastos com diárias, hospedagem e transporte para o local do evento.
A decisão de instaurar a investigação foi tomada nesta segunda-feira (6) pelo presidente do TCM, Francisco de Souza Andrade Netto, após reportagem em uma televisão denunciando a indústria de venda de homenagens que existe no país.
A reportagem comprovou a venda de “diploma de mérito e medalha” ao mostrar um jumento – que foi identificado como administrador municipal – sendo homenageado como um dos “Cem melhores prefeitos do país”.
Numa apuração preliminar feita pelo TCM, 26 Prefeituras e 30 Câmaras baianas pagaram pelas distinções negociadas pelas empresas “União Brasileira de Divulgação – UBD” e “Instituto Tiradentes”, em 2017 e 2018. Os diplomas e medalhas custaram R$ 92.983.
O “Instituto Tiradentes” foi mais ativo, arrecadou R$ 80.833 em 13 prefeituras em 2017 e 26 Câmaras. Em 2018 vendeu prêmios para 12 prefeituras e 10 câmaras. Já o UBD teve como clientes 8 prefeitos em 2017 e dois prefeitos em 2018. E ganhou R$ 12.150.
Ufba oferece cursos para docentes
Docentes da rede estadual poderão se inscrever, até 20 de agosto, para três cursos de pós-graduação latu sensu, na modalidade Educação à Distância (EAD), ofertados pela Ufba. São eles Especialização em Alfabetização e Letramento, Especialização em Direitos Humanos e Contemporaneidade, e Especialização em Gênero e Sexualidade.
Serão 675 vagas distribuídas pelas regiões atendidas por pólos estaduais de apoio presencial, entre eles os de Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Juazeiro, Salvador (IAT), Seabra, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Os cursos têm início em outubro.
A inscrição pode ser feita no site www.sead.ufba.br, onde o candidato encontra também o edital nº 10/2018. Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário de inscrição. Em seguida, preencher o Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa.
A seleção, que estará sob a responsabilidade de uma banca de seleção, será realizada a partir da análise do Curriculum Vitae ou Curriculum Lattes e da Carta de Intenção, sendo aprovados os candidatos que obtiverem maior pontuação na soma dos pontos das duas análises.
Álvaro Dias quer um estado enxuto
O candidato do Podemos à presidência da República, Álvaro Dias, pretende cortar os gastos do governo federal em 10%, caso seja eleito e em 2020 fazer um ajuste estrutural em todos os setores do governo. A proposta foi apresentada em sabatina na Câmara Brasileira da Indústria de Construção.
O senador pretende ficar com apenas 15 ministérios, e reduzir o número de deputados, senadores e vereadores. Álvaro Dias chama as medidas de “refundação da República” e defende um Estado que combata privilégios e dê ao governo "a legitimidade necessária para propor uma reforma da Previdência".
Dias defende a transparência total sobre o que ocorreu com a previdência, prometeu uma reforma tributária e não aumentar nenhum imposto. Outro ponto foi a necessidade de acabar com a velha prática de troca de ministérios por apoio no Congresso.
“Nós não faremos um governo de base aliada. Não aceitaremos esse conluio partidário. Nós vamos derrubar esse balcão de negócios. Esse presidencialismo de coalizão ampliada se esgotou. O que nós vamos realizar é um governo suprapartidário".
"Nós vamos pregar um pacto nacional pela governabilidade. O que fizeram até hoje foi rimar governabilidade com promiscuidade. Nós vamos rimar governabilidade com respeitabilidade, com a sustentação popular”.
04 Agosto 2018
Traficante trocou tiros com a PM
Antônio Marcos Brito de Santana, acusado de roubo de veículos e tráfico de drogas em Ubaitaba, morreu em confronto com guarnições da 61º CIPM/Ubaitaba, 60ª CIPM/Gandu e CIPE Cacaueira, durante uma operação na noite de quinta-feira.
Segundo informações da Polícia Militar, as guarnições realizavam patrulhamento no perímetro urbano de Ubaitaba, onde apreenderam certa quantidade de drogas com Deuzilene Soares da Fonseca. A mulher informou que a droga seria entregue a indivíduos num Fiat Uno verde.
Com posse da informação, as guarnições da PM patrulharam a rodovia BR-101 e localizaram o veículo com as características descritas, com três homens. Ao ser dada ordem de abordagem, os suspeitos iniciaram resistência armada contra as guarnições. Houve revide e um dos criminosos, Antônio, foi alvejado.
Ele ainda foi levado ao hospital de Aurelino Leal, mas não resistiu. Os outros traficantes conseguiram fugir. Na operação, a Polícia Militar apreendeu um revólver calibre 38 com quatro munições deflagradas e duas intactas, 6 kg de maconha, 600 gramas de pasta base de cocaína, 1 kg de crack e o veículo.
Fábrica demite 210 em Itapetinga
Na quarta-feira, a indústria de Calçados Renata Mello deu aviso prévio a cerca de 210 funcionários de sua fábrica em Itapetinga e 30 da filial de Iguaí, ambas do sudoeste da Bahia, alegando problemas no mercado e a crise econômica.
Recentemente, a Vulcabras / Azaleia demitiu cerca de 100 empregados, em junho e julho, fator preocupante para a economia de Itapetinga e região. O prefeito Rodrigo Hagge prometeu entrar em contato com a direção da Renata Melo, visando reverter as demissões.
A fábrica em Itapetinga conta hoje com cerca de 300 funcionários e recebeu incentivos fiscais do governo baiano para se instalar.
TCM aprova contas 2012 do Derba
O Tribunal de Contas da Bahia decidiu, em sessão ordinária na terça-feira, aprovar com ressalvas a prestação de contas do Derba referentes a 2012. O Derba, que foi extinto em 2015, está vinculada à Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), hoje comandada pelo engenheiro Saulo Pontes de Souza.
Com base na auditoria feita pelo TCE-BA, o Ministério Público de Contas opinou pela desaprovação das contas a fim de apurar irregularidades na reconstrução da ponte sobre o Rio Água Fria, em Medeiros Neto. Mas os Conselheiros, por unanimidade, decidiram pela aprovação.
Na época, o Derba também era comandado por Saulo Pontes. O TCE registrou como irregularidade a não entrega das notificações das multas por suspensão contratual e suas consequências.
Também expediu recomendação ao atual gestor da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT), que absorveu as atribuições da extinta Autarquia, para que adote providências no sentido de receber da Embratem os valores devidos pelo uso de faixa de domínio em rodovia estadual.
A conta se refete ao período de 14 de março de 2000 a 13 de março de 2012. Tambpém determinou à 1ª Coordenadoria de Controle Externo que acompanhe os atos relacionados à reconstrução da ponte sobre o Rio Água Fria, em Medeiros Neto, decorrente do Convênio com a União.
Itabuna vacina contra raiva animal
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itabuna realiza neste sábado o Dia “D” de vacinação contra a raiva animal, envolvendo cerca de 400 profissionais. O trabalho segue até às 17 horas nas Unidades de Saúde da zona urbana.
De acordo com o veterinário do CCZ, Samir Hage, a imunização tem como alvo cães e gatos com idade a partir dos três meses. “A raiva não tem cura e a vacina ainda é a melhor maneira de evitar a doença, portanto, mesmo os animais vacinados no ano passado devem ser imunizados este ano”.
A meta é vacinar 35 mil animais domésticos. “A imunização na zona rural foi iniciada antecipadamente e atingiu apenas 1.709 cães e gatos, portanto, os animais que não receberam a dose ainda podem ser imunizados neste sábado, basta o proprietário levar o animal a uma das unidades de saúde na zona urbana”.
A CCZ não revelou nenhum plano para vacinar os milhares de cães e gatos de rua, que se proliferaram nos últimos anos depois que o atual gestor eliminou o programa de castração, "Castramóvel", iniciado no governo de Claudevane Leite.
A ameaça de uma epidemia de raiva é muito maior entre os cães e gatos de rua do que nas casas, onde os donos em geral cuidam e vacinam seus animais.
Empretec abre vagas pela internet
A oportunidade de conhecer e trabalhar características empreendedoras que vão ser determinantes para o sucesso na vida pessoal e profissional é o foco do seminário Empretec, que está com inscrições abertas para a turma de Ilhéus.
A entrevista acontece entre os dias 14 e 17 de agosto, e o seminário será realizado no período de 10 a 15 de setembro, no município do sul da Bahia. Os interessados já podem fazer uma pré-inscrição pelo site www.empretecbahia.com.br
O professor e Coach Elifaz Anunciação participou de uma das primeiras turmas do Empretec de Ilhéus, em 1999, quando ainda estava cursando o segundo ano de Contabilidade, cheio de ideias e sonhos. “Durante as atividades projetei concluir a faculdade e criar uma empresa".
"Hoje sou mestre em contabilidade e doutorando em educação, e minha empresa, A Parceria Consult LTDA, é uma realidade”. A melhoria do desempenho pessoal e o alcance do sucesso empresarial estão entre os pontos trabalhados pelo Empretec.
Vacinação de sarampo começa dia 6
Todas as unidades de saúde do município de Itabuna estão mobilizadas para começar na próxima segunda-feira (6) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A meta é imunizar todas as crianças com idade entre 12 meses e 5 anos.
A campanha terá seu dia D em 18 de Agosto. A Campanha será executada até o dia 31 pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, com a meta de imunizar 11.360 crianças. Todas as unidades de saúde atenderão das 7h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
No dia 18 (sábado, Dia D) funcionará durante todo o dia. É importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças que são público-alvo da campanha.
Capital recebe ação sobre parasitas
A unidade móvel do Movimento Brasil Sem Parasitose (MSPB) passará por Salvador nos dias 7 a 9 de agosto para informar e orientar gratuitamente a população sobre tratamentos e cuidados, com objetivo de reduzir a ocorrência das doenças parasitológicas.
A ação, da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) com apoio da FQM Farma, ficará na Praça Newton Rique, no Parque Bela Vista. Os gastroenterologistas e pediatras darão orientações em uma carreta de 52 m², adaptada com três consultórios.
A capacidade é de cerca de 200 atendimentos por dia, organizados por senha. Na primeira etapa, o paciente responderá a um questionário sobre os padrões de saneamento básico, higiene pessoal e familiar, hábitos de vida e o histórico clínico.
Em seguida, passará por uma triagem com enfermeiros e depois com os médicos. Então será direcionado para uma sala temática educativa, onde receberá orientações práticas sobre hábitos de higiene pessoal e doméstica, dadas por uma equipe de agentes de saúde.
"As parasitoses são doenças simples e fáceis de serem tratadas, mas são pouco valorizadas, mesmo com grande incidência na população de um modo geral. É um problema de saúde pública e um dos mais graves que temos no mundo", explica o presidente da FBG, Dr. Flávio Quilici.
O Movimento também apresentará à população quais são as patologias que acometem o sistema digestório (boca, estômago, esôfago e intestinos), tais como refluxo esofágico, gastrite, úlceras, prisão de ventre, diarreias, infecções intestinais, entre outras.
Em sua terceira edição, Salvador (BA) será a quarta cidade a receber o MBSP, que já passou por Guarulhos (SP), Belo Horizonte (MG) e está em Recife (PE). A ação, que tem duração de 17 dias, ainda irá para Mogi das Cruzes (SP) nos dias 16 e 17 e Duque de Caxias (RJ) nos dias 21 a 23 de agosto.
José Ronaldo é lançado pelo DEM
O ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo, foi confirmado nesta sexta-feira (3), durante a convenção do DEM em Salvador, como candidato do partido ao governo da Bahia. A vice é a médica Mônica Bahia, do Movimento Político “Vem Pra Rua”.
O candidato do DEM tem 67 anos e é de Paripiranga, mas fez carreira em Feira de Santana, onde venceu quatro eleições para prefeito e deixou o cargo em abril. José Ronaldo é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
José Ronaldo tem como maior cabo eleitoral o prefeito de Salvador, ACM Neto, presidente nacional do DEM. Os deputados federais Irmão Lázaro (PSC) e Jutahy Júnior (PSDB) vão disputar as duas vagas para o Senado, concorrendo contra o ex-governador Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD).
O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, provocou o candidado do DEM dizendo que sua vice tem "ideias atrasadas" e é uma das pessoas que "participaram do golpe". A provocação teve resposta de Zé Ronaldo em seu discurso.
Ele declcarou, numa clara referência ao ex-governador Jaques Wagner, que “jamais vou ser confundido com dinheiro de fonte nova ou de relógios caríssimos me presenteando".
Santa Casa lança Agosto Dourado
Este mês é marcado pela campanha Agosto Dourado, de incentivo à amamentação. O aleitamento materno faz parte da vida de todo o cidadão e ele é de suma importância para uma criança. O leite materno contribui para prevenção de diversas doenças, na infância e na vida adulta.
Neste mês, a Santa Casa de Itabuna promove rodas de conversas, panfletagem e ações de mobilização social, para lembrar as mães que o leite materno deve ser o único alimento oferecido às crianças de zero a seis meses de vida.
Segundo a coordenadora do Banco de Leite, Luciana Oliveira, o trabalho de conscientização e orientação é contínuo. O Banco de Leite já realiza orientações sobre a pega segura e amamentação para as parturientes do Hospital Manoel Novaes.
“Orientamos as mães sobre como deve ser realizada essa amamentação. Na pega segura, a aréola da mama fica completamente dentro da boca da criança, assim a mãe evita rachaduras e consequentemente dores nos seios, que podem vir a prejudicar a amamentação".
"Realizamos ainda a Roda de Conversa nos Postos de Saúde e a Rota do Leite, onde integrantes do Corpo de Bombeiros vão até as residências fazer a coleta do leite humano e orientar sobre amamentação. O leite doado é utilizado na alimentação dos bebês da UTI Neonatal".
AGT critica o "coronel" de Itabuna
Em solidariedade aos Agentes de Trânsito de Itabuna, a Associação Nacional dos Agentes de Trânsito (AGT Brasil) manifestou, por nota, seu repúdio à atitude arbitrária do Secretário de Trânsito, Gilberto Santana, que afastou 7 agentes porque cobraram os salários atrasados.
A associação diz que a atitude é "inumana, descabida e desrespeitosa com o trabalhador que já prestou os serviços e com suas famílias que, para sobrevivência, dependem do fruto do árduo trabalho".
Os agentes afastados das funções têm mais de 10 anos de serviço público. Eles estiveram na Prefeitura para pedir ao Secretário de Finanças uma posição sobre o atraso de 11 dias dos salários. Sentindo-se “indignado” com a cobrança, o Coronel Santana afastou os servidores.
Os agentes apelaram para o Ministério Público do Trabalho, que considerou ilegal a atitude de Santana. A entidade afirma que “se não honra ao cumprir seu dever, não pode açoitar o servidor como se fosse seu escravo. A AGT Brasil reitera seu sentimento de repúdio e reprovação à atitude deste senhor e do prefeito local".
02 Agosto 2018
PF caça traficantes na Bahia e SP
A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira, uma operação em São Paulo, Salvador e Valença para cumprir seis mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, além de bloqueio de contas bancárias e sequestro de imóveis adquiridos com dinheiro do tráfico de drogas.
Um casal, que não teve o nome divulgado, foi preso em casa, no condomínio Alphaville, na capital baiana, num imóvel de luxo. De acordo com a PF, a operação parte de uma investigação relativa à apreensão de 810 kg de cocaína em 2016, em Camaçari.
A droga seria enviada para a Bélgica, em um contêiner, escondida numa carga de polpa de frutas. A investigação apontou também que os investigados já tinham sido presos em 1993 pela mesma prática, quando tentavam enviar cocaína para os Estados Unidos através do Porto de Fortaleza, no Ceará.
Além disso, segundo a PF, foi possível identificar que o chefe da quadrilha, que não teve o nome divulgado, utilizava empresas de fachada sediadas em Valença para exportar cargas lícitas para a Europa, onde eram ocultadas as drogas.
Também foi comprovado, de acordo com as investigações, que ele construiu um patrimônio superior a R$ 30 milhões nos últimos anos, mesmo sem possuir uma atividade lícita para a obtenção desse montante, e que, entre 2010 e 2017, movimentou mais de R$ 54 milhões em contas bancárias dele e da esposa.
Os alvos dos mandados de prisão são de São Paulo, mas se encontravam morando em Salvador, local onde o chefe da organização criminosa cumpre prisão domiciliar desde outubro de 2016, quando foi preso com 810 kg de cocaína.
Bahia otimista com safra de cacau
A estimativa do governo da Bahia é de que o cacau movimente R$ 1,4 bilhão por ano na região, com a geração de 100 mil empregos na produção, feita no sistema agroflorestal cabruca, no qual os pés de cacau são plantados à sombra de árvores da mata atlântica.
Neste ano, devem ser produzidas 143 mil toneladas de cacau no Sul da Bahia, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o país, devem ser colhidas 272,7 mil toneladas. Os cacauicultores estão investindo em uma mudança.
A estratégia, a cargo de um grupo de novos empreendedores, muitos deles descendentes de antigos coronéis, promete dar novo impulso ao cacau, trocando a venda de sacos de 60 kg de amêndoas por barras de 60 gramas de chocolate premium.
A mudança, iniciada há cerca de uma década, ganha mais espaço no mercado e amplia os ganhos. O quilo da amêndoa de cacau está em cerca de R$ 9, enquanto o usado no chocolate com 40% de cacau passa de R$ 250. Além de agregar valor, a mudança agrada os consumidores.
"O chocolate premium ou gourmet é feito de forma artesanal e esse segmento tem crescido muito," explica Ubiracy Fonseca, presidente da associação brasileira do setor, a Abicab. Nos últimos anos, a produção de chocolates amargos aumentou sua participação no mercado de 2% para 5%.
SSP diz que violência caiu na BA
A cúpula da Secretaria de Segurança Publica da Bahia afirma que no primeiro semestre de 2018 os Crimes Violentos Letais Intencionais, que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, tiveram redução de 6,8% no estado.
De acordo com a SSP-BA, os feminicídios tiveram queda de 55,5% na Região Metropolitana e em Salvador. Houve quatro casos em 2018 contra nove do ano passado. Os números de ameaças também caíram de 5.043 para 4.578.
A Operação Ronda Maria da Penha, unidade que acompanha mulheres com medidas protetivas, fechou o semestre com 30 agressores presos, 594 vitimas acompanhadas e 2.312 ações de fiscalização das medidas.
A SSP-BA diz que os ataques a bancos caíram de 47 para 38. O índice de roubo de veículos aumentou em 1,8%, sendo 2.949 ocorrências em 2018 contra 2.898 do ano passado. Já o numero de roubos em coletivos fechou o semestre com redução de 37,9%.
Nos seis primeiros meses, a policia prendeu 63 criminosos por dia. A média diária dos adolescentes infratores apreendidos ficou em 10, com 1.654 autuações, a maioria por tráfico. 4.057 armas foram apreendidas, 15t de maconha, cocaína e crack retiradas das ruas.
Apesar do relatório positivo, a percepção da população, principalmente no interior, é de que os crimes aumentaram muito neste ano. A SSP não divulgou os números referentes ao interior, que nos últimos anos têm sido negativos.
Oposição pediu vistas em Itabuna
Um pedido de vistas apresentado pelo vereador Jairo Araújo adiou a apreciação do projeto da Prefeitura de Itabuna que visa trocar o regime jurídico celetista pelo estatutário para os servidores municipais. As comissões avaliaram o projeto na quarta-feira (1).
Segundo Araújo, a versão final do projeto de lei, após discussões e sugestões, "precisa ser examinada com mais tempo e atenção". O objetivo é analisar se os pontos sugeridos pelos sindicatos foram acatados, especialmente referentes a aposentadoria, FGTS e plano de cargos.
O vereador pediu reunião com o prefeito para esclarecer sansões instaurados contra servidores que cobraram os salários atrasados. “Se toda vez que atrasar salários os trabalhadores não puderem se movimentar, significa que a Prefeitura está impondo a lei da mordaça".
O projeto de lei promete instituir ainda o Estatuto dos servidores públicos municipais e tramita na Câmara sob relatoria do vereador Beto Dourado, tendo como relator-substituto o vereador Júnior Brandão.
Menor foi presa com arma e droga
Uma equipe de policiais militares do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da CIPM 70 de Ilhéus apreendeu uma adolescente de 16 anos, K.V.S.O, com farta munição para pistolas ponto 40, 380 e 9 mm, no Terminal Rodoviária de Ilhéus.
A equipe da PM ainda apreendeu mais de um 1 kg de crack e uma pistola 9 mm, com dois carregadores. A adolescente, acusada de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e munições, foi conduzida para a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior.
O material apreendido compreende uma pistola 9 mm com dois carregadores, 48 munições calibre 38, 40 munições calibre 380, 40 munições calibre 9 mm, 50 munições calibre ponto 40 e 1,3 kg de pedras de crack.
Semana de Jorge começa segunda
A Secretaria da Cultura de Ilhéus anuncia a abertura da exposição em homenagem a Jorge Amado, na segunda-feira (6), a partir das 18h30, na galeria do Teatro Municipal. O evento, em parceria com a Academia de Letras, é uma releitura das obras do escritor pela artista plástica Manu Pessoa.
A exposição integra a Semana de Cultura Jorge Amado e fica aberta até 10 de agosto, data de nascimento do escritor. O espaço terá música, apresentação de artistas e manifestações culturais. A participação é gratuita e indicada para todos os públicos.
O secretário Pawlo Cidade diz que será montado um ambiente que simule o espaço do escritor, na mesma data, a partir das 9 horas, em frente à Casa de Jorge Amado. “As obras de Jorge são referência para a literatura brasileira. Seu legado é um resgate e valorização da cultura baiana".
A semana segue de 7 a 10 com visitação gratuita à Casa de Jorge, contação das histórias “O gato malhado e a andorinha Sinhá”, com Miriam Oliveira, das 9 as 10 horas e das 15h às 16h30, no foyer do teatro.
No dia 9, às 19 horas, a Casa de Cultura Jorge Amado recebe o lançamento dos livros “Igreja Nossa Senhora da Escada”, de Geraldo Magela; “Imagens”, de Gérson dos Anjos; “Todo o peso terrestre”, de Cyro de Mattos; “Carta a Rubem Braga”, de Gustavo Felicíssimo e “Natalino, o homem que jogou na loteria”, de José Maria Soares.
No dia 10 acontece a entrega do prêmio do concurso de crônicas. Na “Tenda de Jorge”, está prevista a leitura da obra e frases do escritor, apresentação do grupo Batukagêge e abertura do Espaço Zélia e Jorge, com a exposição “Arte cemiterial grapiúna”, na Academia de Letras.
Cel prevê mais 1.500 empregos
Cerca de três anos depois de se instalar em Itabuna, a empresa de telemarketing Tel Centro de Contatos confirmou a criação de mais 1,5 mil postos de trabalho com a construção de sua sede definitiva, além de outros 350 indiretos.
Segundo o controlador da empresa, Bartolomeu Filho, a geração de mais 1.850 empregos será possível após a doação e entrega da documentação definitiva do terreno da nova sede, que será construída na antiga feira livre do bairro Conceição.
A empresa instalou-se no município em 2015 e expandiu a oferta de empregos com a filial na Avenida J.S. Pinheiro, no Centro Comercial, em 2016. A entrega dos documentos do novo terreno foi feita na Prefeitura de Itabuna.
Segundo Bartolomeu Filho, a empresa tem 2 mil empregados no município. Após a construção da sede, abrirá outras 1.500 vagas, alcançando 3,5 mil empregos diretos. A estimativa dele é de que outros 350 indiretos sejam gerados com a expansão.
Governo pagará parcela do 13º
Aposentados e pensionistas de todo o país começarão a receber, a partir do final deste mês, a antecipação da primeira parcela do 13º salário. Na Bahia, mais de 2 milhões de pessoas serão contempladas, segundo o INSS. O valor a ser liberado só será divulgado no dia 14.
Mas ele deve ficar próximo a R$ 1,2 bilhão no estado, valor semelhante ao do ano passado. O depósito será feito na folha mensal de pagamentos do INSS, entre 27 de agosto e 10 de setembro. Terão direito à primeira parcela cerca de 30 milhões de beneficiários em todo o Brasil.
Estima-se que a antecipação irá injetar na economia aproximadamente R$ 20,6 bilhões em agosto e setembro. A primeira parcela corresponde a 50% do valor do 13º. Não haverá desconto de Imposto de Renda nessa primeira metade do abono.
BPMs ganharão pistas de atletismo
Com um investimento de mais de R$ 5 milhões, o Governo do Estado autorizou, nesta semana, o início das obras de 12 pistas de atletismo em unidades da Polícia Militar de 12 municípios do interior. A entrega dos equipamentos está prevista para dezembro.
As pistas vão oferecer todas as condições para que atletas desenvolvam as várias atividades da modalidade de atletismo – treinamento e provas de corrida, lançamento de peso e de martelo, corrida de obstáculos, salto em altura, salto com vara 50m e salto em distância.
Os equipamentos serão construídos pela Sudesb em Ilhéus, Juazeiro, Guanambi, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Barreiras, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Jequié, dentro dos Beic, BPM e na CIPM.
Das 12 pistas, cinco terão 400m (tamanho oficial) e sete 265 metros.
TCM condena ex-prefeito por roubo
O Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente a ocorrência lavrada contra o ex-prefeito de Itapebi, Francisco Antônio de Brito Filho, acusado de não repassar valores de créditos consignados retidos da folha dos servidores em 2015. A CEF informou que Brito deixou de repassar R$ 406.344,52.
De acordo com o TCM, a análise da contabilidade da prefeitura comprovou a retenções do dinheiro. No período, elas chegaram a R$ 2.280.118 e foram feitos repassou R$ 1.090.283 aos bancos. Isso prova que o gestor deixou de cumprir a obrigação.
Além disso, os técnicos tiveram acesso a documento enviado pelo Banco do Brasil. no qual informa que Itapebi, ainda na gestão do ex-prefeito, firmou acordo com a Caixa Econômica Federal para pagar dívidas relativas a empréstimos consignados não repassados.
Nesse instrumento, o denunciado se comprometeu a pagar ao banco R$ 478.446 referentes a empréstimos consignados retidos. O TCM informou que, apesar de notificado, o ex-prefeito Francisco Brito não apresentou esclarecimento sobre o fato, deixando o processo correr à revelia.
O relator Paolo Marconi determinou representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, para que se apure evidências que apontam para a crime de apropriação indébita (roubo), e imputou multa de R$ 5 mil. O ex-prefeito pode recorrer da decisão do TCM.
01 Agosto 2018
Entidades cobram estrada "virtual"
Os Rotary clubes ltabuna e ltabuna Sul, as lojas maçônicas Areópago ltabunense, 28 de Julho, Acácia Grapiúna, Construtora do Templo e Areópago Grapiúna; os Lions clubes ltabuna Centro e ltabuna Sul, têm algo em comum.
Todas estas entidades assinaram um ofício cobrando do governador Rui Costa uma providência que deveria ter sido tomada muito antes da inauguração da barragem do Rio Colônia: a construção da nova estrada entre os municípios.
"É necessário alertar Vossa Excelência que, após o término da obra, em virtude da formação do !ago, o acesso às propriedades rurais adjacentes restou deveras prejudicado, localizadas nas zonas do Paredão e da Água Preta, na cidade de ltapé".
"Tal circunstância vem trazendo danos de todo o tipo aos proprietários, assim como às diversas famílias que habitam a região, cumprindo enumerar, como exemplo, a impossibilidade de escoamento das produções agrícolas e pecuárias".
O ofício também lista a "impossibilidade de receber insumos e materiais essenciais para a manutenção da atividade econômica; impossibilidade dos trabalhadores e suas famílias no acesso a escolas, postos de saúde e mercados locais".
As entidades lembram a Rui Costa que seu governo foi alertado, diversas vezes durante a construção da barragem, da necessidade de viabilizar um novo acesso, inclusive em audiências públicas. "Foi prometida a construção de uma nova estrada com 23 km, o que até então não foi cumprido".
No ofício, elas pedem urgência na construção da estrada, que também foi cobrada diversas vezes pelo jornal A Região desde o início de 2016. Na época, o governo garantiu que a estrada estaria pronta antes da barragem.
Ex-prefeito desmente Fernando G.
O ex-prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, procurou a imprensa para desmentir o atual prefeito, Fernando G., e expor informações sobre o Shopping Popular, que o mandatário quer demolir gastando R$ 600 mil, quase o dobro do necessário para terminar a obra.
Vane afirma que deixou a prefeitura com R$ 46 milhões em caixa. “Se quiser mostro os extratos das contas. Deixei na conta verba para a construção da passarela, pavimentação do Parque São João e a obra da encosta na saída para Ilhéus, e paguei em dezembro a coleta de lixo”.
Destas verbas, R$ 300 mil foram destinados para a atual gestão concluir a obra, que Fernando abandonou desde que tomou posse. "Ele, desde a sua posse, só fala em derrubar o imóvel”, critica Vane, que contou o histórico da obra.
Ele licitou a obra por R$ 1.940.000, com térreo, primeiro piso, 140 boxes, varanda e banheiros. "Em uma das visitas que fiz, senti a necessidade de melhorar a qualidade e assinei um aditivo de R$ 300 mil para acabamentos, como mármore e blindex".
O valor final ficou em R$ 2.300.000. Vane garante que só pagou pelo que estava pronto. "Restaram cerca de R$ 360 mil para a conclusão. É uma inverdade dizer que pagamos toda a obra. Houve um desabamento de uma marquise e não do shopping, como disseram".
Seguindo Vane, a empresa reconheceu o erro e, depois de um laudo particular e a liberação do Corpo de Bombeiros, as correções iam ser feitas por conta dela. "Deixei o Shopping Popular com a parte térrea conlusa em 95% e com 70% do primeiro andar pronto".
O ex-prefeito lembra que o primeiro secretário de Desenvolvimento Urbano de Gomes, engenheiro Chico França, avaliou que a obra podia continuar. “Não sei porque, o atual prefeito não permitiu que obra continuasse. Era óbvio que, após um ano e 7 meses abandonada, exposta ao tempo, chuva e sol, algo acontecesse.”
Fernando Gomes anunciou que vai demolir toda a obra, a um custo de R$ 600 mil, quase o dobro dos R$ 360 mil necessários para terminá-la.
Alba transfere sessões do plenário
As sessões do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia vão acontecer no auditório Jorge Calmon, situado no edifício Senador Jutahy Magalhães, que fica ao lado do prédio atingido pelo incêndio que aconteceu sábado.
O pleno funcionará no local até que o Departamento de Polícia Técnica libere o edifício e seja realizada uma limpeza para a retirada do entulho que ficou após os trabalhos do Corpo de Bombeiros. Ainda não há previsão de quando o prédio terá o funcionamento normalizado.
Setores como Diretoria Financeira, Secretaria Geral da Mesa, Diretoria de Apoio Parlamentar, Secretaria Geral das Comissões, Departamento de Taquigrafia e demais órgãos de apoio ao plenário também funcionarão no anexo Senador Jutahy Magalhães.
Todos serão abrigados na área onde funciona, hoje, a sede da Escola do Legislativo, entidade que oferece cursos e treinamento aos servidores. Até que o funcionamento da Alba seja normalizado, as atividades da Escola ficarão suspensas.
Os gabinetes parlamentares, repartições e serviços que funcionam nos demais prédios anexos - Nelson David e Wilson Lins - não sofreram alterações na rotina. De acordo com a assessoria de comunicação da Alba, as atividades dos agentes do DPT devem seguir durante toda a semana.
Além da Polícia Técnica, a seguradora do prédio incendiado também está realizando perícia no local. Segundo a assessoria de comunicação do DPT, após a conclusão das investigações, o resultado da perícia deve sair em 10 a 30 dias.
Mutirão de Cirurgias em Ubaitaba
Pessoas de Ubaitaba e 13 municípios, além daqueles cadastrados na Lista Única da Sesab, que necessitam de cirurgias de hernias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomía, colecistectomía (vesícula), tireoide, amígdalas e adenoide podem ser beneficiadas com o Mutirão de Cirurgias.
Até 4 de agosto serão feitas as consultas prévias, em uma unidade móvel estacionada na Praça Cultural, no centro de Ubaitaba. Os pacientes que farão cirurgias devem levar todos os exames laboratoriais e outros que fizeram.
No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para o exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão histerectomia, será preciso levar o exame preventivo e, se ainda menstruam, o exame Beta HCG.
Também terá atendimento pediátrico (crianças de 4 a 13 anos) para a retirada de amígdalas e adenoide, hérnias e retirada da bolsa de colostomia. Crianças farão um cadastro no mutirão e depois será marcada a data da cirurgia, pois elas precisam de um Hospital Pediátrico.
Já os adultos, após a triagem, sofrerão as cirurgias no Hospital Regional Costa do Cacau, no Banco da Vitória, em Ilhéus.
TSE aponta 3,14% mais eleitores
Nos últimos quatro anos, o eleitorado brasileiro aumentou 3,14%, de 142.822.046 votantes em 2014 para 147.302.354, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os eleitores estão distribuídos em 5.550 municípios e 171 localidades de 110 países.
Há ainda 1.409.774 eleitores que não poderão votar nem se candidatar, por estar com os direitos políticos suspensos. A maioria do eleitorado é de mulheres, com 77.3 milhões (52,5%), enquanto os homens somam 69.9 milhões (47,5%). Em 2014, as mulheres eram 52,13% e os homens, 47,79%.
Houve crescimento expressivo dos eleitores no exterior nos últimos quatro anos, passando de 354.184 para 500.727, aumento de 41,37%. Para o presidente do TSE, Luiz Fux, esse aumento é resultado do esforço para facilitar o cadastro de eleitores em outros países.
Os dados foram divulgados durante lançamento do Centro de Divulgação das Eleições do TSE. Pela primeira vez, eleitores transexuais e travestis terão seu nome social impresso no título e no caderno de votação. Ao todo, 6.280 pessoas fizeram essa escolha.
Na Bahia, o Tribunal Regional Eleitoral reuniu na segunda-feira prefeitos, presidentes de Câmaras, juízes eleitorais e chefes de cartórios de 38 municípios que receberam instruções sobre como deve ocorrer o procedimento de Biometria.
Durante o encontro, foram debatidos métodos para alcançar a meta de biometrizar cerca de 700 mil eleitores até 22 de fevereiro. Eleitores da 27ª e da 28ª zonas eleitorais, com jurisdição em Itabuna, Itapé e Jussarí, terão que comparecer aos cartórios obrigatoriamente.
Dupla ilheense criou app turístico
Com o objetivo de divulgar os pontos turísticos, igrejas, casarões antigos e monumentos históricos de Ilhéus, os estudantes Jefferson Almeida de Jesus, 21, e Caroline Santos Santana, 17 anos, criaram uma ferramenta interessante.
Eles fazem o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática no CEEP Álvaro Melo Vieira e estão desenvolvendo o "#Apptour – Marketing Turístico", uma ferramenta de auxílio ao turismo nas cidades. Com ele, os turistas poderão conferir a localização, fotos, vídeos e informações sobre os locais.
Por se tratar de um protótipo, o aplicativo ainda não está disponível para download. No entanto, os estudantes pensam em laçá-lo no mercado. Para isso, estão fazendo algumas melhorias. Uma delas é a leitura do QR Code (código de barras bidimensional) em placas a ser implantadas nos pontos turísticos.
Desta forma, o usuário poderá obter informações sobre o local visitado ao escancear o QR Code através da câmera de um smathphone ou tablet. Jefferson diz que “o turismo é pouco divulgado na região e, por conta disso, resolvemos criar um aplicativo de intervenção".
Para o professor e orientador do projeto, Getilio Pereira Dias Junior, além de contribuir para o aprendizado prático dos estudantes, o aplicativo tem uma função social. “Servirá de objeto de estudo, fonte de informação para guias turísticos e também poderá ser implantado em outras cidades".
O app foi desenvolvido no âmbito do projeto Ciência da Escola, que estimula a iniciação científica em sala de aula. Ele foi selecionado e apresentado na 7ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), realizada em junho, em Salvador.
Disney volta a filmar em Itacaré
Itacaré volta a ser o cenário na segunda temporada de Juacas, série do Disney Channel Brasil que é sucesso em diversos países. A estrutura já começou a ser montada na Praia da Tiririca onde, durante 10 semanas, acontecerá a gravação da atração, que estreou em julho de 2017.
Desde então, faz parte do bloco Mundo Disney no SBT. Em Portugal, estreou no dia 14 de maio deste ano pelo canal fechado SIC K. Juacas é a segunda série original nacional produzida pelo Disney Channel no Brasil.
Ela une comédia, ação e romance, enquanto divulga as belezas naturais de Itacaré, atraindo turistas de várias partes do mundo. O elenco chega a partir da próxima semana e as gravações começam ainda em agosto. A produção conta com o apoio da Prefeitura de Itacaré.
A chegada de atores, figurantes e pessoal de apoio já movimenta as pousadas, restaurantes e bares da cidade. A série retrata o universo do surf, tendo como ponto central os meses da temporada dos campeonatos anuais Ondas Super Surfe, em Itacaré.
No passado, os Juacas, comandados pelo veterano Juaca (Nuno Leal Maia), se tornaram fenômeno ao vencer a competição diversas vezes entre 1985 e 2000, quando uma tragédia colocou fim na equipe – o filho do professor morreu durante uma tempestade no campeonato.
17 anos após, Rafa (André Lamoglia) chega ao campeonato para mostrar seu talento e, após não conseguir entrar em nenhuma das equipes, decide formar a sua própria com o genial Billy (Bruno Astuti) e o mineiro Jojô (Marino Canguçú) que, apesar de atrapalhado, se mostra um grande surfista.
Fanáticos pelo legado dos Juacas no passado, os três rapazes conseguem descobrir o paradeiro de Juaca e o convencem a reativar a equipe com eles e treiná-los, colocando-os como foco do interesse público.
Casal é preso por torturar o filho
O casal acusado de espancar e provocar lesões graves em uma criança de 3 anos, em Porto Seguro, no Extremo-sul, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Segundo a Polícia Civil, Jamile Jesus dos Santos é mãe de Gabriel Santos da Silva e Anderson Avelino dos Santos, o padrasto.
A criança está internada no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, e tem suspeita de morte cerebral, de acordo com o delegado Marcelo Paiva. O protocolo de morte cerebral foi aberto na segunda-feira.
À polícia, o casal confessou ter surrado a criança com cipó, socos na cabeça e queimadura nas mãos. Jamile e Anderson, ambos com 23 anos, estão presos. O casal teria outros seis filhos, cuja guarda está sendo requerida pelos avós maternos.
Pan de Beach Tenis começa sexta
Com a participação de 190 atletas de 7 países, começa nesta quinta, com a abertura, o Pan-Americano de Beach Tennis em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, nas areias da praia de Coroa Vermelha e do hotel Capitania. O torneio é organizado pela Brazil Super Sports.
Os atletas iniciam as disputas nesta sexta-feira, com o torneio por equipes e a Seleção Brasileira em ação a partir das 9h, duelando em todas as categorias contra os Estados Unidos, México, Argentina e Chile. Os jogos por equipes serão na praia da Coroa Vermelha.
A partir das 14h começa o primeiro dia do Open (Aberto), com pontos para o ranking mundial da IFBT, a adesão de atletas da Venezuela e Bolívia, jogos de Simples, Dupla Mista e Duplas dos Veteranos nas categorias 40+ e 50+. No sábado segue a competição por equipes.
Também começam os torneios do Open de Dupla Masculino e Feminino do Profissional, Amadores e Sub 18. O início no sábado é às 9h com as finais no domingo, no mesmo horário. O Open tem premiação de R$ 4 mil para profissionais e R$ 2 mil para amadores em produtos BLVS, e pontos para o ranking mundial da IFBT.
Sesab entrega UTI em Porto Seguro
Foi entregue nesta quarta-feira (1º), com 10 leitos, obras e equipamentos, a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Porto Seguro. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, "a nova unidade traz leitos UTI para o SUS em Porto Seguro e Eunápolis".
Outros serviços estão em fase de implantação, como hemodinâmica (cardiologia) e oncologia. Isso fará com que os pacientes sejam atendidos na própria região e diminuirá a demanda enviada para a capital.
O Hospital Regional de Porto Seguro integra a Rede de Atenção às Urgências (24 horas), a Rede de Atenção Psicossocial e a Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, sendo referência para Porto Seguro, Eunápolis, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália.
Camelôs irão todos para um imóvel
Em meio à polêmica demolição de lajes do shopping popular, que estava sendo construído para abrigá-los e cuja obra estava parada a um ano e meio, o secretário da aŕea em Itabuna, Jorge Vasconcelos, anunciou que a Prefeitura vai mudar os camelôs de lugbar.
Em agosto, a Prefeitura vai transferir os camelôs que estão na Praça Adami para um imóvel na avenida Inácio Tosta Filho, em frente à agência dos Correios. A medida deve gerar resistência dos ambulantes, começando pela troca de um local de alto movimento por outro inferior.
Há dúvidas também sobre as condições de trabalho no imóvel, que será dividido em baias e pode não dar o conforto que não só ambulantes quanto clientes precisam. A medida foi anunciada em reunião da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, na segunda-feira.
A ação atende a uma das principais reivindicações da ACI, tendo em vista a desorganização nas principais vias da cidade, a falta de limpeza e a insegurança citada pelos empresários que possuem lojas no comércio do centro.
Segundo Jorge Vasconcelos, logo depois da retirada dos camelôs que ocupam a Praça Adami, desde a terceira gestão do atual prefeito, entre 2005 e 2008, os vendedores que estão na avenida Cinquentenário e transversais também serão transferidos.
O secretário diz que o prefeito já assinou contrato e alugou o espaço, que está sendo dividido em "blocos" pelo setor de engenharia da prefeitura. “Quando estiver tudo pronto, iremos realocar o pessoal que hoje ocupa a praça Adami, com o apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal".
Mulher mandou rivais matar marido
A Polícia Civil prendeu uma mulher suspeita de encomendar a morte do ex-marido em um condomínio no Banco da Vitória, em Ilhéus, em junho. Jamile Santos Barbosa foi presa na segunda-feira por agentes do Núcleo de Homicídios da 7ª Coorpin.
Eles cumpriram mandado de prisão preventiva contra ela e o novo companheiro, Jailson Santana da Silva. Ambos são apontados como responsáveis pela morte de Igor Soares Cavalcante, em 17 de junho, no Condomínio Moradas do Porto.
Igor já foi preso por assaltos a mão armada. Segundo a coordenação regional da Polícia Civil em Ilhéus, Igor tinha vínculo com a facção criminosa Terceiro Comando e se desentendia constantemente com a ex-companheira.
De acordo com a investigação, Jamile e Jailson “solicitaram providências” a integrantes da facção rival Raio A. O assassinato de Igor foi cometido por 5 criminosos. O Núcleo de Homicídios, comandando pela delegada Andréa Oliveira, trabalha para prender os executores.
PSB assume presidência em Itapé
O vereador Daniel Edson Santana (PSB) assumiu o comando do Legislativo de Itapé em substituição ao colega Nilton Rosa Pinto (PP), que foi afastado do cargo pela justiça no dia 25 de julho, acusado de falsificar a assinatura em dois cheques.
De acordo com o Ministério Público da Bahia , Nilton Rosa falsificou a assinatura do 2º secretário da Câmara de Vereadores de Itapé, Cledson Gomes Alves (PP) em 21 de maio deste ano. As investigações do MP-BA indicam que os cheques foram usados para pagamentos que totalizaram R$ 4,8 mil.
Santana foi afastado do cargo por 120 dias por decisão do juiz da Comarca de Itabuna, Murilo Luiz Staut Barreto. Além do afastamento, o MP-BA aguarda que o Banco do Brasil apresente a microfilmagem dos cheques falsificados para instrução processual.
Nesta semana começa a coleta de depoimentos, inclusive do vereador afastado e de demais testemunhas, a exemplo das pessoas para quem os cheques foram destinados.
Preso foi morto dentro do Presídio
Wedson Correia Soares, 37 anos, natural de Pau Brasil, foi morto no Conjunto Penal de Itabuna, na segunda-feira. Embora um colega de cela tenha assumido a autoria, o fato está sendo investigado, inclusive com o depoimento de outros presos e agentes da carceragem.
O detento assumiu o homicídio depois de ser ouvido no Complexo Policial de Itabuna. Mas existem dúvidas quanto à autoria. O corpo de Wedson foi encontrado caído em uma das celas e foi socorrido pelo médico de plantão da enfermaria prisional, onde foi constatado o óbito.
O médico teria confirmado hematomas fortes na região do tórax, onde a vítima de espancamento foi atingida. O inquérito prossegue e é possível que a Polícia Civil exija mais depoimentos.
Vacinação contra pólio começa dia 6
A nova Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa na próxima segunda-feira, 6, e vai até o dia 31. Na Bahia, o público-alvo da campanha é de aproximadamente 849,3 mil pessoas. Em todo o país, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas.
Todas as crianças de um a 5 anos devem se vacinar contra a pólio e o sarampo, independente da situação vacinal. O dia D de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos de vacinação no país estarão abertos para vacinar.
A meta é imunizar pelo menos 95% das crianças, para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no país. A madrinha da campanha deste ano é a apresentadora infantil Xuxa.
As crianças de um até 5 anos são mais suscetíveis às doenças e suas complicações. Para atender a esse público, foram adquiridas 28,3 milhões de doses das vacinas, a um custo de R$ 160,7 milhões. Todos os estados já estão abastecidos.
São 871,3 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Para a Bahia foram distribuídas 2,1 milhões de doses das três vacinas.
Justiça corrige omissão da Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) terá de alterar a regulamentação dos serviços de telefonia móvel para impedir cobranças de mensalidades de quem comunicar perda, roubo ou furto do celular. A decisão é do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e vale para todo o país.
A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal, que havia instaurado inquérito para investigar possíveis irregularidades no atendimento prestado pelas operadoras de celular. A apuração constatou ineficiência no atendimento ao cliente, além de multas por cancelamento e mensalidades, ainda que o cliente estivesse impedido de usar o serviço.
O MPF chegou a recomendar as alterações à Anatel e, diante da negativa, ingressou na Justiça Federal em Florianópolis, que acolheu a ação. A Anatel recorreu ao TRF-4, mas a 4ª turma manteve a negativa, por unanimidade. Cabe recurso de embargos de declaração ao próprio TRF-4.
"Ao tentar se eximir do dever de regulamentação, a Anatel deixa de realizar as atribuições que lhe são incumbidas no tocante à defesa dos direitos dos usuários, à garantia de equilíbrio entre os consumidores e as prestadoras", disse o juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia.
Por meio de nota, a Anatel disse que vai analisar a decisão quando for intimada. "Além disso, informamos que o processo da Anatel pressupõe elaboração de uma análise formal do impacto regulatório em caso de alteração de regulamento, incluindo determinadas pelo poder judiciário".
Desde o primeiro governo de Lula as agências reguladoras, criadas no governo de FHC para proteger os usuários e melhorar a prestação dos serviços, foram cooptadas pelas empresas do setor e vêm atuando para aumentar os lucros em detrimento dos clientes.
É o caso da Anac, que impõs a cobrança por bagagem despachada pedida pelas empresas aéreas, além de permitir a cobrança do lanche e da marcação de assentos, serviços que sempre estiveram incluídos no preço da passagem.
Ou da ANS, que tentou criar uma franquia para os usuários de planos de saúde, se omite em relação aos valores absurdos cobrados quando a pessoa completa 59 anos e vem autorizando aumentos de até 3 vezes a inflação há vários anos.
CCZ vacina contra raiva no sábado
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itabuna confirmou para sábado, 4, a campanha de vacinação contra a raiva canina na zona urbana. O trabalho terá inicio às 8 horas e vai até às 17 horas, nas Unidades de Saúde espalhadas nos bairros.
Pelo menos 400 pessoas entre veterinários, técnicos, aplicadores e voluntários, como estudantes dos cursos de enfermagem e de veterinária das universidades e faculdades do município, participam da campanha.
O veterinário Samir Hage, do CCZ, informa que a vacinação deve ser aplicada em cães e gatos com idade a partir de três meses e reforça a importância da imunização. "A raiva não tem cura e a vacina ainda é a melhor maneira de evitar a doença".
Ele alerta que mesmo os animais vacinados no ano passado devem ser imunizados neste ano. “A vacina é gratuita e estará disponível nas Unidades de Saúde, especialmente no Dia D de imunização nacional”. A meta é vacinar 35 mil animais.
Ele lamenta que a imunização na zona rural, iniciada antecipadamente, atingiu apenas 1.709 cães e gatos. Uma equipe do CCZ percorreu áreas como Roça do Povo, Mutuns, Itamaracá, Aterro Sanitário, Fazenda Progresso, entre outras.
Porém, o maior problema em relação à raiva não está nos animais domésticos e sim nos milhares que estão soltos nas ruas. A população de cães e, especialmente, gatos abandonados nas ruas vem aumentando por culpa da própria CCZ.
Desde o início do atual governo, a CCZ abandonou o programa de castração móvel e a captura de animais. As ruas estão cheias de gatos e cães que, se não forem castrados, vão multiplicar esta população nos próximos anos. O problema é sério.
Ele será abordado nesta quarta-feira, às 15h, no programa Mesa Pra Dois, da rádio Morena FM, onde o jornalista Marcel Leal recebe a ativista de proteção dos animais Kátia Lyra. Na pauta, o abandono de animais e a omissão da Prefeitura.
Baleias são atração do mês na BA
O turismo de observação de baleias jubartes é uma das apostas para aquecer o setor na Bahia durante o período de baixa estação. Entre julho e outubro, as baleias visitam o litoral baiano para o período de reprodução da espécie. O estado possui oito pontos de avistamento do animal.
Eles estão em Praia do Forte, Salvador, Morro de São Paulo, Itacaré, Barra Grande, Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Cumuruxatiba, Prado e Caravelas. A estimativa do Instituto Baleia Jubarte é de que cerca de 20 mil animais visitem a costa baiana neste período.
Em parceria com operadoras, o instituto recebe turistas interessados em obter mais informações sobre as baleias e participar dos passeios de observação em mar aberto. O Espaço Baleia Jubarte da Praia do Forte também expõe partes originais e réplicas de baleias.
Antes de cada passeio é necessário participar de palestra com orientações técnicas sobre a atividade, lembra o secretário estadual de Turismo, José Alves. Ele explica que a Bahia oferece ao visitante uma diversidade de atividades turísticas.
"Neste período de baixa estação, o avistamento de baleias é uma oportunidade de ampliar a ocupação hoteleira no estado, que atualmente chega a 60%. A secretaria tem feito um trabalho de divulgação nas feiras de turismo, folhetos e outras formas de publicidade".
Alemanha quer parcerias na Bahia
Para debater relações bilaterais e investimentos alemães na Bahia, o governador Rui Costa recebeu em seu gabinete, na segunda-feira, o embaixador da Alemanha Georg Witschel. Entre os investimentos da Alemanha na Bahia estão a Basf, no Polo de Camaçari, e parques eólicos no interior.
Antes de visitar o governador, o embaixador esteve no Parque Tecnológico, com a consulesa honorária da Alemanha BA/SE Petra Schaeber e a consulesa geral da Alemanha para o Nordeste, Maria Konning-de Siqueira Regueira. Witschel conheceu o ecossistema de startups da Bahia.
Na oportunidade, o secretário estadual de Tecnologia, Rodrigo Hita, apresentou a estrutura do Tecnocentro Bautista Vidal, onde o embaixador conheceu o funcionamento do Laboratório de Energia Solar, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) e do Centro de Projetos Fraunhofer.
Este último é alemão e tem a missão de fomentar a economia e melhorar a sociedade através do desenvolvimento de programas de software inovadores. Foi ele quem criou e mantém o formato de arquivo de áudio MP3, o mais popular do mundo.
Prouni faz lista de espera até hoje
Os estudantes que não foram pré-selecionados para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre, já podem aderir à lista de espera. A adesão deve ser feita no site do programa até esta terça-feira.
A lista de espera será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas que não foram preenchidas na primeira e segunda chamadas. A relação dos participantes será divulgada no dia 2. Eles terão que comparecer à faculdade, entre os dias 3 e 6, para apresentar a documentação.
Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção, o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares; e o pré-selecionado na segunda opção mas reprovado por não formação de turma.
O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Ao todo, neste processo seletivo, serão ofertadas 174.289 vagas, sendo 68.884 bolsas integrais e 105.405 parciais, em 1.460 instituições.