Câmara apura as queixas e gastos

Por conta dos alarmantes casos de contágio entre os profissionais de Saúde, a Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Itabuna se debruçou sobre uma série de queixas levadas aos vereadores em relação à disseminação do novo coronavírus na cidade.

Entre os temas da discussão, até que ponto estão sendo assegurados os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais de saúde nos hospitais Calixto Midlej Filho e de Base Luís Eduardo Magalhães. No Base, inclusive, familiares denunciaram indício de contaminação cruzada.

Uma paciente teria se infectado pela Covid-19 quando foi internada no Centro de Terapia Intensiva apresentando secreção no pulmão. Por isso, a Comissão aprovou a convocação do secretário Uildson Nascimento, do provedor da Santa Casa de Misericórdia Eric Ettinger Júnior, do presidente da FASI Roberto Gama Pacheco.

A reunião foi prevista para quinta-feira, no plenário da Câmara. A maior parte dos vereadores, assim como entidades convidadas e Ministério Público deve participar de forma virtual. Para o dia seguinte está sendo convocada a secretária de Assistência Social, Sandra Neilma, para listar as ações tomadas para acolher a população pobre..

O vereador Enderson Guinho cobrou medidas básicas ainda ignoradas pela Prefeitura. “Virá um túnel de desinfecção também para os profissionais no Hospital de Base? Serão instalados mais leitos de UTI no Hospital Calixto? Não tem barreiras sanitárias nas entradas da cidade, não medem a temperatura das pessoas ao chegar".

Charliane Sousa, vice-presidente da Comissão de Saúde, e Júnior Brandão também solicitaram à Prefeitura relatórios e comprovantes relativos à execução do decreto que abriu crédito extraordinário de R$ 8,9 milhões para custeio de ações de enfrentamento de calamidade decorrente do coronavírus.

21:41  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm