Grupo vai debater futuro da Soares Lopes

Um grupo de 27 estudantes do Colégio Nelson Schaun, de Ilhéus, foram voluntários para um movimento importante. Eles começaram, nesta segunda-feira, a montar um painel com 200 moradores de todas as regiões do município com cotas de idade, gênero, raça e escolaridade.

A partir desta seleção, serão sorteadas 30 pessoas para debater o que a população espera para o futuro da avenida Soares Lopes. A iniciativa é uma parceria da Câmara com o Coletivo Delibera Brasil, organização sem fins lucrativos e suprapartidária.

Segundo a fundadora do Delibera Brasil, Fernanda Império, esta é “uma experiência inédita no país de deliberação cidadã provocada pela Câmara Municipal de Ilhéus, pois é a primeira vez que acontece oficialmente”. Ela lembra que esta metodologia se difere das Audiências Públicas, onde os convidados normalmente são militantes.

Os 30 participarão de três oficinas, totalizando 16h, recebendo informações, dialogando com especialistas e deliberando, ao final do processo, um relatório de recomendações que será encaminhado à Comissão da Câmara e, posteriormente, ao plenário da Casa e à Prefeitura de Ilhéus.

Criada no dia 3 de agosto, pela Resolução nº 925, a Comissão Especial da Avenida Soares Lopes atende a uma demanda antiga da sociedade ilheense pela urbanização da área da Praia da Avenida, que vem perdendo sua função de área de convivência, devido ao constante afastamento do mar.

Esse cenário, aliado à ausência de políticas públicas de revitalização, tem levado à degradação do espaço, com a deposição de entulho e lixo, dificuldade de acesso ao mar e ocupação irregular e sem planejamento. Muitas propostas vêm sendo vislumbradas para o local, gerando um debate acalorado na sociedade.

23:07  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm