TRF-4 mantém condenação de Lula (PT)

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a condenação do líder do PT Lula, a 17 anos de cadeia, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia (SP).

Em julgamento virtual, a 8ª Turma os desembargadores negaram, por unanimidade, os recursos da defesa do petista, que tentou inclusive suspender o julgamento alegando que o depoimento do ex-juiz Sérgio Moro dado à Polícia Federal comprovaria a suspeição do juízo de 1ª instância.

Os desembargadores negaram a suspensão porque a sessão virtual não previa a participação dos advogados, mas serviria apenas para declaração dos votos. Lula foi condenado em 1ª instância a 12 anos e 11 meses e teve a pena aumentada para 17 anos pelo TRF-4.

Como fez em todos as outras condenações, a defesa do criminoso considerou a decisão como “injusta” e deve recorrer. A situação pessoal do petista não vai ser alterada. Ele chegou a ser preso por 580 dias --após ter sido condenado em segunda instância em outro processo pela Operação Lava Jato, o do triplex do Guarujá.

Contudo, deixou a prisão após o Supremo Tribunal Federal rever sua jurisprudência e acabar com a possibilidade de execução da pena após condenação em segunda instância, o que colocou na rua dezenas de criminosos condenados em duas e até três instâncias.

21:39  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm