Itabuna aumenta testagem do Covid
O secretário de Saúde de Itabuna, Juvenal Maynart Cunha, disse que a cidade já aplicou mais de 18 mil testes rápidos para a detecção de covid-19. O município, segundo ele, ampliará as ações de diagnóstico da doença em mais categorias profissionais e em localidades onde é registrada grande incidência do vírus.
Os testes rápidos têm ajudado a identificar os casos positivos assintomáticos ainda no estágio inicial. Segundo Juvenal, é nesse momento que se traça um quadro real sobre a pandemia, com o trabalho de prevenção, e servindo de base para a reabertura da economia da cidade, cujos estudos estão sendo feitas em parceria com a Uesc e a UFSB.
A ampliação do teste rápido para detectar a Covid-19 é importante porque a maioria das pessoas não apresenta os sintomas da doença. Há grande dificuldade na aplicação do teste considerado padrão ouro, o RT-PCR, mais preciso no diagnóstico. A eficácia dos testes rápidos tem sido colocado em dúvida por médicos.
Juvenal diz que, com a aplicação dos testes rápidos, foi possível identificar, isolar e fazer o acompanhamento dos pacientes positivados, evitando o contágio de outras pessoas. Foram feitos testes através de drive thru no estacionamento do Teatro Municipal Candinha Dória e de moradores do bairro de Fátima, local de maior incidência da doença.
A Secretaria de Saúde também vem efetuando a testagem de categorias profissionais como trabalhadores em supermercados, funcionários dos correios, bancários e servidores municipais. Itabuna está sob toque de recolher, equivalente à prisão semi-aberta, quando a pessoa pode sair mas deve estar em casa depois das 18, imposto pelo Governo do Estado.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
