Autoescolas dão aulas pela internet
Usando o sistema eletrônico do Detran-BA, integrado ao Centro Virtual do Sindicato das Autoescolas (Sindauto), Salvador terá, nesta terça, a primeira turma de aula teórica remota do curso de formação de condutores, com 50 alunos. As autoescolas que aderiram ao modelo devem anunciar a abertura de novas turmas, na capital e no interior.
A medida foi autorizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mas não é obrigatória para os alunos. Aqueles que desejarem aguardar o retorno das aulas presenciais não terão prejuízo econômico. O prazo do laudo para a primeira habilitação, que era de 12 meses, foi prorrogado para 18 meses.
As aulas virtuais terão que ser validadas pelo Detran-BA. A autoescola deve enviar ao órgão, em 72 horas, um relatório com identificação, data e horários de início e término das aulas, registro facial biométrico dos alunos e instrutores, conteúdo oferecido e quantidade de candidatos, com a presença de cada um confirmada virtualmente.
Já para a retomada das aulas e exames práticos, o Detran-BA está finalizando os protocolos de segurança, que deverão ser seguidos pelas autoescolas. O órgão vai publicar uma portaria com as regras para a reabertura dos estabelecimentos. A previsão é de que em 15 dias, no máximo, as atividades presenciais recomecem nos cursos de direção.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
