Amargosa tem novo tremor de terra
Novo terremoto, com magnitude de 1.8 na escala Richter, considerado de baixa magnitude, foi registrado entre Amargosa (foto) e São Miguel das Matas, na tarde desta quarta-feira. O abalo, sem vítimas, foi registrada por volta de 13h30, segundo o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O tremor não foi tão intenso quanto os anteriores. "Foi muito rápido, alguns segundos e apenas um," confirmou um morador de São Miguel das Matas, situada na região de Santo Antônio de Jesus. O primeiro ocorreu no sábado, seguido de outro, desta vez com magnitude alta, de 4.6, com reflexos em cidades num raio de 400 km.
Conforme a Rede Sismográfica Brasileira, o número total de eventos na Bahia chegou a 21. Até a terça-feira, o laboratório de sismologia da UFRN tinha detectado 17 ocorrências de tremores de terra na Bahia, em um intervalo de quatro dias. Há relatos de abalos também nos estados de Sergipe e Alagoas.
Pesquisadores de universidades vão instalar mais equipamentos para detectar abalos em São Miguel das Matas, Elísio Medrado, Amargosa e Santo Antônio de Jesus. A Defesa Civil da Bahia (Sudec) já orienta a preparação de relatórios de danos pelas prefeituras das cidades envolvidas e o socorro para quem teve a casa danificada.
Por causa da situação, vários imóveis ficaram danificados. Em São Miguel das Matas, cerca de 70 casas tiveram comprometimento na estrutura. Dez famílias precisaram deixar os imóveis. Em Amargosa, cerca de 11 casas foram danificadas. Dez delas vão passar por reparo.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
