Banco de Sangue tem nível crítico
O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna registrou uma queda de 70% no número de doadores. O medo e as restrições de deslocamento impostas pela Prefeitura para enfrentar a pandemia do coronavírus provocaram o sumiço de doadores de sangue em Itabuna.
O coordenador da captação explica que todas as medidas para aumentar a segurança dos doadores foram adotadas, como o agendamento, com horário marcado para que o interessado faça a doação. O telefone para marcar o horário é o 3214-9126. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. Aos sábados, das 7 às 12h.
Segundo o coordenador Adelson Bispo, o déficit, que já era alto antes da chegada do novo coronavírus, só tem aumentado. Na última terça-feira (12), por exemplo, apenas 14 pessoas fizeram doação, quantidade muito distante da necessidade diária dos hospitais. "O ideal seria a captação de, pelo menos, 50 bolsas diariamente".
"Em determinados períodos a queda nas doações chega a 70%". Ele ressalta que a necessidade por sangue e seus derivados segue a mesma de antes da pandemia, porque os serviços emergenciais estão mantidos, assim como as cirurgias não eletivas.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
