Ilhéus tem tremor de terra a 75 km
Por esta ninguém esperava... Um tremor de 3,5 graus de magnitude na escala Richter foi registrado no litoral sul da Bahia, na altura de Ilhéus, durante a manhã desta quarta-feira. O evento foi identificado por sismólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que fazem o monitoramento.
Segundo o coordenador do Laboratório de Sismologia da UFRN, Aderson Nascimento, o tremor pode ter sido sentido por moradores da região, já que ocorreu a cerca de 75 km ao nordeste de Ilhéus. É possível que algumas pessoas, de manhã bem cedo, tenham sentido o tremor, principalmente quem está em prédios.
"Mas não é garantia, porque a distância é bem no limite do que se espera em termo de percepção das pessoas”, disse Aderson. "Apesar de ser pequeno o suficiente para não ser percebido pela maioria das pessoas, ele foi bem detectado na nossa rede sismográfica, que a gente opera no Nordeste do Brasil”.
O coordenador do LabSis disse ainda que os terremotos podem ser sentidos no Brasil por causa da pressão das placas tectônicas, já que o país está no interior de uma delas. Quando elas começam a pressionar o continente, com pressão de leste para oeste, às vezes as falhas geológicas que estão nessas placas são ativadas.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
