MS distribuiu quase 7 milhões de testes

O Ministério da Saúde, até esta terça-feira (12), já distribuiu 6,9 milhões de testes aos estados, sendo 2,1 milhões de RT-PCR (biologia molecular) e 4,7 milhões de testes rápidos (sorologia). A medida faz parte da estratégia Diagnosticar para Cuidar, plano criado pelo Ministério da Saúde para fazer 46 milhões de testes neste ano.

Isto vai representar cerca de 22% da população. Dividido em duas frentes, a ação Confirma COVID-19 utiliza o teste de biologia molecular, o RT-PCR, em até 7 dias do início dos sintomas, ou seja, quando o vírus está agindo no organismo. Nessa frente, são testadas apenas as pessoas com sintomas, sejam leves, moderados ou graves.

A segunda frente é o “Testa Brasil”, que pretende alavancar o uso dos testes rápidos para entender a progressão do vírus. Esse teste identifica a resposta do organismo à infecção pela COVID-19, ou seja, o anticorpo. Ele deve ser feito a partir do 8º dia de sintomas, tempo suficiente para que o organismo desenvolva defesa contra o vírus.

O Ministério já liberou R$ 11 bilhões em ações contra o coronavírus. Estão incluídos repasses diretos de recursos para os serviços de saúde, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), testes de diagnóstico, medicamentos, respiradores, contratação de profissionais e habilitação de leitos de UTI.

O balanço das ações foi apresentado pelo ministro da Saúde, Nelson Teich, junto com o Secretário Executivo, general Eduardo Pazuello, nesta segunda-feira (11). "A gente sabe que ainda tem muito o que fazer, mas é importante detalhar o que temos feito. É um trabalho em conjunto com estados e municípios".

"O nosso foco sempre é cuidar das pessoas e a gente trabalha com total transparência", disse o ministro da Saúde, Nelson Teich. Além desses recursos, o Governo Federal também liberou R$ 3,3 bilhões de emendas parlamentares.

21:09  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm