Comércio reabre e secretário se demite

O comércio de Itabuna vai ser reabereto nesta quinta-feira, segundo anúncio feira pelo prefeito. A tão aguardada medida pelos comerciantes, lojistas e consumidores se deu depois de vacilações, improvisos e um mico de repercussão mundial de Fernando Gomes que, há uma semana, disse em uma live que “vou abrir o comércio, morra quem morrer”.

Desde 21 de março, quando a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso, as atividades comerciais de Itabuna foram suspensas. A cidade enfrentou toque de recolher, ficou sem transporte e amargou prejuízos avaliados inicialmente em R$ 500 milhões. Além disso, cerca de 40 lojas abriram falência e 1.960 postos de trabalho foram fechados.

As tentativas da Prefeitura de abrir os setores de comércio, indústria e serviços fracassaram depois de recomendações do Ministério Público estadual e de bronca do governador Rui Costa (PT). Por ordem dele, o prefeito decretou toque de recolher, que foi derrubado pelo juiz Murilo Luiz Staut Barreto.

Não adiantou, porque o estado decretou de novo o toque de recolher que, segundo o prefeito, foi prorrogado por mais 10 dias. Gomes anunciou mais 10 leitos de UTI na cidade, autorizados pelo Ministério da Saúde, que enviou 15 respiradores para a cidade. O Hospital de Base passará a contar com 20 leitos.

Fernando Gomes disse que a reabertura seguirá normas duras. Não haverá circulação de ônibus, os comerciantes terão que cumprir protocolos de higiene e será obrigatório o uso de máscara. Além disso, fica mantido o toque de recolher entre as 18 horas e 5 horas. Mesmo sendo inconstitucional, mesmo sem qualquer base científica. O Shopping Jequitibá deve ser reaberto na próxima semana.

Apesar de ter anunciado que não haveria circulação de ônibus, o anexo do decreto afirma que "haverá uma adequação da oferta da frota de ônibus urbanos", o que indica a volta do transporte público. A suspensão era questionada por pessoas que moram nos bairros e precisam trabalhar no centro. Liquidações e promoções estão proibidas.

A Avenida do Cinquentenário, principal via de comércio, ficará fechada aos veículos e exclusiva para pedestres. O comércio estará liberado de segunda à sexta-feira, das 9 às 15h. Entre as atividades liberadas estão lojas de vestuário, cama, mesa e banho, artigos esportivos e utilidades do lar, calçados, bolsas e acessórios.

Mais tecidos, armarinhos, cosméticos e perfumarias, joalherias, relojoarias e bijuterias, eletrodomésticos e eletrônicos, informática, móveis, artigos para escritório, revelação e impressão fotográficas, gráficas, papelarias e livrarias, colchões, artigos para festas, chocolates e bombonieres.

Ainda os lava-jatos, concessionárias, indústria não essencial, bancas de jornal e revista, floricultura e do shopping popular. No sábado e domingo as lojas estarão fechadas e as igrejas, templos religiosos e feiras livres poderão funcionar.

A reabertura do comércio levou o administrador de empresas Juvenal Maynart Cunha a pedir exoneração da Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira. Sétimo secretário em 3 anos e meio, ele estava há menos de 30 dias no cargo. Juvenal já havia pedido exoneração da presidência da Fundação de Atenção a Saúde de Itabuna por discordar de ações do Governo municipal.

22:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm