Coluna Giro do Futebol Europeu, por Marcel Leal
Na lista final dos 3 indicados para disputar o título de Melhor da Europa não deu para Neymar, que se destacou na Champions, mas nem tanto no campeonato francês. Os indicados são Kevin De Bruyne (Manchester City), Robert Lewandowski e Manuel Neuer, ambos do Bayern de Munique. Os técnicos que disputam o título de Melhor da Europa são Jurgen Klopp (Liverpool), Hansi Flick (Bayern de Munique) e Julian Nagelsmann (RB Leipzig). Por tudo o que fizeram na temporada, eu votaria em Lewa e Flick.
O Chelsea estreia nesta quarta-feira Thiago Silva e Ben Chilwell, que devem resolver o maior problema do time, a defesa. Mas isso só fica resolvido de verdade com a chegada do goleiro Mendy, que é excelente e foi contratado para ser o titular. Ninguém aguentava mais as trapalhadas de Kepa. Hoje joga Caballero.
Começou na Alemanha uma discussão sobre mudar as regras econômicas da Bundesliga para evitar que ela vire "um campeonato francês", onde um time domina tanto que não há disputa pelo título, só pela vice. O sinal amarelo apareceu com os 8x0 do Bayern que soterraram o tradicional Schalke 04.
Depois de denunciar Álvaro González por racismo, Neymar foi flagrado pelas câmeras, em leitura labial, chamando o espanhol de 'puta maricón' ('puta viado'). Agora surge outra acusação, a do japonês Sakai, de que Neymar o teria chamado de 'merda chinesa'. Até parece que Neymar está transformando a farsa do cai-cai em seu equivalente verbal.
Nos bastidores das transferências, chama a atenção a disputa velada entre Real Madrid e Liverpool pelo passe do Mbappe, do PSG. Mas não agora. Eles querem esperar a janela de julho de 2021, quando faltará um ano de contrato para o craque, o que facilita a negociação.
As primeiras rodadas da Premier League mostraram duas boas surpresas. A primeira foi o Leeds, tricampeão nacional, que voltou à PL graças ao belo trabalho de Marcelo "Louco" Bielsa. Um trabalho que assustou o Liverpool e deve dar muito trabalho aos grandes. A outra foi o excelente desempenho de James Rodrigues no Everton, voltando a jogar em altíssimo nível e comandando o time. Pesou a mão hábil de Carlo Ancelotti, um dos melhores técnicos da história, que dá muita esperança ao Everton.
As últimas transferências do futebol europeu: Semedo vai do Barça para o Wolverhampton, Luiz Suáres para o Atlético de Madrid e Vidal para a Inter de Milão. Lembrando que o time inteiro está à venda, menos Messi e Ter Stegen. O goleiro do Dijon, Runarsson, vai para o Arsenal. Alexander Sorloth, do Crystal Palace, foi para o RB Leipzig. Mendy é o novo goleiro do Chelsea. Llorente vai da Real Sociedad para o Leeds. O Real Madrid emprestou Bale para o Tottenham. O Atletico de Madrid emprestou Morata para a Juventus, onde ele já atuou.
Nas fofocas de bastidores, há rumores da transferência de Douglas Costa (Juventus) para o Wolves, Dembele (Barcelona) para o Manchester United, Todibo (Barça) para o Everton. Guendouzi quer sair do Arsenal, mas ainda não tem propostas.
Até a manhã desta quarta, a Premier League era liderada pelo Leicester, seguido de Everton, Arsenal e Liverpool. A Bundesliga tem o Bayern de Munique no topo, à frente de Herta Berlin, Borussia Dortmund e Augsburg. Na Itália, o Genoa lidera, com Verona, Juventus e Milan atrás. Na Espanha, liderança do Granada, depois Betis, Villareal e Celta de Vigo. Na França, Saint Etienne lidera, na frente de Rennes, Montpellier e Lens. Em Portugal lidera o Benfica, depois Porto, Moreirense e Santa Clara. Sentiu falta de medalhões? Calma, os torneios estão só começando...
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
