Sem caso, Itacaré mantém isolamento
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, publicou decretos prorrogando por mais 15 dias as medidas contra o coronavírus adotadas nos dias 18 e 19 de março. Os decretos já haviam sido prorrogados no último dia 17 e devem perdurar enquanto houver risco de contaminação.
A decisão atende a uma solicitação do Comitê de Monitoramento, formado por médicos, enfermeiros, secretários municipais e representantes da 72ª CIPM e Sindicato de Hotelaria e Alimentação, que avaliou o uso de máscaras, o isolamento e distanciamento social como medidas mais eficazes para evitar a doença.
A flexibilização dessas medidas, segundo o Comitê, seria "colocar em risco a vida de toda a população". Itacaré é um modelo na região, com apenas dois casos confirmados, ambos contraídos em outra cidade, onde os pacientes se encontram em tratamento.
"Mas flexibilizar agora, permitir as hospedagens de pessoas vindas de outras cidades, as aglomerações, eventos e o contato físico entre a comunidade seria expor todos ao risco de contraírem a doença", afirma nota da Prefeitura. O prefeito diz que se preocupa com a economia local, mas "nesse momento é preciso cuidar da saúde do povo".
Entre as recomendações do Comitê de Monitoramento estão evitar aglomerações, em caso de necessidade de sair nas ruas manter o distanciamento social de 1,5 metros entre pessoas, usar máscaras de proteção, higienizar as mãos com frequência e evitar o contato das mãos com o rosto.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
