Bahia só terminará a vacinação em 2024

A Bahia foi o estado do Norte, Nordeste e Centro-Oeste que mais recebeu vacinas do Ministério da Saúde, quase um milhão de doses, e tem mantido um ritmo de vacinação contínuo, porém muito lento. Rui Costa publicamente cobra o Governo Federal por "mais vacinas", mas o estado não usou nem a metade das recebidas.

Ele vacinou, até esta quinta-feira, 422.792 pessoas, das quais 88.873 receberam também a segunda dose. Uma decisão, ainda sem explicação por parte da Sesab, foi manter 280 mil doses guardadas desde janeiro, sem distribuir para os municípios que já tinham usado todas as doses recebidas e tiveram que parar a vacinação.

A média diária no estado é de apenas 13.464 aplicações de vacina. Considerando a população baiana, de 15 milhões de pessoas, neste ritmo a Bahia levará mais de 3 anos para vacinar toda a população. Médicos ouvidos por A Região dizem que o governo falhou ao não contratar mais pessoal e treinar técnicos para a aplicação das vacinas.

"Numa pandemia, como esta, voce não pode contar apenas com o quadro médico que já existe, porque ele também tem que tratar das outras enfermidades. É preciso a contratação, mesmo que temporária, de um contingente suficiente para aplicar quatro vezes mais que esta média", afirma um médico que atua em PSF.

20:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm