Deputado critica estado na Educação
Ao constatar que a Bahia está na antepenúltima colocação entre os 27 estados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 entre os alunos do Ensino Médio, o deputado estadual Alan Sanches (DEM) afirma que a educação precisa ser prioridade de qualquer gestão e cobra isso do governo Rui Costa (PT).
Empatado com o Rio Grande do Norte, outro estado governado pelo PT, a nota dos baianos (3,5) só foi não foi pior do que a dos estudantes do Amapá e Pará (3,4) e está longe da meta estipulada para este ano, que era de 4,5. A média brasileira prevista é de 5,0.
Para o deputado, a situação da Educação da Bahia é vergonhosa. “O governo Rui Costa não conseguiu avançar. Até tentou, mas não conseguiu. E quem sofre com isso? Nossos jovens, que acabam perdendo grandes oportunidades de crescimento pessoal e social".
"Uma administração séria não pode ignorar que a Educação como um todo é o pilar de uma sociedade, é a base de tudo mas, infelizmente, o governo da Bahia prefere viver de discursos. Graças a Deus esse governo do PT chega ao fim. A Bahia não merece isso”.
“É preciso investir muito forte e, de fato, ensinar nossos estudantes a pensar. Deixar esse método utilizado arcaico que não fará os alunos avançarem. Investir no aperfeiçoamento dos professores, que é uma promessa antiga e em estratégias pedagógicas inovadoras, com avaliações, simulados como rotina, por exemplo".
Alan Sanches lamenta a atual realidade, onde as instituições públicas tiveram nota 2,3. Ele aponta o exemplo da capital. “Mais uma vez, Salvador cresce em qualidade de educação. De acordo com o Ideb 2019, no Ensino Fundamental I, Salvador cresceu de 5,3 em 2017 para 5,6 em 2019, mais que a meta para 2021".
"No Ensino Fundamental II, esses números passaram de 3,9 em 2017 para 4,3 em 2019, ultrapassando a meta do MEC. Se comparados a 2013, os índices dos dois segmentos registraram crescimento acima de 40%. Salvador está entre as três capitais que mais avançaram no IDEB nos dois segmentos nesse período”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
