Salvador lidera o acesso à pré-escola
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2019 (PNAD), realizada pelo IBGE, apontaram que Salvador ocupa a primeira posição do Brasil no acesso à pré-escola, entre as capitais. O resultado foi comemorado pelo secretário municipal da Educação, Bruno Barral.
O estudo mostra que a taxa de escolarização de crianças em Salvador, na faixa etária de 4 a 5 anos, aumentou de 96,2%, em 2016, para 98,8% em 2019. O índice é quase um ponto percentual a mais que a segunda colocada Teresina, capital do Piauí, que registrou 97,9%.
“Estamos muito felizes, porque isso significa que somos a primeira capital em quantidade de alunos matriculados na pré-escola. É bom lembrar que, há pouco mais de 7 anos, Salvador ocupava uma das últimas posições no Brasil em Educação. Esse é um prêmio que vem coroar todo um trabalho e um grande esforço”, disse o prefeito ACM Neto (DEM).
De acordo com o prefeito, o resultado é fruto de um conjunto de ações que inclu a oferta de novas vagas na rede municipal, a construção de pré-escolas, a ampliação das existentes e a criação do programa Pé na Escola, com vagas contratadas pela Prefeitura na rede particular.
“Para que a criança possa se alfabetizar, ou seja, ler e escrever na idade certa, é fundamental que ela comece a ter o convívio com o aprendizado já na educação infantil. Não há investimento melhor pensando no futuro de Salvador do que investir na educação e formação das crianças”.
Bruno Barral ressaltou que a capital baiana chega mais próximo da universalização do ensino para crianças de 4 a 5 anos, exigido pelo Plano Nacional de Educação. O grande desafio é manter esse ritmo. “Quando se aplica os recursos da forma correta, você tem esse tipo de resultado".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
